AS CORES E OS CARROS

Talvez uma das combinações de cores mais emblemáticas de todos os tempos do automobilismo mundial, o laranja e azul da equipe Gulf destacam-se por onde passam.
Tudo começou nos anos 30, quando a Gulf Oil aliou-se ao consagrado Harry Miller em um projeto para carros especiais para as 500 Milhas de Indianápolis. O carro seria uma grande novidade, pois Miller usara sua engenhosidade e conhecimentos de motores e chassi para criar um carro leve e potente, de motor central, e com a inovação dos freios a disco. A Gulf Oil entrou no projeto com a visão de usar o carro como uma forma de divulgar seus combustíveis e lubrificantes, mas o carro apresentou problemas de refrigeração e o projeto foi abandonado.


Os próximos grandes marcos da Gulf no automobilismo são mais conhecidos, com os Ford GT40 e os Porsche 917, estes talvez os mais emblemáticos carros a usarem as cores da Gulf, imortalizada também nas telas pelo filme "As 24 Horas de Le Mans", de 1971, com Steve McQueen e seu 917 de número 20.



Também lembramos dos Gulf Mirage, entre eles o derivado do GT40, com modificações de carroceria para deixar o carro mais eficiente de aerodinâmica com menos entradas de ar, principalmente na parte traseira, e o Mirage GR8 Ford-Cosworth, vencedor de Le Mans de 1975 nas mãos de Jacky Ickx e Derek Bell.


Mais recentemente nos anos 90, o McLaren F1 GTR também recebeu as cores da Gulf, mas adotando um tom de azul mais escuro. Para mim o F1 mais bonito de todos.


A Porsche, junto com a equipe Kremer, correu com o modelo K8 em 1994 com as cores da Gulf em LeMans, mas não passou da sexta posição no fim da corrida, com o carro liderado pelo veterano Derek Bell.


A Audi também teve as cores da Gulf em um de seus R8, carro liderado por Stefan Johasson, que foi campeão do Mundial de Endurance em 2001. Novamente, um dos meus R8 favoritos.


Nos últimos anos, a Gulf patrocinou carros da Aston Martin, primeiro o DBR9 na categoria GT1, e depois o Lola-Aston da LMP1, ambos vitoriosos.



Não há como negar, a Gulf está enraizada no coração do automobilismo, principalmente em Le Mans.

9 comentários :

  1. Realmente, mas sempre gostei mais das cores da Martini Racing.

    O BT44 nº8 da Brabham/Martini do Pace é um dos F1 mais bonitos de todos.

    ResponderExcluir
  2. Tem outras pinturas que também são clássicas. Agora me vê à cabeça 3:

    - Martini Racing;
    - Alitalia;
    - Rothmans.

    ResponderExcluir
  3. O prata com detalhes em vermelho das Mercedes F1...

    ResponderExcluir
  4. sempre gostei da pintura da gulf tb ! acho linda.....tenho uma miniatura do porsche 917 de le mans...acho demais esse carro

    abraço

    Fernando

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro o branco e vermelho no esquema da Marlboro. Me lembra a McLaren do Senna.

    Pra mim, junto com a Gulf, é o esquema de pintura ligada à um patrocinador mais emblemática de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  6. Já tratei de providenciar um moletom nas cores da Gulf pra mim.
    Tambem acho belas as pinturas que o Carlos Esuardo citou e lembrei de outras:
    - British Racing Green com bico amarelo da Lotus
    - Rothmans
    - John Player Special

    ResponderExcluir
  7. Francisco Neto22/01/10 23:46

    Esse Porsche 917 20 é mais que clássico.

    É Referencia :D

    ResponderExcluir
  8. Toda vez que vejo ou ouço falar de Gulf, a primeira coisa que me vem à mente são os bólidos de competição que saíram pintados com essas cores. Só depois é que me lembro da marca ser uma empresa petrolífera e não uma escuderia...

    Eu, particularmente, prefiro o tom de azul mais claro.

    ResponderExcluir
  9. Para mim seria um sonho andar nessa 917K ..........

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.