EIN SCHÖNES STÜCK TECHNIK

A discussão da semana se deu em cima da dúvida entre BMW E30 M3 e Mercedes-Benz 190E 2.3-16, dois ícones alemães da década de 80.

Qual dos dois eu prefiro? Nenhum deles. Ficaria muito contente é com esse Audizinho 80 branco da foto abaixo, 1980 e alguma coisa. Tração integral, 5 cilindros, turbo.

Foto: Motive Magazine


Já adianto a discussão: o Vic Rodriguez vai dizer que o motor pendurado à frente do eixo dianteiro faz do Audi um "esfregador de dianteira", o Marco Antônio vai torcer o nariz dizendo que é um Santana (ou Voyage) metido a besta e o Bob Sharp vai ficar doido, pois gosta de Audi e ambos os carros estão pintados em sua cor favorita.

Entre os dois acima, eu fico com o velhinho, sem dúvida nenhuma. É o caixote mais bonito dos anos 80, mais até do que o Ur-Quattro.

FB

27 comentários :

  1. Sim, ia postar a respeito do motor frente ao eixo, mas ia postar sobre a comparação de dois "driver's car" com um pacato sedã alemao. Bananas com laranja.

    Em tempo, eu prefiro o novo, o comportamento dele foi inspirado na BMW serie 3.

    ResponderExcluir
  2. Bah, sou muito mais o Ur-quattro.
    Nunca ouvi falar no 80 sedan como algo excepcional.

    ResponderExcluir
  3. e o Juvenal vai dizer que o Focus é o melhor de todos.. rs.. e + rs..

    ResponderExcluir
  4. Bituu,

    Não sei se é falta de medicação, mas o Audi que mais gosto é o primeiro V8, aquele que todo mundo achava sem graça na época.

    Tour de force tecnológico, com aqueles maneiríssimos freios com o caliper por dentro...

    boa idéia para um post, pq vc não faz, ò adorador de todas as coisas Ingolstádicas?

    MAO

    ResponderExcluir
  5. Clésio Luiz05/08/09 21:06

    Ford Sierra Ford Sierra RS500 Cosworth.

    Ele provavelmente teria ganho o WTCC de 1988 se este existisse. Pena que ele não ficou pronto mais cedo na temporada de 1987. Se tivesse, teria ganho do BMW M3. Nessa temportada ele ganhou 5 das 11 provas em cima do rival da BMW.

    ResponderExcluir
  6. Coisas tão diferentes que nem tem como comparar.Mas pegaria o M3 em primeiro, depois a merça e por fim os audi. Auis são legais, muito legais, mas muito menos legais que merças encapetadas ou M series bimmers.

    ResponderExcluir
  7. Marlos Dantas05/08/09 21:41

    Todos os carros citados são muito legais. Porém, mesmo sendo mais antigo, mas alemão como os outros citados, o BWM CSL "Batmóvel" é meu preferido. As unidades de competição são ainda mais interessantes...
    Alguém mais gosta do CSL?

    ResponderExcluir
  8. Marlos,

    Impossivel não gostar de carro tão legal. Até eu que sou um ogro verde e antiquado gosto.

    ResponderExcluir
  9. é..como disseram, nunca ouvi nada a respeito do A80 ser um must. Posso estar enganado, mas pra mim era apenas mais um Audi para o pai de família alemão ir e voltar do trabalho.

    E nesse meio tempo, ficar nas faixas da direita das Autobahns se remoendo de inveja enquanto as Merças e Motorporsts sumiam a sua frente.

    ResponderExcluir
  10. Alguém aí falou em CSL? Que carro fantástico. O M3 CSL reviveu ele muito bem.

    AG, já que tu és um entendido de V8, que tal escrever sobre V8s germânicos como o M108 que equipava o 300 6.9? Esse sim é "sheep in wolve's cloth".

    ResponderExcluir
  11. Vic

    Os carros pacatos são os mais subestimados. E neles encontramos as maiores surpresas.

    FB

    ResponderExcluir
  12. MAO

    Não gosto de tudo na casa de Ingolstadt não. Pode excluir Audi A3, Audi TT e outras bisonhices do tipo.

    FB

    ResponderExcluir
  13. Joel e Diego

    Também nunca ouvi falar no Audi 80 como um "must". Por isso coloquei no diminutivo, apesar disso, não tira um pingo da minha admiração pelo carro.

    FB

    ResponderExcluir
  14. Joel,

    A Merc 6.9 é genial.

    E o melhor é que pode-se comprar um carro quase exatamente igual hoje, zero KM.

    É só ir na Toyota e pedir uma Camry V6: mesmo peso, mesmo conforto, mesma potência, mesmo estilo feito para adultos.

    E mais segurança ativa e passiva, outro característica eminentemente mercediana copiada de forma impecável pelos japas.

    MAO

    ResponderExcluir
  15. Bituuu,

    OK, whatever.

    Mas eu quero ver é o que tens a dizer, por meio de um post, sobre a V8.

    Não me obrigue a fazê-lo, este tema é seu!!!

    MAO

    ResponderExcluir
  16. MAO

    Camry nunca vai ser um W116.

    Sobre o Audi V8: um Audi 100 esticado, com dois VW 1.8 16V de Golf GTI unidos pelo virabrequim. Prefiro o Lexus LS 400 da mesma época.

    Passo!!!

    FB

    ResponderExcluir
  17. Bituuuu,

    Magoei!

    Ok, como disse, a medicação suspensa é fogo. Eu curto muito o V8, para mim é um show de tecnologia incompreendido.

    Achei que vc, of all people, com seu gosto refinado tendendo aos VW molhados, iria entender. pelo visto o gardenal tá em dia em SBC.

    E a Camry é um Mercedes 6.9 sem tirar nem por, só não enxerga quem não quer ver, camarada.

    MAO

    ResponderExcluir
  18. MAO

    VW??? Eu gosto é de Nissan Maxima, camarada meu tem um e ficou de passar em SBC pra roubar meus remédios!!!

    FB

    ResponderExcluir
  19. RS2. Audi com pitada de Porsche.

    ResponderExcluir
  20. Mister Fórmula Finesse06/08/09 08:34

    É bem interessante essa versão do Audi 80 (e 100), um civil que militou por um bom tempo nos mundiais de rally conseguindo resultados razoáveis e abrindo portas para carros como o Mitsu Galant, Sierra e mais uma série de outros sedans que viriam a dominar na década de 90. Prático e com ótimos dotes de condução pelo que esperar em relação aos recursos técnicos, mas claramente em um nível abaixo que os outros dois alemães encapetados, também seria a minha terceira opção após o EVO 2 e a Bmw M3...concordo com o MAO, o Camry parece ser um excelente carro, me seduziu a sua retidão de propósitos, quanto a comparar a uma das mercedes mais famososas, acho que começa a complicar as coisas quando se passa a escalar a verdadeira velocidade (tração e amortecimento pelo que me informei).

    ResponderExcluir
  21. Carlos Galto06/08/09 11:10

    Nada na Audi é comparado do ao Ur-Quattro, pra mim. Nem a excepcional RS2 ou os canhões RS6 V10.
    O Antigo Audi V8 era um caminhão super veloz. E em sua versão DTM, um caminhão extremamente super veloz!!!
    Claro que os A4 atuais são melhores que os antigos 80. Mas falta "alma".
    Tipo os Impreza STi atuais e os antigos azulões de rodas douradas.
    E colocar um Camry V6 (provavelmente melhor) ao lado de um Merça 300 6.9... E onde fica o arrepio na base da coluna quando aceleramos???? Infelizmente só dirigí uma apenas uma vez mas NUNCA vou esquecer sua retomada em que parecia que um abismo de vácuo era aberto na sua frente, sugando aquele monstro e me arrancando gargalhadas de prazer!!!!

    ResponderExcluir
  22. Carlos Galto06/08/09 11:16

    A que eu dirigí era uma 450 6.9, não 300... A mesma alma.

    ResponderExcluir
  23. Exato,Carlos, houve uma confusão aí,o motor M100 6.9 litros foi usado na 450SEL 6.9 chassi W116, a 300SEL w109 usou o M100 na versão 6.3 litros ,os dois carros são únicos...qto aos Audi, eu resumo da seguinte maneira: qtos carros desses da década de 80 sobreviveram até hoje?Audi antigo é poço de problema, se não fosse,a turma teria importado a mesma quantidade que veio de MBs ,BMW tb de 92 para baixo tb não era nenhuma bastiã de qualidade e aquele banço dianteiro do 80 para inserir em curva é problema,né,Bob?

    ResponderExcluir
  24. Perdão, é balanço dianteiro.......

    ResponderExcluir
  25. A todos

    Que fique bem claro: em momento algum eu disse que o 80 era melhor do que a BMW, MB ou mesmo o A4 novo.

    Eu disse que ficaria contente com o sedanzinho (no diminutivo, de novo). Apenas isso.

    FB

    ResponderExcluir
  26. MAO

    Não duvido MESMO que o Camry seja tão bom quanto ao W109 + M100.
    Temos uma tendência de sobrevalorizar marcas européias, por isso que os carros japoneses sofrem.

    Mas eu ainda queria o 300. Tem vídeos dele fazendo os 402m em 14s. Quantos carros de 40 anos fazem isso?
    Vá lá, uma arrancadinhapode não querer dizer muito mas ainda assim impressiona.

    ResponderExcluir
  27. É isso mesmo,Joel, MB sempre foi muito avançada para a época que foi produzida, eu tenho tb uma 126 280S " básica" com o M110 duplo comando 156cv, freios a disco nas 4 rodas , componentes da suspensão dianteira em aluminio , 1650kg , carburador quadrijet e faz 10km/l na estrada andando a 110-120km/h com muito conforto .........olha ela na TV, http://www.youtube.com/watch?v=D2jao37875I&feature=related

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.