Outro dia fiz o levantamento das matérias da Car and Driver que participei com o Arnaldo e que saíram no site da revista e ficou faltando essa do Fiat 509A.
Um exemplar impecável restaurado pelo Oppi (veja na penúltima foto). Essa matéria foi muito difícil de fazer. O motivo é que um carro de 1927 não se locomove com muita facilidade nas ruas de São Paulo. Foi muito difícil achar uma locação legal. Sempre tenho receio de andar percursos longos e ficar manobrando muitas vezes esses clássicos, que por melhor que sejam cuidados sempre tem algum probleminha de combustível, arrefecimento e etc.
O que acho mais legal nesse caro é a baixa altura da carroceria. Isso o deixa mais esportivo principalmente quando comparado a um Ford T ou A. Não deu para dirigi-lo, mas ao seguir o Oppi ao volante com o Arnaldo sentado no banco traseiro eu podia vê-lo sendo castigado pela suspensão com feixe de molas e amortecedores de cinta, estes quase inoperantes.
Matéria feita em dezembro de 2008: FIAT 509 A
Um exemplar impecável restaurado pelo Oppi (veja na penúltima foto). Essa matéria foi muito difícil de fazer. O motivo é que um carro de 1927 não se locomove com muita facilidade nas ruas de São Paulo. Foi muito difícil achar uma locação legal. Sempre tenho receio de andar percursos longos e ficar manobrando muitas vezes esses clássicos, que por melhor que sejam cuidados sempre tem algum probleminha de combustível, arrefecimento e etc.
O que acho mais legal nesse caro é a baixa altura da carroceria. Isso o deixa mais esportivo principalmente quando comparado a um Ford T ou A. Não deu para dirigi-lo, mas ao seguir o Oppi ao volante com o Arnaldo sentado no banco traseiro eu podia vê-lo sendo castigado pela suspensão com feixe de molas e amortecedores de cinta, estes quase inoperantes.
Matéria feita em dezembro de 2008: FIAT 509 A
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZO0mi_mkztXaEZ3X_mudG5SLOV1IwY8SOoI0ud86rzODpZ7SDw_ljEW_nIbZ03llzpuGZyJzqBIiR_NoI6l6thfeyzqjJWjAxl-NPQf7sZ99CM46eoGNGJYYhr8gM5Ic3HrZf9wpugN4G/s400-rw/AUTOentusiastas+-+Fiat+509A+1927-+6.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0Uw8TYyzgNbeQpaBZAo2C8jnQkVbngq4iutznjAEkfk3JSXLUlYbWV_hjck_hkXk3cM9A6zgQV20RVIS0u_DgkvlUBa4IViF8RG06uoMuMsO00TsOtNCh9gbaChLiNmsIB2Mh9330JHQC/s400-rw/AUTOentusiastas+-+Fiat+509A+1927-+8.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhF8qg_-N9y7C84H0m2EM4pm-CXPeipQ6PEAle6HiEMVakumO8ll8bnjzLnso9YtlNVLrFGMmh_iF836ro1XJibxQiwE0JzQiEJdLxPPP-ekAZUql6hy54YE1ExF9qf1N4W4yrrukrOnPMj/s400-rw/AUTOentusiastas+-+Fiat+509A+1927-+7.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihXenEZnB8zFae_opu-BCtQ5mWdCdaYhkakgJLRIs3OIp1l9ZpGJAlu7BjWEsdwk0oF2Fu6jePhSeGK1kADb74vXRNpQlcSV0FGQacFncWA0gSzX8W7x01DOOgbBOz-v2djBR8ePTqJxC7/s400-rw/AUTOentusiastas+-+Fiat+509A+1927-+4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU4WymSzV1YUAOnQ4P5brh8cfX2Vw5WTV7Mhp1gOVIe4ENOJPKQNgnDIZvWalZA63obOH9U488AX4_D8AZ-Jvsh8zmbaKMUyI2tlqR9281Y9k2e6hPCOXHB83CA-LCavABdWcs7MWptw-D/s400-rw/Arnaldo+e+Oppi+1280.jpg)
Outro fato interessante é que esse 509 foi feito na "Officine Lingotto". Uma fábrica da Fiat onde havia uma pista de testes na cobertura do prédio. Veja o post do Carlos Zilveti sobre ela - Lingotto.
Lindo na cor vinho. A capota recolhe?
ResponderExcluirFicou devendo fotos do interior.
Abraços!
Sazional a história da fabrica da Fiat!
ResponderExcluir