O meu primo Arnaldo é relamente um cara bacana e tem uma desenvoltura invejável para fazer amizades e dirigir qualquer carro que apareça. Nesses últimos dois anos temos passado muito mais tempo juntos. Com isso eu também pude andar e fotografar muitos carros interessantes.
O cara é ponta firme e muito generoso. Gosta de ensinar tudo o que sabe. É uma pessoa culta entende de literatura e arte. Tem um senso estético muito apurado e às vezes vê cenas que eu não vejo, e assim me ajuda muito a compor algumas fotos.
Fotógrafo é o cara que enche o saco de todo mundo que quer dirigir os carros ao invés de ficar manobrando pra lá e pra cá, ajeitando o carro para a foto. Eu não gosto de ficar pedindo ajuda para isso, mas a paciência do Arnaldo é interminável.
Também aprendo como guiar os carros. Ele tem um senso de pilotagem muito apurado. É como se conversasse com os carros. Ele lida com os carros do mesmo jeito que lida com os cavalos de sua fazenda. Como ele tem um quê de artista outro dia concluí que ele seria algo entre o Robert Redford (no filme "O encantador de cavalos" e o Steve McQueen (no filme "Le Mans").
Já andamos de Ford T 1926, que não me atrevi a tentar dirigir e Fiat 509A 1927, os mais antigos que me lembro. E também de Kougar, Jaguar C-Type, Willys Interlagos, Porsche 911S, Dodge Challenger, vários Corvettes, Motiva Raptor (do Polati), GT40 Americar, Audi R8 e muitos outros. Com certeza eu não conheceria metade desses carros se não fosse ele.
Os textos dele também são sempre surpreendentes. Sua capacidade de narrar uma cena ou situação com riqueza nos coloca lá dentro da cena. Vejam esse trecho abaixo sobre o XK120:
"Em poucos segundos a máquina lhes passa rente aos pés... sschhwuuuff!...; alguns chapéus voam, abas de casacos se espadanam com o vento, e os cronômetros são cravados marcando 132 milhas por hora (212,4 km/h) – 12 a mais que as 120 milhas/h que a Jaguar garantira. Expressões de espanto e vivas de alegria; o XK 120 era o mais veloz carro produzido em série. "
Aí ele consegue como ninguém juntar a história dos carros com suas impressões e avaliações.
Goethe disse certa vez: "diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és. Saiba eu com que te ocupas e saberei também no que te poderás tornar”.
Por isso ando com o Arnaldo...
ARNALDO EM AÇÃO
O cara é ponta firme e muito generoso. Gosta de ensinar tudo o que sabe. É uma pessoa culta entende de literatura e arte. Tem um senso estético muito apurado e às vezes vê cenas que eu não vejo, e assim me ajuda muito a compor algumas fotos.
Essa contra-luz foi ideia do Arnaldo
Fotógrafo é o cara que enche o saco de todo mundo que quer dirigir os carros ao invés de ficar manobrando pra lá e pra cá, ajeitando o carro para a foto. Eu não gosto de ficar pedindo ajuda para isso, mas a paciência do Arnaldo é interminável.
Também aprendo como guiar os carros. Ele tem um senso de pilotagem muito apurado. É como se conversasse com os carros. Ele lida com os carros do mesmo jeito que lida com os cavalos de sua fazenda. Como ele tem um quê de artista outro dia concluí que ele seria algo entre o Robert Redford (no filme "O encantador de cavalos" e o Steve McQueen (no filme "Le Mans").
Falando com os amigos
Um "artista"
Já andamos de Ford T 1926, que não me atrevi a tentar dirigir e Fiat 509A 1927, os mais antigos que me lembro. E também de Kougar, Jaguar C-Type, Willys Interlagos, Porsche 911S, Dodge Challenger, vários Corvettes, Motiva Raptor (do Polati), GT40 Americar, Audi R8 e muitos outros. Com certeza eu não conheceria metade desses carros se não fosse ele.
Os textos dele também são sempre surpreendentes. Sua capacidade de narrar uma cena ou situação com riqueza nos coloca lá dentro da cena. Vejam esse trecho abaixo sobre o XK120:
"Em poucos segundos a máquina lhes passa rente aos pés... sschhwuuuff!...; alguns chapéus voam, abas de casacos se espadanam com o vento, e os cronômetros são cravados marcando 132 milhas por hora (212,4 km/h) – 12 a mais que as 120 milhas/h que a Jaguar garantira. Expressões de espanto e vivas de alegria; o XK 120 era o mais veloz carro produzido em série. "
Aí ele consegue como ninguém juntar a história dos carros com suas impressões e avaliações.
Goethe disse certa vez: "diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és. Saiba eu com que te ocupas e saberei também no que te poderás tornar”.
Por isso ando com o Arnaldo...
ARNALDO EM AÇÃO
Paulo,
ResponderExcluirAcompanho o Arnaldo desde Quatro Rodas Clássico, Superauto, Car and Driver e aqui no blog e, de fato, escreve e nos passa as impressões com arte e sentimento, dignos de verdadeiro entusiasta. Comparo ele ao Bob Sharp como exemplo de como deve ser o uso da palavra quando se avaliam ou testam carros. E vc como fotográfo vai na mesma toada! Aproveito e "puxo" a orelha do Arnaldo sobre a matéria com o Willys Interlagos da última C & D, pois começa muito bem, desenvolve ótimamente, mas quando chega o desfecho em que passaria a relatar as impressões da máquina, fica só em descrições estáticas, como se não tivesse dirigido o carro o suficiente, ao contrário do brilhante texto do VW SP2. O que ocorreu? Que o Arnaldo continue nesse caminho de aprimoramento textual Abraços
Conheci o Arnaldo através de suas colunas no BCWS. Textos muito bem escritos e, alguns, com um quê de sarcasmo, de humor. Gostei especialmente do texto que fala do “Gato Preto” e da CB 750. Talvez me identifiquei por gostar muito desse modelo da Honda (e esperar um dia ter uma).
ResponderExcluirJá no AE além de ler suas excelentes avaliações, pude tirar dúvidas e sempre ser respondido de forma didática e cordial pelo AK.
Esses óculos são de qual grife, Ray-Ban? Sou suspeito pra falar de RB, rs...
Sucesso AK!
O Arnaldo é uma das raras pessoas que sabe como tocar alguem com um texto , outro deles é o Geraldo Tite Simões , Muita Saude e Sucesso Arnaldo
ResponderExcluirArnaldo é o CARA!!!
ResponderExcluirNão o conheço pessoalmente, mas adquiri uma empatia muito grande por ele desde o tempo da Coluna Veneno.
Longa vida ao AK...
Abs,
Roberto.
Os textos do Arnaldo são bons demais. Acompanho-o desde tempos da coluna Veneno do Superauto. É um prazer ler seus textos.
ResponderExcluirAbraço
Lucas
Um brinde ao Arnaldo, maior cronita automotivo que já tive o prazer de ler. Saudades de suas participações na QR Clássicos.
ResponderExcluirPaulo,
ResponderExcluirEssas fotos estao espetaculares.
Arnaldo rules!
Justa homenagem a um grande sujeito, Arnaldo é simplesmente genial em suas avaliações.
ResponderExcluirO Arnaldo Keller é uma daquelas pessoas que você gostaria de ter no seu círculo de amizades mais próximo.
ResponderExcluirLembro de ter encontrado com ele, por acaso, num posto da Rodovia Bandeirantes, quando ele avaliava o Kougar. Sua atenção para um sujeito "curioso" como eu foi fora do comum para os padrões atuais.
Coloco o Paulo Keller no mesmo berço. Não conheço pessoalmente os demais redatores deste blog, mas o termo "autoentusiastas" é muito apropriado - sinônimo de gente fina.
É isso aí turma, o AK é nosso orgulho nesse blog, assim como todos os outros. Claro que nos espelhamos nos caras com mais experiência para prestar atenção e aprender, e ele é muito bom em ensinar mesmo, uma calma excepcional, e bom-humor sem firulas.
ResponderExcluirAmigos do Auto Entusiastas
ResponderExcluirfoi um enorme prazer poder ter conhecido vcs ! lembro da primeira vez que falei com arnaldo ao vivo...foi aqui em Vinhedo na CODIVE Chevrolet quando ele veio buscar um Chamonix S-90 para uma materia.....
assim conforme o tempo foi passando..conheci vcs do Auto Entusiastas
grande abraço
Fernamdo Gennaro
Esse cara tem estilo!
ResponderExcluirO conheci no Superauto,o Arnaldo escreve de um jeito que envolve,gosto muito das matérias dele,sempre me respondeu quando tinha dúvidas(lembra do veneno do corcel,cara?rsrs)
Excelente jornalista automotivo!
Parabéns,sucesso cara!!
Abração!
Ponto!
ResponderExcluirJá tomei um gole d'água para passar o nó na garganta e agora posso dizer alguma coisa.
estive surfando este feriado e sem net por lá. Chego e vejo isso.
Puxa vida!
Obrigado.
Só posso agradecer a todos. Fiquei realmente muito emocionado e gratificado, orgulhoso e tudo mais. E muito contente, muito.
E agradeço em especial ao Paulo, que desde que o "descobri" como excelente fotógrafo só veio pra enriquecer barbaridade as matérias. Já falei muitas vezes que com essas fotos não preciso escrever p... nenhuma; e é a pura verdade.
E outra verdade: Não conheço um cara nesse mundo que tenha mais amigos legais que eu.
Obrigado a todos. Estou estufado de orgulho feito um balão.
Arnaldo
P.S. Thiago, vc tem razão. Também notei que faltou a guiada do Interlagos. Talvez tenha sido porque não fez muito o meu tipo e não estou aí pra meter o pau em cachorro morto. É muito frágil. A sensação é que dá pra descer a lenha, mas que essa lenha será a única. Na época um KG era muito melhor em tudo, tudo. Fez sucesso por causa da Equipe Willys que meteu bronca direitinho e contratou os melhores pilotos.
PK,
ResponderExcluirSou fã também!
O Arnaldo é o cara!
MAO
Longa vida a familia Keller que nos brinda com excelentes textos e fotos!
ResponderExcluirAlém de tudo o que já foi dito sobre o Arnaldo, ele é um cara de uma humildade incrível.
ResponderExcluirQuando do lançamento do livro dele, em São Paulo, pretendia ir até a capital e comprar o livro por lá. Porém, como moro em Sorocaba, não pude sair mais cedo do serviço e não pude ir, infelizmente. O Arnaldo, ao saber que eu pretendia ir de Sorocaba a São Paulo "só" para o lançamento de seu livro, ficou surpreso.
Bem, não seria muita coisa mesmo, eu "só" conheceria o cara pessoalmente e "só" teria meu livro autografado por ele. "Só" isso...
Sou fã dos textos do Arnaldo, ele escreve na medida exata entre irreverência e técnica apurada. Dá para sentir um pouco da emoção que é pilotar carros que marcaram época.