FILTRO DE ÓLEO PARA ENTUSIASTA



Todo mundo que já tentou remover um filtro de óleo conhece a cena. A carcaça tem uma superfície lisa que escorrega na mão facilmente. Se houver um pouco de óleo e/ou sujeira, pior ainda.
Recorre-se então, àquelas ferramentas que nem são dignas desse nome, feitas de cintas ou correntes, que estrangulam o filtro quanto mais se faz força para vencer o torque de aperto. Já vi instaladores em postos que simplesmente ignoram a recomendação de todos os fabricantes de carros e de filtro de aperto apenas com a mão, e usam a ferramenta até mesmo para apertar o filtro novo, e não apenas para remover o velho.
Eis que encontro esse filtro no mercado americano, da linha normal da Fram, com uma pintura texturizada na área onde se segura o filtro para a remoção.
Não seria nada de outro mundo para o fabricante incluir essa pintura nos filtros para o mercado brasileiro, facilitando a vida de todos, sejam frentistas de postos, mecânicos ou simplesmente entusiastas.
Afinal, mesmo com a ferramenta para remover, há muitos carros em que esse expediente não pode ser usado, pois o espaço é muito restrito.
Fica a sugestão à Fram e aos outros fabricantes de filtros.
Fácil e pronto, basta copiar.
JJ

19 comentários :

  1. Acho difícil fazerem isso, nos USA a prática do Do it Yourself é muito forte, aqui nenhum motorista troca o óleo ele mesmo.
    Lamentavelmente, os trocadores de óleo não tem na sua maioria a menor noção do que estão fazendo.
    As petroleiras até dizem que treinam os caras, mas acho que deve ser mentira face às barbaridades perpetradas.

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  2. E não teve o caso do sujeito que foi trocar o óleo de seu Ferrari no posto de gasolina?

    Se não me engano li numa 4Rodas nessas reportagens especiais.

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  3. Roberto,
    não é sempre, mas às vezes eu mesmo troco.

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  4. Kenzo,
    não me surpreende. O dono de Ferrari deve ter pedido um óleo "em conta".
    Ficaria surpreso se fosse dono de Porsche.

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  5. Eu trocava, pois tenho uma oficina em casa bem equipada, mas sempre tinha o problema de jogar o óleo fora.

    Hoje só troco do meu 550spyder porque ele tem radiador de óleo na frente e tem que desmontar as mangueiras e a peãozada nesse caso só faz cagada. Mas é um saco, tem que enfiar ar para tirar todo o óleo do sistema e se a mangueira escapa do balde é uma spuzza só.

    Na última vez fui no posto e eu mesmo troquei o óleo, o peão ficou olhando e ainda recebeu gorjeta.

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  6. Eu sempre troco o óleo, é até divertido. Quando troquei no mecânico, apenas uma vez, na troca posterior tive severas dificuldades para retirar o filtro e o dreno do cárter de tão apertados que estavam, até brinquei que naquela oficina deveriam trabalhar o Superman e o Incrível Hulk.Outro costume do pessoal dos postos e das oficinas que não gosto é o de pôr óleo até o nível máximo marcado na vareta, apesar de não ser errado. Em casa, costumo deixar o nível no meio termo entre mínimo e máximo.
    Quanto ao rejeito de óleo usado, ponho-o nos frascos e dou ao meu pai para levar à empresa onde trabalha, pois lá há um programa de descarte de óleo lubrificante de máquinas pesadas.

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  7. Marcelo Augusto04/01/10 01:09

    Cada vez que chega a hora de trocar de óleo e filtro, é na verdade A Hora Do Pesadelo.

    Ainda bem que meu carro atual a troca é com 15 mil/ 1 ano, e seu filtro é do tipo ecológico: aqueles que não tem a parte metálica externa, troca-se por cima, apenas retirando uma tampa, cujo fim do aperto dá em um batente, ufa!! Todo carro deveria ter filtro assim.

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  8. Clésio Luiz04/01/10 13:25

    Eu também trocaria o óleo do meu carro, mas sempre fica a questão do que fazer com o óleo velho. Como geralmente os postos daqui não cobram se você comprar o óleo lá (obviamente o preço por litro é um pouquinho maior do que comprar em supermercados), eu deixo as coisas com o posto mesmo.

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  9. JJ,
    No mercado norte-americano existe coisa BEM melhor do que este filtro com a área de maior atrito para se retirar com as mãos.
    Acontece o seguinte: voce já tentou mesmo retirar o filtro com as mãos? Mesmo que voce o instale corretamente, rosqueando-o com as mãos como o fabricante recomenda (e untando a junta de borracha com óleo para que o aperto seja o correto), na hora de removê-lo voce notará que nem o incrível hulk conseguirá. Neste caso ferramentas são necesárias.
    É aí que entra a solução bem melhor: se voce utilizar um filtro convencional, ou o FRAM ToughGuard, ele não tem essa área de atrito, e sim uma superfície poligonal com 24 faces ou mais. Existe uma ferramenta que encaixa direitinho nessa superfície poligonal e tem um buraco quadrado para se encaixar uma catraca de 3/8" nela, como se fosse um soquete de parafusar porcas ou parafusos com cabeça sextavada.
    Essa ferramenta é baratinha, e existe a venda exatamente no mesmo autopeças onde voce viu esse filtro FRAM ExtraGuard. Facilita MUITO a vida.

    RZ,
    Já foi o tempo em que a prática do DIY nos USA era forte. Já foi o tempo mesmo! A maioria paga para as oficinas fazerem o que deve ser feito, pois esses serviços leves são baratos. Porém, ao contrário do que se imagina, os serviços pesados (como suspensão) simplesmente não são feitos, isto é, são negligenciados na cara dura mesmo. Prova disso é o fato de que facilmente se encontram veículos com 100 mil milhas ou mais com absolutamente todos os componentes de suspensão originais (e claro, todos ferrados). É que, quando isto acontece, eles preferem trocar de carro do que reparar o carro. E claro, quem compra esses carros "que se lasque".

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  10. Tem coisas que o entusiasta de verdade faz questão de fazer, tais como trocar o óleo, alinhar a direção, fazer algumas coisas na parte eletrica e por aí vai. É natural.

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  11. Curiosidade:
    Toda vez que compro óleo mais barato, para trocar por conta própria, acontece algum imprevisto, como oficina cheia e outro!
    Compro no posto e troco sem problemas!
    Que azar!
    MH

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  12. AG,
    Alinhar direção/suspensão na garagem, por conta própria?
    Fale mais sobre isso! Está na minha lista de sonhos a conquistar. Vivo de saco cheio dessas "oficinas de alinhamento" da vida só fazerem cag****!

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  13. Interessante como nesta terra tupiniquim os fabricantes pouco se interessam em desenvolver produtos que facilitam a vida das pessoas. "Lá fora" isso é tão comum que surpreende os "índios" daqui...

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  14. Interessante - e absolutamente verdadeiro - o comentário do Bussoranga sobre a total falta de manutenção em grande parte da frota americana. Isso ajuda muito a explicar o atrativo representado por programas como o Cash for Clunkers, objeto de infindáveis polêmicas aqui no AUTOentusiastas.

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  15. Pois é JJ,
    Mas se a ferramenta não entra, como a mão vai entrar?
    E outra, existem lugares especializados para fazer a troca. Eu não confio em posto de gasolina, levo meu carro pra trocar óleo em troca de óleo especializada!

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  16. Bussoranga,
    eu vi sim esse filtro com a face para encaixar ferramenta. Só que precisa de ferramenta.Acredito que com apenas essa pintura áspera, já está bom. Eu já cheguei a tirar filtro com as mãos, em carro onde havia espaço para uma boa pega, e filtro que eu mesmo havia montado e apertado apenas com as mãos.
    Marcelo,
    depende do carro. Em alguns não há espaço para a ferramenta, mas uma mão entra.

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  17. Caro JJ e amigos:

    Como profissional do ramo, devo dizer que na maioria das vezes não conseguimos soltar o filtro apenas com as mãos. Hoje mesmo me deparei com um VW Bora 2009 com apenas 10.000 Km que simplesmente apresentava o filtro de óleo original da montagem absolutamente colado!!! Não saía por nada.
    E que em muitas vezes é necessário apertar o filtro com ferramenta sim!
    Lógico que é um aperto controlado, eu sei, os técnicos rirão, mas devido ao uso de lubrificantes de baixa viscosidade, como SAE 5W30 (GM, Ford, Fiat, etc) e 5W40 (VW, MB, Porsche e BMW) em muitas ocasiões ocorrem vazamentos e os clientes retronam insatisfeitos e então ficamos com a fama que algum dos entusiastas aqui nos taxam...
    Portanto, o aperto "controlado" é requerido sim e talvez os maiores exemplos deste caso seriam o Renault Clio e o VW Polo.

    grande abraço a todos

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  18. Ola à todos parabens pelo blog.. o meu é http://formula1lionel.blogspot.com quanto a trocar oleo...faz uns 20 anos atraz peguei um taxi em São Paulo e perguntei qual melhor oleo aquelas coisas ...o cara falou que tranportou um BAM BAM BAM de uma multinacional de oleo uma vez que DISSE PARA ELE NUNCA TROCAR ..SÓ COMPLETAR...e ele estava fazendo isso fazia uns anos e estava gostando...AI FUI ESPERIMENTAR NUM GOL 88 que peguei com 120 kilometros RODEI MAIS 300 KILOMETROS SÓ COMPLETANDO A CADA 50 mil kilometros completava meio litro..o desgaste normal..RESUMINDO VENDO COM 420.000 mil kilometros com as velas sequinhas e cinzinhas...SEM BATER NADA ..FASSO ISSI ATE HOJE EM TODOS CARROS PALIO, KA , GOL..SAVEIRO..SÓ COMPLETO diz o taxista que criava uma peloca que protegia os pistoes ..ACHO QUE PROTEJE MESMO o Palio esta com 150.000 zerado..a saveiro esta com 200.000 zerada ..o ka com 120.000 zetec.zerado...fica ai a dica quem quizer experimentar..?

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  19. Sempre troquei em casa, nunca tive problema. Também nunca tive carro rebaixado! Uso uam ferramenta simples e barata para remover o filtro; aperto envolvendo o filtro com um pedaço de lixa (é uma boa dica) e um pouco de força com as mãos.
    Já tive problemas com o parafuso de drenagem, porque os peões pensam que se deve apertar igual parafuso de roda!
    Pelo menos gasto menos da metade do que gastaria no posto.

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