Foi a apresentado o novo carro da Brawn GP, agora com total parceria da Mercedes-Benz, levando inclusive as cores da marca, junto com o nome de Schumacher e Rosberg.
Mas um detalhe me chamou a atenção, a nova cor do carro é o prata, legado dos Flechas de Prata da Mercedes dos anos 50 na Fórmula-1, e um detalhe interessante, o número do carro (diga- se de passagem, cada vez menor e menos visível) na cor vermelha com fundo branco.
Mas um detalhe me chamou a atenção, a nova cor do carro é o prata, legado dos Flechas de Prata da Mercedes dos anos 50 na Fórmula-1, e um detalhe interessante, o número do carro (diga- se de passagem, cada vez menor e menos visível) na cor vermelha com fundo branco.
Não é à toa, é a mesma grafia dos números usados nos Silver Arrows do passado, como no W196 da foto abaixo. A Mercedes sempre primou pela tradição e pelos símbolos do passado, assim como a Ferrari, e não deixou passar esse belo detalhe neste novo carro.
Fotos: UltimateCarPage e Motorsport.com
Nossa, o número na lateral do aerofólio traseiro é ridículo de pequeno.
ResponderExcluirMas de resto a pintura e os macacões estão muito bomitos.
Essa homenagem ao passado me fez ter mais admiração ainda pela Mercedes.
Que outras marcas sigam o caminho da Mercedes... As tradições são extremamente importantes para qualquer esporte, principalmente na F-1. Qual cor a McLaren irá utilizar?
ResponderExcluirSei que a Lotus também vai colocar o preto e dourado (Essa cor alias é perfeita para qualquer carro esportivo ... comprovem ! )
Eu ainda acho que a cor mais "tradicional" da Lotus é o verde musgo com uma faixa e o bico amarelos.
ResponderExcluirAliás, a história do British Racing Green é muito interessante. Pena que a BBC mandou o YouTube tirar o vídeo do ar.
A cor da Lotus vai ser o British Green. Essa era a cor oficial dela.
ResponderExcluirAlias, cada pais tem sua cor dentro do campeonato mundial por isso os carros tradicionalmente sao pratas quando Alemaes: Audi, BMW, Porsche, Mercedes.
Alemanha : Prata
Italia: Vermelho
UK: British Racing Green
Belgica: Amarelo
Japao: Branco e vermelho
Franca: Azul calcinha Bugatti.
USA: Azul escuro e branco
Brasil: Amarelo e verde
Isso de minha memoria, mas assim por diante.
Japones e tao sem tradicao que ninguem nunca comentou sobre a Toyota e a Super Aguri que seguiam a norma de Vermelho e Branco.
Milton,
ResponderExcluirCarros já não precisam ter números tão grandes e visíveis, já que a cronometragem é toda eletrônica. Mas legal, terem adotado o prata.
Mon Dieu, Carlos Scheidecker... chamar o glorioso bleu de France de "azul calcinha Bugatti"... quel horreur!
ResponderExcluirScheidecker,
ResponderExcluirSó para lembrar, inicialmente os carros alemães eram brancos, tal como a Mercedes SSKL pilotada por Rudolf Caracciola.
Li certa vez que, em determinada época, os carros da Mercedes pesavam poucos quilos acima do limite da categoria em que foram inscritos. O chefe da equipe de competições da marca, Alfred Neubauer, não hesitou: mandou tirar a tinta dos carros.
Sem o peso da tinta, os carros entraram no limite da categoria, e suas carrocerias de alumínio polido passaram a ostentar o tom prateado usado até hoje.
Assim teriam nascido as flechas de prata.
Não sei se essa estória é fato ou lenda, mas que é belíssima, isso é.
Essa história é muito boa mesmo. Quantos quilos será que pesava (depois de seca) a tinta necessária para pintar um monoposto Mercedes da era Neubauer?
ResponderExcluirMilton,
ResponderExcluirE você não reparou o principal: o banco do piloto tem o padrão xadrez dos velhos Mercedes de corrida!
Fiquei doido quando vi isso ontem. Tão doido, que nem havia notado detalhe do número...
Segundo a lenda, a idéia de lixar foi para retirar algum material da carroceria, a tinta só deu azar porque estava em cima do que ia ser lixado.
ResponderExcluir- e parece que tiraram o tal forro xadrez que o Jason gostou também...[:-)
Legal ter a Mercedes-Benz oficialmente de volta à Fórmula 1. Como já comentado por aqui, está fazendo falta mesmo um pouco de tradição na F1.
ResponderExcluirEm primeiro lugar, o mais importante, dar os kudos ao MB pelo texto legal.
ResponderExcluirMas voltando....
Zamariolli,
A historia da pintura da Mercedes esta quase correta. Na verdade se trata de um mito que de tão repetido se tornou verdade, Explico: isso aconteceu antes da FIA entrar com a regra de cores para identificar o pais do fabricante no campeonato mundial. A regra da FIA foi idéia emprestada da Gordon Bennet Cup que era uma corrida de Paris a Lyon na França.
Quando a FIA fez isso a Alemanha resolveu adotar o prata uma vez que ja era conhecida pelos Auto Union e Mercedes da década de 30.
Tudo começou na Gordon Bennet Cup que aconteceu anualmente entre 1900 a 1905. Os organizadores determinarem cores aos carros para classifica-los por pais. E, sim, a cor que determinava a Alemanha na GB cup era o branco, pode ver que existem alguns Mercedes SS antigos de competição que sempre eram apresentados em branco até o final da década de 20. Em 1932 os carros Alemães correram já com o prata e nessa época nenhum limite de peso existia nas competições. Isso foi algo mais político, definido pelas autoridades Alemãs da época que sentiam que o branco era ofensivo.
O limite de peso só veio acontecer depois da guerra. Alguns acham que o prata se deve também aos Nazistas. Errado: Nazistas só começaram a subir ao poder em 1933, 1932 ainda era o regime anterior. Uma pequena correção: a cor do Brasil é Amarelo pálido, o amarelo vivo é da Bélgica como falei antes.
Um abraço.
que ótimo que as calotas aerodinâmicas foram vetadas, os carros ficam MUITO mais bonitos com os aros aparecendo!
ResponderExcluirEu sonho em ver a Lotus preta com dourado novamente...
ResponderExcluirAo que parece a cor da lotus é mesmo o British racing green !
ResponderExcluirhttp://www.corridadeformula1.com/esboco-do-carro-da-nova-lotus/
Abçs!
Legal pela tradição alemã, mas é a vitória final do preto-prata. :-)
ResponderExcluirEu li em algum lugar que eles quiseram inclusive relembrar a história de raspar a tinta branca (revelando o prata da carroceria de aluminio), com partes onde sai o prata e aparece a fibra de carbono como se tivesse sido raspado.
ResponderExcluirRealmente a MB sabe reverenciar o passado!
Bob, mas ajuda bastante a identificar o carro visualmente entre os companheiros, se os capacetes foram muito parecidos.
ResponderExcluirRealmente para o controle da prova não importa mais, mas para quem assiste acho interessante ter umm numeração bem visível.
Em outras categorias com na American Le Mans Series e deivados, os números são bem grandes e todos com fundo branco, como 'manda o figurino'.
abs,
Jason, não vi essa do banco ainda!
ResponderExcluirVou procurar!
Valeu pela dica.
abs,
Michael, como disse o Emerson uma vez ao ver seu Lotus 72 nas cores preta e dourada, "só faltam as alças douradas para carregar o caixão". rsrsrs
ResponderExcluirabs,