O Fiorino anterior |
Em relação ao anterior, o novo Furgão é todo maior. O comprimento passou de 4.183 para 4.384 mm (mais 201 mm), a largura de 1.622 para 1.643 mm (mais 21 mm) e a altura, de 1.873 mm para 1.900 mm (mais 27 mm). O peso obviamente aumentou, de 1.000 para 1.118 kg, o que motivou passar do motor de 1.242 cm³ para o 1,4 EVO Flex (1.368 cm³) de 88/85 cv álcool/gasolina e os pneus, de 165/70R13S para 175/70R14T de baixo atrito de rolamento, Pirelli Chrono no veículo que andei. Segundo a engenharia da Fiat, a rigidez torcional da carroceria aumentou 27% em relação ao Fiorino anterior e o coeficiente de arrasto aerodinâmico melhorou 6% ao baixar de 0,35 para 0,34, mais do que compensando a área frontal aproximadamente 2,7% maior. Faz parte do tratamento aerodinâmico um defletor sob o pára-choque dianteiro.
Não é muito visível na foto, mas há um um defletor, um "lábio" sob o pára-choque dianteiro |
A capacidade de carga aumentou 30 kg e agora é de 650 kg, mas o volume de carga perdeu 100 litros, é de 3.100 litros agora. A única explicação é o conceito de estilo "round square" (quadrado redondo) ter influenciado na perda de volume. De qualquer maneira, o desenho do novo Fiorino é decididamente simpático, em especial no que o difere do novo Uno: o desenho do baú e das portas de carga.
Desenho indiscutivelmente moderno |
As portas são assimétricas até no contorno dos vidros (opcional) e produzem um efeito visual curioso e ao mesmo tempo interessante. Pensando nos que vão utilizar o veículo como ponto de venda, ambas as portas abrem-se em 90° ou 180°, neste caso por uma pequena trava na dobradiça, de simples desativação.
Portas de carga abrem-se em 90° e 180° |
Um bom aproveitamento de espaço é o que seria um defletor de teto para reduzir o arrasto aerodinâmico ser um espaço para carga adicional, pequenos objetos, com acesso pelo compartimento de carga. O estepe, 100% operacional, fica guardado atrás do banco do passageiro e seu recesso invade minimamente o compartimento de carga.
Estepe atrás do banco do passageiro |
Além do motor, outra alteração importante foi na suspensão traseira, que continua por eixo rígido com molas longitudinais monolâmina parabólica nas extremidades, mas agora tem a mesma geometria de eixo Ômega da picape Strada, que facilita o trafegar por estradas de terra quando se formam facões.
Para manter agilidade ao novo Fiorino, as relações de marcha e do diferencial foram modificadas — 1ª, 3ª e 4ª permaneceram iguais, 5ª foi alongada e o diferencial, encurtado. Veja as diferenças, com as respectivas v/1000 e velocidade em rotação de potência máxima, ligeiramente diferentes nos dois motores:
Antigo Fiorino
|
Novo Fiorino
|
||||||||||
m
|
i
|
iDif
|
it
|
v/1000
|
v/5500
|
m
|
i
|
iDif
|
it
|
v/1000
|
v/5750
|
1ª
|
4,273
|
4,067
|
17,38
|
5,9
|
32,5
|
1ª
|
4,273
|
4,400
|
18,80
|
5,9
|
33,7
|
2ª
|
2,238
|
4,067
|
9,10
|
11,3
|
62,0
|
2ª
|
2,316
|
4,400
|
10,19
|
10,8
|
62,1
|
3ª
|
1,444
|
4,067
|
5,87
|
17,5
|
96,0
|
3ª
|
1,444
|
4,400
|
6,35
|
17,3
|
99,6
|
4ª
|
1,029
|
4,067
|
4,18
|
24,5
|
134,8
|
4ª
|
1,029
|
4,400
|
4,53
|
24,3
|
139,8
|
5ª
|
0,872
|
4,067
|
3,55
|
28,9
|
159,0
|
5ª
|
0,795
|
4,400
|
3,50
|
31,5
|
181,0
|
Como a velocidade máxima do novo furgão é de 158 km/h, em 4ª o motor já estaria muito acima da rotação de potência máxima, a 6.500 rpm (rotação do corte, limpo), portanto é atingida em 5ª a 5.000 rpm, 750 rpm abaixo. Mas para a finalidade de uso do veículo, o detalhe é até certo ponto irrelevante e permite velocidades de estrada com rotação relativamente baixa, como 120 km/h a 3.800 rpm, razoável para um motor de 1.400 cm³ num veículo que pode chegar a 1.768 kg de peso bruto total.
O resultado é bom. Só com motorista, relação peso-potência 12,7 kg/cv, o novo Fiorino acelera de 0 a 100 km/h em 11,9/12,4 s. Com o comando de válvulas continuamente variável do motor EVO a pegada de baixa satisfaz e certamente ajudará estando o veículo com carga máxima..
O interior é "de automóvel", como a Fiat diz, e a visibilidade lateral-traseira é das melhores graças aos grandes espelhos convexos. O veículo que dirigi tinha os opcionais vidros nas portas de carga que são associados a vidro na parede divisória cabine-compartimento de carga, mas não traz espelho retrovisor interno, o que acredito ser estranho para muitos como o é para mim. De qualquer maneira, basta comprar um espelho e mandar colá-lo ao vidro do pára-brisa. Por falar nisso, a Fiat não se esqueceu da faixa degradê, embora seja opcional.
O quadro de instrumentos, que é derivado do novo Uno, existe em duas versões, base e luxo. A base traz velocímetro com dois hodômetros, medidor de combustível e termômetro do líquido de arrefecimento, ambos digitais. O quadro luxo vem adicionalmente com conta-giros e computador de bordo. Nesse caso um porta-objetos à esquerda é suprimido, havendo no lugar interruptores. Há um porta-objetos de teto e nele fica a luz interna. O conta-giros tem a estranheza de o movimento do ponteiro ser contrário ao do velocímetro, devem girar no mesmo sentido.
Os bancos são mesmo "de automóvel", com desenho anatômico e bom apoio lateral, e o do motorista poder ter ajuste de altura, combinado com volante ajustável em altura e apoio para o pé esquerdo.
A direção assistida hidráulica opcional mostra calibração correta com indexação à rotação do motor e facilita bem o uso urbano, no que o diâmetro mínimo de curva de 10,6 metros ajuda quem roda o dia inteiro em meio a um tráfego denso. Como um todo, o novo Fiorino é mesmo muito agradável de dirigir.
São apenas três cores, as sólidas branco Banchisa, preto Vulcano e vermelho Alpine, e a metálica prata Bari, opcional. O preço vai R$ 38.540 a R$ 42.793 com todos os opcionais, inclusive a pintura metálica.
O novo Fiorino tem mesmo tudo para ir longe — de novo.
BS
O resultado é bom. Só com motorista, relação peso-potência 12,7 kg/cv, o novo Fiorino acelera de 0 a 100 km/h em 11,9/12,4 s. Com o comando de válvulas continuamente variável do motor EVO a pegada de baixa satisfaz e certamente ajudará estando o veículo com carga máxima..
Interior de automóvel, ótimos bancos |
O interior é "de automóvel", como a Fiat diz, e a visibilidade lateral-traseira é das melhores graças aos grandes espelhos convexos. O veículo que dirigi tinha os opcionais vidros nas portas de carga que são associados a vidro na parede divisória cabine-compartimento de carga, mas não traz espelho retrovisor interno, o que acredito ser estranho para muitos como o é para mim. De qualquer maneira, basta comprar um espelho e mandar colá-lo ao vidro do pára-brisa. Por falar nisso, a Fiat não se esqueceu da faixa degradê, embora seja opcional.
O quadro de instrumentos, que é derivado do novo Uno, existe em duas versões, base e luxo. A base traz velocímetro com dois hodômetros, medidor de combustível e termômetro do líquido de arrefecimento, ambos digitais. O quadro luxo vem adicionalmente com conta-giros e computador de bordo. Nesse caso um porta-objetos à esquerda é suprimido, havendo no lugar interruptores. Há um porta-objetos de teto e nele fica a luz interna. O conta-giros tem a estranheza de o movimento do ponteiro ser contrário ao do velocímetro, devem girar no mesmo sentido.
Os bancos são mesmo "de automóvel", com desenho anatômico e bom apoio lateral, e o do motorista poder ter ajuste de altura, combinado com volante ajustável em altura e apoio para o pé esquerdo.
A direção assistida hidráulica opcional mostra calibração correta com indexação à rotação do motor e facilita bem o uso urbano, no que o diâmetro mínimo de curva de 10,6 metros ajuda quem roda o dia inteiro em meio a um tráfego denso. Como um todo, o novo Fiorino é mesmo muito agradável de dirigir.
São apenas três cores, as sólidas branco Banchisa, preto Vulcano e vermelho Alpine, e a metálica prata Bari, opcional. O preço vai R$ 38.540 a R$ 42.793 com todos os opcionais, inclusive a pintura metálica.
O novo Fiorino tem mesmo tudo para ir longe — de novo.
BS
FICHA
TÉCNICA NOVO FIORINO
|
|
MOTOR
|
|
Instalação
|
Dianteiro, transversal
|
Material
do bloco/cabeçote
|
Ferro fundido / alumínio
|
Configuração
/ N° de cilindros / n° de mancais
|
Em linha / 4 / 5
|
Diâmetro
x curso (mm)
|
72 x 84
|
Cilindrada
(cm³)
|
1.368
|
Aspiração
|
Atmosférica
|
Taxa de
compressão
|
12,35:1
|
Potência
máxima (cv/rpm)
|
85/5.750 (G) / 88/5.750 (A)
|
Torque
máximo (m·kgf/rpm)
|
12,4/3.500 (G) / 12,5/3.500 (A)
|
N° de
válvulas por cilindro
|
Duas
|
N° de
comando de válvulas /localização/acionamento
|
Um / cabeçote /correia dentada,
variador de fase
|
Formação
de mistura
|
Injeção eletrônica multiponto no
duto
|
Gerenciamento
do motor
|
Magneti Marelli
|
ALIMENTAÇÃO
|
|
Combustível
|
Gasolina E18~E25 e/ou álcool
|
TRANSMISSÃO
|
|
Embreagem
|
Monodisco a seco, comando mecânico
a cabo
|
Câmbio /
rodas motrizes
|
Transeixo manual / dianteiras
|
N° de
marchas
|
5 à frente e 1 à ré
|
Relações
de transmissão
|
1ª. 4,273:1;
2ª. 2,316:1; 3ª. 1,444:1; 4ª.1,029:1; 5ª. 0,795:1; ré 3,909:1
|
Relação
do diferencial
|
4,400:1
|
FREIOS
|
|
De
serviço
|
Hidráulico, duplo circuito em
diagonal, servoassistido (ABS opcional)
|
Dianteiros
|
Disco ventilado de Ø 257 mm
|
Traseiros
|
Tambor de Ø 228 mm
|
SUSPENSÃO
|
|
Dianteira
|
Independente,
McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
|
Traseira
|
Eixo
rígido de perfil Ômega, mola parabólica longitudinal e amortecedor
pressurizado
|
DIREÇÃO
|
|
Tipo
|
Pinhão e cremalheira; opcional
assistência hidráulica
|
Diâmetro
mínimo de curva (m)
|
10,6
|
RODAS
E PNEUS
|
|
Rodas
|
Aço, 5,5Jx14
|
Pneus
|
175/70R14T
|
PESOS
(kg)
|
|
Em ordem
de marcha (kg)
|
1.118
|
Carga
útil (kg)
|
650
|
Peso
rebocável, sem freio (kg)
|
400
|
CONSTRUÇÃO
|
|
Tipo
|
Monobloco
em aço, furgão, 2 portas, 2 lugares, subchassi dianteiro
|
DIMENSÕES
EXTERNAS (mm)
|
|
Comprimento
|
4.384
|
Largura
(sem espelhos)
|
1.643
|
Altura
|
1.900
|
Distância
entre eixos
|
2.717
|
Bitola
dianteira/traseira
|
1.430 / 1.434
|
Distância
mínima do solo (vazio)
|
174
|
CAPACIDADES
(L)
|
|
Compartimento
de carga
|
3.100
|
Tanque de
combustível
|
58
|
DESEMPENHO
|
|
Velocidade
máxima (km/h)
|
157 (G) / 158 (A)
|
Aceleração
0-100 km/h
(s)
|
12,4 (G) / 11,9 (A)
|
CONSUMO
DE COMBUSTÍVEL (km/L)
|
|
Cidade,
Inmetro/Conpet
|
11,0 (G) e 7,5 (A)
|
Estrada,
Inmetro/Conpet
|
12,2 (G) e 8,4 (A)
|
CONSUMO
DE COMBUSTÍVEL (L/100 km)
|
|
Cidade,
Inmetro/Conpet
|
9,1 (G) e 13,3 (A)
|
Estrada,
Inmetro/Conpet
|
8,2 (G) e 11,9 (A)
|
CÁLCULOS
DE CÂMBIO
|
|
v/1000 em
5ª (km/h)
|
31,5
|
Rotação
em 5ª a 120 km/h
|
3.800 rpm
|
Rotação à
velocidade máxima em 5ª
|
5.000 rpm
|
GARANTIA
E MANUTENÇÃO
|
|
Duração
da garantia
|
1 ano
|
Revisões,
intervalo (km)
|
10.000
|
Troca de
óleo do motor (km/tempo)
|
10.000 / 1 ano
|
EQUIPAMENTOS
NOVO FIORINO
|
||
Série
|
Opcional
|
|
CONFORTO
E COMODIDADE
|
||
Alças de segurança
lado passageiro
|
x
|
|
Apoio de
pé esquerdo
|
x
|
|
Ar-condicionado
e faixa degradê no pára-brisa
|
x
|
|
Banco do
motorista com regulagem de altura
|
x
|
|
Bancos
dianteiros reclináveis
|
x
|
|
Bolsa
porta-objetos nas portas
|
x
|
|
Cobertura
da alavanca do freio de estacionamento
|
x
|
|
Comando
interno dos retrovisores externos
|
x
|
|
Console
central com porta-copos
|
x
|
|
Console
porta-objetos no teto
|
x
|
|
Desembaçador
com ar quente
|
x
|
|
Espelho
de vaidade no pára-sol lado do passageiro
|
x
|
|
Ganchos
de amarração da carga
|
x
|
|
Iluminação
do quadro de instrumentos na cor branca
|
x
|
|
Iluminação
no compartimento de carga
|
x
|
|
Iluminação
no porta-luvas
|
x
|
|
Interruptor
para acendimento das portas ao abri-las
|
x
|
|
Luz de
leitura
|
x
|
|
Pára-brisa
térmico
|
x
|
|
Pré-disposição
para rádio ( 2 AF dianteiros, 2 tweeters e antena)
|
x
|
|
Rádio USB
MP3/WMA com RDS
|
x
|
|
Sensor de
estacionamento
|
x
|
|
Tomada 12
V
|
x
|
|
Travas
elétricas
|
x
|
|
Vidro do
motorista de acionamento elétrico 1-toque subida/descida
|
x
|
|
Vidros
esverdeados
|
x
|
|
Volante
de direção espumado
|
x
|
|
ACABAMENTO
|
||
Assoalho acarpetado
|
x
|
|
Bancos
revestidos em tecido
|
x
|
|
Calotas
integrais
|
x
|
|
Frisos
laterais com a inscrição "Fiorino"
|
x
|
|
Pára-choques
na cor do veículo
|
x
|
|
Pára-choques
na cor preta
|
x
|
|
Parede
divisória em chapa
|
x
|
|
Pintura
metálica
|
x
|
|
Recobrimento
do vão de carga com proteção parcial das laterais internas
|
x
|
|
Retrovisores
externos na cor preta
|
x
|
|
CONDUÇÃO
|
||
Acelerador
de controle eletrônico
|
x
|
|
Alerta luminoso
da manutenção programada (luz-espia)
|
x
|
|
Computador
de bordo (distância, consumos médio e instantâneo, autonomia, velocidade
média e tempo de percurso)
|
x
|
|
Conta-giros
|
x
|
|
Direção
com assistência hidráulica
|
x
|
|
Freios
ABS
|
x
|
|
Hodômetros
totalizador e parcial
|
x
|
|
Indicador
digital do nível de combustível
|
x
|
|
Portas
traseira com vidros, inclui vidro na parede divisória
|
x
|
|
Relógio
digital
|
x
|
|
Termômetro
digital da temperatura do líquido de arrefecimento
|
x
|
|
Volante
com regulagem de altura
|
x
|
|
SEGURANÇA
VEICULAR
|
||
Apoios de
cabeça com regulagem de altura
|
x
|
|
Barras
antiinvasivas nas portas
|
x
|
|
Bolsas
infláveis frontais
|
x
|
|
Cintos de
segurança dianteiros 3-pontos
|
x
|
|
Faróis de
neblina
|
x
|
|
Terceira
luz de freio
|
x
|
|
SEGURANÇA
PATRIMONIAL
|
||
Fiat Code
2ª-geração
|
x
|
Obs: os opcionais são fornecidos em pequenos conjuntos, ver no site www.fiat.com.br .
Mais fotos:
Amplo compartimento de carga |
Vai um cachorro-quente aí? |
Como é por fora e... |
...por dentro |
Visão do motorista; ponteiro do conta-giros se movimento ao contrário, ruim |
Defletor para ajudar na aerodinâmica serve para guardar objetos... |
...com acesso pelo baú |
Controle de climatização; o que está ligado na tomada 12 V é o carregador do GPS que a Fiat colocou em todos os carros para os jornalistas de fora acharem o caminho |
"TV Fiorino": retrovisores externos excelentes |
Etiqueta de consumo no pára-brisa |
Motor EVO Flex de 1.368 cm³, dose certa |
Exposição de aplicações para a imprensa |
No trânsito paulistano, casual encontro de gerações |
Como usuário pesado dos comerciais leves da Fiat (Fiorino e Strada), posso dizer que ambos são referência na categoria do ponto de vista empresarial, conciliando menores custos de aquisição, manutenção e consumo de combustível do que os concorrentes.
ResponderExcluirUm aspecto mereceria mais atenção: Ergonomia/conforto - Os bancos da Strada são muito moles e deformam rápido com o uso contínuo, provocando dores lombares nos motoristas que passam muitas horas por dia ao volante. No antigo Fiorino, apesar de ser um carro mais básico e antigo do que a família Palio, da qual a Strada deriva, o problema é menor. Além disso, o volante e a manopla do câmbio da Strada são de formato estranho, com calombos e arestas inconvenientes.
Com este lançamento a Fiat preserva sua carteira de clientes . Não entendi como a Volks ao desativar a produção da Kombi, não lançou produto semelhante, atualizado para, no mínimo, manter seus clientes. Tempo para fazer o planejamento teve, pois há cinco anos ja se sabia da data de entrada das novas normas do Contran.
ResponderExcluirEsta dando de "mão beijada" o mercado fiel tanto de particulares como de orgãos governamentais para outros fabricantes.
A resposta caro Donizeti, mas que infelizmente talvez não seja aqui publicada, é que essa empresa... (Editor: Talvez??? Viu bem os termos com que você referiu à Volkswagen do Brasil? Está pensando que o AUTOentusiastas é a casa da mãe Joana? Aqui qualquer marca e fabricante é respeitada, ponha isso na cabeça.).
ExcluirDe Lá Noya
ExcluirNao entendi nada do seu comentário ...
Voce poderia se explicar melhor?
(rs)
ExcluirMuito bom Editor!!!
Uma vez postei um comentário e vi que o mesmo esta com o mesmo contexto mas com algumas palavras diferentes. Hoje entendi !!!!!
O furgãozinho ficou bem acertado, mas eu gostei mesmo foi da mocinha do cachorro-quente, he, he! Presumo até que ela seja fake, ou seja, apenas uma modelo contratada para as fotos de divulgação dos possíveis usos do veículo.
ResponderExcluirLoira do Hot-Dog e um "pitelzinho"
ExcluirJorjao
Mr. Car
ResponderExcluirTambém gostei da mocinha, certamente uma modelo, e o cachorro-quente era uma delícia!
Ahá, então você viu a bonitinha de perto. Tô "cum" inveja, he, he!
ExcluirAbraço.
Mr. Car
ExcluirSua inveja é plenamente justificável. De perto é mais bonita qua na foto! E me serviu um cachorro-quente delicioso. O cenário da exposição temática foi o pátio principal do Clube Monte Líbano, perto aqui de casa, em Moema.
Em 2013 o Fiorino completou 35 anos de produção no Brasil, e hoje é o seu produto mais antigo em linha. Merecia uma comemoração, que infelizmente não veio.
ResponderExcluirEnfim, neste tipo de veículo que importa é a versatilidade, resistência e o baixo custo de operação e manutenção, o que torna o Fiorino imbatível frente a concorrência.
Bob Shap, na verdade são quatro cores. Há o Branco também, além do Vermelho, preto e Prata.
ResponderExcluirAbraços, Rui Mendes
Rui
ExcluirSim, outro leitor já havia me alertado, é a branco Banchisa. Texto já foi corrigido e obrigado também.
Segundo fontes do alto escalão da VW, "a conta não fecha" para fabricarem um novo veículo com o perfil da Kombi e a T4 ou T5 custaria o dobro.... engraçado que para a concorrência, sempre a conta fecha...... lastimável......
ResponderExcluirMesmo xaveco para não trazer os Golfs 5 e 6 ao Brasil... estranho que o Jetta 5 cilindros veio, não é mesmo?
ExcluirVocê sabia que eles NÃO VENDEM o Scirocco nos EUA? É "para não concorrer com o Golf GTi". Como se isso fosse possível.
Então, é uma empresa cheia de mistérios.
Mas pelo menos é umas das montadoras que passou longe da crise, então não visão deles devem estar certos...
ExcluirEm vez de retirarem o retrovisor interno, bem que poderiam ter instalado uma câmera de ré e uma tela no lugar do espelho. Seria um grande diferencial. Ao menos, poderiam oferecer como opcional.
ResponderExcluirUber
ExcluirConcordo, câmera e tela é bem melhor que espelho, pois com carga alta o espelho é inútil. Hoje esses itens são incrivelmente baratos. E olhar a retaguarda na tela tem a grande vantagem de não ser necessário regular o espelho. Já notou que ao pegar o carro de manhã o espelho está baixo e à noite está alto? É variação da coluna vertebral, de dia encolhe e de noite estica, pela manhã está com a dimensão normal.
Noto muito antes e depois de ir à academia! Risos.
ExcluirNotei, mas nunca imaginei que fosse essa a causa!
ExcluirTem certeza, Bob, de que não haverá mais Fiorino branco?
ResponderExcluirAquela ambulância não parece que foi toda adesivada.
As cores não seriam 4? Tem a super hiper tradicional branca.
ResponderExcluirDouglas,
ExcluirTem razão, tem também a cor branco Banchisa, sólida, de série. Já foi corrigido, obrigado.
A Fiat deveria retirar a atual geração da Strada (derivada do Palio de 1996) de linha, e lançar uma nova geração, baseada nesta da Fiorino/Novo Uno.
ResponderExcluirBob, estou certo de haver algum engano na lista de cores. Não acredito que o branco não faça parte do rol. Porém isso não tira o brilho de sua avaliação, sempre profunda e com um enfoque totalmente diferente ao que outros blogs e as revistas especializadas fazem.
ResponderExcluirQuanto ao Fiorino, estou achando bom demais para ser verdade, ainda que sejam acessórios e/ou opcionais: faróis de neblina, sensor de estacionamento, computador de bordo e sistema de som original. Para ficar perfeita, só faltou um conjunto de lanternas traseiras próprias e não as "roubadas" do Dobló com uma máscara ao redor.
Além de fidelizar a clientela, a Fiat percebeu, muito antes de outras marcas, que o conceito de utilitário urbano está mudando radicalmente - deixou de ser aquele veículo rústico, básico e mal-acabado, para oferecer o mais próximo que o automóvel do qual deriva oferece.
CSS
ExcluirMe enganei mesmo, há o branco Banchisa também. O erro foi por no quadro de cores no 'Monte o seu' no site da Fiat eu não ter notado o branco à esquerda do preto Vulcano (veja lá), me pareceu o branco do fundo de tela. Como a Lei de Murphy não perdoa, não passei o mouse no quadro todo, quando teria visto que era cor e não fundo de tela. / Sua opinião sobre a estratégia da Fiat está correta. Dois leitores já haviam apontado a falta da quarta cor e já foi corrigido no texto (viva a internet!).
A lista de opcionais é muito interessante, porém o que efetivamente vai se ver nas ruas será o modelo "feijão com arroz", branco e com para-choques pretos, sem conta-giros, sem calotas e sem as demais frescuras, como geralmente cabe a um veículo de serviço para o qual a ordem é o baixo custo de aquisição. O antigo Fiorino oferecia alguns desses opcionais - certa feita tentei adquirir um com direção hidráulica, ar condicionado, vidros elétricos e brake light. Praticamente impossível, além do preço proibitivo, a espera média era de 5 meses pois os concessionários alegavam ser um veículo que não fazia parte do "normal" efetivamente montado na linha de produção. Acabei desistindo e ficando com a básica mesmo.
ResponderExcluirEmpresas em processo de renovação da frota assinando cheques em 3, 2, 1...
ResponderExcluirCom o lançamento da Fiorino, o Doblò carga sairá de linha???
ResponderExcluirOlhei o site da fiat e reparei que o Doblò carga ainda está sendo vendido como 2013/2013...
Lembro que o Bob usou essa chamada para a substituição do Vectra pelo Astra. Mas agora parece mais acertado, naquela época trocaram o rei pelo bobo da corte!
ResponderExcluirOliveirajc
ExcluirQue memória, parabéns! Foi no Best Cars, em 2005, que usei esse título.
E o Marlboro lá, fiel companheiro! Gostei do carro, mais ainda do porta treco no teto. Com relação ao estepe, não fica muito desconfortável ou difícil tirá-lo do lugar?
ResponderExcluirAdlei Brex
ExcluirAcho que não é mais difícil que tirar outros estepes. Fora que furos de pneu são cada vez mais raros.
Ou o step ficava alí, atrás de um possível carona, ou ficava por baixo do veículo assim como no Ford Ka ou no Palio Weekend.
ExcluirComo a bandidagem ataca qualquer coisa que dá dando sopa, achei que foi a melhor solução.
Achei estranho, o vidro traseiro ser menor na porta direita, justamente onde se olharia o ponto da calçada ou do meio fio.
ResponderExcluirP500<<
Me lembra o nissan cube. Teria um fácil. Mas aqui provavelmente não daria certo por causa da preocupação da tiração de sarro do vizinho.
ExcluirProvavelmente a maioria nem vai sair com vidros traseiros, então fica por isso mesmo.
ExcluirSerá que vai ser forte para uso em estradas de terra como era a Fiorino derivada do velho Uno? Se for, vai se tornar a preferência dos veterinários rapidinho...
ResponderExcluirNão será fácil a missão de substituir o anterior , o Fiorino fire parecia um foguete.
ResponderExcluirHa poucos dias atras achava que a fiorino fosse um trator, mas ela tem um problema cronico de corrosao do assoalho. Devido as festas ainda não consegui fazer um orçamento do conserto, que nem sei se e possivel, e se for ficara carissimo,isso anula as vantagens de gastos com manutençao que eu achava que estava tendo. Espero que essa nova fiorino não tenha esse problema. Faltou eu dizer tambem que a minha fiorino perdeu o numero do chassi devido a essa corrosao.
ResponderExcluirAcho que a indicaçao de consumo esta errada.
ResponderExcluirMarcelo junji
ExcluirEstava, de fato, o consumo de estrada com gasolina. É 12,2 km/l com gasolina conforme a etiqueta no pára-brisa, não 12,1.
Nao tinha reparado que agora os carros vem com etiqueta de consumo. Na verdade achei que a informaçao de consumo estivesse errada, pois olhei no sistema l/100km, achando que era em km/l.
ExcluirExcelente projeto da Fiat. Uma lição para a VW!
ResponderExcluirAs dimensões gerais aumentaram aproximadamente 20 cm em cada eixo (x,y,z). O que eu não entendi é como é possível o espaço para cargas ser reduzido (em relação ao modelo anterior) se as dimensões gerais aumentaram, em um veículo destinado exatamente a esse propósito?
ResponderExcluirSenti falta do sentado atrás de mim... hehehehehe
Excelente post Bob, só aqui no AE vemos avaliações deste tipo, parabéns!
______
42
O baú mais inclinado, a realocação do estepe, tudo isso acaba tendo uma influência na redução da capacidade volumétrica.
ExcluirCaro Bob: Ficou realmente melhor,mas você está devendo o teste do Uno 1.4 ( civil). Será que em 2014
ResponderExcluirele sai.
mayc
ExcluirSai sim.
É muito estranho dirigir sem esse espelho interno. Sem o externo, fica praticamente impossível de tão estressante.
ResponderExcluirO instinto manda o olho procurar e ele não está lá. Muito estranho mesmo.
Tallwang
A melhor parte foi a foto no final do post. Que loirinha hein!
ResponderExcluirSem dúvida!
ExcluirExcelente post, Bob. Só senti falta da informação sobre as medidas internas do baú (AxLxP, mais a diagonal). Está disponível?
ResponderExcluirNão foi informado, pena.
ExcluirUpgrade necessário. Resta mudar a Weekend e tirar de linha os Sienas EL. A loirinha é show.
ResponderExcluirPorque de um lado a caixa de roda traseira é arredondada e do lado do motorista tem formato diferente? Na foto que mostra o compartimento de carga vemos isso perfeitamente.
ResponderExcluirAcredito que é por causa do bocal do tanque de combustível, como você pode ver que é do lado do motorista em foto mais acima.
ExcluirFabio LIndenberg
ExcluirCorreto.
Devo confessar que, embora não tenha gostado inicialmente do Uno quando vi um na concessionária pela 1ª vez em 2010, e tendo demorado a me acostumar com o design dele na rua, gostei desse Fiorino novo logo de cara. Apesar da limitação das duas portas, até acho que uma versão semelhante ao antigo Settegiorni disponível na geração baseada no 147, e do Fiorino Panorama feito principalmente para exportação na geração anterior, poderia ter algum sucesso. A propósito: bem que a Fiat poderia voltar a oferecer como opcionais no Fiorino a abertura porta-escadas e aquela janela roll-up na lateral direita.
ResponderExcluir