Para celebrar o "Ano da França no Brasil", o Canal Brasil, apresenta desde outubro a mostra "Um Certo Olhar Francês", na qual exibe filmes ilustres de grandes diretores franceses, como Jean-Luc Godard, Roger Vadim e Agnès Varda, entre outros.
Confesso que eu não estava nem um pouco ligado na programação (não sou nem nunca fui cinéfilo), mas ontem pela manhã fui surpreendido com a apresentação de um de meus filmes favoritos: "As Aventuras do Sr. Hulot no Trânsito Muito Louco" (Trafic, 1971), escrito, dirigido e estrelado por Jacques Tati.
Quarta e última obra de Tati a apresentar o hilário Monsieur Hulot (e seu inseparável cachimbo), o filme retrata a tentativa do fictício fabricante francês Altra de apresentar um novo modelo no Salão do Automóvel de Amsterdã. As trapalhadas de Hulot, a insolência do motorista Marcel, as barbeiragens da relações-públicas Maria ao volante de um curioso conversível e uma série de imprevistos acabam por atrasar todo o cronograma, tornando a missão quase impossível.
O filme agrada não apenas pelas situações cômicas, mas também pelo argumento ainda atual e pela fina ironia de Tati presente em cada situação. Garante boas risadas e também uma reflexão sobre o culto ao automóvel na sociedade moderna.
Não chega a ser obrigatório na videoteca do entusiasta, mas vale a pena ser visto: o filme apresenta logo na abertura cenas maravilhosas da linha de produção da Renault no início da década de 70, bem como uma infinidade de automóveis da época.
FB
Genial, o filme "Meu Tio" - da mesma cepa - também explora de modo bastante peculiar as modernidades da época, vale a pena assistir.
ResponderExcluirYour blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!
ResponderExcluir