OS DEZ CARROS MAIS BONITOS DO JJ (parte 1)

Atendendo a uma sugestão do Paulo Keller, que pediu uma lista dos meus 10 carros mais bonitos, pensei um pouco, e descobri que é impossível. Apenas 10 é muita miséria.
Dessa forma, será uma lista dos 10 primeiros que me vêm à lembrança, e daqui a alguns dias, mais 10, e depois mais 10.
Acredito que trinta está bom. A ordem é aleatória.

1- Batmobile, 1966.
O carro do seriado de TV. Não é necessário nenhum comentário, pois quase todos tiveram ou ainda tem sonhos com ele.

2- Alfa Romeo Carabo.
Falei sobre ele anteriormente. Imagino o impacto em 1968 ao ser apresentado. Deve ter sido algo que jamais sentiremos.
3- Dodge Charger, 1968 a 1970.
O americano. Já apareceu na lista dos mais belos de todos os tempos até em listas de votação em revistas especializadas europeias. Não sou só eu que acho maravilhoso. Seria meu carro, o único, se eu pudesse escolher apenas um para passar o resto da vida.

4- Saab 92.001, 1947.
O primeiro, conhecido como UrSaab (o Saab original). Expliquei um pouco dele há um certo tempo, aqui. Aerodinâmica pura e simplicidade mecânica.


5- Ferrari F40, 1987.
Tudo que um Ferrari tem que ser, e nada além disso. Bonito, agressivo, sem itens de design fúteis, um carro de corrida com placa de registro.

6- Land Rover Defender 90.
História móvel, ele e o Jeep Willys sozinhos conseguem resumir a criação dos veículos fora-de-estrada de uso geral, civil e militar.

7- Lamborghini Estoque.
Já procurei por defeitos em todas as fotos que vi desse carro, e não achei. Formas, detalhes, tudo no lugar. Perfeito.

8- Aston Martin Vanquish.
Apenas o modelo idêntico ao da foto, ano 2001, o do lançamento. Quando trocaram as rodas, perdeu um pouco do charme.

9- McLaren F1.
O ápice do esportivo de rua, quase pronto para as pistas. Uma evolução conceitual do F-40, com as melhorias de conforto necessárias para um uso mais normal. Se é que algo pode ser normal num bólido desse nível.


10- Chevrolet Camaro, 2010.
Uma obra-prima. Mal parece ter sido criado dentro de uma fábrica grande, aparentando mais ser fruto de um gênio que conseguiu materializar todas as suas ideias. Uma das características mais maravilhosas é o preço, ao alcance de uma boa parcela das pessoas assalariadas no país de origem.

JJ

12 comentários :

  1. Talles Wang23/12/09 23:51

    Faltou o Mustang do Bullit que tava lá atrás!

    Ha ha ha!

    McLaren Ok! Carabo idem.

    Em relação à Ferrari, tubo bem, mas prefiro a do Magnun! Se não me falha a memória era uma 308 GTO, me corrijam por favor.

    Caro Juvenal,
    Boa lista!

    Abraços,
    TallWang

    ResponderExcluir
  2. Francisco Neto23/12/09 23:53

    F40

    F1

    Duas obras de arte sobre rodas.

    ResponderExcluir
  3. JJ,

    Charger 68/70 - Numero 1 sempre.
    Camaro: 67/70, 70 1/2 a 73, 92 a 98 e os novos - OK
    Batmovel: ok.
    3 em 10, tá bom isso! Hahahahaha
    Aliás, 4. Alfa carabo ok tb, e jeep willys sim, LR não! 4 e 1/2.
    Qualquer dia faço uma de 10 sonhos de consumo meu.

    ResponderExcluir
  4. Sugestões para as próximas listas:
    Mustang Shelby GT 500KR 1968;
    Shelby Cobra 427;
    Ferrari 250GTO.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu tive o prazer de entrar no Alfa Carabo, quando visitei o museu da Alfa na Itália. É a tal da espaço-nave... mas bem baixo... eu curti pra caramba... é diferente de tudo que tinha visto. Pessoalmente só não gostei dos tecidos (misto de alcantara e veludo - pra mim parece que tá sempre sujo, gosto estritamente pessoal). É um dos carros que mais gosto no estilo "desenhado com régua"...

    Dessa lista aí eu fico em dúvida sobre a Estoque... hmmm.

    Só 10 é muito sofrimento, pelo menos eu adicionaria um Citroen DS...

    ResponderExcluir
  7. Um dia eu queria fazer um post sobre os 10 ícones do design automotivo em carros urbanos e outro de touring... Tem muita coisa boa.

    ResponderExcluir
  8. Endosso a opinião do Rodrigo Clossani, o Citroën DS mercece estar em qualquer lista dessas.

    E quanto ao impacto do Carabo no seu lançamento, eu tive o privilégio de ser testemunha ocular dessa história, no Salão de Turim de 1968. Numa época em que os designers automotivos italianos estavam produzindo coisas fantásticas, o Carabo simplesmente fez o jogo subir para um outro patamar.

    ResponderExcluir
  9. A foto do Dodge Charger RH tirada do filme Bulit traz também o Mustang pilotado por Esteve McQeen.

    ResponderExcluir
  10. JJ,

    vais comprar um VW um dia...

    http://www.autoblog.com/2009/12/25/camaro-exterior-designer-sang-yup-lee-moves-to-vw-audi/

    ResponderExcluir
  11. A bola 7 atual é um tal de Gumpert Apollo, 7:11 s em Nordschleif, 650cv, 0 a 100 em 3s, 360 km/h de final.....

    ResponderExcluir
  12. só trocaria o primeiro pela lamborghini gallardo lp 550

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.