Fotos: Paulo Keller
Sábado, dia 21, será o dia dos Clássicos (veículos fabricados até 1988) e a largada será às 12h25, sendo que o briefing será às 11h00.
Domingo, dia 22, será o dia dos Modernos. A largada será às 15h45 e o briefing às 14h30.
Preços: Individual: R$ 390,00. Dupla (piloto e navegador): R$ 490,00.
Mais detalhes, visite o site oficial: http://www.torneiointerlagos.com.br
Muitos leitores do AE passaram a participar e é notável ver quanto têm evoluído na tocada.
O Arnaldo Keller pretende estar lá, na etapa dos Modernos.
AE
Curva do Laranja: o autoentusiasta João Schmidt, de Uno Mille, papando um Ferrari, e por fora... |
Atenção, atenção, autoentusiastas que gostam de pista!
Nos próximos dias 21 e 22 de dezembro serão realizadas novas etapas do Torneio Interlagos de Regularidade, organizado pelo nosso amigo e veterano piloto Jan Balder.
Nos próximos dias 21 e 22 de dezembro serão realizadas novas etapas do Torneio Interlagos de Regularidade, organizado pelo nosso amigo e veterano piloto Jan Balder.
Sábado, dia 21, será o dia dos Clássicos (veículos fabricados até 1988) e a largada será às 12h25, sendo que o briefing será às 11h00.
Domingo, dia 22, será o dia dos Modernos. A largada será às 15h45 e o briefing às 14h30.
Preços: Individual: R$ 390,00. Dupla (piloto e navegador): R$ 490,00.
Mais detalhes, visite o site oficial: http://www.torneiointerlagos.com.br
O autoentusiasta Fabio Pinho explorando a fundo o seu Focus |
Importante: levar capacete e ter o carro em ordem, com pneus em bom estado e luzes de sinalização.
Muitos leitores do AE passaram a participar e é notável ver quanto têm evoluído na tocada.
O Arnaldo Keller pretende estar lá, na etapa dos Modernos.
AE
Queria que tivesse um desses aqui em Cascavel/PR....
ResponderExcluirOw Jan, não se anima, não???
Tb sou de Cvel...Seria ótimo, autódromo temos, falta iniciativa de quem o toca.
ExcluirAlexandre.
Cascavelenses do AUTOentusiastas se manifestem, por favor. Vamos usar aquele autódromo!!!
ExcluirOlá, tbem sou cascavelense e se tivesse um eu iria. Tem que ter carro preparado ou meu vectra originalzao da pra brincar? esse mille da foto parece original.
ResponderExcluirMarcelo, eu sou o anônimo de cima e sou de Realeza. Será que num rola uns track day aí em Cvel de vez em qdo?? Não teria quem organizasse um dia de lazer e diversão para nós?? Gente pra participar?? É para sair um autódromo em Toledo. Não sei como q tão os andamentos por lá, mas dois autódromos tão perto, tem q ter com o q serem usados.....
ExcluirMarcelo cascavelense,
ExcluirCarro normal. Não precisa nada, além de estar em ordem, freios em ordem, etc. É justamente pra isso.
Aconselho a fazer o primeiro sem tentar cronometrar certinho nem nada. Vá só para ir pegando a mão.
Ei pessoal, nos do TrackDay in podemos organizar um em Cascavel. Precisamos apenas de participantes para pagar a conta!!!
Excluirhttps://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/992833_439375259494792_1869390395_n.jpg
E de qto seria essa conta???
ExcluirPrecisa experiência? Gostaria de participar com minha mulher como navegadora, mas ela não entende nada de navegação (assim como eu). Dá pra se divertir mesmo assim?
ResponderExcluirDá sim, mas não pode perder o briefing para entender direitinho as regras da brincadeira.
ExcluirAnônimo das 12:04h,
ExcluirNão é necessário experiência prévia em pista. Os requisitos são: CNH válida, veículo com extintor, luzes e pneus em ordem, além de capacete para piloto e navegadora, se for o caso.
Quanto à navegação, é só uma forma de se referir ao passageiro que pode ser levado, pois não há mapas ou planilhas para serem lidas pelo navegador.
Na verdade, ela poderá auxiliá-lo cuidando do cronômetro para você, pois este é o único equipamento permitido para orientá-lo sobre o seu tempo na pista. Assim, você como piloto ficará mais concentrado em tocar o carro e negociar as passagens com os demais carros na pista, enquanto ela verifica se vocês estão abaixo ou acima do tempo escolhido.
Diversão garantida, seja sozinho ou com acompanhante! Palavra de quem participa desde o primeiro em 2009.
Estarei presente!
ResponderExcluirEnquanto isso, aqui no RJ, onde o governador só "anda" pelo ar, nem autódromo temos mais... Lamentável.
ResponderExcluirMUito legal!!! Muita diversão para quem for!! Depois quero ver o post contando tudo hein!! hehehe
ResponderExcluirNão sei como agradecer o Paulo Keller pela foto do Geladeira passando a 348. Essa vai comigo até os últimos dias. Um abraço a todos.
ResponderExcluirPS.: o Schmitt é com 2 t.
Caramba!
ExcluirQuem mexeu no motor do seu Uno? O que tem debaixo desse capô ! ?
É um torneio de regularidade. O Mille estar ultrapassando a Ferrari indica que o dono do Uno escolheu um tempo menor para bater do que o do Ferrari.
ExcluirAmbos estão no menor tempo, creio eu. Só que um acelera na reta e o outro acelera onde interessa... : 0
ExcluirPode carro mexido ? Com turbo, no meu caso.
ResponderExcluirSim, eu fui com um palio 16v turbo.
ExcluirEu fui uma vez, e foi uma das coisas mais legais que já fiz!
ResponderExcluirVale muito a pena!
Mais uma notícia pro Bob pirar:
ResponderExcluirhttp://autossegredos.com.br/2013/12/10/mp-podera-permitir-que-carros-sem-airbag-e-abs-sejam-vendidos-por-mais-dois-anos/
A querida Kombi dele não sairá de linha tão cedo.
Mais uma pérola do Brasil para a coleção. Brasil, o país do jeitinho! Ou Brasil, o país da prorrogação!
ExcluirCaramba, eu até concordo que um produto como Kombi e Uno não deveriam ter suas produções encerradas dessa maneira, mas sim por não atenderem mais ao mercado e tals mas que MM de país que nada de cumpre.... Sempre se dá um jeito pra tudo..... Se dá um jeito, se acha uma brechinha..... Poxa, definiu alguma coisa, que cumpra-se!
Pena mesmo não termos mais autodromo aqui no Rio.
ResponderExcluirUma pequena observação e que não me levem a mal, por favor.
Quando forem, nas proximas postagens, comentar este track day, não digam novamente que "Uno Mille é um excelente carro para trac day".
Tenho amigos estrangeiros que trabalham na industria automobilistica que ao verem isto logo sentenciaram: "veja só Acosta, vc vive dizendo que os Brasileiros mereciam coisa melhor, mas veja, o Uno Mile é considerado por um Blog feito pela nata do Jornalismo como excelente carro para track day.
Você ainda acha que temos que melhorar algo? Eu vou é piorar bastante.
Vai ter gente dizendo que isto não foi escrito assim, mas foi.
Acosta
Escreve aqui quem dirigiu o Mille acima em Interlagos 4 vezes. Não estamos tratando de um track day, mas sim de um Torneio de Regularidade. Dentre os tempos oferecidos (2'21" / 2'39" / 2'51"), completo a volta em 2'39" com tranquilidade. Obviamente o carro não é excelente, mas diverte muito, principalmente no miolo. E é o que interessa. Sugestão: participe da próxima etapa. Com qualquer carro. Não precisa ser excelente. Com certeza vais gostar.
ExcluirÁlvaro, todo carro, estando em prefeita ordem, é excelente para um track-day. Tudo depende de quem o pilota. No caso, o Schimitt, toca muito bem e se diverte pacas com o seu Uno, que tem melhorias nos freios e uma coisinha aqui e outra ali.
ExcluirChame esses seus amigos estrangeiros para tomar um ralo da gente aí, assim a gente acaba logo com essa conversa deles. Vindo de Ferrari 348 pra baixo, o Scmitt dá conta com o Mille.
O Sr. lê o que escreve? Pelo amor de Deus...tenha a santa paciência...Esta muito desinformado.
ExcluirSeus amigos estrangeiros já moraram no Brasil? Se sim, moraram tempo suficiente pra saber o que temos por aqui?
ExcluirÉ muito fácil dizer que o Mille é ruim tendo MB, Bmw, Aston Martin, Lotus e etc relativamente acessíveis.
No Brasil, o Mille é sim um dos melhores carros pra track day, é barato e tem boa dinâmica. Qual base da comparação nós temos? Gol quadrado?
Diga para seus amigos nos presentearem com máquinas alemãs, inglesas e americanas que eu prometo que vamos esquecer o Mille.
Arnaldo, a única alteração está no freio. Troquei os discos sólidos por ventilados. Nada mais. Mas isto não quer dizer que com os originais não haja como participar. Os 2'51" podem ser cumpridos por qualquer carro. Só instalei os freios pra poder andar nos 2'39" sem preocupação alguma. Dá pra abusar do freio durante 1 hora sem sinal algum de fading.
ExcluirPior que vem um bando de Zelig tomar as dores...
ExcluirACosta, vc não viu o Mille passando Ferrari? Parece aquele cara do YouTube: "É pau na Ferrari bródér!!!".
ExcluirParticipei de muito Track Day, com Uno, Gol "caixote", Fusca, Palio e outros carrinhos medonhos.
ExcluirE posso afirmar com segurança que quanto mais simples o veículo, mais empolgante fica.
Aliás, uma das coisas mais divertidas do carro com motor pequeno, é que a baixos 100 km/h, parece que se está no limite absoluto da máquina.
E se esse Sr. Álvaro nem escrever sabe, imagine dirigir...
Oras bolas! Aqui todo mundo sabe que é impossível um Mille dar pau em Ferrari 348 e sabendo disso deve saber que estamos brincando. O que estranhei é ninguém reclamar de quem dirigia o Ferrari por estar tocando mais lento que um Mille.
ExcluirO importante é se divertir e aprender a pilotar, e isso o nosso amigo Schmitt faz e seguirá fazendo, como verdadeiro autoentusiasta que é.
Arnaldo, é como falei no meu post mais abaixo: Nelson Rodrigues é que tava certo.
ExcluirPessoal se prende em pequenezas, impressionante...
Acosta, deixa de mimimi, vá. Aproveita e pega uma carona aí com o Schmitt, jé que cêis moram meio perto um do outro, e põe aquela sua Captiva pra rolar nas curvas.
ExcluirCaptiva? Vai tomar naba nas curvas com certeeeeeza! KKKkkkkkKKKkk Dale Milloso!
ExcluirHá a possibilidade de piloto e navegador em um determinado momento da prova, trocarem posições? Piloto vira navegador, e navegador vai pro volante...
ResponderExcluirNão, não pode trocar de piloto.
ExcluirArnaldo
ExcluirTem certeza? Pelas regras internacionais do rali o navegador é tecnicamente co-piloto e tanto um quanto outro pode guiar.
Pode sim meu caro Arnaldo. Esse ano fui nas 3 primeiras etapas e fiz dessa forma. É só parar no Box 1 e fazer a troca. Claro que para isso o navegador também deve apresentar a habilitação e assinar a ficha de inscrição.
ExcluirPode isso Arnaldo?
ExcluirPode trocar, sim, desde que pare no box. Confirmei há pouco com o Jan Balder. Foi engano meu, me desculpem, por favor.
ExcluirO Ferrari estava passeando...
ResponderExcluirO cara tava andando de boa mesmo, eu tava lá e vi. Não entendi a legenda da foto.
ExcluirTbm achei a legenda infeliz e forçada.
ExcluirE se era a primeira vez dele lá e estava pegando super-leve, respeitando seus limites? Vamos ter coerência.
O cara vai de Ferrari para Interlagos só para passear? Merece ser papado. A legenda está correta.
ExcluirJT é fã do Tiozão, Pau na Porsche.... passeando.
ExcluirE não foi só o Geladeira que passou o 348. Houve também um certo Celta 1-litro que passou o mesmo Ferrari na freada da junção.
ExcluirPassear de Porsche em Interlagos é tão cafona quanto costurar na Rodovia Bandeirantes, aos domingos, para ir tomar um sorvete no Serra Azul. Por isso que esses caras são anônimos...
ExcluirJT, inveja dá úlcera, cuidado.
ExcluirAnonimo, às duas da madrugada falando em inveja? Nessa hora eu estava com a minha mulher.
ExcluirOk... Sugiro às pessoas que querem andar no limite da Rod. Bandeirantes que comecem a empurrar os imbecis que teimam em permanecer na faixa da esquerda em baixa velocidade para a quinta faixa ainda não liberada. Detalhe não tomo sorvete no Serra Azul! rs
ExcluirE realmente se passear com um Porsche em via pública já me parece cafona, imagina em circuito fechado. Há carros que foram feitos para serem pilotados, não "conduzidos"...
Nossa, estava bem afim de ir, mas infelizmente deram um totó de leve na traseira do Voyage e o mesmo vai para o martelinho no sábado.... se conseguirem finalizar até o próximo sábado, vou fazer uma força para ir..... abs
ResponderExcluirGonzales
ExcluirAcho uma otima oportunidade de por seu carro e sua "experiencia" a prova com toda a seguranca de um autodromo e fazer amigos.
Voce vai ver que nao e tao facil como parece. Se acostume com a ideia de pilotos experientes te deixarem para traz com carros bem menos potentes.
Mas acho que assim se aprende a pilotar de forma segura e consistente. É muito diferente de se andar rapido na rua ou estrada.
Abracos e ate la!
Anônimo, estou na pilha também! Demorei pra ter essa experiência!
ExcluirGonzalez... Martelinho? Deixa disso! poooow!
Estarei lá, no domingo, botando o Focus para andar sem dó! Vou ver se consigo melhorar minha finesse no miolo, pois da última vez até que andei bem, mas castiguei um pouco os pneus...
ResponderExcluirPessoal se doeu por causa do foto do Geladeira (adorei esse nome) passando a Ferrari, hein?
ResponderExcluirNelson Rodrigues é que tava certo...
Vc acreditou?
ExcluirNão é questão de acreditar ou não.
ExcluirA Ferrari poderia estar numa velocidade menor que a do Geladeira na hora que a foto foi tirada, vai daí a ultrapassagem... mas o que conta é o registro do momento: o Geladeira passou a Ferrari naquela hora e ponto.
O correto é "o" Ferrari. Ele estava só de boa, escolheu tempo baixo pra fazer o rally como é previsto: regularidade.
ExcluirNão escolheu o tempo mais baixo, você quis dizer! Com uma Ferrari? Afffe!
ExcluirPutz, vou dia 20 pra Bahia em férias. Nunca me acerto com as datas do Rally.
ResponderExcluirVou de Omega, 1100 km de viagem. :-)
Raphael... chega de desculpas! Você tem o maior cag@ç0 de colocar o Omega na pista... Natural, eu também tenho receio de descobrir que não dirijo tão bem quanto imaginava!
ExcluirPena que é só em dezembro... adoraria participar.
ResponderExcluirEm geral o torneio tem de 4 a 5 etapas ao longo do ano. Costumam ocorrer em janeiro, março, junho, agosto e dezembro, dependendo da disponibilidade de Interlagos. Fique de olho no site do Torneio, eles avisam com antecedência as datas das etapas seguintes.
ExcluirNão sabia disso, prezado papa-léguas! Ficarei atento. Abs!
ExcluirEsta é a melhor etapa... "pós F1"
ExcluirTô errado RR?
Arnaldo, Bob e amigos entusiastas. Participei de várias etapas do Rally de Regularidade com minha BM 525i 1993. Um senhor carro, que como diz o Arnaldo, é muito bom de chão. O Arnaldo inclusive tirou uma bela foto do carro, já devidamente pendurada na sala da minha casa!
ResponderExcluirNo entanto, parei de participar do evento após um acidente envolvendo o motorista (sem noção) de um Voyage turbo verde e o meu irmão, que estava com seu Focus Sedan. É claro que acidentes acontecem e quem participa de um evento destes sabe que está correndo risco. Mas o que não pode acontecer é um motorista causar acidentes por desrespeitar as regras do evento (não disputar freada, dar passagem no final da reta, etc). Pior: o motorista causar um acidente e não ser punido pelos organizadores. O acidente foi causado por imprudência do motorista do Voyage, que pensou estar participando de uma corrida e simplesmente não deixava o meu irmão passar. Acabou batendo no carro dele na segunda perna do laranjinha, onde simplesmente fechou a porta e jogou meu irmão na grama (veja no vídeo a partir dos 13 min http://youtu.be/jODsICM8Kfw). Felizmente ninguém se machucou. O que me deixou revoltado é que o Voyage não foi desclassificado, não tomou bandeira preta, nada. Na prática tudo que é falado no briefing sobre conduta esportiva e regras do evento é desrespeitado a partir da primeira curva e os organizadores não estão nem aí! Nem o Jan nem o diretor de prova fizeram/fazem nada a respeito. Somos todos pais de família que vamos lá para nos divertir. A maioria com o carro que usa no dia a dia. Ninguém está lá para disputar freada nem apostar corrida. Por isso acho que os organizadores do evento deveriam punir e até proibir a participação de quem coloca a vida dos outros em risco.
Por isso permitam-me descordar de quem diz que não precisa ter experiência para participar. Tem que ter sim. Ou, pelo menos, noção. Paixão por carro, aquele feeling autoentusiasta, uma ou outra corrida de kart na bagagem. Não dá pra chegar lá achando que vai acelerar que nem louco na reta e fazer a curva na boa. Não vai. No dia do Mille passando a Ferrari mesmo. Eu estava lá. Tinha um cara com um Polo preto completamente sem noção (aparece até no vídeo que o Arnaldo postou na época). Rodou na minha frente e por pouco não bati na porta dele. Ele teria se machucado com certeza.
Enfim, acho este evento sensacional. Mas com o crescimento e aumento de participantes, a segurança ficou em segundo plano. Por saber que o Arnaldo e o Bob são amigos do Jan Balder, que organiza o evento, aproveito o espaço para levantar o debate. Nossa segurança agradece.
Um abraço e parabéns pelo blog,
Rodrigo
Estou conferindo seu vídeo neste exato momento.. imagino o frio na barriga nessa reta dos boxes antes de chegar na pista.
ExcluirArnaldo, estarei presente no dia 22 com o meu moderno velhinho Civic VTi hehe Será ótimo te conhecer pessoalmente. E levarei o meu "Corvette na Noite" para um autógrafo, hein!
ResponderExcluirAbraços,
Júlio César
Rodrigo Visconti, acabei de ver o video e cheguei às seguintes conclusões (minhas, ok?).
ResponderExcluirVale como ponto de atenção pra quem for participar! Tem coisas que a organização não pode fazer por você. Dirija dentro dos seus limites numa curva com carro do lado e veja bem em quem vai confiar!
O seu irmão estava certinho, tocando bem, traçado correto e talz... Digamos que o acidente não foi tudo isso que você comentou, uma encostada, seu irmão escorou a rabeada do APzeiro. Infelizmente é difícil neste tipo de evento identificar quem é quem, mas alguns indícios podem ajudar (ex: um Voyage turbo levantando a traseira na curva, ou seja, "máiquebelapreparacioneheimbelo!") Piloto de reta! Perdeu a traseira no laranjinha obrigando seu irmão a tirar o carro dele pra fora da pista para não tomar um prejuízo maior.
De novo, minha opinião.
Foi um disabor, mas nada tão grave, ainda bem!
Fabio, respeito sua opinião e concordo quando você diz que "tem coisas que a organização não pode fazer por você.. e veja em quem vai confiar". O certo seria ter tirado o pé e deixado o cara ir embora atrapalhar outro. Mas o meu ponto é outro. Acho que a organização tem sim que punir e advertir os participantes que colocam os outros em risco. Não por mim, mas pelo evento. Uma batida mancha a credibilidade do evento (minha opinião). Se você assistir ao vídeo inteiro vai perceber que foram várias voltas tentando ultrapassar o APzeiro. E o cara sempre passava de volta e fechava a porta. Cadê o diretor de prova pra botar ordem? Se tivessem agido, o piloto teria sido desclassificado e a batida não teria acontecido. Do jeito que está (bandeira verde é cada um por si) não se trata mais de um Rally de Regularidade, mas sim de uma corrida. E nada contra corridas, mas aí prefiro correr contra quem sabe o que está fazendo (e aí me refiro ao APzeiro piloto de reta e não aos outros entusiastas que estão sempre no evento). Abraço.
ResponderExcluirTambém acho que o rapaz deve ser punido, você tem razão, afinal ele entrou na disputa sem ter o carro na mão, só falei no sentido de não desencorajar quem está afim de ir com algumas dicas. Abraço
ResponderExcluirE vê se volta com a série 5! Com certeza uma presença de peso! No melhor sentido da expressão.
Há tempo... Todo carro levanta a traseira na frenagem, mas a traseira do Voyage estava levantando demais, tenho em vista a potência e torque do carro. Já tive carro turbo e a suspensão era muito melhor acertada. Bom, tem gente que acha que é só montar o kit e acelerar... Deus me livre desses!
ResponderExcluir