No dia 26 de agosto o Mini completou 50 anos!
Em 1956 a BMC (British Motor Corporation) incumbiu o projetista Alec Issigonis de fazer um carro atendendo aos seguintes requisitos: tamanho reduzido, acomodar quatro passageiros, excelente dirigibilidade e baixo consumo de combustível.
Desse desafio nasceu o brilhante Mini, que se manteve fiel ao seu projeto original até 2000 ,quando sua produção foi encerrada com mais de 5,4 milhões de unidades produzidas. Em 2001 o Mini retornou como MINI, feito pela BMW, detentora da marca.
O Mini original foi o responsável por popularizar a disposição de motor dianteiro transversal com tração dianteira adotada na grande maioria dos carros compactos até hoje devido à sua eficiência na utilização do espaço na dianteira.
Em 1956 a BMC (British Motor Corporation) incumbiu o projetista Alec Issigonis de fazer um carro atendendo aos seguintes requisitos: tamanho reduzido, acomodar quatro passageiros, excelente dirigibilidade e baixo consumo de combustível.
Desse desafio nasceu o brilhante Mini, que se manteve fiel ao seu projeto original até 2000 ,quando sua produção foi encerrada com mais de 5,4 milhões de unidades produzidas. Em 2001 o Mini retornou como MINI, feito pela BMW, detentora da marca.
O Mini original foi o responsável por popularizar a disposição de motor dianteiro transversal com tração dianteira adotada na grande maioria dos carros compactos até hoje devido à sua eficiência na utilização do espaço na dianteira.
Na verdade, o Mini merecia um post mais longo e detalhado. Mas não quis deixar passar a importante data.
No desenho abaixo de 1958, do próprio Alec Issigonis, podemos ver o radiador montado no para-lama direito para ganhar espaço no comprimento total do carro.
No desenho abaixo de 1958, do próprio Alec Issigonis, podemos ver o radiador montado no para-lama direito para ganhar espaço no comprimento total do carro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTdN-XiNplHRy83dzIwubiaoAIpP8BGUH56LIgsk-XtjOPVRxk3sY5Yk5AZUxiraheLuzgRQh6iyg8MlAg27g9m03AtHw5dColmo7l8MdNkuBGNPmtjAM5LMDwDieO5KzJ5kQh4X1Sno2u/s400-rw/Mini+1.jpg)
Já no modelo de produção o motor foi invertido de lado juntamente com o radiador, agora no para-lama esquerdo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjofaqRTjilrs38Yx5Ixw3jJL8CDTEgt_ZVsgaApcWnXqqgSlecX9ABIGShvncgdeo7znLO7NFmHSoeaXBwiREJRLHCYauSSUS8MMRr-qMMhQmUScbdwDqyJWi9_-l4vIQWE0v4uEhxHpZV/s400-rw/Mini_cross_section.jpg)
O Mini e o MINI no Autoentusiastas:
Mini bits and pieces part one (Bill Egan)
Mini bits and pieces part two (Bill Egan)
MINI Cooper S (Bob Sharp, Arnaldo Keller, Juvenal Jorge e Paulo Kelller)
Reencontrando um velho amigo (Gino Brasil)
Mini bits and pieces part two (Bill Egan)
MINI Cooper S (Bob Sharp, Arnaldo Keller, Juvenal Jorge e Paulo Kelller)
Reencontrando um velho amigo (Gino Brasil)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjp45Si7X2jvaB8IeWdmSMxM0lG9F-bxbuVDSawv_T-1XOXOgKygkxY_YyrumY6RZ0hB2ti6H28EXzPUK8b-nnRcEP3BBz4KVd1Fte8qUvUNU9jyKiKyltL18gHCwNmm7QmVDdVcnJbxZah/s400-rw/MINI+50+YEARS+1280.jpg)
Em poucos meses, em 1959, três fatores mudariam para sempre a face da Inglaterra: Mary Quant e sua minissaia, os Beatles e o Mini. Feliz Bodas de Ouro, Mini!
ResponderExcluirSou doido pelos Minis... se pudesse teria um primeiro cooper, uma primeira clubman e o último cooper S. Belos e ágeis brinquedos.
ResponderExcluirAdoro o MINI.
ResponderExcluirO meu seria um Cooper S British Racing Green com teto e faixas brancas.
Uma pena ele tersido desvirtuado como quase todas as releiuras tpo New Beetle e Fiat Cinquecento...
Caramba!!
ResponderExcluirEu nasci nesse dia, 26/08!!!
O primeiro Mini é simplesmente fantástico. Super compacto e com comportamento dinâmico de dar inveja a muito carro moderno. E, ainda por cima, com visual muito agradável.
ResponderExcluirGrechejr,
ResponderExcluirParabéns atrasado!
PK