Foi um ano como outros, teve coisas boas, teve coisas ruins. A melhor, em termos mundiais, acreditamos ter sido a escolha do novo Papa, Francisco, não apenas pelo lado da Igreja Católica, mas, principalmente, pelo que ele trouxe de renovação e compreensão acerca dos problemas do mundo, com uma clareza de raciocínio admirável. Em assuntos nacionais, a atuação do Ministro Joaquim Barbosa, no comando do Supremo Tribunal Federal desde 22 de novembro — no órgão desde 25 de junho de 2003 — cujos resultados são amplamente conhecidos e comemorados por quem não perdeu a esperança de ver um Brasil decente.
Na esfera municipal, a posse — pelo voto, o que é lamentável e mostra como a democracia é suicida — de Fernando Haddad como prefeito de São Paulo, dono de uma administração abaixo da crítica em vários aspectos, como no anúncio da elevação dos preços das passagens de ônibus, em junho, ter mostrado desprezo pelos que o elegeram ao aparecer nas telas dos televisores dizendo que era isso mesmo e ponto final. Depois veio a demonização do automóvel particular — "as pessoas vão pensar duas vezes antes de tirar o carro da garagem", disse — para mais para o final do ano propor aumento abusivo e imoral do IPTU — mantido sem efeito pelo STF de Joaquim Barbosa — e que havia até sido aprovado pela Câmara Municipal, num ato irresponsável do bando que vive às nossas custas, os vereadores.
No automóvel, vimos a chegada do primeiro motor de 3 cilindros (Fox BlueMotion), em junho, e em setembro, a chegada do primeiro motor de injeção direta, o Focus, embora fabricado na Argentina. No parque industrial, anúncio e construção de novas fábricas: Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), BMW em Araquari (SC), Audi em São José dos Pinhais (PR). Prossegue a construção da fábrica da Fiat em Goiana (PE), da Nissan em Resende (RJ) e da JAC, em Camaçari (BA).
O ano marcou também o fim da linha — por decreto, algo totalmente insano e sobretudo triste — de dois veículos icônicos do nosso mercado, o Fiat Uno e a Volkswagen Kombi, sem substitutos, a não ser o derivado do Uno, o Fiorino, cujo novo modelo foi lançado recentemente.
Tristeza também com o passamento de pessoas ligadas de uma forma ou de outra ao autoentusiasmo. No começo do ano em 15/2, Júlio Ott, pioneiro da Escola Mecânica Ford; em 29/4, Wolfgang Sauer, tanto anos à frente da Volkswagen do Brasil; em 15/6, José Froilán Gonzalez, piloto F-1, argentino, e Roberto Scaringella, nome fortemente ligado a assuntos de trânsito no Brasil; também em junho, Werner Lang, o engenheiro pai do Trabant; em 2/8, Mihaly Hidasi, húngaro de coração brasileiro atuante na Confederação Brasileira de Automobilismo e por vários anos diretor do GP do Brasil de F-1; em 30/7, Uwe Bahnsen, estlista da Ford criador das linhas Kinectic (Cinética); em 30/11, Paul Walker, o astro principal de série de filmes "Velozes e furiosos".
Na área da imprensa automobilística, nos deixaram os jornalistas Eduardo Hiroshi (6/5, prematuramente, uma decisão sem explicação até hoje), Marcus Zamponi (15/7) e Wilson Libório de Medeiros (15/8), os três do relacionamento pessoal do editor-chefe do AE.
O AUTOentusiastas deseja aos leitores e leitoras e às suas famílias e amigos um 2014 repleto de realizações, felicidade e saúde.
Com o nosso abraço,
André Dantas, Arnaldo Keller, Bob Sharp, Carlos Maurício Farjoun, Felipe
Madeira, Josias Silveira, Juvenal Jorge, Marco Antônio Oliveira, Milton Belli, Paulo
Keller, Portuga Tavares, Roberto Agresti, Roberto Nasser e
Wagner Gonzalez
Grande 2014 para vocês da equipe "Autoentusiastas", e a todos que participam deste blog, também. Se bem que em termos de Brasil, já perdi as esperanças de que "dias melhores virão", como diz o título daquele filme, mas enfim...
ResponderExcluirFortes abraços.
Um bom ano à todos Autoentusiastas e colegas leitores!
ResponderExcluirAcrescente-se entre os anúncios de novas fábricas, o da Honda em Itirapina.
ResponderExcluirTem também a fábrica da Chery em Jacareí. Feliz 2014 a todos!
ExcluirFeliz Ano Novo para os colunistas a seguidores do AUTOentusiastas. O melhor da imprensa automotiva.
ResponderExcluirO tempo passa muito rápido, lendo diariamente as matérias. Viajamos para o passado, para o futuro e aprendemos mais e mais sobre técnica e pessoas.
Um grande abraço a todos
Um 2014 com muita saúde e paz.
ResponderExcluirPrincipalmente, que o governo nos deixe em paz,Que pelo menos não faça nada, já que não faz nada direito!
Só a obvia correção: O VW 3-cilindros não é o primeiro dessa configuração no Brasil. Nesse século, é o primeiro feito por aqui, mas o Kia Picanto já era vendido com um motor assim (bem) antes dele.
... e quatro tempos!
ExcluirBraulio
ExcluirEstamos tratando de novidades...
Bob, 3=6 ?!
ExcluirRisos
Perneta
Excluir3 = 1,5 (3 cilindros 4-tempos = 1,5 cilindro 2-tempos (rsrsrsrs)
Feliz Ano Novo!
ResponderExcluirUm feliz 2014 para a equipe de AE e seus familiares, assim como seus leitores!
ResponderExcluirSou novo por aqui, conheci o blog através dos vídeos do ADG e preciso elogiar o alto nível da informação publicada. Leio muito sobre carro na internet, mas aqui, sem dúvida, é onde encontro os melhores textos, principalmente sobre mecânica. Um feliz 2014 a todos os colaboradores e leitores deste blog.
ResponderExcluirNo Brasil em 2013 primeiro 3 cilindros no Fox e primeiro injeção direta no Focus ???
ResponderExcluirPode isso Arnaldo ?
Esqueceram-se do célebre motor de três cilindros do DKW?
ResponderExcluirEstamos falando da primazia de motores 4-tempos de 3 cilindros. Você não está achando que desconhecemos o DKW-Vemag, está?
ExcluirO hb20 usa motor 3 cilindros. Ok é importado o motor. Um grande 2014 a toda equipe dos autoentusiastas e aos leitores também, pela saudável discussão de alto nível e interação com todos,
Excluirum grande abraço.
Forte Abraços a toda Equipe do Autoentusiastas e aos seus Leitores....
ResponderExcluirE um 2014 de Muitas, e Muitas Realizações... Saúde á Todos!!!!
Obrigado pelas matérias de 2013 !!!!!
Marco Antonio
Parabenizo a equipe do AE pelos artigos, os quais não é possível ler a todos. Meus votos de ótimo 2014, solicitando que aumentem os artigos sobre mecânica e carros ingleses (Jaguar, Bentley, Rover e Rolls).
ResponderExcluirÓtima virada para todos, tanto para a equipe do AE como para os comentaristas!
ResponderExcluirFeliz ano novo para toda equipe do Autoentusiastas e todos os leitores que acompanham o blog!
ResponderExcluirFeliz Ano Novo para todos e obrigado pelos excelentes artigos, e por manter a bola rolando.
ResponderExcluirOlá, se eu estiver errado me corrijam por favor mas o focus não foi o primeiro com injeção direta, o motor thp por exemplo tem injeção direta, inclusive sendo também fabricado na argentina
ResponderExcluirFocus, primeiro injeção-direta flex.
ExcluirFeliz ano novo a todos os colunistas e aos que comentam no blog! e... desculpem o atraso rsrsrssss....
ResponderExcluirMeu abraço atrasado a todos os editores e 'pitaqueiros' do pedaço. Feliz 2014!
ResponderExcluirMeio atrasado, mas... FELIZ 2014 PRA TODO MUNDO!
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