GOL FEST E AS FOTOS PERDIDAS



No primeiro semestre de 2010 fui convidado para ser o jornalista responsável pela cobertura eletrônica da Gol Fest, uma comemoração oficial dos 30 anos do VW Gol, organizada pela própria Volkswagen.

Hoje descobri que alguma fotos ficaram perdidas em um cartão de memória...Considerando que eu não sou nenhum Paulo Keller da vida, eu nem deveria expor essas fotos, mas acho que algumas pessoas vão gostar.

Um GTI branco pérola, aguardando pela formação da palavra "GOL" no sambódromo.


Um raro Gol Dacon, personalizado pela famosa concessionária VW.

Durante o evento, um entusiasta do modelo bradava aos quatro cantos que a refrigeração no motor boxer colocado na dianteira foi desenvolvida pela Porsche. Será mesmo verdade? Ou apenas uma tentativa de agregar valor a um prosaico automóvel cuja única pretensão foi substituir o Fusca?

As rodas de aro 14 da Variant II calçadas em pneus de perfil baixo eram bem populares nos Gols e Passats da década de 1980. Ideais para quem quer um pouco mais de aderência, mantendo o visual original.

Será que o museu de Wolfsburg tem um desses? Acho que não...

Ah, bancos Recaro! Além do ótimo visual, um estofamento maravilhoso e garantia de segurar bem o corpo nas curvas. Os bem nutridos sofriam um pouco em viagens mais longas, mas no geral eram ótimos.

Essa dianteira de faróis recuados era bem comum nas ruas de São Bernardo do Campo no final de década de 1980. Era exclusiva dos Fox (Voyage) e Fox Wagon (Parati), destinados à exportação e que aqui circulavam, nas mãos de empregados da VW do Brasil.

O momento exato em que o Gol de Arnaldo Bruno recebe a placa-preta.


Espero que gostem!

FB

25 comentários :

  1. Ótimas fotos FB!

    Realmente, sentar nesses assentos recaro era um privilégio, esses da última safra do gol Gti quadrado então....

    Padronagem idêntica tanto no carro amarelo como no vermelho, e eu gostava particularmente no raro GTi pérola.

    Era uma das melhores coisas no carro, bem acomodado..sentado bem pertinho do chão. O motorista nem lembrava deles quando realmente era necessário NÃO lembrar.

    GM

    ResponderExcluir
  2. Daniel Shimomoto17/12/10 12:08

    Felipe;

    Meu grande sonho é comprar um Gol com motor refrigerado a ar e deixá-lo originalzinho igual fiz com meu fusca.

    Um dos carros da década de 80 mais gostosos de dirigir

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Daniel Shimomoto

    Pergunte ao Bob Sharp sobre o comportamento dinâmico do VW Saveiro equipado com motor boxer refrigerado a ar.

    Mais leve, mais curto (menos peso à frente do eixo dianteiro) e com centro de gravidade mais baixo que o motor AP.

    Dá vontade de investir na preparação desses motores: um 2 litros refrigerado a ar ficaria bem legal.

    FB

    ResponderExcluir
  4. Gol só presta se for aircooled

    ResponderExcluir
  5. EEElêlê!!! Olha que foto histórica heim!!! Placa preta no golzinho!!! hehehehe

    Eae Fordistas, já virão algum escortinho brasileiro assim??? rs*

    Sds

    ResponderExcluir
  6. Voce tem razão Felipe, tive um Gol Dacon 82 e uma Saveiro refrig. a ar, alcool 84 e a picapinha tinha um comportamento muito melhor que o Gol. Muitas saudades!!!

    ResponderExcluir
  7. bacana o encontro.
    encontrar gt's, gts's e gti's em bom estado virou caça ao tesouro, pelo menos em sp.

    a idéia de criar um gol a ar forte nao é de toda ruim...lembro que o losacco tinha um fusca, com cilindrada convertida, se nao me engano para 2.1 ou 2.3. Um canhao.

    ResponderExcluir
  8. Nenhum fordista viu num escort ,pois os 1os ainda não tem trinta anos ,mas os fiateiros, como eu tem a mesma desde 2007
    Se liga Fabio.

    ResponderExcluir
  9. Minha ex namorada tinha um gol a ar 1600 amarelo, todo, todo reformado. Gostosíssimo de andar, ótima posição de dirigir, bom de curva, forte de suspensão, direção leve, mesmo com um volante pequeno, carburador simples. E ainda tinha um sonzinho legal, onde eu ouvia muito Iron Maiden. Taí um carro injustiçado! Pena que nossa gasolina seja tão cara...

    ResponderExcluir
  10. Pedro Navalha17/12/10 19:03

    Fábio,

    Qualquer carro para receber placa preta precisa ter pelo menos 30 anos de fabricação e estar em estado de perfeita originalidade.

    O Escort foi lançado aqui no Brasil em 1983 já como modelo 84, portanto ainda restam uns 3 ou 4 anos para os primeiros receberem placa preta.

    O meu 86 já está aqui na garagem esperando...

    ResponderExcluir
  11. PEDRO , é isto ai, se o Fabio não tem o que, falar, que fique queto,
    FORD IS FOREVER.

    ResponderExcluir
  12. Gol chaleira. Um horror. O carro bom dessa época era o Voyage.

    McQueen

    ResponderExcluir
  13. Fanático por alguma marca já é uma bitolação inútil, por VW e Gol é melhor sair de perto que dessa roda não sai nada que se aproveite.

    ResponderExcluir
  14. Incrível mesmo é a o dinamismo da preparação de motores AP, conceito eminentemente difundido em nossa cultura através do Gol quadrado (pós BX/CHT). É preferência considerável neste ramo.

    Fantástica a cultura voltada a estas versões, suas adaptações e aplicações empíricas!

    ResponderExcluir
  15. Rodolfo Guazzelli18/12/10 16:18

    Fabio,

    se for pra falar besteira, ao menos seja engraçado, para que possamos tirar proveito rindo do seu comentário.
    Escort foi lançado em Junho-1983, se você usar a massa cinzenta, verá que faltam alguns anos para ele receber placa preta. Se sua proposta era debochar dos Escort's e seus respectivos fãs, falhou.

    A proposito, meu Ghia 1983-84 Branco Diamante, está sob cavaletes só no aguardo desse grande momento!

    Sou um grande fã da Ford, mas admiro muito o Gol e sua historia/familia, adorei essas fotos do evento, principalmente o vermelhinho recebendo placa preta, os aircooled são meus favoritos!

    []'s

    ResponderExcluir
  16. Fabio PWNED.

    Cara, eu sou DOIDO por essa frente dos Fox e Fox Wagon. Eu queria muito botar uma dessas em um golzinho.

    ResponderExcluir
  17. FB,

    Belas fotos. Essa frente de Fox USA eu nunca havia visto. Novidade pra mim.
    Quanto ao Gol, respeito a sua trajetória, é um grande carro, tem história no nosso país mas particularmente não gosto. Aquele sobe e desce da frente nas arrancadas me incomoda muito, me transmite insegurança, coisa que veio do Passat e com ele se agravou.
    Mas ver um Golzinho Enceradeira Walita (ar) passar ainda é motivo pra torcer o pescoço. Mais pelo ruido incomum do que pela "beleza" do design.

    ResponderExcluir
  18. Ter que explicar piada não dá né...

    Aliás, note que eu falo Escort brasileiro no meu comentário... Srs. Conhecedores... rs*

    Só pra tentar despertar o desconfiomêtro de alguns, que ficaram "cegos" ao ler a brincadeira...

    ÉÉÉ Rodolfo... acho que eu não falhei não heim... hehehe

    Mc Queen, realmente, o Voyaginho mandava no campeonato de marcas e pilotos, mas este assunto eu deixo pro Bob.

    Abs

    ResponderExcluir
  19. Tive um GTI branco pérola desses, idêntico atá nas rodas padrão BBS. Os bancos Recaro tinham o padrão amarelo e não vermelho. Apenas reclamava da sua caixa muito curta, o que dava saudades do meu Passat Pointer...

    ResponderExcluir
  20. Post espetacular! Exalto aqui minha paixão, adimiração e carinho pelos belos e intocáveis quadradinhos, já tive um, e em meus planos tem outro, GTI, branco pérola 94, igual ao da foto seria um sonho a mais na vida realizado!

    Abraço à todos!

    ResponderExcluir
  21. apezeiros so servem para tomar benga !

    ResponderExcluir
  22. Esses anônimos aí em cima devem ser esses playboyzinhos que só andam de Stilo e ficam falando besteira. Respeite quem gosta de VW GOL!

    ResponderExcluir
  23. então porque posta anônimo otario ! so mesmo , mas não tenho stilo não , tenho vectra gt-x . e ja dei mais de 200nele , velocidade que vc nunca vai chegar nesse gol quadrado[]

    ResponderExcluir
  24. Se você tem um Vectra GT-X e fez tantos quilômetros QUE SE DANE, se não gosta de Gol isso é problema seu mas não vem ofender quem gosta!

    ResponderExcluir
  25. so estava falando a verdade

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.