SÁBADO EM INTERLAGOS E POR AÍ

Fotos: Autor

Dois sábados atrás (20/11), logo cedo fui até perto do autódromo de Interlagos para pegar um livro sobre Corvettes mexidos que o nosso amigo Nando, aqui conhecido como Carlos F. Scheidecker e mora nos EUA, me mandou de presente. Livro bárbaro, de babar

A foto aí em cima? É a parte do "por aí" do título, deixo-a para o fim.

Ao voltar para casa, passei em frente ao Portão 7 do autódromo, escutei roncos de motores rasgando esgoelados pela reta. Não tive dúvidas, entrei e fui aos boxes dar uma xeretada. Amigo autoentusiasta, olhe aqui um passeio dos bons, e "de grátis". É permitida a entrada nos boxes. É estacionar o carro e ir entrando, claro que na boa, tomando cuidado pra não atrapalhar quem está lá para competir e cuidado com o pit lane para não ser atropelado. Criança não pode e tá certo.

Logo vi que teria uma corrida da Classic e toquei a procurar o amigo Zé Luís, de Pirassununga, SP, que está preparando um Passat para correr na categoria. Não o achei, sinal que o carro ainda não ficara pronto. Nessas encontrei o amigo Gerólamo, de macacão, que me disse que às 9:00 ele largaria correndo com um 550 Spyder, motor 1600 a ar. Bela réplica. O motor foi preparado pelo De La Barba, especialista em motor brabo de Fusca. Segundo o De La Barba, a belezinha estava rendendo bem uns 140 cv, o que o fazia passar na Reta dos Boxes a uns 200 km/h. E depois vi que passava, sim. O Spyder está andando pracacete.
O Spyder do amigo Gerólamo, preparado pelo De La Barba
Câmbio de quatro marchas com 1a. longa, acertado pra fazer o Bico de Pato em primeira e ter a 4a para esgoelar o último gole no fim das retas. Nenhum problema na largada, já que na categoria ela é lançada.

E foi uma bela de uma largada, pois junto com a Classic correm os Fusca Speed, motor 1600, que estão virando só um pouco mais lentos que a maioria dos Classic, que correm com motor AP 2-litros. Praticamente todos os da Classic correm com motor AP. Karmann-Ghia, Puma, Passat, Fúria, o Lada Laika do Flávio Gomes (que não faço ideia por que raios ele inventou de correr com esse carro – que parece duro demais de suspensão, ele quica demais no Laranja – mas, tudo bem, ele está lá se divertindo pacas) e...Chevette. Ai, ai, ai, que me dá uma gana de pegar um Chevettinho desses...
Um belo exemplo de Fusca Speed 1600
O solitário Lada Laika do Flávio Gomes
Esses AP estão rendendo perto dos 200 cv. A maioria com dois bons Weber duplos. Pneus radiais de rua.

E toca a xeretar, avaliar e fazer previsões para a corrida. Os dados vão se somando: motor pendurado atrás do eixo traseiro em uns, motor pendurado à frente do eixo dianteiro e tração dianteira nos Passat, aerodinâmica boa do Karmann-Ghia, pequena área frontal do Puma, tração traseira do Chevette, motor central-traseiro AP no 914.
Puma e Fúria que correm na Classic
Daí vêm as previsões: um seria melhor na reta, outro melhor no miolo, um melhor nas freadas, outro melhor nas saídas de curva etc, etc. Tudo conclusão bobagenta, pois quando é dada a largada a teoria toda cai por terra. É Passat freando mais que Puma, é Chevette papando Karmann-Ghia na reta, é Karmann-Ghia vencedor (azul escuro) que usa 30 libras de pressão nos pneus dianteiros e 25 nos traseiros e dá certo – que o preparador diz que é pra assentar a traseira e fazer o carro sair mais um pouco de frente pra equilibrar – é carro mais pesado acelerando mais forte que carro mais leve, mesmo tendo mesma potência. Em suma, um sarro, uma gozação em cima dos teóricos.

É lenha pura. O Karmann-Ghia vencedor virava na casa dos 2 minutos cravados, o Gerólamo virava na de 2:06 e os Fuscas Speed um pouco mais lentos. Ainda vou correr nessa categoria, e de Chevette com AP. Vou ver direito o quanto custa e talvez ache um maluco insensato o bastante para me patrocinar. O Bob ainda não sabe, mas já o elegi como meu chefe de equipe.

Os carros estão realmente lindos, principalmente os Puma e os Karmann-Ghia, e estão andando forte. A largada é pauleira, um pega pra capar e sai pega atrás de pega. Corrida linda de se ver, principalmente porque é multimarca, multilayout, multitudo. Só quase não é multimotor, pois o velho e bom AP impera.

Voltando pro estacionamento, vi que chegavam montes de carros antigos. Era a reunião para um rali de regularidade organizado pelo Jan Balder, que aconteceria às 2 da tarde. Fui xeretar e logo encontrei o amigo Manuel com um Karmann-Ghia branquinho lindo, todo original, motor 1700 preparado pelo Fukuda. Esse Fukuda é fogo. Que motor redondo e forte. De ligar e acelerar já se sabe.
Colírio para os olhos,  ver de perto essas máquinas de um passado, não tão distante, andando rápido
Clássicos aguardando o seu rali, organizado pelo Jan Balder

Depois do cochilo da tarde, passou em casa o amigo Elio para mostrar o Mercedes 350 CLS que ele comprara – um sonho antigo dele, que com muito trabalho e a boa desvalorizada que o carro teve por ter dois anos de uso e 15 mil quilômetros, permitiu se realizar. Saí guiando e me embasbaquei com a delícia que é esse carro. Bom de tudo, absolutamente tudo. Ergonomia, motor, câmbio, estabilidade direcional fantástica, comportamento perfeito em curvas. E como freia gostoso! Parece que todo ele se afunda por igual e suavemente no asfalto. E ágil. Engana-se quem, como eu, pensava que ele tinha algo de banheira. Mais uma razão para eu gostar mais de Mercedes que de BMW.

E aí fomos passear e ver os carrões das lojas da Av. Europa. Na Platinuss tem um 599 GTO e um Koenisseg de 1.100 cv. Na Bentley tem um Bentley esportivo de matar, fora um Veyron, que me pareceu bem carro pra Dubai, assim como o Spyker que está na Platinuss, bem Dubai também.
O Ferrari 599 GTO na avenida Europa e...
...e o Koenigsegg na mais chamosa avenida de São Paulo para quem é autoentusista
Faltaram dois filminhos no dia da postagem, por problema de edição, que coloco agora Um é da largada da Classic e o segundo, é da passagem fechando a primeira volta. É bom pra ver que o pega é forte. É um pessoal legal que corre nela.

video

video

Um sábado prazeroso e relaxante, como se vê. É melhor andar à toa que ficar parado à toa, como dizia meu pai.

AK

(Atualizado em 7/12/2010, inclusão de dois vídeos)

38 comentários :

  1. Mister Fórmula Finesse06/12/10 16:23

    Têm coisinha mais divertida para um autoentusiasta do que experimentar brinquedinhos legais no sábado???

    De três que andei nesse sábado, dois tinham mais de 40 kgs de torque...(grande coisa, pode ser uma velha D-40!!!)

    Essas mercedes são do cacete né Arnaldo? Coisa mais linda...

    Passat CC e agora o Sonata, parece que bebem da mesma fonte.

    abraço;

    GM

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  2. Isso que é "por aí" bom... não é todo dia que vc anda por aí com tanta coisa interessante pra ver, muito legal o relato e as fotos AK.

    O mercedão também ta lindo, pena que ja ta com a maldita película preta que não da pra ver nada...

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  3. Que doidera esse Karmann-Guia, heim AK! Até o Lada eu achei que ficou estiloso... kkk... é uma tiração de sarro mesmo né...

    Puuutz... tem tempo que eu não faço este rolê na Av. Europa... bom, não vou falar do meu falecido amigo aqui de novo... Mas preciso fazer este rolê num domingo qualquer...

    Digaeee MFF, quais foram as viaturas??? hehehe... vc tá louco pra contar... em detalhes hehehe

    Dirigir carros que ainda não guiei, sempre é uma experiência boa. Depois tomar uma gelada e jogar conversa fora...

    Abs

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  4. Mister Fórmula Finesse06/12/10 17:07

    Fábio: mas é claro que quero contar!!!! E tem até "Davi e Golias" na parada.

    É mais ou menos como fazem os pretensos garanhões que contam aos amigos gabolices de terem prevaricado (!!!) com as mulheres mais bonitas.

    Mas, em comparação aos carros que o grande Arnaldo pega, "as minhas" são de traveco para baixo...

    Essa semana dou um pio sobre um blog que começarei a escrever com mais insistência, vocês - fariseus - me dêem um pouco de audiência.

    A birinha básica realmente têm outro sabor quando "desidratamos" no cockpit de um bom (ou nem tanto) carro, mas sempre depois...

    abraço

    GM

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  5. Luiz Dranger06/12/10 18:00

    Arnaldo,
    Que me consta o Lada do Flavinho não usa AP e sim o motor original c/alguma preparação.
    Abraço

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  6. Arnaldo,

    Esses chevettes da Copa Classic são todos motor AP? Faz tempo que vc diz que está louco para comprar um, andou até experimentando um par deles, não é(li no Superauto)? Seria interessante também um com motor original preparado... Vc também teve uma experiência de Chevy 500 na serra velha de Campos do Jordão, vc comentou rapidamente uma vez. Qual sua opinião e experiência com a família Chevrolet Chevette(podem ser impressões atuais ou do passado)?Abraço!

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  7. Arnaldo, por alguma razão "desconhecida" eu não sei por que estou com uma inveja tão grande de seu finalzinho de semana, mas que ao mesmo tempo me deixou tão feliz somente em saber que pessoas como você são realmente auto entusiastas, assim como eu !

    Continue nos trazendo um belo texto como o seu !

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  8. O Luiz tem razão.
    O Lada do Flavio corre com o motor original e não com motor AP.
    A Classic é mesmo uma categoria apaixonante, ao mesmo tempo que muito charmosa.
    A preocupação maior é que pelas atuais conversas sobre o Autodromo de Interlagos (e suas reformas) o ano de 2011, não é nada animador.
    E realmente, andar à toa pela av. Europa, não tem preço.
    Romeu

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  9. Imagina uma categoria nos moldes da classic só que com carros modernos e injeção, seria uma bela corrida tambem.
    Só não gostei do AP em todos os carros, chevete tem q correr com motor GM! deixa os AP para os VW...

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  10. MFF

    Deixe de bancar a novinha tímida e abra logo o jogo. Que carros andou? Estou curioso.

    Fla3d

    A película será retirada. Talvez saia com o vento...

    Luiz Dranger,

    Pode ser motor Lada mesmo. Não abri o capô. Um camarada lá é que me disse entrei nessa, já que 99% usam AP.
    Mas, vem cá. Eu tenho um Laika na fazenda e esse motorzinho é bom, mas pra puxar carreta de feno ou carreta de ração, ou seja, serviço de mula. Não serve pra correr...
    Cada uma que inventam da fazer.

    Thiago,

    Gosto muito dos Chevette. Só falta motor mais esperto. E, afinal, é o único nacional pequeno com tração traseira e motor dianteiro. Ele acertadinho fica show de chão. Ainda terei um, pode escrever aí, e com motor forte; não sei se AP ou um V-6 pequeno japonês. Tenho muito pouco prazer com bons carros de tração dianteira e tenho muito prazer com qualquer carro de tração traseira. Posso estar errado, mas sou assim e boa.

    Antonio,

    Não precisa invejar. É só sair atrás da coisa.

    F250 GTO

    Então, falha minha. Motor original no Laika do Flavio.

    Carlinhos,

    O motor AP dá o melhor custo/benefício. Nessa categoria, se usar motor original só ganha Passat. Não tem jeito.

    Estou postando os filminhos da largada.

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  11. Ele anda de Laika porque é um comunista de butique, admirador do Amadinejad.

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  12. Mister Fórmula Finesse07/12/10 08:45

    Fala Arnaldo!!! já que insiste em ler relato ruim lá vão algumas leves impressões:

    - best seller dos entusiastas na variante mais poor; Ford Focus Sigma: Carrinho bom, melhor do que pensava em condução citadina, pois o torque se apresenta de forma bastante homogênea apesar do peso de bigorna e cilindrada contida.

    Civilizado e silencioso, passa a impressão de coisa bem feita. Na estrada aberta a coisa começa a perder o sentido pois o motor enche no conta giros mas não na velocidade, não existe a sensação plena de agilidade...mas isso já era esperado.

    Caixa de engates corretos mas um pouco mais pesada e lenta do que o esperado, apoio dos braços no centro dos bancos atrapalha as mudanças mais rápidas. Estabilidade exemplar mas o volante continua um pouco leve demais se não atacar as curvas com mais decisão. Ou seja, as rodas seguem bem a trajetória, a carroceria inclina pouco, mas o volante fica ainda um pouco suscetível. Quem sabe carregando mais velocidade e mais giros a coisa assuma aquela dimensão de "carro que gosta de andar" e ele fique mais esperto...mas não deu para buscar limites. Veredicto: o Golf da mesma cilindrada - apesar de ser uma relíquia soviética - é mais lesto e empolgante.

    Esse é o primeiro!

    GM

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  13. Mister Fórmula Finesse07/12/10 08:47

    continuando:

    F-1000 XLT mwm turbo diesel (êita granjeiro): Podem rir à vontade, mas para mim vale tudo em termos de condução! Grande, pesada e bruta. Mas com uma primeira marcha fora do H mais longa e civilizada do que o esperado. Todos os movimentos dentro nela são espaçados, principalmente na caixa lenta e pachorrenta. O motor apesar dos mais de 135 cavalos 40kg de torque, demora a passar a faixa verde do contagiros, mesmo sendo turbo comprimido.

    A paisagem passa - esperadamente - devagar ao lado e todo o conjunto produz mais barulho do que velocidade, mesmo com o peão trabalhando à moda na caixa. O volante, parecido com os dos escorts, parece que te conecta a coisa alguma, o volante é pequeno e leve, o corpo da picape é grande...o condutor meio que fica navegando o carro, um tanto que tentando adivinhar aonde ela vai colocar os pneus da frente. Você gira o aro e a resposta da carroceria vêm uma semana depois. Exige certa adaptação e torna naturalmente mais calmo e paciente o condutor, pois não há outro remédio..é a filosofia da picape pesada.

    Boa para espaços abertos, e ótima para ver o quanto o segmento de picapes evoluiu até a....
    Triton 3.2 com caixa manual: uma pequena mentira, ela NÃO têm 40 kgmf de força, mas fica perto.

    Já conheço bem a versão automática que é odiosa na sua hesitante entrega de força para sair da inércia, sempre existe um atraso que apesar de pequeno, é vexatório para abrir o turbo compressor...devidamente, não gosto da versão automática.

    A manual é uma guria mais faceira, progressiva nos pedais, é ligar o motor e lançar ela a frente sem ao menos lembrar de modular embreagem e acelerador. A alavanca de marchas lembra muito a dos chevettes em formato e pega, sendo apenas mais robusta e costurada em couro. A cambiada é justinha e sem dramas, as marchas encontram sua "casinha" com facilidade e retidão. O motor enche rápido e empurra legal as costas contra os bancos (165 cavalos), o bloco diesel parece que te chama para assoprar o tempo todo.

    As retomadas são fortes para uma camionete e é fácil deixar os "civis" para trás, mesmo em boas estradas de chão, dá para divisar os 100 km/h por hora com bastante facilidade.

    O volante é um tanto grande demais, e pesado... a direção da Dakar ficaria mais interessante nela, a picape inclina barbaridade nas curvas, se forçar...vai ver a estrada à frente de um ângulo quase curioso. Ela rola bastante, é pesada, mas os pneus aderem bem ao piso. É só respeitar mais a suspensão do que o motorzinho atrevido que não existirá problemas.

    Veredicto: visual ainda matador, esperta até por deslocar mais que as rivais, perde na dinâmica para a Amarok e em desempenho para a Frontier, mas ainda apresenta uma mediana bastante alta.

    Eu escrevo demais AK, tô confundindo o autoentusiastas com um gostoso boteco de bate papo...

    abraço aos amigos!

    GM

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  14. Mister Fórmula Finesse07/12/10 08:47

    continuando:

    F-1000 XLT mwm turbo diesel (êita granjeiro): Podem rir à vontade, mas para mim vale tudo em termos de condução! Grande, pesada e bruta. Mas com uma primeira marcha fora do H mais longa e civilizada do que o esperado. Todos os movimentos dentro nela são espaçados, principalmente na caixa lenta e pachorrenta. O motor apesar dos mais de 135 cavalos 40kg de torque, demora a passar a faixa verde do contagiros, mesmo sendo turbo comprimido.

    A paisagem passa - esperadamente - devagar ao lado e todo o conjunto produz mais barulho do que velocidade, mesmo com o peão trabalhando à moda na caixa. O volante, parecido com os dos escorts, parece que te conecta a coisa alguma, o volante é pequeno e leve, o corpo da picape é grande...o condutor meio que fica navegando o carro, um tanto que tentando adivinhar aonde ela vai colocar os pneus da frente. Você gira o aro e a resposta da carroceria vêm uma semana depois. Exige certa adaptação e torna naturalmente mais calmo e paciente o condutor, pois não há outro remédio..é a filosofia da picape pesada.

    Boa para espaços abertos, e ótima para ver o quanto o segmento de picapes evoluiu até a....
    Triton 3.2 com caixa manual: uma pequena mentira, ela NÃO têm 40 kgmf de força, mas fica perto.

    Já conheço bem a versão automática que é odiosa na sua hesitante entrega de força para sair da inércia, sempre existe um atraso que apesar de pequeno, é vexatório para abrir o turbo compressor...devidamente, não gosto da versão automática.

    A manual é uma guria mais faceira, progressiva nos pedais, é ligar o motor e lançar ela a frente sem ao menos lembrar de modular embreagem e acelerador. A alavanca de marchas lembra muito a dos chevettes em formato e pega, sendo apenas mais robusta e costurada em couro. A cambiada é justinha e sem dramas, as marchas encontram sua "casinha" com facilidade e retidão. O motor enche rápido e empurra legal as costas contra os bancos (165 cavalos), o bloco diesel parece que te chama para assoprar o tempo todo.

    As retomadas são fortes para uma camionete e é fácil deixar os "civis" para trás, mesmo em boas estradas de chão, dá para divisar os 100 km/h por hora com bastante facilidade.

    O volante é um tanto grande demais, e pesado... a direção da Dakar ficaria mais interessante nela, a picape inclina barbaridade nas curvas, se forçar...vai ver a estrada à frente de um ângulo quase curioso. Ela rola bastante, é pesada, mas os pneus aderem bem ao piso. É só respeitar mais a suspensão do que o motorzinho atrevido que não existirá problemas.

    Veredicto: visual ainda matador, esperta até por deslocar mais que as rivais, perde na dinâmica para a Amarok e em desempenho para a Frontier, mas ainda apresenta uma mediana bastante alta.

    Eu escrevo demais AK, tô confundindo o autoentusiastas com um gostoso boteco de bate papo...

    abraço aos amigos!

    GM

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  15. MFF,

    Bons relatos. Esse lance de direção leve demais, como vêm fazendo, é um chatice só. A gente perde muito do road-feeling. A droga é que eles fazem carros de acordo com as pesquisas e as pesquisas, pra mim, indicam que a maioria dos motoristas é de babões, isso sim, então saem carros babões, bem ao gosto.
    Estou cada vez mais gostando mesmo é de carro véio.
    Sobre picapes, bom, pra mim isso é pra trabalho e do trabalho já me enchi. Eu quero é férias!
    Obrigado,
    abraço,

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  16. Qué isso MFF! Vc escreve bem, inclusive tem se mostrado capaz de entrar pra equipe AE.

    Então, queria falar sobre a sua avaliação do Focus.
    Como já te contei, temos um 307 1.6 em casa e sei bem, que tanto o 307, como o Focus não são carros para ter motor 1.6. Mas no Brasil é explorado este "nicho", gente que quer ter um carro maior e também de maior status, mas ainda não tem $$$ pra isso... Aí os resultados são carros com desempenho sofrível para um autoentusiasta, mas que o público em geral aceita bem.
    No caso do 307, a minha irmã adora o carro e realmente o carro passa muita segurança para quem o dirige e possibilita uma tocada a moda, mesmo limitado pelo pequeno motor.

    Quanto à direção, vc sabe me dizer se a direção eletrohidráulica do Focus só está disponível para a versão 2.0? Porque com aquelas opções no computador de bordo, creio que o peso da direção atenda a todos os estilos (conforto, normal e esporte).

    Abs

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  17. Mister Fórmula Finesse07/12/10 09:50

    É isso ali mesmo amigo Arnaldo! Pesquisas e mais pesquisas...anestesia na veia, driving dead e não walking dead, motoristas-zumbis e estradas saturadas.

    O futuro apocalíptico do primeiro Mad Max era bem mais divertido: carros de macho e estradas desertas! Salve George Miller!

    Veremos o que o futuro nos reserva...

    Escrever é um prazer Arnaldo, fico contente que tenha gostado. Sobre as picapes...eu estando atrás de um volante, estou sempre de férias!!

    último estágio, último estágio...rs

    abraço

    GM

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  18. Mister Fórmula Finesse07/12/10 10:03

    Fala Fábio: obrigado pelos elogios...estou escrevendo esporadicamente sim, no meu amigo de lata, ali à sua direita no menu. Colaboro com o guri que é o dono do blog, um rapaz bem talentoso diga-se de passagem, essa semana teremos motos, Tempra Turbo e leves impressões...

    O Focus 2.0 desconfio que tenha uma programação diferente, mas esse carro - com motor dois litros - tive que comprimir distância em tempo muito curto. Então, tive que apertar o da direita e deixar as firulas investigatórias para trás.

    Talvez seja frescura minha quanto à direção do um ponto seis. As curvas eram conhecidas mas não pude dirigir com a faca nos dentes por uma questão de decoro.

    Entrando nelas com neutralidade e placidez - condução talvez 20% mais forte do que a normalidade do trecho - eu senti uma leveza à la meio Santana, aquela sensação de mover vários milímetros do volante e ele não te passar nada.

    Minha memória emotiva do trecho funciona apenas - na maioria das vezes - em full speed, por isso posso ter sido levado a esperar mais do que a realidade da abordagem.

    Mas é um baita de um carro mesmo assim, coisinha bem planejada mesmo.

    abraço

    GM

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  19. cacete, vai tudo dupricado hj...

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  20. Me deu uma vontade de correr atrás de um puma... Mas talvez pra não fugir muito da tradição manteria o motor boxer... porém bem mexido...

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  21. Douglas,

    Um Puma com motor boxer 1800 com dois duplos Weber 40, um comandinho e cabeçotes trabalhados, uma belezura.

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  22. "...atrás de um volante, estou sempre de férias!!"

    MFF, essa sua frase é ótima!!! acho q vou usar d nick no msn!!!!!


    a diferença d peso do focus e do fiesta sedã é mto gde?!?

    ontem, tomei um ralo d um new fiesta sedã 1.6 q fiquei até desenxavido!!!! tá q meus pneus traseiros ñ estão lá aquelas coisas, e ñ pude abusar mto nas curvas,e ele tava usando umas rodas esportivas e pneus maiores q os originais mas a diferença d desempenho pro meu 'gorzinho' foi bem relevante....

    e olha q rodo pelo msm trecho (12 sinuosos km) 'diariamente tds os dias' já há quase 2 anos e NUNCA pegaram uma dianteira daquela maneira (a ñ ser por um civic q ultrapassou uns caminhões numa curva cega e ñ fui suicida o bastante para acompanhar)

    fiquei impressionado como aquele carro andava!!!!! tanto em retas qto em curvas....



    Leandro Silveira

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  23. Então curva bem o novo Fiesta, Leandro?

    Legal saber... Eu desconfiava que não fosse tão bom, devido às suas medidas...

    Mas até o Agile já falaram que curva bem aqui, este mundo está perdido mesmo... hahahaha

    Fez bem de não acompanhar o Civic, andar forte eu concordo, agora irresponsabilidade, eu tb fico de fora... Há um tempo deixei um cara seguir na Anhanguera, ele começou a demonstrar um leque de idiotices... pensei "segue coisa ruim"

    Acho que ele ficou indignado por estar sendo empurrado por um carro 1.6, estando com um 2.0.

    sds

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  24. Mister Fórmula Finesse07/12/10 16:58

    Leandro: que gol é o seu?

    Fábio: o Agile é bom sim, faço coro com o Bob e PK, ele é ótimo nas curvas.

    Faça o teste, mas não se mate!

    GM

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  25. hahaha... pegou que era com vc né MFF? hahaha

    Ahhh... só não me fala que curva junto com Polo, que não curva não... hahaha

    Falando nisso passei um nervoso estes dias numa oficina que mandei alinhar o carro, funcionário "desmotivado", sabe?
    Mas já tá resolvido, deixa pra lá... O carro está ótimo, agora a oficina... confiança a gente perde uma vez só, não é verdade?

    Abs

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  26. Mister Fórmula Finesse07/12/10 17:46

    Fábio: não era eu não...rs!

    Não curva como um Polo, mas com aquelas rodas 16, fica muito próximo, muito mesmo! Só um g-analisy para tirar a prova, porque tempo em pista, o Polo VHT atropela!

    GM

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  27. MFF,

    Digo porque estes dias parei para olhar o quão feio é o Agile, aquelas caixas de roda enormes com a suspensão alta todinha a mostra... Eita baguio feio, pelamor! É curso de suspensão pra trilha? ou impressiona por estar tudo de fora mesmo?

    Já o Polo, após umas quatro visitas a uma oficina que com certeza não volto mais... consegui acertar alinhamento e balanceamento do carro. Por que 4 visitas? Acho que o funcionário sem vergonha não foi com a minha cara mesmo e tava de sacanagem.
    No final das contas o dono da oficina fez o serviço e constatou que realmente o alinhamento estava fora. Mas o carro ficou muito bom! Fiz testes vigorosos com o pequenino e ele se mostrou um "nascido para as curvas"... rs*

    Ahhh... MFF, lembra que te falei sobre o Polo GT? Analisei mais o pocket rocket...
    Quem pensa que a VW somente põe o GT no nome e fala um monte porque o 2.0 tem potência abaixo da média de mercado, precisa olhar o carro com mais carinho...
    O carro tem um sistema de freio de dar inveja em muito carrão... esquece fading ali... Não cabe o dedo mindinho entre a roda e o disco de freio dianteiro. Desconfio que o acerto de suspensão é diferente também, até porque este motor exige bem mais que o 1.6. Penso que o meu próximo carro seja um "esportivo", pode até chamar de pseudo-esportivo, mas estes detalhes agradam bastante e são "originais de fábrica".

    Abs

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  28. Mister Fórmula Finesse08/12/10 13:55

    Fábio: em um mercado que pululam Focus 2.0, I-30, Punto T-jet e outros, chamar o Polo 2.0 de GT pode soar meio sem sentido mesmo.

    Mas o carrinho é legal, não chega a ser uma grata surpresa para quem conhece a tradição dos "pequenos dois litros" da casa alemã!

    Prosa e verso já foi escrita desde o lançamento do Gti (gol) e não é forçar muito se pensarmos que o Polo GT poderia ser um sucessor um pouco mais empetecado e civil daquele carro.

    A volks se escora mais no torque e nas relações de marcha no Polo GT, e no peso não muito exagerado. Por isso, ele é mais sorridente do que o ótimo e bem mais elaborado Focus 2.0. Carro por carro, não têm comparação, mas o drive e a satisfação devolvida, é algo para pensar bastante.

    Eu gosto do Polo GT, teria um com alegria, gosto de sair da inércia sem precisar modular demais comandos ou lançar o motor com muita força. No dia a dia, você sempre está andando rápido sem precisar forçar a barra, isso é legal....gosto da franqueza, mesmo que em um carro meio ultrapassado e desabonado.

    Um duas portas é claro, se possível!

    Se pegar um, será uma boa escolha para dirigir diretaço!

    abraço

    GM

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  29. Muito bem lembrado, se tivesse a opção 2 portas, seria muito mais interessante, assim como o seu primo rico, o GTI.
    Mas não penso em comprá-lo não, meu primo comprou um. Achei que ele fez um bom negócio, o carrinho é bem interessante e apesar de ser menos elaborado, concordo, creio que não podemos definir um campeão na pista no chutômetro, digo entre os carros que citou , mas duvido que o i30 receba a quadriculada! hehehe

    abs

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  30. MFF: é um 16v 2002, simplinho mas q tem uma saúde impressionante (para um 1.0) dpois dos 3500rpm...

    rsrsrs


    acho q é pq ele 'sente' q eu quero mais disposição e faz o melhor possível, pena q esse 'entusiasmo' cobre um preço. Já cheguei a fzr a impressionante média d 7,5km/l nagasosa, só pq o escape tava furado e eu ficava esticando tds as marchas prá aproveitar aquele ronco mais encorpado...rsrs

    Leandor Silveira

    ResponderExcluir
  31. ah, sim, já me disseram q o focus 1.6 tem desempenho semelhante a um carro pequeno 1.0.
    nunca andei em um focus 1.6 mas em golf 1.6 já e eles têm potência e peso parecidos, né?!? e golf 1.6 ñ anda com gol 16v!!!

    daí o meu assombro em relação ao desempenho do new fiesta sedã

    Leandro Silveira (credo, errei meu próprio nome no comentário acima!!!! =o)

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  32. Mister Fórmula Finesse09/12/10 08:42

    ô leandro: se sou motorista de um new fiesta sedan e sou superado por um gol 1.0 16v eu picoto minha habilitação na hora...

    brincadeiras à parte, até porque rachas em rodovias são ilegais e temerárias, é muito normal um fiesta atropelar um gol 1.0, mesmo que este ande muito bem para um carro da categoria.

    Já tive um gol 16v 2001 e ele andava bem mesmo, "respirava" muito bem em altas rotações. Mas....a suspensão é um tanto macia demais e tanto em motor como em suspensão, não há modo nem de se aproximar de um Fiesta desses.

    Acontecia antes que talvez a sua habilidade, conhecimento da estrada ou - por que não? - desvairio ao volante, fossem maiores do que o motorista do outro carro. Por isso a coisa ficava meio equacionada...sei bem como é!

    Golf 1.6, principalmente VHT some na estrada diante de gol 1.0 16v, é fato, o com o motor anterior, some também...mas demora um pouco mais até acontecer isso, o gol pode incomodar bastante até certo ponto. O Focus Sigma é mais lerdo que os atuais Golfs, no citadino, diria que muito uno fire, Clio 1.0 16v e até gol teriam retomadas muito parecidas. Claro que em estrada aberta, a coisa - lentamente - muda de figura.

    GM

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  33. MFF,

    Há uma boa diferença entre o Gol que vc teve e o Gol do Leandro. De 2001 para 2002 o motor 1.0 16v da VW recebeu melhorias já aplicadas na época no 1.0 turbo, como por exemplo o mancal do cabeçote roletado. Se não me engano houve um acréscimo de 7cv, de 69 para 76 e também houve aumento de torque.
    Em casa tivemos um 16v 2001 também, lembro que era o carro com o torque mais fraco do mercado, nunca tivemos um carro que judiamos tanto em casa como este golzinho, no meu caso ele não baixava dos 5000 rpm... rs*, vendemos com 85000km.
    E mais... ainda tenho uma história com este carro na Rod. Osvaldo Cruz, também conhecida como "pista de Taubaté", que vai pra Ubatuba.
    Um cara com um Passat alemão tentou andar comigo lá, mas o rapaz não achou nada... hahaha...
    Com base nesta experiência, não desmereço a suspensão deste carro, que mesmo estando contra um Passat, conseguiu se sair melhor devido às curvas fechadas com inclinação desta pista, que nem todo motorista esta disposto a acreditar, de novo não baixou dos 5000 rpm... rs*

    Abs

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  34. Mister Fórmula Finesse09/12/10 10:16

    Oi Fabio: no documento já constava 76 cavalos, talvez como modelo fosse 2002.

    O carro era usado também para expediente externo da firma, e por isso, pé no fundo era mandatário e esperado o tempo todo.

    Era um carrinho valente, dava para apertar consideravelmente, mas é fato que essa "safra" do gol era um tanto macia em supensão e adernava bem também. Claro que os mais destemidos, sabem que o pepino torce quando as rodas não aderem mais ao piso, a carroceria rolando é apenas um indicativo do que pode acontecer ou não (rola demais, a massa suspensa começa a "quebrar" o atrito dos pneus)...

    Eu acredito piamente em Davi versus Golias que você muito bem descreveu...eu já vivenciei muitos casos parecidos, apesar de não ser aconselhável.

    Você se superou ao andar forte na frente de passat, contra todas as regras lógicas, isso que dá o gostinho picante e proibido da condução esportiva; só não podemos andar literalmente como suicidas.

    Uma tertúlia suave parecida que vou exemplificar do sábado passado, e sem riscos:

    Tinha um Audi A4 turbo na minha frente, ultrapassando meio sem critério e a base da arrogância (sinal de luz), carro lotado e ar ligado. Eu estava solito de fire, andando na boa mas só de olho no "campeão", quando ficamos juntos na estrada, atrás de um caminhão, eu sabia que em mais 500 metros surgiria uma tremenda subida de pista dupla...liguei o pisca como se fosse encostar e diminui a velocidade. Deixei que ele fosse atrás do caminhão...esperei alguns segundos e chamei segunda e terceira em seu limite, calculando o ponto exato de pegar a pista teoricamente da esquerda livre do caminhão.

    Tiro certeiro, a subida era teneborsa de íngreme e o Audi estava ultrapassando o caminhão no momento em que eu chegava no auge da terceira cheia do meu popular, ou seja, eu comia metros por segundo com muito mais vontade por conta do embalo.

    O A4, em agonia, retomava tudo que podia do um ponto oito turbo, mas eu me aproximava rapidamente dando sinal de luz e pedindo passagem.

    Sem remédio ele teve que cair fora e passei com galhardia na pista livre, busquei-o no espelho e vi que ele começava a recuperar o terreno; mantive-o sob controle até quase o final da serra, até eu parar antes em um estabelecimento para não dar o gostinho. Ele passou voando do lado e com a buzina aberta....

    Tudo questão de cálculo e oportunismo, uma brincadeira apenas, sem riscos...Tudo pode ser relativo, mas em condições iguais, vence a superioridade mecânica.

    abraço

    GM

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  35. Mister Fórmula Finesse09/12/10 10:16

    Oi Fabio: no documento já constava 76 cavalos, talvez como modelo fosse 2002.

    O carro era usado também para expediente externo da firma, e por isso, pé no fundo era mandatário e esperado o tempo todo.

    Era um carrinho valente, dava para apertar consideravelmente, mas é fato que essa "safra" do gol era um tanto macia em supensão e adernava bem também. Claro que os mais destemidos, sabem que o pepino torce quando as rodas não aderem mais ao piso, a carroceria rolando é apenas um indicativo do que pode acontecer ou não (rola demais, a massa suspensa começa a "quebrar" o atrito dos pneus)...

    Eu acredito piamente em Davi versus Golias que você muito bem descreveu...eu já vivenciei muitos casos parecidos, apesar de não ser aconselhável.

    Você se superou ao andar forte na frente de passat, contra todas as regras lógicas, isso que dá o gostinho picante e proibido da condução esportiva; só não podemos andar literalmente como suicidas.

    Uma tertúlia suave parecida que vou exemplificar do sábado passado, e sem riscos:

    Tinha um Audi A4 turbo na minha frente, ultrapassando meio sem critério e a base da arrogância (sinal de luz), carro lotado e ar ligado. Eu estava solito de fire, andando na boa mas só de olho no "campeão", quando ficamos juntos na estrada, atrás de um caminhão, eu sabia que em mais 500 metros surgiria uma tremenda subida de pista dupla...liguei o pisca como se fosse encostar e diminui a velocidade. Deixei que ele fosse atrás do caminhão...esperei alguns segundos e chamei segunda e terceira em seu limite, calculando o ponto exato de pegar a pista teoricamente da esquerda livre do caminhão.

    Tiro certeiro, a subida era teneborsa de íngreme e o Audi estava ultrapassando o caminhão no momento em que eu chegava no auge da terceira cheia do meu popular, ou seja, eu comia metros por segundo com muito mais vontade por conta do embalo.

    O A4, em agonia, retomava tudo que podia do um ponto oito turbo, mas eu me aproximava rapidamente dando sinal de luz e pedindo passagem.

    Sem remédio ele teve que cair fora e passei com galhardia na pista livre, busquei-o no espelho e vi que ele começava a recuperar o terreno; mantive-o sob controle até quase o final da serra, até eu parar antes em um estabelecimento para não dar o gostinho. Ele passou voando do lado e com a buzina aberta....

    Tudo questão de cálculo e oportunismo, uma brincadeira apenas, sem riscos...Tudo pode ser relativo, mas em condições iguais, vence a superioridade mecânica.

    abraço

    GM

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  36. "com a buzina aberta"... kkkkkkk
    Vc deixou o cara maluco!

    O caso da estrada de Taubaté já tem um bom tempo, hoje eu não assumo riscos tão altos, ainda mais com a namorada ao lado, que sempre se sentiu segura e confiou 100% na minha direção. Mas foi algo que ficou na memória, digamos que a brincadeira rendeu um bom trecho desta estrada...
    Olha só! dei uma busca no google maps e isso me deu uma vontade incontrolável de ir pra Ubatuba no próximo final de semana.

    http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&q=Rod.+Oswaldo+Cruz+-+S%C3%A3o+Paulo&sll=-14.179186,-50.449219&sspn=85.920634,157.324219&ie=UTF8&oi=georefine&cd=1&geocode=FZKBnf4daJtM_Q&split=0&hq=&hnear=Rod.+Oswaldo+Cruz+-+S%C3%A3o+Paulo&ll=-23.216738,-45.401344&spn=0.087715,0.153637&t=h&z=13

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  37. Mister Fórmula Finesse09/12/10 14:18

    É isso ali cara, bom é um "dog fight" com os comparsas, aí da para dar risadas depois dos braços duros...

    Com estranhos, melhor na pista de kart mesmo!

    Legal a estrada, procura vale de nova roma no sul que verá uma estradinha deliciosa também.

    abraço

    GM

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  38. pois é, eu achava q o new fiesta era meio 'bobão', e conseguiria acompanhá-lo, no mínimo. mas, tomei na testa.

    se ñ me engano, a partir d 2002 o gol 16v era dohc. realmente os 7cv e os (ñ sei qtos) kgfm a mais fazem uma diferença maior do q se pode imaginar analisando friamente os números. talvez, em altas velocidades e em estabilidade, o golf supere o gol, mas o gol é mto mais esperto.

    no meu caso ali, com ctza é conhecimento da estrada (aprendi a dirigir ali na sp 181 e, como já dito, rodo por lá praticamente tds os dias, moro em capão bonito e trabalho em ribeirão gde, então d seg a sexta tô ali naquele trecho, as vezes mais d uma vez por dia e, quase td fds vou visitar uma tia q mora em rib gde), minha habilidade ao volante é a mínima prá saber como agir para uma tocada mais vigorosa (ahá alguns dias ouvi um kra prá quem dei carona me perguntou pq eu diminuia a marcha antes d ultrapassar e disse q era melhor eu colocar a quinta, pois em quinta 'o carro corre mais', acreditam?!?!?!?) e, desde q uma maldita árvore entrou uns 50cm no cofre do motor d um gol 1.8 ap (a pancada foi mto feia, chegou a quebrar o banco do carona) eu fiquei mto mais 'racional', AMO dirigir e justamente por isso, evito qq coisa q me impeça disso!!!

    uma das coisas mais legais d se fzr é dar coro em neguinho d carro q supostamente ande mto mais (especialemnte aqueles 'pêniscars' mancos), por isso q, se Deus quiser, até o meio d 2011 vou comprar um xr3 85 vermelho e, em um futuro próximo, vou colocar um duratec e um caracolzinho!!!! rsrs

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