google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 MÚSICAS E CARROS, BRASIL E INGLATERRA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

MÚSICAS E CARROS, BRASIL E INGLATERRA

Foi em 2003. A última noite do ano. Em uma praia em Vitória, Espírito Santo, para comemorar o ano novo. Lá na praia tinha um palco para artistas. Chegou um grupo ”cover” e tocaram a música ”Poeira”, de Yvete Sangalo, bem famosa naquela época. Só que esse grupo fez a música mais ”rock”, assim eu gostei bastante.

Alguns dias depois, dirigindo um Palio alugado até Salvador na BR-101, como em um videogame para não entrar nos buracos, escutei a música original no rádio algumas vezes. Pensei que “Poeira” parecia um pouco como Chimaera (quimera), um carro da TVR. Legal.

Em março de 2004 chegou um e-mail de um amigo na Inglaterra. Ele sabe bem que sou meio louco por bons sons de motores de carros e motos, e perguntou se eu não poderia ir à TVR em Blackpool para visitá-lo e também gravar alguns barulhos bons. Pensei que sim, por que não, e fui até lá, tomar cerveja estranha e gravar barulhos bacanas.

Mas pensei que um disco com só som dos TVR iria ser barulho demais. E lembrei da música "Poeira". Como não sei tocar nenhum instrumento, já que barulho de ferramentas não vale, como eu poderia fazer uma música assim? E como se pode ter permissão de fazer uma versão nova de uma música que já existe? Não é só roubar a música de alguém e colocar no CD, pelo menos não se faz assim nesta parte do mundo. Pensando mas um pouco sobre isso, já tinha muitas perguntas.

Comecei a tentar resolver isso, e a primeira pergunta, quem tem os direitos da música? Pesquisei bastante em vários sites e com vários telefonemas até para a EMI e BMG, ficou claro. Então, como eu poderia ter o direito de mudar as letras e gravar uma outra versão da música aqui (na Suécia)?

A resposta foi que eu precisava mostrar: a nova letra, nome do artista ou grupo, que tipo de CD vai ser, nome da empresa, quantos CDs que seriam fabricados. Simples. Para eles, não para mim.

Hmmm… o problema principal foi que eu não conhecia nenhum grupo de rock. Acabei telefonando para uma pessoa que eu escutei no rádio achando que ele fazia boa música. Com  grande surpresa, ele falou que sim, claro que ele poderia me ajudar. Verdade? Sim muito bom. Ok. Vou fazer a letra, e se tudo der certo ligo de novo.

Mandei todas informações para a empresa com o direito da música, demorou uns meses. A resposta foi, sim, você pode fazer isso. Hurray!

Liguei para o artista. Ele disse que ele não tinha tempo… puxa, o que eu vou fazer agora? Pesquisei outros. Perguntei para alguns que não eram profissionais. Um grupo tentou fazer algo mas ficou ruim, nada para colocar em um CD. Entrei em contato com outros cantores semi-famosos mas não deu certo. Sempre tinham uma desculpa ou problema. Demorou meses mas, no fim, encontrei alguns caras que se interessaram. Podemos chamar eles de “Back Seat Boys”. Pelo menos o cantor é meio famoso aqui na Suécia.

E o resultado? Abaixo a letra da música original e a minha versão do TVR na linha seguinte. E umas partes da música um pouco cortada (editada). Foi rock mesmo.

Como pensei aquela noite na praia ai no Brasil, alguns anos atrás.

Vou contar mais uma outra vez.

Sorte grande (Poeira)
Good Luck (Chimaera)
A minha sorte grande
It was a stroke good luck
Foi você cair do céu
Found outside my garage
Minha paixão verdadeira
That someone left a blue, Chimera
Viver a emoção
As no one was around then
Ganhar teu coração
Not a single fellow
Pra ser feliz a vida inteira
Nothing much to really fear, ah?
É lindo teu sorriso
Had to get inside it
O brilho dos teus olhos
Smelling all that leather
Meu anjo querubim
And a little gasoline
O doce do meu beijo
Firing up that vee-eight
Calor dos meus braços
Rumblin loud at idle
Perfume de jasmim
What a marvelous machine
Chegou no meu espaço
I took of feeling happy
Mandando no pedaço
Revving up the gears
Com amor que não é brincadeira
Good I didn't take that beer – ah
Pegou, me deu um laço
With a grin in my face
Dançou bem no compasso
Building up a good pace, in this
De prazer levantou poeira
Star mist blue, Chimera
Poeira, poeira, poeira
Chimera, Chimera, Chimera
Levantou poeira
Star mist blue Chimera
Uma parte da música está aqui.
HJ

10 comentários :

  1. Essa historia toda me lembrou beach boys e suas musicas autmotivas! 409, little deuce coupe, shutdown. Way to go, man!

    ResponderExcluir
  2. Ficou bom! Não é minha vertente de rock favorito, mas gostei bastante.

    Será que a Ivete já ouviu? Lembrando que ela tem outra música que fala - umas asneiras - sobre carro.

    Belo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!

    Tal qual o Ogro, lembrei dos Beach Boys.
    Quem que eu tenho que matar* pra conseguir essa música inteira? hehehe.

    *PS & Off topic: Hans, já ouviu falar no seriado Chaves? O seu Madruga oferece uma quantia "grande" pro Chaves fazer um favor e ele faz essa pergunta.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, realmente me lembrou os beach boys tambem, não é meu ritmo favorito, mas esta muito bom. Mais uma musica Automotiva

    ResponderExcluir
  5. Mister Fórmula Finesse09/12/2009, 08:25

    Parabêns pela criatividade Hans, mesmo que a inspiração venha de uma das piores coisas que assolaram (e continuam a cada verão...) a música brasileira!

    Ficou melhor sem dúvida!

    ResponderExcluir
  6. APROVADO!

    O Ministério da Cultura aprova "Good Luck (Chimaera)".

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a canção, infinitamente superior à original, disponibiliza pra gente a versão integral, pleaase !!!

    ResponderExcluir
  8. Hans, ficou muito bom! Parabéns, meu caro!

    ResponderExcluir
  9. Ah, e para os interessados sul-americanos comprarem o disco, como faz? No site que você colocou acima só mostra disponibilidade para Inglaterra, Escandinávia e Alemanha.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado a todos, parece que a maioria esta gustando o novo versão. Se alguem esta loco para comprar o CD, tem um e-mail no site, info@tvrpassions.com.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.