google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 BONITO OU FEIO? - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

BONITO OU FEIO?



Essa semana houve muita discussão após o post do Paulo Keller, sobre o Aztek. Na semana passada, eu havia escrito sobre o Rageous, que foi execrado pela maioria.
Ambos foram alvo de críticas sobre estilo, como se um carro ser feio para algumas pessoas, ou para a maioria, significa realmente que ele é feio.
Sendo repetitivo e antigo, lembro da frase " A beleza está nos olhos de quem vê". E essa é uma das maiores verdades da humanidade.
Se nâo fosse assim, como explicar alguém escolher um Xsara Picasso pela aparência, ou o New (old agora) Beetle? Ou pior ainda, a Saab morrer porque não vendia. Não vendia porque era feio? Ou era bonito demais e apenas poucos entendiam assim?
Não há respostas, e deixo aqui as fotos do Flajole Forerunner Coupe 1955, um custom-car feito por Bill Flajole, de quem nunca ouvi falar, sobre chassis completo do Jaguar XK120.
Esse exemplar único foi leiloado em agosto passado, em Monterey, Califórnia, onde alguém que gostou da coisa pagou US$ 188.500,00.
Realmente, gosto é algo indiscutível.
JJ

19 comentários :

  1. Horrendo.

    O XK original é muito, muito melhor.

    ResponderExcluir
  2. Um carro ser vendido por "apenas" US$ 188 mil em Monterrey pode ser facilmente encarado como um fracasso, ainda que parcial. Só para comparar, a Jaguar construiu uns 12 mil XK 120 e ainda assim cada um dos que sobraram custa por volta de US$ 130 mil, US$ 58,5 a mais que essa coisinha horrorosa - e única - aí do post. Parece muito? Há um tempo um Ferrari 250 Testa Rossa 1957 de corrida - única e linda de doer todos os ossos - foi arrebatada por US$ 12,4 MILHÕES, "só" 65 vezes mais que o Flajole. Exagerei? Um belíssimo Aston Martin DB4 Zagato - igualmente britânico e raro - não sai da loja por menos de US$ 400 mil, e ainda há quem considere uma pechincha. Não, nem de longe acredito que o estilo é o único fator que influencie no preço de um carro, mas é preciso reconhecer que ajuda, ajuda. É uma vergonha que o autor, arrogante, orgulhoso e com sua necessidade quase infantil de chamar a atenção, distorça fatos e escreva meias verdades dessa maneira.

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus gostos e valores são como "impressão digital", para não usar o termo chulo!

    Cada um com os seus.

    Particularmente, achei ele bem bacana. Só não gostei da aparência da dianteira/locais dos faróis. De zero a dez, eu daria 7 ou 8 pelo estilo. IMHO...

    ResponderExcluir
  4. Design é subjetivo. Um amigo meu diz que o "belo" não é questão de gosto, mas de entendimento. Explica ele que nosso cérebro sempre interpreta o "bonito ou feio" comparando com todo um nosso passado de experiências visuais.

    Por isso que existe o gosto do Brasileiro, do Americano, do Chinês e por aí vai, isso porque todos eles tem culturas e desde que nasceram tem experiências diferentes, logo vão interpretar os objetos de acordo com suas bases.

    Agora existe uma ciência da psicologia chamada gestalt, que trata de como o cérebro entende visualmente as coisas pelo lado racional. E aí sim podemos dizer que algo é bom, não tão bom ou mau desenhado. É uma longa estória.

    Neste caso, as colunas, párabrisas e o volume da traseira exageram nas proporções, assim como comentaram do Agile. Isso é racional, incomoda os olhos.

    Num show car ou carro muito exclusivo vira até curtição... é bacana. Mas se todos fossem assim... não sei não.

    ResponderExcluir
  5. Para mim, ficou no exemplar único, provavelmente por que ele foi tentar vender a ele mesmo e o outro ele respondeu: "nem morto!"...

    CZ

    ResponderExcluir
  6. A explicação do Rodrigo foi perfeita.

    ResponderExcluir
  7. Por exemplo a Ecosport, é um carro considerado bonito pela maioria dos homens e mulheres. Eu já acho feio, talvez porque eu veja pelo lado técnico, um veiculo "grande" com pneus largos demais que gera arrasto aerodinâmico, isso pra mim é feio.

    Como dizia o Batoré: "é bonito ser feio"

    ResponderExcluir
  8. Curto e grosso,parece o capeta comendo mariola,hahahahahaha

    ResponderExcluir
  9. Já instalei um filtro anti-pornografia para que as crianças não fiquem expostas a coisas obscenas como esse tal Flajole.

    ResponderExcluir
  10. Feio, muito feio. Feio demais. Horrivel!!

    ResponderExcluir
  11. JJ,

    Você está se superando a cada dia!

    Queria ver uma lista dos 10 carros mais bonitos de JJ.

    Abraço.

    PK

    ResponderExcluir
  12. Seu Buce (cover)21/12/2009, 07:42

    Se é único saiu por 1/10 do carro de série em que se baseou, é feio e barato. Normalmente carros únicos saem por 10x mais, não menos. Então este vale 1% do que valeria se fosse bonito.

    Como mulher feia, sempre tem alguém que dá conta. Mas é caso de extrema necessidade ou falta do que fazer (ou, o mais comum, excesso de álcool).

    Mas desta vez vou pegar leve, JJ está triste pelo recente falecimento do parente sueco.

    Boas Festas e Bom Natal pra todos da família AutoEntusiastas!

    ResponderExcluir
  13. eu também vejo a beleza pelo desenvolvimento técnico.
    Eu axo qualquer Mercedes bonita, mesmo as mais sóbrias dos anos 70.
    Já o supracitado Ecosport, detesto.

    Sobre esse carrinho aí, achei o teto retrátil bonito.

    ResponderExcluir
  14. O carro é bom !

    Bom para aparecer em algum filme de personagens de Quadrinhos, como o Dick Tracy ou o Sombra...

    E esses pneus bananinhas, super fininhos, são terríveis de feios... um corpanzil com os ṕés fininhos... tem gosto pra tudo mesmo !!! rs rs rs

    ResponderExcluir
  15. só podia ser do Juvenal um post com uma tranqueira dessas

    pede pra sair Juvenal....

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.