google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 RIG SHOTS - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

RIG SHOTS

Este é um post mais sobre fotos do que sobre carros, mas acho que muitos vão gostar.
Antes de começar a fotografar eu via fotos nas revistas, daquelas superbacanas de carros em movimento com uma nitidez perfeita e o fundo todos borrado como se o carro estivesse a uma velocidade absurda, e ficava tentando imaginar como eram feitas.


Para fazê-las é necessário um equipamento próprio chamado rig. O rig é uma haste (ou mais) fixada em algum ponto do carro numa ponta e na outra é fixada a câmera. Também são necessários diversos dispositivos de fixação, para não perder a câmera, e um controle remoto para os diversos disparos sequenciais. Quanto mais disparos maior a chance de ter uma foto perfeita.


Dependendo do ângulo escolhido, quanto mais aberto, a haste sai na foto, o que requer o uso de photoshop para eliminá-la da cena.


Para ângulos mais fechados há também as fixações por ventosas direto na carroceria.



Com o ajuste correto de velocidade de disparo e um piso bem plano o carro não precisa ir a mais que 20 ou 30 km/h. Quanto maior a haste mais instável é a montagem e menos nítidas as fotos.

É um equipamento que gostaria muito de ter.

Veja mais detalhes nos links abaixo da Rig Shots na Austrália, que vende tudo que se pode imaginar para fazer esse tipo de fotos.

Galerias:
http://www.rigshots.com.au/gallery1m.htm
http://www.rigshots.com.au/gallery22m.htm

Como se faz:
http://www.rigshots.com.au/howto1.htm

Faça o seu pedido:
http://www.rigshots.com.au/index.htm

PK

14 comentários :

  1. Como leigo em fotografia, me intriga o efeito miniaturizado.

    É preciso algum equipamento especial?

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  2. Kenzo, o efeito miniaturizado pode ser feito aqui: http://tiltshiftmaker.com/

    Funciona bem com fotos que tem vários planos, ou muita profundidade.

    Abraço.

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  3. PK,

    Temos aqui ótimas ventosas, por exemplo como ferramentas de colocar vidros automotivos, uma ventosa dessas, dupla com haste, um pouco de criatividade e boa, tamos no jogo, fazer esse suporte é algo que não é nem um pouco dificil de fazer. Aposto que qualquer ogro verde faz isso, com muito mais facilidade que colocar um V6 num chevette mantendo o cambio e do diferencial do chevette lá.

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  4. Acho esse tipo de foto simplesmente o máximo!

    "Desvendei" esse segredo à poucos meses em alguma das minhas voltas por fóruns gringos de carros.

    Quem sabe um dia eu não faço uma dessas, não?

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  5. PK, eu vi em alguma revista de carros brasileira uma matéria com um fotógrafo especialista nesse tipo de foto. Ele fazia as fotos com o carro desligado e exposição longa, o carro sendo empurrado na mão! Depois, bastava usar o photoshop para esconder os braçoes que fixavam a câmera no carro e a foto ficava maravilhosa.
    Abs, Ricardo Montero

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  6. Sempre quis saber como faziam esse tipo de foto, dá um belo efeito de velocidade.

    Off topic: qual a moral daqueles instrumentos no capô do VP vermelho?
    Não é a primeira vez que vejo isso.

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  7. PK

    Bem interessante mesmo, até dá pra tentar fazer umas traquijoças em casa.

    Joel, é "só tipo", sem razão técnica.

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  8. Ricardo Montero,

    Tem razão!Acho que empurando o carro a vibração será menor.

    Abraço.

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  9. Imagem: Nem tudo é como parece....!

    MH

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  10. Paulo... Todos os dias impreterivelmente leio o blog e todas as vezes que suas fotos aparecem, fico impressionado com as composições que você retrata!!! Como entusiasta de auto e de fotografia, meu parabéns (De montão!!!!)

    Romildo .'.

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  11. PK,

    Obrigado pelo site. Fiz uma experiência e ficou interessante.

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  12. Romildo,

    Que delícia receber esse comentário!
    Um ótimo estimulo a continuar.

    Um abraço

    PK

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  13. Muito interessante, nem imaginava como eram feitas essas fotos. Com certeza dá para desenvolver a "traquitana" por aqui mesmo.

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  14. Sensacional, PK. Obrigado por essa visão diretamente dos bastidores.

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