2- Alfa Romeo Carabo.
Falei sobre ele anteriormente. Imagino o impacto em 1968 ao ser apresentado. Deve ter sido algo que jamais sentiremos.
O americano. Já apareceu na lista dos mais belos de todos os tempos até em listas de votação em revistas especializadas europeias. Não sou só eu que acho maravilhoso. Seria meu carro, o único, se eu pudesse escolher apenas um para passar o resto da vida.
4- Saab 92.001, 1947.
O primeiro, conhecido como UrSaab (o Saab original). Expliquei um pouco dele há um certo tempo, aqui. Aerodinâmica pura e simplicidade mecânica.
5- Ferrari F40, 1987.
Tudo que um Ferrari tem que ser, e nada além disso. Bonito, agressivo, sem itens de design fúteis, um carro de corrida com placa de registro.
6- Land Rover Defender 90.
História móvel, ele e o Jeep Willys sozinhos conseguem resumir a criação dos veículos fora-de-estrada de uso geral, civil e militar.
7- Lamborghini Estoque.
Já procurei por defeitos em todas as fotos que vi desse carro, e não achei. Formas, detalhes, tudo no lugar. Perfeito.
8- Aston Martin Vanquish.
Apenas o modelo idêntico ao da foto, ano 2001, o do lançamento. Quando trocaram as rodas, perdeu um pouco do charme.
9- McLaren F1.
O ápice do esportivo de rua, quase pronto para as pistas. Uma evolução conceitual do F-40, com as melhorias de conforto necessárias para um uso mais normal. Se é que algo pode ser normal num bólido desse nível.
10- Chevrolet Camaro, 2010.
Uma obra-prima. Mal parece ter sido criado dentro de uma fábrica grande, aparentando mais ser fruto de um gênio que conseguiu materializar todas as suas ideias. Uma das características mais maravilhosas é o preço, ao alcance de uma boa parcela das pessoas assalariadas no país de origem.
JJ
Faltou o Mustang do Bullit que tava lá atrás!
ResponderExcluirHa ha ha!
McLaren Ok! Carabo idem.
Em relação à Ferrari, tubo bem, mas prefiro a do Magnun! Se não me falha a memória era uma 308 GTO, me corrijam por favor.
Caro Juvenal,
Boa lista!
Abraços,
TallWang
F40
ResponderExcluirF1
Duas obras de arte sobre rodas.
JJ,
ResponderExcluirCharger 68/70 - Numero 1 sempre.
Camaro: 67/70, 70 1/2 a 73, 92 a 98 e os novos - OK
Batmovel: ok.
3 em 10, tá bom isso! Hahahahaha
Aliás, 4. Alfa carabo ok tb, e jeep willys sim, LR não! 4 e 1/2.
Qualquer dia faço uma de 10 sonhos de consumo meu.
Sugestões para as próximas listas:
ResponderExcluirMustang Shelby GT 500KR 1968;
Shelby Cobra 427;
Ferrari 250GTO.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu tive o prazer de entrar no Alfa Carabo, quando visitei o museu da Alfa na Itália. É a tal da espaço-nave... mas bem baixo... eu curti pra caramba... é diferente de tudo que tinha visto. Pessoalmente só não gostei dos tecidos (misto de alcantara e veludo - pra mim parece que tá sempre sujo, gosto estritamente pessoal). É um dos carros que mais gosto no estilo "desenhado com régua"...
ResponderExcluirDessa lista aí eu fico em dúvida sobre a Estoque... hmmm.
Só 10 é muito sofrimento, pelo menos eu adicionaria um Citroen DS...
Um dia eu queria fazer um post sobre os 10 ícones do design automotivo em carros urbanos e outro de touring... Tem muita coisa boa.
ResponderExcluirEndosso a opinião do Rodrigo Clossani, o Citroën DS mercece estar em qualquer lista dessas.
ResponderExcluirE quanto ao impacto do Carabo no seu lançamento, eu tive o privilégio de ser testemunha ocular dessa história, no Salão de Turim de 1968. Numa época em que os designers automotivos italianos estavam produzindo coisas fantásticas, o Carabo simplesmente fez o jogo subir para um outro patamar.
A foto do Dodge Charger RH tirada do filme Bulit traz também o Mustang pilotado por Esteve McQeen.
ResponderExcluirJJ,
ResponderExcluirvais comprar um VW um dia...
http://www.autoblog.com/2009/12/25/camaro-exterior-designer-sang-yup-lee-moves-to-vw-audi/
A bola 7 atual é um tal de Gumpert Apollo, 7:11 s em Nordschleif, 650cv, 0 a 100 em 3s, 360 km/h de final.....
ResponderExcluirsó trocaria o primeiro pela lamborghini gallardo lp 550
ResponderExcluir