SALVANDO A SAAB



Ao que parece, dia 7 de janeiro é o novo deadline da GM para resolver o assunto Saab.
Como discutimos nos bastidores anteriormente, a Spyker remeteu uma nova oferta. Porém, de acordo com amigos na GM, Merbanco é a favorita.
Merbanco é um grupo de investidores baseados em Wyoming nos Estados Unidos. Merbanco já estava envolvida antes apoiando a Koenigsegg que era considerada a principal potencial compradora.
O problema com a Saab é simples: A GM quer uma garantia de 600 milhões de dólares do novo comprador a ser investido em desenvolvimento da marca. Porém há também uma condição especial nessa quantia de garantia: O governo sueco precisa garantir esse empréstimo.
Christopher Johnston é o executivo-chefe da Merbanco Inc Merchant Banking, cuja sede se encontra em Wilson Wyoming. Johnston tem se manifestado com relação à necessidade do governo sueco apoiar o futuro comprador da Saab dizendo o quão importante a Saab é para a Suécia.
Ao que parece Johnston não está sozinho: do seu lado há um grupo investidor sueco além dos altoa executivos da Saab com interesse em salvar a empresa.
A briga agora é Spyker versus Merbanco porém o segundo grupo parece estar mais forte.
A conclusão está próxima mas eu acredito que a empresa será salva. Os únicos empecilhos no momento são políticos e tenho a certeza que um acordo será fechado.


O Saab 9-5 modelo 2010 aguarda decisão política para chegar ao mercado.


4 comentários :

  1. Scheidecker,

    torço para que você esteja certo, mas estou mais cético. tenho acompanhado a novela pelas notícias do site Saabs United, e concordo com a impressão do pessoal de lá, que acha que essa enrolação para vender a Saab é jogo de cena... e que vão fechá-la.

    o que seria uma pena. nunca tive um Saab, só os vi no exterior... mas sonho com uma 9-3 wagon.

    ResponderExcluir
  2. Espero que seja verdade mesmo que a Saab ainda tenha possibilidade de se manter na ativa.

    ResponderExcluir
  3. Scheidecker,

    Os caças que o Brasil pode comprar da Saab é da mesma parte da empresa que se mantém sob a asa da GM? Ou essa só detém o controle da divisão de carros?

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu não me preocuparia tanto assim com o destino dessa Saab de fachada que (ainda) existe hoje. A verdadeira Saab já morreu há muito tempo, vitimada pelo descaso e pela obtusidade da sua madrasta GM.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.