DRAG RACE


A foto acima é do vencedeor de uma competição especifica de wheeling, ou a arte de fazer o carro tirar as rodas do chão em uma arrancada. O carro acima é um veiculo com motor dianteiro e tração traseira normal, sem ter a mecânica recuada ou algum arranjo especial como os carros de exibição. Simples assim, um monte de motor, um monte de tração e boa, ar embaixo dos pneus.
Nada é tão legal quanto isso. Ah, sim, as vezes o pouso é doloroso.

19 comentários :

  1. Mas quando isso acontece, as rodas dianteiras (direcionais) ficam fora do solo.
    Enquanto as dianteiras estão fora do solo, para exatamente qual direção o carro segue acelerando???
    Diferencial soldante garante que vá em linha reta? Sei não.....

    ResponderExcluir
  2. Haja Wheelie Bar!
    Há vários vídeos de "fails" de carros capotando nessas empinadas.

    ResponderExcluir
  3. Isso deve ser bom demais,imagine a força G no seu corpo,e depois vc so tendo a visão do céu a sua frente ...

    ResponderExcluir
  4. Isso é TENSO!! >:-)
    Lembrando que o referido automóvel é um AMC Gremlin...
    Aliás, vocês do AUTOentusiastas bem que poderiam fazer um post a respeito dele e do Pacer...são 2 carros que, apesar de feios pra caramba [rsrsrs], são legais e quando devidamente "equipados" [como este de arrancada], são belas cadeiras elétricas...hehehe

    ResponderExcluir
  5. AAA (American Automotive Aberrations).

    ResponderExcluir
  6. Oscar Ulisses18/01/10 14:21

    Ô povinho tonto esse da América!

    ResponderExcluir
  7. Não parece seguro, mas deve ser divertido!

    ResponderExcluir
  8. Fico imaginando o "haras" sob o capô para fazer uma estrepolia dessas...

    ResponderExcluir
  9. Pra quê criticar os americanos? O Brazil é melhor por acaso?

    ResponderExcluir
  10. AG, esse post é a sua cara! Adorei.

    ResponderExcluir
  11. Tem que ter 3 testiculos para ficar dentro duma tranqueira dessas,hohohohohohoh.........

    ResponderExcluir
  12. É, Maluhy...tem que ter 3 pra ver se sobrevive pelo menos um na hora em que as rodas dianteiras voltam a fazer contato com o solo.

    ResponderExcluir
  13. e esses 3 testículos devem doer pra caramba na pancada quando a frente do carro volta pro chão...

    ResponderExcluir
  14. Achei um video no youtube com esse carro no final.
    http://www.youtube.com/watch?v=spz3DE31T24

    ResponderExcluir
  15. Caraca! No video que o Olisses passou, o Gremlin faz uma "decolagem e pouso" perfeitos!!!

    É impressionante ver no mesmo vídeo um punhado de GM A-bodies tirarem as quatro rodas do chão...

    ResponderExcluir
  16. Há um fato não comentado e que é gravíssimo: a distribuição de torque NUNCA é simétria nas rodas traseiras, mesmo que se use um diferencial soldante.

    Isso ocorre pela presença do cardan, na entrada do diferencial, e não importa se é eixo rígido ou IRS (suspensão traseira independente), com diferencial fixo ao subchassi ou diretamente ao assoalho. É resultado de lei da ação e reação.

    O cardan aplica um torque no pinhão, e este aplica o contrário na caixa do diferencial. Este torque se converte num par de forças sobre o eixo traseiro ou sobre os coxins do diferencial e que faz o carro torcer longitudinalmente, ou seja, transfere o apoio para apenas uma das rodas.

    Isso é tanto mais grave quanto for o torque resultante em 1a marcha (maior multiplicação). É visível, no video em questão, que muitos dos carros, antes de tirarem as 4 rodas do chão, tiram 3, ou seja, fazem um "wheelie torto".

    O que fazer para se evitar esse efeito de tração assimétrica?

    ResponderExcluir
  17. Olisses,
    O vídeo é muito bacana. O Bussoranga tocou num ponto interessante que talvez eu não tivesse notado no vídeo.

    PK

    ResponderExcluir
  18. bussoranga,

    Quando a teoria não bate com a pratica, refaça a teoria que ela está errada. Não é eixo soldante, coisa de brazuca, é spool, um elemento mecanico que substitui a caixa do diferencial e liga a coroa diretamente aos semi eixos. E sim, se a pista estiver limpa, ambos pneus com mesma pressão e estado de desgaste e aderencia, ele vai subir e andar maravilhosamente reto. SE tiver falta de aderencia, sujeira, óleo etc aí sim ele puxa para um dos lados.

    PK,

    Eu amo essas baixarias.

    ResponderExcluir
  19. Oscar Ulisses, tonto é o brasileiro que ficou a vida toda lambendo o saco dos europeus e até hoje acha que pode falar mal de americano.

    Os americanos fizeram e fazem as coisas do jeito deles. Nunca aceitaram o nariz empinado dos europeus, que os julgavam como caipiras por não viverem no velho mundo.

    Daí porque lá não tem futebol, e seus carros são únicos. Os mais legais e bonitos, na minha opinião.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.