google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 DOIS PRODUTOS ESSENCIAIS: WD-40 E ÓLEO SINGER - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

DOIS PRODUTOS ESSENCIAIS: WD-40 E ÓLEO SINGER


Dia desses resolvi ir ao supermercado com minha esposa. Enquanto ela percorria a Via Sacra passando por todos os corredores, olhando e examinando tudo, eu resolvi olhar a parte de ferramentas e itens automobilísticos. Foi quando encontrei dois produtos essenciais em todo kit autoentusiasta: o WD-40 e o óleo Singer. Confesso que hoje em dia quase nunca uso os dois produtos e por isso vê-los lado a lado na prateleira me causou certa nostalgia.

A embalagem desses dois produtos praticamente nunca mudou desde que eu os conheci observando meu pai usá-los diversas vezes para desengripar e lubrificar desde dobradiças e roscas até em vários componentes de suas motos, nas minhas bicicletas, e algumas vezes no carro. Quando eu era criança meu pai vivia consertando coisas na casa dos meus avós. Meu avô já era bem idoso, assim como sua casa e suas coisas, que sempre necessitavam de reparos. Tenho uma lata de WD-40 e um frasco de óleo Singer guardados para alguma emergência.

Um aparte. Nessa época também aprendi com meu pai que para lubrificar fechaduras, ou melhor, miolo de fechaduras, não há nada melhor que grafite. De lápis mesmo. Com um estilete pode-se raspar o grafite de um lápis ou comprar um vidrinho de grafite em pó. Após a aplicação no buraco da fechadura - o que é meio chato de fazer - a chave desliza suavemente e o acionamento do mecanismo fica perfeito.


O WD-40 em spray tem mais utilidade que o Bombril - existe uma lista oficial com mais de 2.000 usos para ele. Mas quando o spray é inconveniente, mesmo com o tubinho aplicador, algumas gotas podem penetrar nas entranhas de qualquer mecanismo sem fazer sujeira. Essas gotas geralmente são do óleo multiuso Singer que tem um excelente poder penetrante também. Por isso é bom ter os dois em casa.

O WD-40, com 57 anos, tem uma rica história. Seu nome na verdade é uma sigla que vem do inglês "Water Displacement - 40th Attempt" e significa 40ª tentativa de dispersor de água. Foi desenvolvido por um laboratório em San Diego, na Califórnia, criado para produzir uma linha de solventes antiiferrugem e desengraxantes.para uso da insdústria aeroespacial.

Sua aplicação original era para evitar a corrosão repelindo a água dos locais onde é aplicado. O primeiro a utilizá-lo foi a Convair, uma empreiteira da indústria aeroespacial americana, para proteger a superície externa dos mísseis Atlas de ferrugem e corrosão. O produto mostrou-se tão eficaz  que alguns funcionários da Convair levaram algums latas do produto para casa. Só alguns anos depois a firma resolveu oferecer o produto em aerossol, prevendo que as pessoas o usariam em casa. Em 1958, o WD-40 estava nas prateleiras das lojas de ferramentas de San Diego. O sucesso que se seguiu é história.

É produzido em apenas três países: Estados Unidos, Inglaterra e Brasil. Sua fórmula permanece a mesma até hoje e é mantida em segredo.

O óleo multiuso Singer sempre foi conhecido como "óleo de máquina de costura" justamente por ser o lubricante recomendado para as famosas máquinas de costura de mesmo nome. Uma gotas em cabos de comando de bicicletas e motos, por exemplo, opera milagres.

O fabricante do WD-40 tem uma lista para os principais usos em automóveis e motos. Alguns deles eu mesmo não conhecia. Veja a lista abaxo:

- Eliminar a umidade e a corrosão em circuitos de ignição, distribuidores, platinados, bobinas, cabos de vela, motores de partida, interruptores de iluminação, reguladores de voltagem, conexões, partes cromadas, guias das janelas, antenas de rádio e tampas escamoteáveis de faróis
- Lubrificar aletas, estatores e válvulas de turbinas
- Liberar e lubrificar componentes emperrados pela ferrugem
- Retirar e evitar formação de zinabre em bornes de baterias
- Tratar fechaduras, trincos, dobradiças e limpadores de para-brisas
- Evitar a aderência do gelo no metal em regiões muito frias
- Soltar porcas, parafusos e escapamentos enferrujados
- Remover insetos da grade do carro
- Proteger a placa de licença da ferrugem
- Remover velas presas
- Renovar os para-choques
- Dar brilho nas partes cromadas
- Hidratar e limpar bancos de couro
- Limpar bicos injetores
- Lubrificar o macaco hidráulico usado na troca de pneus
- Lubrificar trambulador de caixa de câmbio
- Soltar cabo de velas
- Lubrificar engrenagens de bombas d’água

Abaixo estão alguns fatos históricos sobre o WD-40 de acordo com o site da marca.

1953 - Uma pequena companhia, composta por Norm Larsen e mais dois investidores, chamada Rocket Chemical, localizada em San Diego, Califórnia, desenvolve um produto anticorrosão para a manutenção e uso na indústria aeroespacial chamado WD-40. O nome vem de Water Displacement - dispersor de água em inglês - e o nº 40 é resultado da 40ª tentativa.

1958 - Inicialmente WD-40 foi concebido para o uso em proteção de mísseis e na fuselagem de aeronaves. Porém, não demorou muito para os funcionários começarem a descobrir uma quantidade enorme de novas aplicações. Além de seu uso na indústria, possuía claramente o seu mercado consumidor, especialmente quando começou a ser envasado em latas aerossol e colocado a venda nas prateleiras de supermercados e lojas de ferramentas.

1961 - O furacão Carla atinge a costa da Flórida causando tempestades e enchentes. Imediatamente, todo o estoque de WD-40 foi mandado para lá afim de salvar os equipamentos e carros atingidos pelo desastre. O resultado foi um sucesso!

1969 - Começa a guerra do Vietnã e WD-40 se torna item obrigatório para todos os soldados americanos para proteger as armas da ferrugem e da umidade da região. No mesmo ano, a Rocket Chemical adota o nome do seu único produto e passa a se chamar WD-40 Company.

2000 - A Theron começa a produzir WD-40 no Brasil. Assim o produto deixa de ser importado, o custo cai e as vendas aumentam.

E para que tiver curiosidade, aqui está um link para a lista oficial (em inglês) com as mais de 2.000 aplicações para o WD-40: lista.

PK

70 comentários :

  1. Outra utilidade é limpar contatos elétricos: uso periodicamente nos contatos dos fusíveis do carro. Também já limpei toda a placa de um receiver Philips 747 vintage, usando pincel e o bendito WD-40.

    ResponderExcluir
  2. PK, acho q nem em Pirassununga nem aqui no Sul de Minas vive-se sem latas de WD-40 em todos os lugares onde há trabalho.

    Vamos lá,outra utilidade recém conquistada : retirar aquelas enjoadas manchas de piche da lataria do carro. É o melhor nisso e não mancha como querosene nem fica dando trabalho como cera automotiva de polimento . Ah se eu soubesse disso uns anos atrás...

    Outra informação que tu vai achar legal . A grafite ... PK, hoje se vende grafite em pó em embalagens que parecem as pequenas de óleo Singer de antigamente, mas se você precisa de MUITOOOOOO Grafite, basta se dirigir á loja agrícola de sementes mais próxima, eles vendem grafite por kg, vem ensacada em sacos de uns 30 kgs, é utilizada para colocar nas sementes e tornar o trabalho da plantadeira do trator perfeito sob qualquer condição. E é baratinho. Quase " dado'

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Só para completar ,pois esqueci de mencionar : há bons anos troquei o WD 40 pelo Starret M1, tão bom quanto,pelo simples motivo que estava difícil encontrar o WD.

    PK, vc esqueceu de mencionar a função " maçarico de emergência" do WD 40. Que as crianças não leiam isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexei, para efeito de informação, já trabalhei com esses produtos, mas infelizmente nenhum outro é igual ao wd 40!!!
      Abraço

      Excluir
  4. Em caso de abastecimento com combustivel muito ruim , WD na boca do carburador para facilitar a partida ou na boca do corpo de borboleta nos automoveis com injeção eletronica , é pa pow com se diz na boqueta"

    ResponderExcluir
  5. Desde os anos 80, aprendi com meu pai a aplicar WD40 nas dobradiças e limitadores de porta dos carro após lavá-los, justamente para repelir a água.

    ResponderExcluir
  6. As portas do meu carro agradecem. WD-40 acabou com o barulho chato que elas faziam.
    Bela pesquisa!

    ResponderExcluir
  7. Todos
    Mais três utilidades do WD-40:
    - Eliminar ruído de correia trapezoidal de órgãos auxiliares que ainda estejam em bom estado, causado pela baixa umidade relativa do ar. Um borrifada curta é o bastante.
    - Eliminar chiado de freio a disco, também uma leve aplicação, nas duas faces do disco. Não prejudica a capacidade de frenagem.
    - Lubrificar, em emergência, corrente de motocicleta. Mas aplicar óleo assim possível, pois a duração do WD-40 como lubrificante é pequena.

    ResponderExcluir
  8. Daniel Shimomoto30/12/2010, 15:41

    Outra utilidade do WD40:

    Dar a partida em motores a diesel quando ele nao quer pegar pelas vias "normais". Abre-se a admissão, pede-se para algueem dar a partida enquanto solta o spray e deixa o motor admitir a mistura.

    ResponderExcluir
  9. Quando estou com pressa lubrifico a corrente da minha moto com WD-40. Não gosto de fazê-lo com Singer, pois é muito fino; prefiro o Yamalube que sempre sobra quando deixo a embalagem de cabeça para baixo.

    Nas emergências o WD-40 desengripa cadeado, mas grafite em pó é melhor e não retém poeira.

    ResponderExcluir
  10. O velho 'óleo de máquina' usa a bendita embalagem faz uns 30 anos eu acho... pq meu pai sempre usou o tal óleo pra "quase tudo".

    Já o WD40 eu não conhecia... tem umas aplicações que me deixaram curioso... limpar cromados, tirar pixe... vou providenciar um.

    Grafite em pó dá um belo upgrade nas calhas de vidro do carro.

    GiovanniF

    ResponderExcluir
  11. Vc não usa WD-40 pq não é Fietero.

    Sou WD-40 user since 1986!

    ResponderExcluir
  12. Essa das correias trapezoidais não sabia( utilizávamos vela),

    E muito menos a de disco de freio, por mim o óleo iria afetar as pastilhas. Mais um novo uso.

    Dar a primeira partida do dia de cada motor, com WD , é procedimento padrão no kartismo.

    ResponderExcluir
  13. O WD 40 resolve tudo! Quem mexe com informática, eletrônica, eletricidade e mecânica que o diga.

    ResponderExcluir
  14. Serve tb para dar partida a frio em motor à álcool.

    Quando tive um gol à gasolina convertido para álcool e turbinado (injeção Marelli 1AVB) ele me salvou em algumas manhãs frias, antes de eu instalar um kit de partida a frio.

    ResponderExcluir
  15. WD40 cura até gangrena!

    []s

    ResponderExcluir
  16. Dentro de uma oficina não podem faltar as famosas latinhas em spray, cada uma com um produto diferente, mas muita gente por ver o mecânico aplicando um spray em algumas partes do carro, acham que é tudo igual, quando não é.

    Os produtos em spray mais comuns dentro das oficinas são:

    Desengripantes: São do tipo WD, a mesma função de ajudar a soltar porcas ou parafusos enferrujados.

    Limpa contato: Tem a função de limpar placas, conectores e outros componentes eletrônicos.

    Descarbonizantes: Esses sim, são para limpeza de peças incrustadas de óleo ou graxa, tipo corpo de borboleta, carburadores e etc...

    Nunca joguem desengripante em componentes eletrônicos como foi falado acima.

    Não usem desengripante para limpar carburador ou tbi, vc vai gastar muito produto para pouco efeito.

    Eu também, nunca jogo desengripante em correias ou discos de freio, mesmo que o baruho pare, essa aplicação apenas vai mascarar o defeito de uma baixa tensão da correia ou má qualidade das pastilhas ou discos com problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o wd pode sim ser utilizado em componentes eletrônicos sim, não fale o que não sabe,o wd e utilizado para limpar e proteger componentes eletrônicos de aviões da BOEING, pois sou piloto de avião, e tenho conhecimento de caso.

      Excluir
  17. O "WD" da Wurth é muito bom também...não lembro o nome agora...

    ResponderExcluir
  18. 911 Turbo;

    O desengripante da Wurth se chama Rost-Off.

    Adg High Torque;

    Correto. Cada produto tem uma função. Vou complementar a sua lista com mais alguns que também comercializo na minha distribuidora

    Anti chio ou silenciador de freio: aplicado na parte metálica da pastilha, para diminuir o chiado provocado pela vibração (ajuda muito na kombi).

    Limpa contato: Pode ser inflamável ou não. O segundo mais indicado para limpeza de placas e componentes ou ambientes perigosos.

    Silicone: Para aplicação em canaletas de vidros e borrachas, agindo como lubrificante e protetor contra ressecamento.

    Deslizante para correias: Spray usado para a silenciar a correia e lubrificar os componentes. Possui um pouco de silicone e óleo na fórmula.

    As Graxas em spray (branca, lítio e alta aderência) são ótimas para ter em casa, pois oferecem uma aplicação mais limpa e rápida.
    Gosto muito da alta aderência para aplicar em correntes de moto, rolamentos de coxim do amortecedor e feixe de molas, pois ela tem uma grande repelência a água e detritos.

    Uma curiosidade: a base do desengripante é o óleo de maquina (como o singer), porem em spray e com alguns aditivos que variam de fabricante a fabricante.

    ResponderExcluir
  19. Vou ter que discordar um pouco de você, ADG High Torque. De fato, o DW-40 não é o produto mais indicado pra muitas coias, dentre elas, limpar contatos eletrônicos. Mas funciona e a questão levantada é, justamente, sua versatilidade.

    ResponderExcluir
  20. Só corrigindo, o frasco de ambos os produtos já mudaram de cor. O do WD que eu me lembre era branco com as letras em azul e o óleo Singer era um frasco branco com letras em verde e vermelho e ponta vermelha.

    ResponderExcluir
  21. O fascinante deste Blog é sua aplicabilidade ao cotidiano: Dia destes, um amigo contava maravilhado ter descoberto que maravilha é o WD40!
    Não fico sem ele em casa há uns 25 anos!
    Outro companheiro de oficina é o óleo Singer, mesmo, aliado ao grafite, silicone, vaselina e outros lubrificantes, como deve ser uma boa oficina.
    MH

    ResponderExcluir
  22. No caso do WD para auxiliar partidas a frio, já me falaram que não é óleo em si que é o combustível, mas sim o gás da lata que o repele. Alguém corrija, caso saiba a verdade... Mas o fato é que funciona. Carros a alcool com o sistema de partida a frio deficiente, pegam facilmente com uma borrifada de WD na admissão.
    Isso me lembra um caso de uma legítima apelação, em que um amigo precisa ligar uma máquina agrícola diesel, sem a vela de aquecimento, no meio do nada. Dá-lhe estopa, mato seco e... fogo na admissão! Depois de queimar tudo, deram na partida e o danado pegou, mas que aspirou uma bela duma porcariada, isso aspirou...

    Abraço

    Lucas crf

    ResponderExcluir
  23. Um tio meu, pescador, viu hoje minha lata de WD no armário e já ficou todo faceiro, foi logo usá-lo pra limpar sua "carretilha".
    E aí ele veio me falar, "bah, tu nem sabe pra quantas coisas nós usamos isso..."

    Eu sei sim... E pra completar ele falou que até os peixes gostam do gosto do WD-40.

    Pedro Bergamaschi

    ResponderExcluir
  24. Bem simpático e informativo este post, que me deu vontade de comentar o que se segue. Não é à toa a desconfiança que se tem das multinacionais norte-americanas, com seu histórico pesado na América Latina e na Ásia - onde a Union Carbide literalmente detonou a cidade indiana de Bophal, matando milhares de pessoas num acidente que jamais ocorreria numa planta química administrada com responsabilidade. Pois é. O genial WD-40, o Paulo Keller me ensinou, nasceu numa empresa meio que de fundo-de-quintal. Mas vejam a 3M, a minha multi preferida. Ela gasta 5% do faturamento em P&D, um bocado, o que fez com que inventasse produtos sensacionais, desde a fita durex até a linha para lanternagem/funilaria e pintura automotiva, com suas incríveis esponjas abrasivas, que têm também a versão doméstica best seller. Há um tempo precisei comprar uma máscara para respirar em ambiente insalubre e não deu outra, achei uma da 3M sensacional - numa sala com sinteko fresco eu sequer sentia o cheiro. E parece que vão lançar em breve um coating que vai nos liberar para sempre da tarefa de lavar nossos carros, resultado lateral de uma pesquisa para manter sempre limpas as solar cells. E para não pensarem que "trabalho na casa", vou louvar também a Dow Chemical, que desenvolveu os filtros de osmose-reversa, maravilha das maravilhas, que não apenas filtra o sal da água do mar, filtra também vírus de água contaminada - tudo que for maior que uma molécula d'água não passa. Tenho um, é uma fonte de água puríssima dentro de casa. É isso, viva a P&D. E um ótimo 2011 pra todos.

    Manichaeus

    ResponderExcluir
  25. WD, Oleo Singer e KAOL...trio nostalgia... aqui não passo sem o KAOL por conta dos parachoques. Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Claude de Javel31/12/2010, 08:58

    Uso os dois, Singer como lubrificante e WD40 ou Starett como repelente à umidade e destranvante de eixos, roscas e partes móveis. Tenho dúvidas quanto ao item, lubrificador, do WD40 , para este caso fico com o velho Singer, e também usá-lo com limpeza de partes elétricas nunca (PERIGO !), para isto existem produtos limpa-contato em aerosol a venda em casa de produtos eletrônicos.

    ResponderExcluir
  27. Claude de Javel31/12/2010, 08:58

    Uso os dois, Singer como lubrificante e WD40 ou Starett como repelente à umidade e destranvante de eixos, roscas e partes móveis. Tenho dúvidas quanto ao item, lubrificador, do WD40 , para este caso fico com o velho Singer, e também usá-lo com limpeza de partes elétricas nunca (PERIGO !), para isto existem produtos limpa-contato em aerosol a venda em casa de produtos eletrônicos.

    ResponderExcluir
  28. Mt gente usa o Car 80 alguem sabe a diferença entre ele é o WD?

    ResponderExcluir
  29. Recentemente, utilizei diesel pra remoção de piche da lataria do carro. Molhei a lata, apliquei o diesel com pincel, deixei uns 2 min e lavei logo em seguida, com bastante água e detergente neutro. Se é a melhor forma, eu não sei, mas deu certo e fiquei contente com o resultado.
    uso bastante o diesel pra limpeza de peças encardidas de óleo ou graxa.

    ResponderExcluir
  30. Rafael disse...
    31/12/10 09:40

    Rafael, o Car 80 é um descarbonizante, já o WD é um desengripante.

    Muita gente confundi esses produtos, justamente por serem na grande maioria, na forma de spray.

    Um não tem nada a ver com o outro, suas funções são distintas.

    ResponderExcluir
  31. jopamacedo disse...
    30/12/10 19:43

    Entendo.

    Como presto serviços nos carros dos outros, nunca vou jogar óleo em contatos eletrônicos dos mesmos.

    Mas já o próprio dono, esse sim, pode jogar o que quiser.

    ResponderExcluir
  32. O lança-chamas de WD-40 é um clássico: utilizei muito para destruir ninhos de marimbondo que esses bichos formavam em casa.

    Outro dia usei o mesmo lança-chamas para esquentar a tampa de uma bombona de sabão líquido que estava emperrada. 5 segundos de chama e ela abriu.

    Também já utilizei para dar partida no carro: quem nunca ficou sem gasolina no tanquinho que atire a primeira pedra.

    FB

    ResponderExcluir
  33. Felipe Bitu disse...
    31/12/10 10:18

    O "lança chamas" e o "auxiliar de partida" são possíveis graças ao gás misturado ao produto ou até mesmo de alguns produtos derivados do petróleo.

    Sobre o lança chamas, eu morro de medo daquela coisa puxar o fogo para dentro,rs

    Sobre a partida a frio, realmente é uma mão na roda.

    ResponderExcluir
  34. ahhh, cuidado com o procedimento de partida a frio em alguns carros equipados com coletores de admissão plástico, pois em um back fire, ele vai para os ares.

    ResponderExcluir
  35. Até o cheiro do WD-40 e gostoso....

    ASousa32

    ResponderExcluir
  36. Paulo Keller
    Outro produto indispensável aqui em casa é o limpador de uso geral Veja Multiuso, o de frasco azul. Deixa o computador - gabinete da CPU, teclado, monitor inclusive a própria tela, e caixinhas dos alto-falantes - com aspecto de novo. Conheci o produto e sua utilidade há mais de 10 anos, quando trabalhava na GM, em que uma funcionária da limpeza, que era terceirizada, uma simpática pretinha de nome Maria fazia seu serviço depois das 19 horas.

    ResponderExcluir
  37. Lembro de uma noite de muita chuva em que o Palio de minha Irmã chegou em cima de um reboque após ela ter tentado transformá-lo em um submarino. O carro foi deixado na porta da rua e no outro dia chegou o mecânico do meu pai trazendo apenas uma chave de fenda e uma latinha de aerossol. Fui para porta de casa para ver que “milagre” ele ia fazer com isso. Ele retirou, acho que o carburador não lembro se já era IE, e aplicou a latinha no corpo da borboleta, depois ligou o carro e pisou fundo no acelerador.... ainda hoje fico espantado pelo volume e pela quantidade de água barrenta que saiu pelo escapamento, a vazão era maior que a bomba d’agua da irrigação da fazenda, encheu a rua e manchou um longo trecho da via de barro, quase fiquei esperando que saísse uns lambaris, piaus ou outros peixes pelo escapamento tamanho o volume d’agua. Quando parou de sair água ele simplesmente entrou no carro e saiu com ele para a oficina me deixando de boca aberta.

    ResponderExcluir
  38. João Gabriel Porto Bernardes31/12/2010, 16:06

    O WD-40 também é um excelente verificador de entrada de ar falsa em carburadores,basta borrifar um pouco no pé do carburador para constatar...

    O oléo Singer era recomendado para a lubrificação do pistão do carburador SU,acho que no manual do Dodge Polara recomendava o uso...

    Abraços e um Feliz 2011 a todos!!

    ResponderExcluir
  39. Anônimo 31/12 15:42
    O mecânico não tirou antes as velas e deu partida, para expulsar água sem risco de calço hidráulico nos cilindros?

    ResponderExcluir
  40. WD40 é uma das maiores maravilhas da humanidade!!!
    Uso o WD40 para deixar o escape da minha XLX250 mais bonito, fica como se tivesse envernizado. Aplico com o escape quente, desde perto do motor até a metade, tomo cuidado para não pegar fogo, cuidado nunca é pouco.
    Minha namorada adorou o cheiro do vapor produzido pelo WD40 a quente, de acordo com ela, algo doce, próximo à amendoas. Pra mim, apenas um cheiro a mais.

    ResponderExcluir
  41. Será que o WD-40 limpa bicos injetores? hehehe

    Adoro WD-40 para remover adesivos... e também limpa o box do banheiro que é uma beleza.

    ResponderExcluir
  42. Alguns vídeos bacanas sobre o WD40.

    http://www.youtube.com/watch?v=rb-wQ3yCB7E&NR=1

    http://www.youtube.com/watch?v=O1Qp2Tclf9A&NR=1

    http://www.youtube.com/watch?v=JqeB1FDHygs&feature=related

    Vou parar de usar Wurth para usar só o WD40 rs

    Só não entendo como um produto que não é bom condutor, pode ser bom em contatos eletricos.

    ResponderExcluir
  43. ADG, ele retira a sujeira do contato, tira ferrugem e previne contra oxidação...

    Você não usa líquido em contatos por ele ser condutor. Até porque, mesmo que fosse, após o líquido secar, seu efeito cessaria.

    ResponderExcluir
  44. Caio Ferrari disse...
    01/01/11 12:02

    humm, fico imaginando que uma camada de óleo assim, pode acabar gerando um tipo de resistência eletrônica, mas isso só dá para confirmar com o uso de um osciloscópio.
    Uma hora dessas eu faço o teste.

    Digo isso porque os limpa contatos de verdade, não deixa nenhum resíduo praticamente, já o WD, esse deixa uma fina camada de óleo.

    ResponderExcluir
  45. Graças ao bom Deus nesse Blog o Autoentusiasmo em sua essência mais pura domina,

    , a brilhante foto de capa desse tópico que o Paulo Keller capturou para alegria de todos nós, é uma lição sobre a polivalência de produtos, foi como colocar uma foto de leite moça em blog de confeiteiras...

    ResponderExcluir
  46. Rafael Moreira
    A Fig. 3 do post mostra onde devem estar os focos, tanto na vertical quanto na horizontal. É fácil acertar esta última.

    ResponderExcluir
  47. Pra que usar WD40 pra limpar contatos elétricos se todos sabemos que o melhor é usar o álcool isopropílico (ou limpa-contatos), além de mais barato que o WD04 ainda não deixa resíduos, elimita óleos (péssimos condutores). Usar WD40 em contatos de motor pode até (dependendo do carro) dar certo.. mas colocar WD40 em um circuito eletrônico de verdade é pedir para o queimar.

    Do resto, concordo que WD40 é muito, muito bom - desde tarefas de micro óleo (desengripar) até limpeza em geral!

    ResponderExcluir
  48. Boa ADG e Aléssio!!! Cada produto tem a sua funcionalidade. WD, Car 80, limpa-contatos, silicone...

    Colocar WD em bancos de couro? Não no meu carro!
    Nem mesmo o grafite, profissionais utilizam silicone (também vendido em spray) em canaletas, como o Aléssio já citou.

    Voltando ao WD, utilizei muito para lubrificar rolamentos dos meus skates, mas como sou um skateboarder skatentusiasta... hehehe... Atualmente, após os banhos de removedor, utilizo um produto específico, olha só que interessante! (suíço)

    http://www.bonesbearings.com/products/accessories/speed-cream/

    Ahhh... e quanto às embalagens, lembro do óleo Singer em embalagem branca também. Produto este que sempre pegava emprestado da minha avó (ela utilizava para a função que foi desenvolvido, lubrificar sua máquina de costura) para tirar o rangido do pé-de-vela da bicicleta, conhecido nhéq-nhéq...

    Abs e Feliz Ano Novo!!!

    ResponderExcluir
  49. Vou limpar os bancos do carro com WD e depois... sentar neles e sair melecado.
    Prefiro não.
    O óleo Singer tinha sim uma embalagem branca, letras verdes e a tampinha vermelha.
    Tenho uma lata de WD com mais de 15 anos de uso, claro que já perdí o canudinho aplicador...

    ResponderExcluir
  50. Bem lembrado, Galto. Talvez o único defeito do WD-40 é não existir uma forma legal de guardar o canudo.

    Aquela fenda na tampa atrapalha para guardar junto de tralha e aquele adesivo que vem na lateral não dura muito tempo. Tem que descolar uma gominha.

    ResponderExcluir
  51. Agora tem um frasco afrescalhado de WD40 modelo novo que o canudo vc apenas "vira para cima" para usar.. ele fica constantemente ligado. Serve só pra encarecer a embalagem, aqueles canudinhos da embalagem tradicional a gente guarda pq se perde um só ir lá no estoque e pegar outro ahuahau...

    ResponderExcluir
  52. WD-40 é incrivel, ainda não sei como um só produto faz tudo isso.
    Se bobear vão dizer que faz bem tomar isso no café da manhã para dar vida longa aos componentes internos do ser humano. hehehehe

    []`s
    ZAU

    ResponderExcluir
  53. Aléssio Marinho03/01/2011, 22:30

    Fábio,

    nhec-nhec que só uma caloi sabe fazer.

    ResponderExcluir
  54. Acertou em cheio Aléssio, na época uma Caloi Cross Extra com vontade de ser Extra Light, assim como as bicicletas da maioria da molecada.
    Abs

    ResponderExcluir
  55. aqui em capão bonito-sp ñ existe wd40, só um 'genérico': white lub http://autopartspe.com/Imagens/produtos/white%20lub.jpg

    até agora estou satisfeito com ele...
    alguém mais aqui já usou white lub?!?

    ResponderExcluir
  56. Fabio,

    Conheço bem! Tive uma Caloi Cross Freestyle 87 verde abacate.
    Fiz muito nhec-nhec nela qdo pedalava em pé!!!
    hehehehehehhe

    ResponderExcluir
  57. Tempo bom heim! Lembro, na época fizemos uma rampa de terra num terreno perto de casa, mesmo não levando muito jeito, eu me jogava... aí já viu né... voltava pra casa parecendo que voltei da guerra... hehehe
    Sds

    ResponderExcluir
  58. Boa utilidade é remover manchas de piche na lateral do carro perto das rodas. Sai facinho!!!

    ResponderExcluir
  59. Paulo,

    So faltou o rolo de silver-tape para completar o kit-emergencia :-)

    abracos
    RT

    ResponderExcluir
  60. Pra completar o comentário anterior, "se está preso e deveria movimentar-se, WD 40, se movimenta-se e deveria ficar parado, Silver Tape!"

    ResponderExcluir
  61. Um utilidade muito útil... rsrsrsrs, é retirar restos de adesivos, tanto nos vidros, quanto na lataria... Tanto o Óleo Singer, quanto o WD-40 são encontrados no setor de bazar da maioria dos hipermercados (Carrefour, Wallmart, Enxuto), também já ví Grafite em spray, já usei os 3 muito bons... O grafite é da Luxcar, tem uma versão em embalagem menor também...

    ResponderExcluir
  62. tem uma dica furada aí. grafite em pó, com o tempo, se deposita no miolo da fechadura, estragando. é só consultar o chaveiro de confiança.

    pra fechadura, tem que ser desengripante msm.

    ResponderExcluir
  63. ÓTIMO ESTE SEU TEXTO, VALEU!

    SENDO O WD40 DESENGRAXANTE NÃO USEM NA CORRENTE, CATRACA E COROA DA BICICLETA!!!

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  64. Já tomei WD, fiz coco sem esforço e consigo até lamber meus cotovelos!

    ResponderExcluir
  65. Só um porém sobre o WD-40, ele é um ótimo DESENGRAXANTE, e por isso mesmo não tem como ser um bom lubrificante! Cuidado! Se vc quer um óleo lubrificante em algum ponto NÃO USE WD-40!!!! Essa é a parte enganosa da propaganda do WD-40! Só a título de curiosidade, o WD-40 foi produzido como um DISPERSOR DE ÁGUA (Water Displacer, fórmula 40 = WD-40).

    ResponderExcluir
  66. ACABO DE COMPRAR UM VIDRO DE ÓLEO SINGER E REPAREI QUE O LOGOTIPO DA MARCA DESSE VIDRO É UM S BRANCO (IGUAL À FOTO ACIMA), QUANDO SEGUNDO TENHO ENTENDIDO, O LOGOTIPO DA MARCA SINGER É UM ESSE VERMELHO. SERÁ QUE É IGUAL AO ORIGINAL? Se alguém souber a resposta é favor postar. Obgda. Maria

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.