Acho que quase todos os motores modernos de alta performance usam bielas fraturadas. Todo mundo fala mas nem todos sabem o que é e quais as vantagens. Vamos a uma breve explicação.
As bielas comuns são forjadas em duas partes. Então as superfícies de contato da biela e da capa são usinadas e recebem dois pinos localizadores para garantir a montagem perfeita.
As fraturadas são forjadas numa peça única e depois são fraturadas separando-se a biela da capa. Com isso cria-se uma superfície de encaixe perfeito entre biela e capa correspondente eliminando-se a necessidade dos pinos e diminuindo sua massa.
Na ilustração abaixo, da Honda, além de fraturada, a biela da direita usa uma liga mais resistente que proporciona maior resistência à fadiga com uma seção mais estreita e considerável redução de massa. No exemplo, a resistência à fadiga aumenta em 50% e a redução de massa é de 13% devido à seção menor e à eliminação dos pinos. Assim se reduz a massa em rotação e se ocupa um espaço menorm contribuindo para que o motor seja mais eficiente e compacto.
Dados referentes ao motor 1.8 do Honda Civic
Paulo,
ResponderExcluirBelo e útil post!
Excelente!!!
ResponderExcluirÉ esse tipo de material técnico simples que faz falta para o público.
Pode mandar mais!!!
A biela fraturada também é mais barata para ser produzida, acho que esse foi o grande pulo do gato para sua aceitação e implantação. Todos os grandes fabricantes hoje a usam, bielas forjadas e usinadas como antes cada vez mais são peças de museu.
ResponderExcluirMais ou menos né AG...
ResponderExcluirPara motor original isso é ótimo, acabam fazendo peças mais leves e motores mais eficientes.
Mas pra gente que gosta de apimentar a coisa, cada vez mais o uso de bielas forjadas se torna uma obrigação em motores modernos pq as originais não aguentam muito torque extra...
O Ford Duratec é um motor fantástico, mas pra qualquer aplicação acima dos 200hp é obrigatório trocar as benditas!
pior se fosse costela fraturada
ResponderExcluirVilla, as bielas forjadas a que você se refere são mais parrudas, certo? Imagino que sejam feitas em baixa escala. O AG dissse que as fraturadas são mais baratas. Acredito que sim. Mas para uma larga escala de produção e com controle de processo bem implementado. Portanto acho que a necessidade de se utilizar bielas forjadas em motores trabalhados não está riretamente relacionada ao fato de ser fraturada ou não , e sim a disponibilidade.
ResponderExcluirVilla e PK,
ResponderExcluirEu vivo em retifica e cada vez mais fico impressionado com as dietas pelas quais as peças passam. Compara uma biela sinterizada de cherokee 5.2/5.9 com as de cherokee 4.7 powertech, ou as dos omegas V6 primeira série com as dos novos com ohc, a diferença é impressionante. Claro, menos massa, maior aceleração com a mesma força e como tudo é eletronico, até o acelerador, fica facil de se deixar o motor como uso perfeitamente controlado para evitar sobrecargas, mas também com pouca margem de se fazer alguma melhora.
Olá trabalho com motores.
ResponderExcluirGostaria de saber o porque que algumas bielas fraturadas vem desalinhadas para montagem. Quando monto elas trava no virabrequim, em qual parte do processo deusinagem pode estar acontecendo algum erro?