CHEVY 33 DO REI



A Americar, que fabrica em Santo André réplicas de Cobra, Jaguar XK 120 e Ford GT40, está numa tremenda empreitada, trabalhando dia e noite e fins de semana também. É que ela recebeu uma encomenda da Nestlé de 50 hot-rods Chevy 33 para uma campanha publicitária que envolve o Emerson Fittipaldi e o Rei Roberto Carlos.

Além desses 50, que receberão motor e câmbio da Chevrolet Blazer 2.4, cinco deles receberão o V-8 do Corvette, que gera mais de 400 cv. Desses cinco, um vai pro Emerson e outro pro Roberto. O Emerson queria estourar a boca do balão e já estava vendo a mecânica do Corvette ZR1, que tem coisa de uns 640 cv, mas o Cleber, dono da Americar, conseguiu convencê-lo que aí já era demais pro chevrolezinho e que 400 e poucos cv num hot-rod de plástico/fibra que deve pesar uns mil quilos já dá pra divertir até mesmo o duplamente bi-campeão (2 F1 + 2 Indy).

Esse hot Chevy 33 o Bob Sharp e eu tivemos o prazer de guiar antes que o Cleber comprasse o projeto. Estava com motor 6-cil do Opala e câmbio automático e andou muito bem. Suspensões dianteira e traseira do Opala. Gostamos mesmo, porque era praticamente um Opala com outra carroceria. Então, senti um carro justinho, bem equilibrado, macio e firminho. Bom mesmo de guiar, como um bom Opala. Ah! E tinha ar-condicionado. Sendo assim, dá até para usá-lo no dia a dia.

O motor GM 2,4 litros foi escolhido porque é o único motor zero que no Brasil de acha já com câmbio longitudinal para tração traseira, no caso, na Blazer. É um bom motor e seus 150 cv dão bem conta do recado, segundo o Cleber. O motor vem, portanto, com injeção moderna, etc, o que lhe dá boa confiabilidade.
Certamente, depois dessa empreitada da campanha, a Americar deverá aceitar encomendas do hot com motores V-8. As cores branco e azul desse da foto acredito que sejam porque o Rei as tem como preferidas.

Meu calhambeque, bi bi, eu quero consertar meu calhambeque, tchipdumbarkcumbéktchidum...

27 comentários :

  1. O projeto todo é muito legal. Parabéns a quem teve a idéia, e especialmente à Nestlé por ter dado o sinal verde.

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  2. Mister Fórmula Finesse13/01/10 13:58

    Parabéns pela empreitada, com certeza uma empresa com o alto gabarito de uma Nestlê não colocaria sua reputação à prova - carro perigoso por exemplo - se não tivesse certeza da excelência do fabricante da réplica.

    Os 141 cavalos do flexpower com gasolina (147 no álcool) acho que serão adequado a um carro leve e quem tem como principal objetivo agradar os olhos dos trausentes e fazer bem ao ego do dono pois se trata de uma das mais belas máquinas clássicas da produção mundial.

    Já começo a reservar uns cobres para a tal da promoção.

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  3. Arnaldo,

    O azul esta estranho e fora de proporcoes devido as rodas. Ja o prata esta bonito com as pequenas rodas na frente e maiores atras.

    Mesmo assim, com 400hp nao deixam de ser cadeiras eletricas.

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  4. Arnaldo, como é que ficou a mão-de-obra do Cleber? Provavelmente ele precisa de gente. Estou tentando contato com a Americar, mas o email não funciona. Se ele pagar a gasolina e o almoço eu toco pra Santo André. Estou falando sério.

    Um abraço

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Concordo com o Scheidecker. Pra mim um carrinho desses tem de ter umas 2 polegadas de diferença das rodas dianteiras para as traseiras, e sem exageros. Tala larga e com uma altura do solo equilibrada.

    O azul está meio estranho. Parece que a frente está alta demais.

    Ainda sim, adoraria dirigir um desses. Deve ser uma máquina de torcer pescoços pela rua.

    Aliás, será que a Americar não quer contratar alguém pra ajudar lá? Eu não tenho nenhum curso ou conhecimento prático mas sempre quis trabalhar numa empresa desse tipo.

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  7. ola Arnaldo

    show de bola o post ! HEHE

    isso ai ! agora é aguardar a promoção...vamos ver

    abraçao

    Fernando

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  8. Os carros da Americar são realmente fantásticos. Eu só teria escolhido uma mecânica diferente pra montar o carro. O Duratec 2.3 16v (150 cv) da Ford Ranger iria muito bem e também já vem no esquema do trem de força longitudinal e tração traseira.

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  9. Se o carro azul e branco não tivesse essas rodinhas "nada-a-ver", até que seria uma boa base para uma réplica da carretera do Caetano Damiani, a única que conseguia dar um suadouro na lendária Nº 18 do Camilo Christófaro.

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  10. Muito interessante, gostei da proposta da promoção! Eu trabalharia até de graça pra uma empreitada dessas hahaha! Acho que se tratando do baixo peso, a escolha do motor foi bem acertada, pois é bem torcudo e só fica morno por estar equipado em veículo muito pesado como a Blazer. E é Chevrolet, nada melhor que botar um motor Chevrolet, em um Chevrolet. Fico imaginando essa coisinha com o motor de ZR1 que o Émerson queria colocar.. aiaiaiai sai da frente!

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  11. Assino embaixo do pessoal que citou as rodas desse carro azul.

    E faço um ressalva ao comportamento dinâmico do Opala 6 cilindros, aquilo alí é coisa errada, o motor pendurado lá na frente do eixo num carro que foi projetado pra ter motor pequeno encostado na parede de fogo.

    Agora, usando a suspensão dele, e colocando o 4 cilindros pra trás fica bem diferente a história.

    []s
    Kleber

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  12. Arnaldo Keller13/01/10 18:45

    Amigos,

    Não faço idéia se o Cleber está precisando de gente. O jeito é ligar pra ele (4427.7493) e oferecer seus serviços.

    Eu não sabia que a Ranger também vinha com motor a gasolina. Desculpe, mas passo longe de caminhonetes. Seria um motor melhor, sem dúvida, mas é melhor Chevy com Chevy, além do que isso creio que facilita a negociação com a fábrica na hora de comprar o motor. Mas vou avisar o Cleber disso, pois ele terá que substituir o 6-cil Omega do XK120 por outro e o da Ford assim, tendo câmbio certo, vai melhor.

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  13. Alaor Esposito13/01/10 18:56

    Parabéns Cleber pela encomenda,mas o mais importante é o reconhecimento do trabalho feito duarante esses anos.

    Abraço.

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  14. O carro é legal, mas essas rodas são medonhas, se tivesse umas rodas Corvette Rally estaria beeeeeeeem mais legal

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  15. GOSTARIA DE AGRADECER A TODOS PELOS COMENTARIOS E ESCLARECER ALGUNS PONTOS ,
    EM PRIMEIRO LUGAR O MOTOR FOI ESCOLHIDO PELA FACILIDADE DE INSTALAÇÃO , POR SER UM GM DE POTENCIA RAZOAVEL , E O UNICO DISPONIVEL DE FABRICAÇÃO NACIONAL PARA VEICULOS DE TRAÇÃO TRASEIRA , E SE LEVAR EM CONTA QUE A PROPRIA GENERAL MOTORS ESTA FORNECENDO TODOS OS CONJUNTOS NOVOS E DANDO UM INCRIVEL APOIO PARA QUE OS MESMOS SEJAM INSTALADOS.SERIA IMPOSSIVEL CONSEGUIR UM PARCEIRO A ALTURA .
    NA PRIMEIRA REUNIÃO QUE TIVE COM A NESTLE ME PEDIRÃO PARA ENTREGAR OS PRIMEIROS CARROS 30 DIAS DEPOIS, LEMBRANDO QUE SÃO 50 CARROS E TENHO QUE FABRICAR 1 CARRO A CADA 8 DIAS ,É UM PRAZO INCRIVELMENTE CURTO E QUE FABRICAMOS CARROS ARTESANALMENTE , ENTÃO NÃO HA TEMPO A PERDER .
    QUANTO AO MOTOR DA FORD EU JA CONHECIA E TAMBEM HAVIA ENTRADO EM CONTATO COM A FABRICA , MAS ESTE MOTOR É FABRICADO NO MEXICO E NO MOMENTO DA CONSULTA HAVIA APENAS 1 MOTOR EM ESTOQUE NO BRASIL E CUSTAVA BEM CARO , PRATICAMENTO O CUSTO DE UM BOM V8 IMPORTADO ,
    COMO O PROJETO CARRO É UMA PARCERIA ENTRE DIVERSAS EMPRESAS , NESTLE , AMERICAR ,GENERAL MOTORS , A FITTIPALDI, GOODYEAR E A SCORRO QUE FORNECEU AS RODAS , MUITAS VEZES NÃO CONSEGUIMOS AGRADAR A TODOS ,POIS AS DECISÕES SÃO TOMADAS EM CONJUNTO LEVANDO EM CONTA UMA SERIE DE FATORES , CUSTO DISPONIBILIDADE DE ENTREGA ETC..
    TAMBEM ACHO QUE EXISTEM RODAS QUE SE ENCAIXÃO BEM MELHOR AO VISUAL DO CARRO , MAS MORAMOS NO BRASIL , E AI FICA TUDO MAIS DIFICIL .....
    AINDA ESTOU TENTANDO CONVENCER O EMERSON A COLOCAR APENAS 400 HP NO CARRO QUE VOU MONTAR PARA ELE , MAS ACREDITO QUE ELE NÃO ACEITE POIS ESTA ACOSTUMADO A DOMAR CARROS COM MUITO MAIS POTENCIA , AS RODAS VÃO VIR DE FORA E ELE NÃO GOSTA DE RODA PEQUENA .
    FINALIZANDO A SERIE QUE VAI SER LIMITADA E NUMERADA VOU UM COM MOTOR GM V8 QUE VAI FICAR NA AMERICAR , AI VOU FAZER COMO MANDA O FIGURINO , AGUARDEM ...
    ABRAÇO A TODOS EM ESPECIAL AO ARNALDO , QUE COM SEU JEITO UNICO DE ESCREVER VEM A CADA DIA CONQUISTANDO MAIS ADMIRADORES
    ATT : CLEBER AMERICAR .

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  16. Cleber,

    Parabéns. Desejo muito sicesso nessa empreitada.
    Fim de semana passado montei uma capa seca de aluminio que voce vendeu a um cliente meu aqui de Brasilia, para motor 302 Ford. Sensacional, peça perfeita, modificamos a nossa necessidade de cambio e o resultado foi perfeito!
    Voces fabricam alguma replica ou kit de Willys coupe 40/41?

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  17. João Gabriel14/01/10 01:47

    Caro Cléber

    Quanto ficaria um básíco,cinza primer escuro rodas de aço do opala alargadas,bem espartano,sem nenhum luxo,como um autêntico hot "old school"?

    Obrigado desde já ,sucesso e parabéns em suas criações!

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  18. Diante do esclarecimento do Cléber, a escolha do motor foi realmente a melhor possível. No mais, ficam meus votos de sucesso na empreitada!!

    P.S.: Sou doido na réplica do GT40 feito pela Americar! Seria um sonho guiar qualquer uma delas.

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  19. Arnaldo Keller14/01/10 11:57

    Esqueci de dizer que os 50 carros levarão os autógrafos do Emerson e do Roberto.

    Quanto ao comentário do Insano-BR de que o comportamento do Opala é ruim: olha, meu chapa, acho que você não andou guiando os hots (vários) que guiei. Quase todos são insanos mesmo, daí a diferença desse da Americar. Bem comportado, sim. Sem sustos. Além do mais, o Emerson também guiou e gostou -- tanto que quer meter um motor com mais de 400 cv nele -- e a opinião dele, para muitos, basta.
    Para desempenho forte mesmo a Americar fabrica outros modelos. Esse é pra passeio divertido e só.

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  20. Em primeiro lugar parabéns ao Marketing da Nestlé pela iniciativa e parabéns à Americar pelo trabalho. Um carro para o dia-dia, com aparência antiga é o sonho de todo maníaco....

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  21. Muito legal o projeto, a Americar está de parabéns.

    AK,
    Já que todos estão querendo uma vaguinha na Americar, também quero a minha!
    Por acaso eles estão precisando de um farmacêutico pra cuidar da medicação???
    Abraço.

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  22. Arnaldo,

    O comportamento dinâmico do Opala é 6 cilindros é ruim. Dirigir hots são outros "500", carros modificados para se extrair desempenho, e isso inclui novos acertos de suspensão.
    Fui proprietário de um Diplomata 92 automático com 17.000km, completamente original, e me sentia tão assustado em relação a sua estabilidade quanto em uma Blazer Executive.
    Tive a oportunidade de dirigir um Record 1.9 4 cilindros e parece ser outro automóvel, inclusive esse carro desmestificou o eixo rígido traseiro como fonte de instabilidade para mim. Esse Record está para o Opala como um Ka está para um Del Rey.
    Depois dessa experiência passei a dar mais crédito ao chassi/suspensão do carro e entendi o quanto o "frankestein" de 6 cilindros estragou um conjunto pra lá de interessante.

    []s
    Kleber

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  23. Arnaldo Keller15/01/10 17:30

    Insano-BR

    Ninguém aqui está comparando a estabilidade de um Opala à de um carro moderno. Longe disso.
    Mas também não entendo essa sua comparação, igualando-o a uma Blazer. Ou essa Blazer que vc andou estava modificada para melhor ou esse seu Diplomata estava bichado.
    E olhe que toda semana ando ao menos uma vez num Opala 6-cil autom..
    Tenho certeza que vc teve uma má experiência com o Opala. Dê outra chance a ele.

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  24. Arnaldo,

    Comparo o Opala 6 cilindros com o Opel Record 4 cilindros que dirigi, isso me mostrou o quanto o 6 cilindros pesado lá na frente altera o comportamento do carro, e pra pior.
    Aqui no blog mesmo temos as experiências do Garcia colocando motores V8 e V6 mais pra trás do que o 6 em linha original.
    Voltando a réplica de Chevy do post, acredito que vai ficar muito bom com um 4 cilindros pequeno colocado atrás do eixo, é um retorno ao mais próximo do projeto original da plataforma do Record/Opala.

    []s
    Kleber

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  25. Arnaldo Keller18/01/10 22:18

    Kleber,

    estou plenamente de acordo com o seu último comentário. Só discordo da comparação à Blazer. Meio exagerada.
    Motor entre-eixos, na frente ou atrás, é o bom.

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  26. Olá Arnaldo,
    Será que dá para instalar esse conjunto motor/cambio num Opala?

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  27. Concordo que as rodas do modelo Prata são mais bonitas que as do modelo "AZUL SANTINHA". Quanto ao motor concordo que HOT tem que ter motorzão, pois quem gosta de motorzinho é dentista. Quanto a Blazer Executive, melhorei a minha, deixando o eixo trazeiro, na mesma largura do dianteiro, e uso pneus 275/60 aro 15, só falta mexer na direção hidraulica, deixar ela progressiva.

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