google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Phantom Corsair - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Phantom Corsair

O Phantom Corsair foi construído em 1938 por Rust Heinz, filho do empresário do ramo de alimentos H.J. Heinz, o do ketchup. Um cupê de inspiração aeronáutica, que permite sentar 4 pessoas no banco dianteiro e duas no traseiro, uma exclusividade até hoje. O motorista vai na segunda posição da esquerda para a direita.

O custo de fabricação para a época foi muito alto, 24 mil dólares. O carro manteve a tração dianteira do Cord, mas possui um motor Lycoming V-8 e caixa automática de quatro marchas. A carroceria é de alumínio. Entre as características pouco comuns para a época está a isolação de calor e ruídos, as aberturas de portas por botões, o interior revestido com borracha e cortiça para absorção de choques e para-choques absorvedores de energia. Há 13 instrumentos no painel.

As dimensões são absurdamente deliciosas: 6 metros de comprimento, entre-eixos de 3,17 metros e 2.070 kg de massa. As rodas cobertas, até mesmo as dianteiras, limitam o diâmetro de giro em 14 metros, tornando-o pouco manobrável. A velocidade máxima era de 185 km/h, ajudada em muito pela aerodinâmica favorável.

Heinz planejava vender o carro por 14.700 dólares, uma pequena fortuna, e até mesmo já estava arranjada a exposição na New York World Fair de 1939, com folhetos de propaganda impressos. Tristemente, um um acidente tirou sua vida em 22 de julho de 1939, com 25 anos de idade, acabando com o empreendimento.

Após passar por muitos donos, o único e espetacular Phantom Corsair está sob a guarda do National Automobile Museum, em Reno, Nevada.

Todas as fotos são do site www.supercars.net

10 comentários :

  1. Excelente post.

    O carro parece um DC3 que virou sapo, mas tudo bem...os tomates do modo feito pelo pai hoje são de impacto mundial.

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  2. Essa de haver um passageiro no lado esquerdo do motorista me traz à lembrança os caminhões-baú de mudanças da empresa Lusitana ("O mundo gira e a Lusitana roda"). Era exatamente como no Phantom Corsair...

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  3. Esse bicho deveria se chamar Cucaracha!

    Brincadeira a parte, esse carro é realmente impressionante. Dei uma googada mas não encontrei o Cx dele. Deve ser bem baixo.

    Uma pena o seu criador ter morrido logo. Imagine só o que esse cara não poderia ter feito pelo mundo dos automóveis se tivesse vivido mais.

    Por favor, faça mais posts como esse.

    Abraço
    PK

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  4. Bob, não sabia disso. Qual era o caminhão da Lusitana ?

    PK, obrigado pelo elogio. Eu também não achei Cx do Corsair. Acredito que não tenha sido medido.

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  5. Só eu pensei que esse carro era parecido com o carro do Batman ?

    Foi mais ou menos a mesma reação quando ví o alfa romeo 33. E pensei "o carro do de volta para o futuro !"

    http://autoentusiastas.blogspot.com/2009/03/alfa-romeo-33-carabo.html

    Parece né ?

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  6. sapão, é só pintar de verde

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  7. A corrente que estudava soluções aerodinâmicas, que aconteceu em ambos os lados do Atlântico, produziu, a meu ver, exemplares dos mais exóticos, muitos de estilo belíssimo.

    Carros como os Bugati Aérolithe e Atlantic, Talbot Lago, Delage Portout Aero Coupé, dentre tantos, são verdadeiras esculturas rodantes.

    Sds,

    Der Wolff

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  8. JJ,
    Agora já sei em que o George Lucas se inspirou para criar a mítica figurda do Dart Vader...

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  9. JJ,
    Agora já sei em que o George Lucas se inspirou para criar a mítica figura do Dart Vader...

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  10. JJ
    O caminhão da Lusitana era um chassi Chevrolet de motor "fora" com cabine, porém encarroçado com um baú bem largo, daí o lugar à esquerda do motorista. Não me lembro o modelo do chassi.

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