Após listar 3 vezes 10 carros que considero de uma beleza notável, surgem mais 10 para começar o ano de 2010. Não há como me limitar em 10. Invejo quem consegue essa proeza.
Confesso que estas listas me preocupam, pois se um dia puder tê-los, minha garagem terá que ser muito grande.
31- Ford Escort RS Cosworth.
Com todos os adendos de rali, o Escort se tornou um pequeno carro invocadíssimo, difícil de se tirar os olhos, principalmente para mim, que o vi pela primeira vez multiplicado por três, dois vermelhos e um azul, lado a lado, dentro da Ford Taboão. Não foram vendidos oficialmente como previa o estudo da filial brasileira. Uma pena.
32- Mercedes-Benz SLS.
O novo asa-de-gaivota, mais belo que o original. Modernidade sem design retrô forçado. Um novo clássico.
33- Volkswagen Touareg.
Quem me conhece sabe que é difícil eu apreciar o estilo de um VW. Mas o Touareg me convenceu, após alguns meses de sua apresentação. Um desenho tão simples que se torna forte e deve permanecer belo por muito tempo, mesmo depois que for mudado simplesmente por mudar, pois não há necessidade. Uma bela obra da marca do povo.
34- Citroën C5 Tourer.
O modelo anterior já era um carro da categoria dos legais, mas o modelo atual tem um desenho ainda melhor, podendo ser considerado esplêndido. Preciso de uma aqui em casa urgente. Doações para o e-mail no topo da nossa página. Obrigado.
35- Ford GT40.
Um massacrador de Ferraris nem precisava ser algo belo, mas é um dos melhores de todos os tempos.
36- Lola T70.
Não sei se é ou não melhor de se ver do que o GT40, para mim, empate técnico.
Fechado, claro.
37- Lamborghini Miura.
Junto com o Jaguar E-Type, também já foi eleito como o melhor design de todos. É um carro superlativo, um choque visual completo. Me lembro de um branco que havia em São Paulo, nunca mais ouvi falar dele. Acredito que tenha sido exportado, e o ex-dono deve viver até hoje com o lucro da venda.
38- Pontiac Bonneville 1960 coupe.
Pouco conhecido, esquecido por quase todo mundo que não tem um desses, é o melhor exemplo do carro full-size americano, com o volume do porta-malas mais longo que o cofre do motor. Exatamente como deve ser esse tipo de carro. Um cometa de quatro rodas, lindíssimo.
39- Buick Century 1958.
GM no auge, desenho eterno. Lei incontestável do universo automotivo.
40- Plymouth GTX 1970.
Todos os GTX são muito bons, mas o 70 é minha preferência. Tudo certo e amedrontador. Um carro de verdade.
JJ
JJ, ja viu o video "getaway in stock holm 2"?!! Tem um escort cosworth de 450hp contra um Supra..
ResponderExcluirApesar de ilegal... é um otimo video!
Obs: Aumente o som p/ ouvir a turbina dessa 'carreta'
Thiago,
ResponderExcluirjá vi sim, é espetacular.
JJ
ResponderExcluirAqui voce "recuperou" 3 dos meus 10mais - ou 20 mais, por que eu listei os 10 de rua e os 10 de pista, nos ultimos comentários - O Ford GT 40 (se bem que este da foto é um MkII, de linhas mais pesadas, eu prefiro a versão de 65 ou a de 68/69); Lola T70MkIII (se bem que eu prefir a Spyder MkII da Can Am), e Lambo Miura (OK, o da foto é um "SV", a versão mais bonita e mais veloz).
Antonio
O Plymouth GTX 1970 é um dos top 10 da minha wish list. Na verdade, seria um dos primeiros carros que eu compraria se ganhasse a Mega acumulada, talvez, logo depois de comprar o carro "ordinário" de uso cotidiano. Neste tom de amarelo está perfeito!
ResponderExcluirGustavo
JJ
ResponderExcluirPra ver como gosto é coisa subjetiva mesmo. Eu acho o Touareg decepcionante ao vivo.
Em contrapartida, T70, GT40 e Miura dispensam apresentações.
JJ,
ResponderExcluirComo você, também sou fã do Touareg, apesar de raramente apreciar os designs VW. Classudo sem ser pretensioso, é verdadeiramente atemporal: é hoje tão belo quanto na época do lançamento.
Um veículo completo, imensamente competente, mas que não precisa alardear isso aos quatro ventos.
É o Range Rover de quem não precisa de tradição - ou ostentação.
Abraços,
Fernando Silva
Lamborghini e Ford GT 40 são fantásticos.
ResponderExcluirEu incluiria o Dodge Challenger nessa lista também.
abs
Um detalhe interessante q que não comentei antes é sobre o SLS ser parecido o suficiente com o 300 SLR Uhlenhaut Coupé e mesmo assim ter sua própria personalidade.
ResponderExcluirJJ,
ResponderExcluirMuito legal você gostar desse Escort, também sou fã dele. A Ford pecou em não vendê-lo aqui.
Conheço uma rapaziada que iria apreciar o seu bom gosto em relação ao Escort. Se quiser acesse www.escorteiros.com.br/forum e dê um alô, eles vão ficar super lisonjeados.
Abraço.
MOD
Como decidiram não vender o RS Cosworth? Ah que pecado, como falaram acima.
ResponderExcluirE este C5 ficou realmente mto bonito. Mas não gostava do anterior.
A Ford chegou a cogitar instalar o conjunto 2.0 16V dos VW/Audi no Escort, já nos finalmente da "Autolatrina"...
ResponderExcluirMuito provavelmente não veio a vida dado o preço, problemas com distribuição de peças, etc.
Imagine então um "Cosworth"! A começar da plataforma (Nada menos que uma plataforma para rally, do RS200), bloco do motor próprio (digo: não existiu no .br), cabeçote próprio, tração própria, cambio próprio, suspensões próprias, etc, etc, etc... Só mesmo alguns painéis metálicos, lanternas e vidros do primogênito nacional.
Imagina o quanto este carro seria taxado de mico se viesse para cá! Brasileiro tende ser burro e achar que se "é o mesmo carro", pq não usar as mesmas peças?!?
Outro carro magnífico que poderíamos ter tido aqui, foi o Opel/Lotus Carlton. Acredito que também seria tido como mico também, pela mesma linha de raciocínio...
Enquanto isso davamos sobrevida aos EA827 e GM 250ci com injeção eletrônica...
:'(
Bellote,
ResponderExcluirtem tantos carros a mais que colocaria nessa lista....
Só para você saber, depois que postei e fui dormir, me lembrei do Aston Martin DB4.
Mudando um pouco o foco para o dos posts anteriores, o principal carro da minha "wish-list", em termos de Brasil, seria um Lotus Elise SC (versão de 220 HP). Não em termos de beleza, mas de desempenho.
ResponderExcluirAcho curioso que ninguém lembrou dela. Deve ser um brinquedinho adoravel para se guiar por aqui.
Como a Hertz agora tem algumas unidades desta versão pra alugar na Italia, ela está em primeiro lugar na lista dos carros que eu ainda quero (e tenho alguma chance...) guiar. E pretendo fazer o máximo pra conseguir.
Antonio
Juvenal, excelente seleção! Apenas um adendo quanto ao destino dos Escort RS Cosworth; Pelo menos 1 vermelho e o azul estão no Brasil ainda! Se falamos dos mesmos carros (e eu tenho 99,99% de certeza que sim, podemos conferir as placas) eles estão com 2 irmãos (prefiro não revelar os nomes no blog) e tive o prazer de conhecer e até dar uma voltinha no vermelho (que não é mais vermelho, e sim cinza!). Mais uma vez parabéns pela seleção!
ResponderExcluirRodrigo e Juneval,
ResponderExcluirTambem ouvi essa história que 2 irmãos possuem ainda o Cossie no Brasil, inclusivo tem alguns videos no Youtube desses carrs com cameras on-board.
oi,sou fanatico pelos cossies,e depois de muuuitas buscas,tenho 99% de certeza que os cossies que foram importados pela ford sao os cinza,e o azul,o vermelho era carro pra teste,e o azul pace car...mais eu queria saber o destino dele..e tinha uns videos dos cosworth no youtube...mais tiraram,sera que alguem tem eles salvos no PC?
ResponderExcluirvlw
Ô Juvenal, o que é que esse Buick 58 está fazendo nessa sua lista? Se era pra pegar um exemplar da marca daquele período, que fosse um 56 ou quando muito um 57 - e não essa baleia desengonçada que é o 58. Por sinal, 1958 foi o pior ano dos fifties para TODA a produção automobilística americana, com a única e honrosa exceção do Corvette.
ResponderExcluir