Algum tempo atrás falei sobre o LS7, que pode ser comprado nos EUA por 12 mil dólares. Mas na verdade isto é apenas a ponta do iceberg.
A GM, por meio da divisão GMPP (General Motors Performance Parts), oferece um sem-fim de motores completos, prontos para serem montados em qualquer carro. Trata-se de uma tradição que remonta aos anos 50, quando, devido a uma idéia de Zora Arkus-Duntov, a Chevrolet lançou uma série de componentes de alta performance para o seu então novo V-8 small-block. Desta forma, a Chevrolet, por meio de equipamentos desenvolvidos pelos engenheiros do próprio fabricante e vendido nos concessionários, ajudava amadores e semi-profissionais a serem mais competitivos, e assim levar o nome Chevrolet com eles.
Os hot-rodders americanos também aproveitaram a chance para usar esses componentes nas ruas, e esta venda de peças acabou por ser também um lucrativo negócio para a GM, que evoluiu para a GMPP de hoje.
O catálogo da GMPP, que pode ser baixado no site (clique AQUI), é de dar água na boca. Além das tradicionais peças para preparação, a maior fonte de renda da divisão hoje vem dos chamados "crate engines", ou motores na caixa. São motores completos, novos, criados por engenheiros das GM. Pacotes prontos e testados, sem tentativa e erro; ótimos para reduzir a quantidade de trabalho necessária para completar aquele hot rod tão sonhado.
Todos nós podemos imaginar uma série de utilizações para um leve LS7 de alumínio com 512 cv. Mas o leque de opções é simplesmente impressionante.
Tem-se os small block V-8 tradicionais, que vão do 350 (5,7 litros) "básico" com um carburador de corpo quádruplo e 294 cv, até o potente ZZ383 (6,3 litros) e 431 cv, com leves cabeçotes de alumínio.
Os LS e LSX têm ainda maior variedade, e podem ser comprados com injeção e carburador, e várias cilindradas Os três motores originais disponíveis no Corvette também são oferecidos a venda, estes motores feitos para durar uma vida inteira, totalmente dóceis a baixas rotações e civilizados, apesar das potências estratosféricas: 442 cv (6,3 litros), 512 cv (7,0 litros) e 628 cv (6,3 litros com compressor).
A linha de tradicionais big block V-8 é ainda mais impressionante em tamanho e potência. São motores enormes, não cabem em qualquer carro, mas são inigualáveis monstros quando se fala de força: deslocam a partir de sete litros.
O maior deles, a jóia da coroa, é o ZZ572R: um monstro de 9,4 litros, 730 cv e nada menos que 95 kgfm de torque. Garantidos pela GM.
Baixem o catálogo e divirtam-se!
MAO
a ford fez isso com a linha v8 cammer... o mesmo que equipa o focus v8 por la (USA).
ResponderExcluirai ai... montar um chevy 33 da americar com um LS7 de 505hp seria um sonho.. ptz...
ResponderExcluirTomei um susto ao ler este post. Li errado o título, e havia entendido "Chevrolet V8 na Faixa".
ResponderExcluirIsso é o que acontece quando o AG esquece de nos remeter a tradicional dose de gardenal, huahuahuahuahua
Outro mundo, outro mundo....unidades motrizes - ou seriam reatores otto-nucleares - disponíveis na caixa para os entusiastas não tão ricos assim.
ResponderExcluirComo diriam, dê-me uma alavanca ( e esse big block) que eu moverei um ou outro continente de lugar.
Coloque a opção de ver as fotos em tamanho maior!
ResponderExcluirÉ possivel importar um motor desse?
ResponderExcluirMister Formula,
ResponderExcluirostei disso: "
Outro mundo, outro mundo....unidades motrizes - ou seriam reatores otto-nucleares - disponíveis na caixa para os entusiastas não tão ricos assim.
"
PK
MAO,
ResponderExcluirFicou com "inveja" do Hans e resolveu postar também um post "maldoso"? Como você mesmo disse, esse foi um golpe abaixo da cintura dos brasileiros...
É de impressionar a facilidade com que se pode comprar motores V8 na terra do Tio Sam. E por preços pra lá de honestos.
Mas nem só de V8 vive um homem. Andei brincando no site da Ford Racing outro dia e decobri que pode-se comprar um motor Zetec 2-litros 16V para o Focus MkI por míseros US$2595 (pouco menos de R$4700 pelo dólar de hoje - R$1,80...) Motor novo, completo, com corpo de borboleta e tudo, incluindo injetores. Com esse preço não se compram nem as peças internas para retificar um motor desses no Brasil.
Peço licença ao JJ para dizer o mesmo que ele sobre um outro post tempos atrás: só mesmo falando um sonoro palavrão para algo assim...
Segue abaixo o link da tortura...
http://www.fordracingparts.com/parts/part_details.asp?PartKeyField=4989
Nos EUA, a Chevrolet é conhecida como The Heartbeat of America.
ResponderExcluirEnquanto isso, aqui no Brasil, o coração - que, nos tempos do saudoso Zé Rodrix, batia mais alto dentro de um Chevrolet - está fibrilando, quase ao ponto de infartar...
Tudo isso é lindo, lindíssimo, uma maravilha, um sonho, tudo novo, zero, estalando de novo, limpo, coisa de colocar na sala, no quarto, na cozinha, antes, é claro, de instalar num belo carro feito em casa.
ResponderExcluir"The LS9 SC is a great choice when you want to build your own ZR1 or that potent '69 Camaro you've only dreamt of before."
ResponderExcluirAgora pensem num cara que vai sonhar gostoso hoje...
RR,
ResponderExcluirPelo visto voce perceu a promoção que a Ford fez durante alguns meses do ano passado.
Pergunte ao FB, pois ele com certeza absoluta sabe disso. Diversas concessionárias Ford estavam oferecendo motores DURATEC 2.0 16V a gasolina por exatos R$1500,00 NA CAIXA, original, 0km.
O estoque acabou rapidinho! SNME não durou 2 meses. A Ford estava torrando o estoque porque começou a usar os Duratec flexfuel.
Esses Duratec 2.0 16V a gasolina eram totalmente completos, com injetores, flauta, admissão, tudo mesmo, menos alternador, compressor de AC e bomba de DH, mas com bomba d'água.
Por míseros 1500 reais! Fico pensando: se a Ford se dá ao luxo de descartar isso por 1500 reais, qual será o verdadeiro custo de produção de um motor? Chuto que mal passa dos 500 reais.
Bussoranga, é verdade! Até agosto/setembro do ano passado tinha motores dessa promoçao a venda em algumas concessionárias em curitiba. Comprei 2, um veio com e outro sem embreagem. O que veio 'com' já vendi para um amigo que está montando um Escort XR3 91, pra ser um carro esportivo de verdade... Vários amigos compraram também, realmente foi uma oportunidade de ouro... Conheço amigo do Rio grande do Sul que comprou 4 motores de ma vez só...
ResponderExcluirAh, é o 2.0 16v Durate 147cv à gasolina...
Nós quase não temos acesso direto pra compra de motores. Temos de procurar em classificados, de carros de Perda Total pra desmontar ou caçar peça por peça.
ResponderExcluirSeria realmente incrível ter um catálogo de motores com preço acessível em terras brazucas. A Ford fez a queima de estoque dos Duratec à gasolina e mostrou que dá certo. Pena ter feito isso apenas pra botar o Flex pra entrar em circulação.
Nem imagino o preço de um motor inteiro em uma concessionária por aqui, mas seria ótimo ter acesso a motores com garantia de fábrica e preço decente.
Bussoranga e Mark,
ResponderExcluirXinguem a mãe mas não me falem uma coisa dessas... Fiquei sabendo aqui no AE que a Ford vendeu barato os Duratec, mas não soube que estavam DOANDO motores!
Desculpem todos pelo palavreado, mas... PQP!!! Duratec 2-litros 16v de 147 cv por R$1500?!!! E, ao contrário do que muitos preferem, não era (gambi)Flex?!!!
Vou esquecer que tenho um Focus na garagem, senão a medicação não vai fazer efeito, por mais que quadruplique a dose!
Abraços!
Parece que esses motores foram recuperados de uma enchente.
ResponderExcluirMuitos tinham ate lama dentro.
So nao sei se foram com todos.
Moçada, hora de parar de sonhar e começar a viver o sonho bom tão bem sonhado. Vamos, andem logo, mãos a obra, vamos trabalhar, tirar motor da caixa, desmontar o carro e começar a montar tudo, anda, vamos, correndo!
ResponderExcluirPoxa deveria ter pra 250 tbm heim...151...rs
ResponderExcluirAG,
ResponderExcluirPoderia me indicar um bom importador?
Mas bom mesmo, daquele que não enrole muito e até dê um "gambé" na tributação.
É só disso que eu preciso. Tendo o crate V8 em mãos, eu termino meu projeto! Só falta isso.
Caros amigos, estou montando a alguns anos um Camaro 68 com algumas modificações técnicas. Gostei muito do blog e desse post especialmente. Por curiosidade encontrei uma empresa de motores americana, a qual provalvelmente irei optar por um bigblock já acertado. segue o link.
ResponderExcluirhttp://www.enginefactory.com/
Adalberto Baggio.