AROUND THE CORNER - BY CHEVROLET

Antes de mais nada, digo a vocês que não gosto de computadores. Nunca gostei. Olho para ele como uma máquina Remington moderna, nada mais do que isso, boa para redigir meus textos e realizar trabalhos diversos.

O computador está para mim como o automóvel está para o não-entusiasta. Se o não-entusiasta sabe ligar e dirigir um automóvel, tudo o que posso dizer é que sei ligar o computador e usá-lo, nada mais do que isso. Não me interesso nem um pouco por hardware, software, linguagens... Se entupir o giclê do computador levo ele ao mecânico e pronto. Nada disso me atrai, gosto mesmo é de mecânica.

Nunca imaginei na infância que minha máquina de escrever um dia poderia me conectar ao mundo, tendo ao alcance dos meus olhos o conteúdo da maior bibilioteca do mundo: a internet. Foi graças a essa biblioteca infinita que me tive acesso a formas diversas de cultura. Uma cultura que antes era restrita aos livros, discos e fitas de vídeo compartilhados entre amigos.

Ah, os amigos. Foi nessa bibilioteca, numa estante gigante com volumes relacionados a automóveis que conheci boa parte das minhas amizades entusiastas. Pessoas que compartilham o conhecimento que possuem e que também aprendem um bocado com a gente, por mais ignorante que a gente se sinta diante deles.

Foi um desses amigos que me mandou o vídeo abaixo, "Around The Corner", gravado na década de 30 pela General Motors. O amigo foi o Carlos Eduardo Marinho de Almeida, conhecido no meio entusiasta por "Quarteto", pela sua predileção por motores de quatro cilindros (e também múltiplos de 4...).

Eu fico pensando no caminho que este filme percorreu nos últimos 70 anos: começou como um rolo de filme, teve aí algumas poucas cópias (comparado a um filme comercial), cópias que ficaram juntando poeira em um canto qualquer. Há cerca de uns 30 ou 20 anos alguém teve a ideia de converter uma dessas cópias para o formato VHS, que anos depois foi convertida para o formato digital. Até o dia em que alguma boa alma entusiasta teve a felicidade de "encadernar" o vídeo na forma de um arquivo, colocando-o em uma estante chamada "YouTube":



Maravilhoso não? É o tipo de informação que deve ser divulgada, propagada sem limites a quem quer que seja. Entusiastas iniciados ou não, o vídeo encanta qualquer um e é o retrato de uma época gloriosa, quase inocente, em que as Remingtons apenas escreviam.

FB


14 comentários :

  1. O pessoal do AUTOentusiastas parece estar particularmente inspirado nos posts de hoje. Temos aqui mais um post com alto teor de emoção, traduzindo em palavras parte do que é realmente ser entusiasta por automóveis ou mesmo mecânica somente.

    O vídeo é simplesmente perfeito! Explica em detalhes como funciona o diferencial.

    A Internet é mesmo incrível, fantástica quando bem usada. Eu, que gosto muito de ler e aprender coisas novas, me delicio com o contéudo farto à disposição de um simples clique do mouse. Também fiz boas amizades virtuais autoentusiastas pela rede mundial.

    ResponderExcluir
  2. Gilian bertoni12/08/09 00:48

    E aí seu Bitu, graaaande amigo de anos de internet po**a aprendi muito sobre carros e com vc!!!! graaande vídeo, nunca consegui entender direito como funcionava um diferencial, até agora, e consegui graças a um vídeo mais velho que meu avô hehee. poste mais coisas legais como isso, e se for velho melhor, curto muito velharias como esse vídeo. hehehe

    ResponderExcluir
  3. uma aula pratica fantástica este vídeo. Realmente muuuito legal... fiquei muito contente por entender melhor o funcionamento do diferencial.

    Excelente post!

    abs

    ResponderExcluir
  4. B2

    Fala giagantesco! Muito engraçado vindo de voce, que é o "tiradentes dos diferenciais" O homem da planetaria de 3 dentes!!!

    Apareça em Santos quando puder





    Sds
    Fabio (Garage RR)

    ResponderExcluir
  5. Carlos Galto12/08/09 09:27

    Se eu mostrar para o meu filho de 6 anos, ele vai entender...
    Um autoentusiasta de 6 anos?


    -FIILHOOOO!!!!

    Apenas perfeito!!

    ResponderExcluir
  6. Clésio Luiz12/08/09 10:31

    Fantástico. Eu já tinha visto diferenciais de picape com a tampa aberta, mas por mais que girasse as rodas, eu não conseguia entender como aquilo funcionava.

    Grande post, obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Clésio Luiz12/08/09 10:46

    http://www.youtube.com/watch?v=FKaF20iFU9s&feature=related

    Este outro vídeo é uma animação em computação gráfica que complementa perfeitamente o outro vídeo. Vale a pena assistir.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse vídeo, muito didático. Tem também dois vídeos da Peugeot sobre o 405 x4 e inclui o sistema de tração integral e o diferencial torsen:
    http://www.youtube.com/watch?v=XY_P-rt51as&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=Iik6xKUP0nw
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Mister Fórmula Finesse12/08/09 14:57

    Agora eu entendi perfeitamente, obrigado pela aula!!!

    ResponderExcluir
  10. Diferente do escriba do post, gosto de mecânica como hobby puro e computadores para trabalhar.

    Há pouco ainda voltei de Alphaville trazendo uma bateria de uma Suzuki 750F de um amigo que está viajando e pediu para eu verificar como estava. Totalmente zerada por causa do rastreador. (Não zerada. Mas com 7~8V sem carga...)

    Chegando em casa, para deixar a bateria em uma longa carga lenta, abri o porta malas da Belina e retirei ferramentas e a tal bateria, quando um novo condômino também chega.

    No elevador, ele sorridente me questionou se eu gostava de carros e eu respondi afirmando com a mais pura convicção. Ele retrucou com um "Percebe-se!" pelo fato dele me ver algumas inúmeras vezes cutucando a Barca.

    Não tenho ojeriza à chips de silício. Acredito que até um certo ponto ele está para me ajudar. E se eu puder modificar ele, o mesmo poderá desempenhar uma atividade tão boa quanto algum outro dispositivo antigo semelhante. Até certo ponto, que fique bem claro...

    Sobre o vídeo, sensacional, como o vídeo em que o André mostrou uns tempos atrás aqui no blog...

    ResponderExcluir
  11. Paulo Keller12/08/09 19:06

    Tão bacana quanto o vídeo é ver os comentários acima!!!

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  12. Bitu,parabéns, vídeo fantástico e extremaente didático!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Bitu,

    Obrigado pelo comentário lisonjeiro a meu respeito. O vídeo realmente merece ser divulgado sem restrições mundo afora. Um baita vídeo para explicar conceitos básicos a quem deseja aprender mais sobre esse monte de metal moldado e forjado q a gente gosta tanto!!!

    Depois poste o repositório com outros vídeos da GM, e alguns deles aqui, como o "Free Air" (mistura ar-combustível) e "Over the Waves" (suspensão). Tenho a impressão que os leitores/escritores deste blog irão gostar bastante.

    Abraço!

    Carlos "quarteto" Almeida

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.