NOTÍCIA: GUERRA DE GALINHAS

 Blog


Começou com a Mercedes-Benz postando um comercial no YouTube falando do seu Body Magic Control (Controle mágico da carroceria, em português) do novo Classe S. A imagem fechada da cabeça de uma galinha tem como fundo a canção “Upside down” (De cabeça para baixo), grande sucesso de Diana Ross em 1980. Mãos usando luvas brancas movem a ave para todos os lados, depois mais aves (mais passageiros), mas a cabeça não sai do lugar. O vídeo termina com mensagem “Stability at all times. Magic Body Control. Intelligent Drive.”
Foi curioso, um comercial da Mercedes, geralmente mais séria ao mostrar carros que param em curto espaço, evitam acidentes e enaltecem desempenho ou segurança.
Aí chega o Jaguar, o desafiante.
A Jaguar também usou uma galinha. O vídeo começa como o do Mercedes. Um cientista de luvas brancas move a galinha pra lá e pra cá. Ele fala, com sotaque alemão: “Vê? É parecido com um Mercedes.”
Em seguida penas voam e a câmera mostra um jaguar lambendo os beiços e penas caindo da sua boca. “Magic Body Control? Preferimos reflexos de felino” é a mensagem..
O departamento de relações públicas da Jaguar disse num e-mail que o comercial é uma tentativa de usar o alvo de comportamento dinâmico “para alcançar os clientes que queremos”.
A Jaguar espera que quem tenha visto o comercial da Mercedes veja também as suas imagens das galinhas e o que é essencial num carro de luxo. Ruído de coisa quebrando vale a pena. (Automotive News)






27 comentários :

  1. aUHSUAshuAHSUHauhsaushuAHSUahsUASHUahsuhAUSHaushAUSHaushAUSHaushuAHSUhaush muito bom

    ResponderExcluir
  2. Trabalhei um bom tempo com sistemas de de controle e a propaganda da MB foi de uma inteligência ímpar.
    Já a propaganda da Jaguar considero simplesmente deplorável e de uma apelação extrema. Passa a imagem de quem não teve competência para ter tecnologia top e resolveu denegrir a concorrência sem sequer ter argumentação plausível.
    A frase final do texto é ótima "Ruído de coisa quebrando vale a pena.". Retrata bem o que é um Jaguar (carro que quebra).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem colocado! Esse sistema da MB é simplesmente surreal. Já a propaganda da Jaguar é cômica, mas acho que denigre sua própria imagem.

      Excluir
    2. Eu achei um barato, mas pelo seu comentário, vejo que aqui no Brasil a propaganda seria alvo de processo e "politicamente incorreta".

      Excluir
    3. A se levar em conta o objetivo e o público alvo da campanha acho que a Jaguar acertou. E a fama de Jaguar quebrador é passado.

      Excluir
    4. Bussoranga
      Jaguar quebra? Oito vitórias em Le Mans contra uma da Mercedes...

      Excluir
    5. Bussoranga ainda nem tinha nascido quando a Jaguar corria em Le Mans. Esse papo de Jaguar que quebra era o vô dele que contava...

      Excluir
    6. Bob,
      Não podemos comparar bananas com laranjas. Carro de corrida é uma coisa, carro street legal é outra.
      Jaguat dá problema elétrico. Não voam peças, não faz barulho, mas falha e deixa na mão do mesmo jeito. Com MB isso não acontece.
      Não há a menor possibilidade de se comparar a qualidade construtiva de um MB com um Jaguar. São pouquíssimos os fabricantes no mundo todo que possuem essa busca incessante por qualidade e durabilidade. Jaguar definitivamente não é um deles. Não é esse o foco deles.

      Alguém mencionou desempenho vs esportividade. Bem, se body control não é característica de performance, então nada o é. A divisão AMG sempre fez carros simplesmente brilhantes, mantendo a elegância e conforto do padrão MB. Jaguar não rouba cliente de MB nem hoje nem nunca. São mercados diferentes, com clientes de perfis diferentes.

      Excluir
  3. Hahaha, muito bons os dois comerciais! :D

    ResponderExcluir
  4. Corsário Viajante19/12/13 18:21

    É legal ver cada um trabalhar bem em seu campo.
    A Mercedes conseguiu fazer uma propaganda inteligente, sóbria, que explica um conceito técnico de forma simples, embora um pouco chato: na metade do vídeo já entendemos a idéia.
    A Jaguar teve uma boa sacada, é realmente engraçado e boa a sacada. Me parece que se a marca ganhou novos donos, agora também quer novos clientes: que apreciam luxo, sofisticação e desempenho mas também desejam uma imagem irreverente, humorística e até agressiva - eu acho o slogan "good to be bad" já exagerado. Me lembrou um pouco da Mini, e seu gosto por se meter em polêmicas.

    ResponderExcluir
  5. Grande sacada Jaguar detonou a Mercredes

    ResponderExcluir
  6. Eu vejo com reservas esse costume de uma marca atacar a concorrência, de forma gratuita. Tudo bem que a idéia da Jaguar era dar um chacoalhão na Mercedes-Benz, evidenciar a sobriedade extrema dos modelos germânicos frente a maior esportividade dos felinos ingleses. Mas, para meu gosto pessoal, essa brincadeira da Jaguar ficou muito apelativa. A meus olhos, denegriu a imagem da Jaguar, pois ficou evidente que esta não tem sistema semelhante e resolveu "chutar o balde" para cima da concorrência. Soa como um grito de desespero para mim.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal essas brigas de comerciais entre as fabricantes. É baixaria, mas é divertido.

    ResponderExcluir
  8. Aprovadíssimo o novo sistema de notícias.

    ResponderExcluir
  9. Não curti essa, sem criatividade e apelativa. A propaganda do Brasil é absurdamente melhor :http://www.youtube.com/watch?v=QgONv5xEAKc ,Ela é muito bem feita, com belas imagens, lindos cenários , a beleza do F-type e seus sons. Aí sim é uma propaganda que merece atenção. Essa aí dos americanos é bem imbecil hein. Do ponto de vista do marketing deve ter sido boa, pois chama atenção e custa pouco . Mas é uma propaganda imbecil, lembra as propagandas idiotas da Nissan, esse slogan good to be bad está me lembrando aqueles adesivos "vida loka", muita apapagaiação. Não esperaria uma propaganda assim de uma marca de carros luxuosos e esportivos de pedigree como a Jaguar. A do Brasil , sim , nossa que propaganda. Chega deixa a gente com água na boca quando no final é mostrado o carro de lado com a porta aberta nos convidando a entrar. Deviam deixar essas propagandas idiotas para a insossa da Nissan, que não têm mesmo muito para mostrar. E aproveitar o que seus carros têm de bom para fazer mais propagandas como essa que vimos no Brasil. E parece que Jaguar vai colocar câmbio manual em seus carros, que maravilha. A marca não precisa de idiotices assim para chamar atenção.

    ResponderExcluir
  10. Outra linda propaganda da Jaguar: http://www.youtube.com/watch?v=sFhgI_Sl2SQ#t=95
    esse carro com câmbio manual vai ser um sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei do Paul Walker. Não tem uma cena semelhante em dos primeiros filmes da série Velozes e Furiosos?

      Excluir
  11. Guerra de galinhas (rinha), no Brasil, é proibido, he, he, he! Mas falando sério, e sem entrar no mérito de se foi uma boa sacada, ou não, o fato é que aqui, algum idiota de alguma ONG "União Pró Galináceos" ou coisa que o valha, entraria com representação no Conar, alegando que o comercial incita as pessoas a atirarem galinha vivas para onças (já que não temos jaguares), e ele seria retirado do ar, como já aconteceu com muitas e muitas peças publicitárias absolutamente geniais, vítimas dos malditos patrulheiros do"politicamente correto".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Onça-pintada ou onça-preta - animal felino, também conhecido como jaguar" - Wikipedia.

      A onça é um jaguar, ok?

      Excluir
    2. CCN 141020/12/13 11:06 Mas um Puma nunca será um Jaguar,he he ...

      Excluir
    3. Bem, aí são outros quinhentos! :-)

      Excluir
    4. CCN, isso não muda nada. Ainda que onça e jaguar sejam o mesmo bicho, os chatos "politicamente corretos" implicariam com o comercial, he, he, he!
      Abraço.

      Excluir
  12. Dizem que a Jaguar não tem um sistema semelhante, e por isso, denigre a imagem da Mercedes, que tem mais tecnologia (e mais dinheiro). Mas e daí, alguém aí não compraria um Jaguar só por não ter este recurso, ou compraria um Mercedes apenas por tê-lo? Ambas tiveram um pouco de senso de humor, e também há uma tradicional rivalidade.

    Renan Veronezzi

    ResponderExcluir
  13. Interessante perceber que Mercedes-Benz baliza todos os outros fabricantes de carros de alto preço, além dos mais baratos que sempre querem ser Mercedes-Benz. Nunca conseguiram.
    Como disse certa vez Wilson Fittipaldi Junior em uma palestra na POLI-USP:
    " Mercedes é Mercedes".

    ResponderExcluir
  14. Entre Jaguar e Mercedes,prefiro BMW.

    ResponderExcluir
  15. Acho que a maioria que reclamou não entendeu o espirito da propaganda. O que é melhor, você atrelar a imagem do seu produto a uma galinha ou a um grnade felino? Não precisa nem dizer né?
    O pessoal fez mimimi por não estar acostumado. No Brasil esse tipo de propaganda não e comum e quando é veiculada é considerada apelativa pelos puritanos .Porém lá fora, especialmente nos EUA, esse tipo de propaganda é bem mais comum. Quem não se lembra do jogo de xadrez ha poucos anos entre a BMW e a Audi? Ou as propaganda provocativas entre a Ford e a Chevy?

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.