Como eu vi a lista aqui no blog de 10 carros novos que se pode comprar (baratos) aí no Brasil, pensei que há tantos carros bacanas pelo mesmo preço aqui na Suécia, que resolvi procurar nos anúncios o que se pode encontrar, usado.
A maioria dos carros que eu encontrei eram muito caros, como novos. Mas quando os anos passam ficam baratos mesmo. Claro que tem motivos por isso, manutenção e o preço de peças.Um escape original para um Porsche 928 é carissimo, e se o motor de Ferrari dentro de um Lancia quebra, é nada baratinho.
Na lista abaixo escolhi uma variedade de carros que eu acho bacana mas mesmo assim baratos, e carros que parecem prontos para usar, sem defeito sério.Tem carros mais baratos ainda nos classificados aqui, mas são carros que têm defeitos também. Então, como sou autoentusiasta, a minha lista sobre carros bacanas que posso comprar é essa:
1. Maserati Biturbo, 1992, 89 000 km, 245 cv.
O Biturbo é meio anônimo por fora mas um 92 é bem mais bonito de que um 85. Se não me engano o V-6 Biturbo ficou com melhor qualidade em 1989. E o interior de qualquer Maserati é uma maravilha. Um carro que eu sempre gostaria de ter.
25 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…
2. Lotus Elise, 2000, 120 000 km, RHD (right hand drive) com direção do lado direito
“Nunca usado na pista”. Na Suécia? (Esse carro é importado de Inglaterra). Eu sempre gostei de Lotus, quase qualquer modelo deles, normalmente muito leves e ágeis. Muitos “smiles per hour”.
E agora tem um Elise, quase novo, por 30 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…
3. BMW 850i, 1991, 185 000 km, 300 cv, V12. Escape aberto.
Alguma vez alguém falou que: “a Gentleman only drives a car with 12 cylinders.” Algum dia acho que eu preciso comprar um.
19 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…
4. Lancia Thema 8.32, 1989, 95 000 km.
Mesmo motor do Ferrari 328. Quase. O Lancia tem alguns cv menos mas como eles cantam!!! Melhor de que um Ferrari 328, bem melhor. Eu dirigi um Thema 8.32 em 1988, ai que maravilha! Levantei 4 ou 5 horas da manhã só para ter estradas vazias. Mais de 7.000 rpm. Primeira marcha, segunda, terceira, quarta, quinta. 230 km/h. Fique no Céu aquela manhã.
15 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…
5. Saab 96. 1966,. 170 000 km, 2-tempos.
Sempre quis ter um Saab antigo 2-tempos. Meu pai teve um 64 com nariz curto. Eu dirigi ele nas ruas de terra e é uma diversão muito boa. Mas meu pai vendeu. Triste.
O carro na foto abaixo se vende por 4 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…
6. Audi Quattro, 1983, 169 000 km.
O modelo que ganhou muitos ralis e foi o começo para Audi se levantar da lama e ser uma marca premium. O carro me faz lembrar as vitórias que ele teve aqui na neve. E com um escape aberto os 5 cilindros fazem um barulho muito diferente mas ainda legal. Com pregos nos pneus e 20 centimetros de gelo no lago…
29 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…
7. Jaguar XJR, 1998, 193 000 km, V-8, 365 cv, 2 donos.
Estilo elegante com bastante madeira de carvalho. “Space, grace and pace”. Não se precisa dizer mais.
24 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…
8. Ford T, 1924.
Sempre pensei em ter um carro muito antigo. Sei que não é muito bom para andar, mas só os 10 km até a cidade mais próxima de casa algumas vezes em todos os verões seria legal. Não precisa ser um Ford, mas quando se fala de preço baixo, é isso o que se encontra.
20 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…
9. Porsche 928 S4, 1991, 172 000 km.
Tem gente que fala que um 928 é barato porque está com "defeito de água" (water damaged). Brincadeira de gente com 911 resfriado com ar… Um 928 é um GT que eu sempre achei interessante. Acho que pelas viagens na Alemanha.
30 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…
10. Rolls-Royce Silver Shadow, 1970, 113 000 km.
Com muitas peças novas. Nova pintura em 1990. Novo escape. Novos freios. Novas peças hidráulicas. Novos pneus. Nova bomba d água. Nunca dirigi um Rolls e não sei se é legal ou não, mas é um Rolls. Espero que seja vendido com tanque cheio.
39 mil reais. Se tivesse mais lugar em casa…
HJ
Dá vontade de chorar de ver o preço desses carros e pensar no que se pode comprar com essas quantias aqui no Brasil...
ResponderExcluirSem querer ser herege, mas o Fiat Prêmio lembra muito esse Lancia quando visto de traseira. Será que alguns traços do “Uno sedã” foram inspirados neste Lancia?
Ficaria com o BMW, o Audi e o Rolls. “Se tivesse mais dinheiro em casa...”
MOD
Hans,
ResponderExcluirVocê foi "maldoso" em fazer essa lista... Rolls-Royce por R$39 mil? Porsche 928 S4 por R$30 mil? BMW 850 por míseros R$19 mil?!!!
Por aqui, mesmo com todas as dificuldades de manutenção, esses carros não saem por esse preço nem brincando.
Excelente lista. Se eu pudesse, compraria todos!!! Mas o problema é a falta de espaço, só isso... hahahaha!!!
Hans,
ResponderExcluirVocê precisa de uma nova casa, isso sim.
Essa foi abaixo da cintura para os brasileiros.
MAO
E pensar que paguei 18 mil em um celta...
ResponderExcluirEu, quando vejo listas assim, me dá vontade de chorar ! Audi Quattro por 29k ? Porsche 928 por 30k ????
ResponderExcluirEssa é uma lista da qual gostei muito!
ResponderExcluirHans, como é o custo de seguro na Suécia? É obrigatório como na California?
E o custo de mão de obra da manutenção? Me parece que isso explica porque os preços são tão baixos.
Essa BMW 850 é uma Ci. Uma 850 CSi é bem mais cara (e tem 400HP). É um dos carros que eu gostaria de ter.
Muito respeitável essa lista, parabéns pelo bom gosto.
Seguro é obrigatorio na Suecia. Mas um seguro basico, que não protege o valor do carro se você mesmo sai da estrada com ele, não é muito caro, uns 100 BRL por mes. Seguro para entusiasta com varias restricões em kilometragem e estacionamento, é mais barato, assim se paga uns 35 BRL por mes.
ResponderExcluirManutencão é outra coisa, pode ser 200 BRL por hora na uma oficina boa. Só que Suecia é um pais de fazer você mesmo, muitas entusiastas faz o manutencão em casa. Mas, com a maioria dos carros na lista, fazer trabalho em casa pode ser complicado demais e só preco de pecas faz gente medo de ter carros assim. Então fica mais carros para se vender de que se compra, e os precos cai
No calculo tem que ter bastante dinheiro sobrando para isso. Ou comprar 2 carros para usar um como donator. Ou, jogar o carro no scrap yard se algo serio contece.
Não teve um filme brasileiro aonde uma familia sem dinhero gana um BMW vermelho? Pode ser assim.
Porque eu não compro uma casa maior? Casas são caras aqui...
HJ
HJ
ResponderExcluirJá tinha lido em vários lugares que esses carros ficam baratos de comprar por causa da manutenção e/ou seguro caros.
Mesmo assim é uma lista respeitável.
De cara eu queria o 850i e o 928, mas esses precisam mesmo de um doador de peças.
Linda lista HJ, realmente as diferenças abissais entre Brasil e Suécia em educação, qualidade de vida, honestidade da classe política (a mais LATENTE!!) e várias outros aspectos também se repetem no tocante a opções de - excelentes- carros usados.
ResponderExcluirAdorei a Maserati, Lancia (sou oriundi né?) e finalmente o Quattro...
Espero que capriche na nova garagem e boa sorte!
Por aqui em Africa, é bem mais caro... e esta acabando o espaço em casa...
ResponderExcluirAudi A4 1997 6.500 reais
Volvo S40 40.000km 9.000 reais
Alfa Spider 1997 31.000km este foi muito caro, 14000 reais...
Todos os valores transformas com o dolar a 1,70..
Mais ainda vou buscar um SLK, déve sair por uns 20.000 reais...
E um 928...10.000 mais ou menos
E um TT...sonho...
Mas prá que???
Por que, quando no Brasil eu poderia abrir uma garagem e escolher com qual modelo destes iria trabalhar...NUNCAAAAA.
Pra ter uma idéia do preço, um Alfa Spider 1998 anunciado no Brasil, estão pedindo 53.000 mil reais...
Alexandre Rabelo Goulart
Fusca 65 & Fórmula VW 1300 76 & SP 2 75
Bianco S 79 & Farus Cabriolet 86 & Squalo 80
Miura MTS 82 & GT Malzoni 79 & Adamo 77 & Lorena 69
AUDI A4 1997 & Volvo S40 1998 & Alfa Romeo Spider 1997
Hans,
ResponderExcluirVocê fez conversão direta de valores ou os comparou com o poder aquisitivo.
Pergunto isso porque aqui na Alemanha se você comparar o salário de um mesmo profissional com um no Brasil, e depois a relação entre salário x valor dos carros, a diferença seria ainda mais gritante.
Gosto MUITO de todos eles, mas...se fosse pra escolher apenas 3...separa o Lancia, o Audi e o Rolls pra mim...se for até 5, inclua o Maserati e a BMW na lista...xD
ResponderExcluirRodrigo Ciossani
ResponderExcluirFalou TUDO!!
Além da diferença absoluta de preços ser grande, a diferença relativa é ainda maior, pois mesmo o salário mínimo dos países civilizados é na casa de 1k (seja euros, dólares, libras, etc) e aqui mal chegou a 500 reais. Sempre quando falo com amigos sobre preços de carros, outros produtos e serviços no 1º mundo, falo: "sem contar que o salário lá é muito maior, ou seja, mais fácil ainda de se pagar pelos bens". Eu, com muito custo, consigo ter e manter um Fiesta 98. Se eu tivesse um emprego sem nenhuma qualificação em um país decente, ganharia pouco menos em euros ou dólares do que ganho em reais, e sem tanta chance de perder meus bens em furtos e assaltos, ou até a vida.
Mas temos que sustentar os mensalões, mensalinhos, bolsa esmola e bolsa bandido (sim, existe MESMO).
Gustavo
Acho que qualquer lista de desejos boa, começa por ser pagável... Senão, vai continuar no mundo imaginário para sempre... Portanto, este é o tipo de lista que eu gosto.
ResponderExcluirGostei das suas escolhas, também. Mas algumas delas esbarram no custo de manutençao... Maserati, Lancia e Porsche 928 tem manutenção caríssima, sendo os dois primeiros, também problemáticos.
A BMW 850, então, nem se fala... Proibitiva!
Teve uma lista destas num forum americano, cujo título era 300cv por menos de 10.000,00 dólares. Muitos dos donos dos carros opinaram, e o consenso final era de que custavam menos de 10.000 para comprar, mas custavam mais 10.000 fácil em manutençao, com alguns custando muito mais...
Da 850, a principal queixa era a eletrônica, que em caso de problema, simplesmente impedia o carro de ligar, e cuja solução só se encontrava nos hardware e software das concessionárias, a preços exorbitantes.
Gostei da brincadeira...
ResponderExcluirAqui no Brasil, por 20.000,00 o que dá pra fazer?
1)Alfa 155 - 2.0 16V (15.000)... Porque todo mundo precisa de estilo.
2)CITROËN XANTIA 3.0 I V6 (15.000)... Porque todo mundo precisa fazer curvas como gente grande.
3)DODGE DAKOTA 5.2 R/T V8 (17.000)... Porque todo o mundo merece um V8...
4)CHEVROLET CALIBRA 2.0 I 16V (20.000)... Porque todo mundo merece ser lindo!
5)CHEVROLET OMEGA 3.0 CD 12V (17.000)... Porque todo mundo merece conforto.
6)VOLKSWAGEN PASSAT 2.8 VARIANT V6
(19.000)... Porque todo mundo merece uma família.
7)PEUGEOT 306 2.0 XSI (19.000)... Porque todo mundo merece ter um.
8)AUDI A4 2.8 V6 30V (19.000)... Porque todo mundo merece confiabilidade.
9)MITSUBISHI GALANT 2.5 SEDAN VR-6 (17.000)... Porque todo mundo merece um japonês com cara de europeu.
10) FORD FOCUS 2.0 GLX SEDAN 16V - 2001 (20.000)... Porque todo mundo merece um carro bom com menos de 10 anos!
Não necessariamente nesta ordem, mas quase isto... E, mesmo assim, o que me falta é dinheiro, ou me sobram prioridades. Vai saber!
Como o Guilherme bem lembrou, o Brasil também está cheio de carros bacanas que podemos comprar. Um em que sempre penso é o Alfa-Romeo 164, mas sempre desisto rapidinho quando imagino o quanto me custaria se um infeliz de um motoboy me arrancasse um espelho retrovisor, ou se tivesse que trocar os quatro amortecedores, ou ainda se ficasse no meio da estrada por causa de uma pecinha boba, mas que não se encontra em lugar nenhum.
ResponderExcluirHans,
ResponderExcluirConcordo com o MAO, seu post foi um direto, abaixo da linha da cintura na turma daqui.
Ficaria com dois de cada um desses...
Sensacionais! Rolls? inimaginável. Lancia, só pelo motor Ferrari...
[ ]s,
CZ
Linda lista Hans!
ResponderExcluira propósito, como sei que o pessoal do blog aqui gosta das Mercedes E-190 2.3-16, achei uma foto linda que gostaria de compartilhar. Segue o link.
Abraços
http://img709.imageshack.us/img709/2074/2cr2f5h.jpg
A bem da verdade é que listas de usados sempre serão polêmicas, o melhor parâmetro ainda é a lista de carros novos de outros países, usado dá muita margem em relção ao estado do carro, peças...et
ResponderExcluirEu ficaria bem feliz com o BMW V12 ou com o Audi Quattro.
ResponderExcluirMas teria também o Saab para os dias de rodízio....rs !! (eita sina de Paulistano).
Muito legal essa lista.
Abs,
Roberto.
Alguem sabe quanto custa uma passagem só de ida para a Suécia?
ResponderExcluirA manutenção do Alfa 164 não é tão cara assim.
ResponderExcluirOla amigo
ResponderExcluirgosto do Porsche....acho interessante...apesar que o Jaguar tambem nao faz feio nao!
abraço Fernando Gennaro
www.degennaromotors.blogspot.com
Eu sou da mesma filosofia do Bob, não teria por melhor que fosse um carro usado, sou exigente demais, daria mais frustração do que prazer, afetaria até a imagem que tinha do carro.
ResponderExcluirEu iria de BMW 850i facinho...
ResponderExcluire o Rolls eu alugava no meu casamento pra minha noiva entrar em grande estilo.
O Audi Quattro compraria em qualquer lugar do mundo menos no BR. Seria facilmente confundido com um Passat GTS Pointer
Guilherme,
ResponderExcluirSe sua lista não fosse de 10 adicionaria um Citroën AX GTi (todo mundo precisa de pocket rocket).
Marconi,
Quer barato maior que GTS Pointer?
Abraço.
ALFA 164 seria uma boa pedida também! Além de lindo tem um V6 para alegrar a clientela.
ResponderExcluirE como pude me esquecer dos pocket rockets? Um Citroën AX GTi... Ótimo! Eu, talvez ficasse com o KA 1.6 XR... O desenho não agrada a todos (eu gosto, do de 2003 até 2008), mas não tem uma pessoa sequer que diga que o carro não é dos mais divertidos de dirigir!
Todos, todos e TODOS!!!
ResponderExcluirMais o 164 e o Pointer, claro!!
O problema único é e$pa$$o...
Hans
ResponderExcluirMi casa es su casa, anytime! Se preocupe com os carros, deixa que eu cuido do espaço!
Afinal, pra quê cozinha quando se tem um Maserati? Qualquer cômodo vira garagem numa hora dessas!
Guilherme,
ResponderExcluirEu ia citar o Ka XR, mas optei por algo mais, digamos, “exótico” em nosso meio.
Eu estou querendo pegar um XR, mas está sendo difícil achar um em bom estado e baixa quilometragem a bom preço aqui no Rio. Por aqui tem um ano 2006 anunciado que segue estes parâmetros, mas custa na casa de 25 mil reais!
Também prefiro o modelo antigo, apesar de, após ter dirigido brevemente um novo, tive a impressão de que ele é interessante, porém, mais civilizado. Tenho um Ka 1 litro 2002 (já com as lanternas verticais) que, mesmo não sendo o esportivo, já se comporta muito bem para sua proposta.
De fato o Ka não é o que se pode chamar de “bonito”, mas pelo menos foge do lugar comum. Sua presença é tão repugnante a alguns motoristas que chega a ser engraçado quando eles vêem um Ka pelo retrovisor...
Abraço.
Marcelo Augusto,
ResponderExcluircarro zero é ótimo, mas a que preço?
Qual o carro do Bob? Jornalista, neste país, deve andar de Palio ou Celta.
Ninguém merece isso...
Marlos,
ResponderExcluirEm casa temos um KA 2007 1.0 também... É muito gostoso de dirigir!
Do modelo mais novo tive a mesma impressão.
É isso... Vamos continuar nossas buscas!
O importante é se divertir!
Grande abraço.