INCAPACIDADE PARA PROJETAR ESTRADAS




SP-150, Via Anchieta, São Paulo. A foto mostra como era assim que foi inaugurada, em 1947. Pista dupla, duas faixas cada, como manda o figurino.
Mas o Estado cresceu, o país cresceu e o tráfego aumentou, era inevitável. Aconteceu aqui e no resto do mundo.
Claro, a Anchieta precisou ser ampliada para poder, ao mesmo tempo, continuar a servir de ligação entre a capital paulitsta e o litoral e acolher e distribuir o tráfego para as vias e edificações que foram construídas ao longo dos anos.
A lógica diz que seriam necessárias pistas laterais em complemento às principais. E isso foi feito:

Ficou perfeito, certo? É o que mostra o trecho próximo do viaduto que leva a São Bernardo do Campo e Piraporinha.. Só que continuando a viagem rumo sul, o ou a motorista se depara com um desvio:


Continuando, ele ou ela é jogado para a pista lateral, sem alternativa:


E a Via Anchieta, de pistas centrais e laterais, passa a ter só uma para quem segue no rumo sul.
Digam-me: o que se pode esperar que aconteça no momento em que a frota brasileira cresce a passos longos? Congestionamento, seguido da esfarrapada e propalada desculpa "excesso de veículos".
Não é o único caso. O trecho inicial da BR-116 Rodovia Presidente Dutra, na região de Guarulhos, tem o mesmo problema de desvios em sucessão. Não por acaso é um dos trecho sempre presente nas rádios que falam de trânsito, notadamente a Sulamérica, pelos constantes engarrafamentos.
Já passou da hora de o Brasil rever seu sistema viário e as pessoas designadas a cuidar dessa parte fundamental da infra-estrutura, só que acho que essas pessoas ainda não nasceram.
BS

4 comentários :

  1. Bob

    Como "quase ex-morador" de São Bernardo do Campo, falo com propriedade: a Via Anchieta já acabou faz tempo, principalmente aí perto do Km 18.

    FB

    ResponderExcluir
  2. Bob,

    Que bacana a foto de 1947. Uns 20 anos antes de minha familia chegar ao Brasil.

    Super organizado, acho que a mentalidade da epoca nao era tao largada como e hoje.

    ResponderExcluir
  3. Além de construir mal, não mantem o que já existe. É um absurdo a situação que existe na Avenida Washington Luis em frente ao Aeroporto de Congonhas, sentido centro. Há um afunilamento de 5 para 3 faixas e de repente as faixas somem, ali vira um salve-se quem puder.

    ResponderExcluir
  4. O exemplo citado pelo BS é ótimo, e temos outros ainda melhores:
    - rodoanel: a incompetência é tamanha que, durante a construção mesmo uma viga cai e dá PT em 3 veículos!
    - marginal tietê: que piada essas adições de faixas! Pista mal feita, ondulada, e com custo elevado e que poderia ser muito mais expandida
    - semáforos inteligentes: onde estão? Onde dizem que eles estão o que se observa é que, se voce dirigir na velocidade regulamentada, voce vai parar em quase todos os semáforos. Se andar no dobro da velocidade (isto é, se o trânsito permitir e voce não for "brindado" com multas) voce passa por todos eles abertos.
    Incompetência? Sim, mas muito bem mesclada com safadeza.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.