A foto abaixo mostra um dos cofres de motor mais bonitos de todos os tempos. Trata-se do novo motor 5.0-litros do Mustang 2011. Isso mesmo, a Ford já apresentou, no final de 2009, o Mustang 2011, com início de vendas previsto para março/abril de 2010. Agora em janeiro deve estar bom de comprar um Mustang 2010 com fabricação em 2009 com algum desconto!
Mas eu achei esse cofre muito bacana porque a Ford não escondeu todo o motor com uma capa plástica. É muito legal ver os componentes do motor e todos os outros componentes alojados no cofre. A capa plástica apenas dá um acabamento, mas não cobre as tampas de válvulas e os lindos dutos de admissão que se intercalam a cada cilindro no meio do "V".
Em alguns comparativos entre o novo Camaro e o Mustang (e o Challenger) o Mustang acabou levando vantagem sobre o Camaro mesmo tendo uma performance inferior. Isso porque na avaliação geral o Camaro tem um habitáculo claustrofóbico para manter seu teto baixo. Isso se chama forma sobre função, algo que eu não gosto muito mas aceito em alguns casos.
Suspeito que o Mustang 2011 com seus novos motores passe a aumentar a folga em relação ao Camaro.
O modelo 2010 do Mustang tem motores V-6 4,0-litros com 213 cv (já tive um desses) e V-8 4,6-litros com 320 cv, os mesmo do Mustang 2009, antes da mudança estética. Já o Camaro tem um V-6 3,6-litros com 308 cv e um V-8 6,2-litros com 432 cv.
Agora, no modelo 2011 o Mustang diminui a diferença com novos motores: um V-6 3,7-litros com duplo comando e 309 cv e um V-8 5,0-litros (ou 302 polegadas cúbicas) também com duplo comando e com 418 cv.
Eu adoro o Camaro, mas o Mustang me seduz cada vez mais, tanto que o meu dream car é o Shelby GT500 2010. Em 2009 o Mustang vendeu mais que o Camaro nos Estados Unidos. Foram 66.623 unidades do Mustang contra 61.648 do Camaro. Mas o Camaro foi lançado em abril com o primeiro mês cheio de vendas em maio. Em 2010 com as melhorias no Mustang, os dois modelos num ano cheio de vendas e a crise em recuperação, a briga será boa.
O Challenger ficou muito atrás com 25.852 unidades vendidas em 2009. É uma pena que a Chrysler esteja numa situação tão ruim.
PK
Em alguns comparativos entre o novo Camaro e o Mustang (e o Challenger) o Mustang acabou levando vantagem sobre o Camaro mesmo tendo uma performance inferior. Isso porque na avaliação geral o Camaro tem um habitáculo claustrofóbico para manter seu teto baixo. Isso se chama forma sobre função, algo que eu não gosto muito mas aceito em alguns casos.
Suspeito que o Mustang 2011 com seus novos motores passe a aumentar a folga em relação ao Camaro.
O modelo 2010 do Mustang tem motores V-6 4,0-litros com 213 cv (já tive um desses) e V-8 4,6-litros com 320 cv, os mesmo do Mustang 2009, antes da mudança estética. Já o Camaro tem um V-6 3,6-litros com 308 cv e um V-8 6,2-litros com 432 cv.
Agora, no modelo 2011 o Mustang diminui a diferença com novos motores: um V-6 3,7-litros com duplo comando e 309 cv e um V-8 5,0-litros (ou 302 polegadas cúbicas) também com duplo comando e com 418 cv.
Eu adoro o Camaro, mas o Mustang me seduz cada vez mais, tanto que o meu dream car é o Shelby GT500 2010. Em 2009 o Mustang vendeu mais que o Camaro nos Estados Unidos. Foram 66.623 unidades do Mustang contra 61.648 do Camaro. Mas o Camaro foi lançado em abril com o primeiro mês cheio de vendas em maio. Em 2010 com as melhorias no Mustang, os dois modelos num ano cheio de vendas e a crise em recuperação, a briga será boa.
O Challenger ficou muito atrás com 25.852 unidades vendidas em 2009. É uma pena que a Chrysler esteja numa situação tão ruim.
PK
A manutenção do tecto baixo do Camaro não tem a ver com o facto de proporcionar um menor centro de gravidade? Se assim for não será a função a ditar a forma?
ResponderExcluirCumprimentos
Luís
O pior é que qualquer um dos três é barato na configuração v-8 inicial: mais ou menos 30000 dolares, lá nos EUA. Por aqui, caso sejam importados por pessoa física, saem em torno de 140-150 rex.
ResponderExcluirAbraço
Lucas
Esse Mustang não me desce, não sei porque.
ResponderExcluirMas esse motor tá muito bonito.
PK, finalmente a Ford criou vergonha na cara e fez o cofre do Mustang algo apresentável, pois dos últimos anos era uma piada, com o chicote enrolado com fita isolante mal cortada e tudo massarocado onde coube melhor.
ResponderExcluirabs,
Lucas, por 150 ainda eh uma pechincha pelo que oferecen não? Rsrsrs
ResponderExcluirJoel não desce porque voce não tem um gauderio...:)
Acho essa nova safra de pony cars fantastica, teria um de cada.
Fantástico...
ResponderExcluirE pensar que Mustang é carro de secretária, enfermeira e cozinheira nos EUA... Aqui fica pesado demai$ para 99% dos entusiastas.
Pena também é a Ford ter parado com o Ford GT, um esportivo pra competir em pé de igualdade com o Corvette e demais europeus.
Aliás, fica ai a dica prum post do AE. Criação, ascensão e queda do Ford GT.
Adalberto
ResponderExcluirTu me conhececes e sabe que sou MUITO mais um Camaro. Orange, of course.
Luis Carvallho,
ResponderExcluirSeu ponto é interessante. Mas não acredito que o Camaro tenha esse desenho para baixar o CG. Acho que é assim porque fica muito bonito (porém pouco funcional).
O Camaro Concept, que era mais baixo ainda, foi muito bem aceito. Seria difícil mudar muito o design e continuar agradando.
PK
MB,
ResponderExcluirFaltou eu mencionar isso no post. Você tem razão!
PK
Luiz Fernando,
ResponderExcluirBoa idéia sobre o GT40!
PK
Adalberto 150 pechincha? Onde? Rsrs.. Sou apaixonado pelo Challenger, mais pelo seu jeitão.. Agora que eu compraria um Nissan GTR ao inves destes 3 eu compraria! Nipotecnologia.. velocidade sem comparação, ou seja, mto mais diversão!
ResponderExcluirPK,
ResponderExcluirNão estou me referindo ao GT40, e sim ao GT moderno mesmo.
Quais os motivos que levaram a Ford a para de produzí-lo, visto que foi muito bem aceito pelo mercado, tanto Americano quanto Europeu por conta da Ford UK.
Mas uma matéria em duas partes seria legal tb. Mostrando o GT40 e depois o GT, sem esquecer o incrível conceito GT90.
Luiz, o Ford GT foi um "natimorto". A Ford o fez para homenagear o mítico GT40 e para demonstrar sua capacidade em fabricar um exótico, quase um show-car de produção limitada, ele tinha um núnero máximo de produção antes de nascer. Achei isso ótimo pois já nasceu lenda.
ResponderExcluirO GT90 era sensacional!! E foi um concept que andava, e muito!!
Entre os 3 pony atuais, todos soberbos, minha escolha seria o Challenger, orange or green.
Vi um único Challenger dos novos, laranja, que apesar de ser muito bonito me deu a impressão de usar materiais bem vagabundos, especialmente nos parachoques, talvez isso explique as vendas tão ruins em relação a Camaro e Mustang.
ResponderExcluirAlguém aqui já examinou o Challenger de pertinho? O que achou no aspecto "build quality" ?
Carlos falando em Brasil, por 150 mil não compra muita coisa a altura ne? :)
ResponderExcluirRealmente, por esse lado com 150mil não se compra muita coisa boa. Mas 150mil é muito dinheiro!
ResponderExcluirAcho abusivo o preço cobrado!
"A velha história dos impostos!"
Carlos Galto,
ResponderExcluirPois é exatamente isso que eu queria saber... Quem, como, onde e porque...
Ouvi muito dizer que o GT apresentou vários problemas de qualidade no início, que foram sendo sanados.
Mas que na pista não tinha pra ninguém. Andava muito e sem ajuda de nenhum playstation por trás...
A exemplo da visibilidade que a Nissan está conseguindo com o GT-R, a Ford poderia fazer o mesmo criando uma linha GT de alta performance, acima do Mustang.
Quanto aos Muscle cars ai, não adianta, é Mustang. Camaro vendeu bem pq era novidade, chuto que pra 2010, com esse novo Mustang então, não vai dar nem pro cheiro.
É difícil um fabricante generalista, com acionistas cobrando lucros, fabricar um supercarro. O próprio Viper usa uma motorização antiga já das pratileiras da Chrysler, tem concepção bem mais simples que o GT, como o Vette, e está saindo de linha.
ResponderExcluirDos grandes fabricantes, só mesmo a GM e agora a Nissan fabricam o Vette e o GT-R, os mais próximos de um supercarro atualmente. A Lexus/Toyota faz o LF-A mas também já tem limite final de produção.
PK,
ResponderExcluirSei lá, mas eu ainda prefiro (esteticamente) o modelo anterior ao face-lift. Meu preferido é o Shelby GT 500 KR.
Mas esse cofre do 2010 é mesmo muito bonito e organizado...
Paulo,
ResponderExcluirMotor bonito e motor a mostra mesmo.
Ja falamos do Stang '11 nos bastidores. O motor five-oh e algo bem legal.
Interior do Mustang bem melhor que o Camaro, de fato.
Porem o Camaro e muito mais maquina com suspensao independente e um cambio espetacular.
Em technologia o motor do Stang ganha, mas em performance e muscle o do Camaro leva.
Nao gosto das lanternas traseiras da revisao que fizeram no Stang. Mas a frente ficou otima.
Grande abraco.
PK, eu apertaria o cinto e compraria o 2011 por conta dos novos e apetitosos motores... Acho que o desconto necessário a me convencer a levar o motor antigo para casa teria que ser obscenamente grande...
ResponderExcluirAbs, Ricardo Montero
Mr. Corvette,
ResponderExcluirHá de se ponderar que, apesar de o mustang usar eixo rígido, em testes de revistas (se não me engano a road and track) o handling do mustang foi considerado superior ao do camaro (provavelmente por conta do menor peso). Com a nova motorização e os demais acertos anunciados, creio que o mustang superará o camaro (até quando?). Viva a concorrência!
Concordo !
ResponderExcluirbonito demais.
PK,
ResponderExcluirGrande sacada essa de oferecer o motor com 5 litros, um numero bem guardado na memória dos entusiastas do modelo.
Viram o novo Aveo RS?
ResponderExcluirSurpresa! O motor sumiu...
http://www2.uol.com.br/bestcars/un13/318-chevrolet-aveo-rs.htm
Italo,
ResponderExcluirQue coisa estranha! Totalmente anti-entusiasmo. Imagine quando todos os carros forem elétricos!
Abraço.