2009, UM ANO BOM - RETROSPECTIVA PICTORIAL

O ano de 2009 chegou ao fim. Nesses dias de descanso no final do ano aproveitei para fazer uma bela limpeza e organizar meu HD. Haja memória para tantas fotos!

Como bom engenheiro organizo tudo por data e assunto. Tudo o que está relacionado ao AUTOentusiastas está numa pasta dividida por ano e em ordem cronológica dos eventos. Então ficou fácil fazer um apanhado geral de todo o trabalho feito em 2009.

Aliás, esse trabalho foi muito gostoso de ser feito, trazendo um grande senso de realização que é difícil de se conseguir com o nosso ganha-pão (que está mais para obrigação). Como vocês devem saber, todos os colunistas do AUTOentusiastas vivem de outras atividades.

Abaixo está um resumo do que aconteceu na minha vida nestes últimos 12 meses. Muitos eventos viraram posts, outros matérias para Car and Driver, e alguns ficaram guardados no meu HD. Tive que limitar a duas ou três fotos por evento para que o post não ficasse gigantesco.

Espero que gostem.

JANEIRO

Arnaldo Keller ajudou o Polati a acertar a suspensão do Motiva (Projeto Raptor). O post só saiu em maio de 2009, veja aqui: Projeto Raptor.




No mesmo dia em que andamos no Motiva, o Cleber da Americar estava em Interlagos também para o Arnaldo andar no carro. Fizemos dois posts, um sobre o GTA 40 e outro sobre a Americar.





No dia 25 foi comemorado o Dia Nacional do Fusca. Veja o post Dia Nacional do Fusca e mais fotos nesse álbum.





Ainda fui ao encontro do Sambódromo, que não gerou nenhum post e nenhum álbum.






FEVEREIRO

Foi um mês fraquinho. Só registrei um encontro na Estação da Luz, que pode ser visto no álbum: Estação da Luz.






MARÇO

Participei de um passeio muito legal pelo Caminho do Mar em São Paulo junto com o pessoal da Mille Duke, organizado pelo Clube VolksPorsche. Não teve post, apenas álbum: Passeio VolksPorsche.





Também visitei rapidamente o encontro de antigos de Poços de Caldas. Tive que fazer um bate-e-volta para buscar meu sogro que quebrou o braço enquanto estava lá. Não deu para curtir o encontro. Não houve post e nem álbum. Fiz apenas umas poucas fotos e nem tão boas. Mas o Maserati 1947 réplica estava impecável.




ABRIL

Mês do encontro de Águas de Lindóia. Normalmente passo o feriado lá em Lindóia e me divirto muito. Mas em 2009 só deu para fazer uma visita rápida. Mesmo assim pude fazer dois posts; um geral e outro sobre os Mopar que estavam lá.



Fizemos um post a oito mãos, eu , Bob, Arnaldo e Juvenal, sobre o Mini Cooper S. Relembre o post aqui e veja o álbum aqui.




MAIO

Talvez esse tenha sido o melhor mês do ano.

Eu e o AK trabalhamos para a Car and Driver. Primeiro fizemos o Kougar Jaguar que saiu na edição de junho. Agora percebi que não tenho nenhum álbum desse carro, mas teve um pequeno post.



E depois fizemos o comparativo do E-Type versus Sting Ray que só saiu em outubro. Veja a matéria aqui e o post com fotos adicionais aqui. Nesse dia alguns amigos do Arnaldo apareceram em Interlagos, um de Jaguar C-Type recreation e outro de Corvette Stingray C3.




JUNHO

Iniciei o mês no encontro da Estação da Luz (que acontece todo o primeiro domingo de cada mês). Não teve post mas teve álbum.



O AK participou da tradicional prova de subida de montanha no Pico do Jaraguá com o GTA 40 da Americar. O evento foi bem legal, mas eu não estava num dia bom. Não gostei das fotos desse dia à exceção dessa do Porsche.




JULHO

Mês das férias em Orlando. O Camaro acabara de ser lançado. Um dia eu deixei a família no hotel e saí para visitar concessionárias. Encontrei Camaros expostos, com ágio. Isso gerou um post: Camaro com ágio. E também um álbum.



Visitei uma galeria de carros exóticos enquanto minha esposa se divertia num shopping. Veja o post aqui e o álbum aqui.




E ainda pude visitar o Old Town em Kissimmee, onde todo sábado tem encontro de antigos e hot rods. Veja o post e o álbum.





De quebra ainda andei de Pontiac G6 sobre o qual eu falei no post Pontiacs que tive e fiz um álbum.






AGOSTO

Em agosto comecei um trabalho que está difícil de terminar por pura falta de tempo. Estive em Interlagos para fotografar uma das etapas do campeonato Históricos V-8 5000, de Mavericks com motor 302.





Mais uma vez eu e o Arnaldo fizemos um trabalho paraa  Car and Driver. Fotografei um Auto Union  1000Sp, o Thunderbird alemão. Um pequeno post com o link para a matéria pode ser visto aqui.





E nesse mês teve um dos encontros mais legais em que já fui, o Mopar Nationals. Estreei uma nova lente que gerou reações tipo "ame ou odeie". Veja mais fotos em dois posts: Parte 1 e Parte 2. Curioso que ainda não usei essa lente desde então.






SETEMBRO

Outro mês bem cheio. Fizemos mais uma avaliação, a 6 mãos. Eu, Arnaldo e Bob andamos num Porsche 944S2 1991 impecável. Veja o post aqui.






E por fim fui ao encontro de Galaxies que aconteceu durante o lançamento do livro "Galaxie, um grande brasileiro".






OUTUBRO

No mês do Dia da Criança não poderia ter recebido um presente melhor. Mais um post a 8 mãos com o Bob, Arnaldo e desta vez também com o MAO. Andamos de Audi R8 para comemorarmos nosso milésimo post. A foto abaixo gerou alguma polêmica. Na realidade o MAO tentou fazer sexo com o R8.





Enquanto acontecia o Autoclassica na Argentina tive que me contentar em visitar o Encontro de Picapes de Águas de São Pedro. O encontro foi bacana, mas em 2010 quero estar no Autoclassica, de preferência com o Arnaldo.





NOVEMBRO

O final do ano foi chegando e o gas acabando. Em novembro dei uma relaxada e não trabalhei muito. Eu e o Arnaldo fizemos um comparativo entre um Camaro 67 RS e um Mustang 68 GT. Está na Car and Driver de dezembro (nas bancas).




DEZEMBRO

Depois de um descanso em novembro tive um dezembro até que agitado.

Acompanhei mais uma etapa do Históricos V-8 em Interlagos. Nesse dia houve muitas outras corridas de diversas categorias. Alguns cliques estão aqui.





De novo com o Arnaldo, fizemos mais um trabalho para a edição da Car and Driver de janeiro de 2010, um Willys Interlagos 1966. A segunda foto mostra outros brinquedinhos do dono do Willys.





E pouco antes do Natal participei do agradável café da manhã na Chamonix junto com o Clube VolksPorsche.




Bem,

Foi realmente um ano muito bom e rico em entusiasmo. Fora toda essa atividade, blogar no AE e receber os comentários de vários leitores também foi muito enriquecedor. Obrigado a todos que deixaram comentários nos meus posts e peço desculpas aos que não consegui responder.

Me desculpem também por um post tão longo. Acho que o mais longo de todo o blog!

Feliz 2010!

PK

17 comentários :

  1. Bárbaro esse post! No jeito!

    ResponderExcluir
  2. Diego Ximenes27/12/09 22:36

    PK, feliz 2010, acompanho o Autoentusiastas há 1 ano. Fiz dois pedidos e um já foi atendido: mais matérias sobre Ferrari. O outro, que aguardo ansiosamente, é sobre o Mitsubishi Eclipse. Como falei em outro email, tem o site mitsumania.com onde vc pode tentar arrumar um carro para avaliação em alguma reportagem ou um amigo meu que conserta Mitsus aquii no Rio. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Diego,

    Obrigado!

    Não esqueci não sobre o Eclipse, sá não conseguimos um boa oportunidade ainda.

    Outro dia mesmo ví um vermelho, da segunda geração, e lembrei da pend~encia.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. PK,

    Parabéns mais uma vez e muito obrigado por tudo o que vocês nos proporcionaram em 2009.

    Fiquei muito feliz ao ler o post sobre a Chamonix. Além da visita à fábrica, vocês avaliarão os veículos?

    Será muito bom obter a visão independente de vocês. Especialmente porque os mais recentes artigos da mídia "especializada" sobre os 550S que li eram um amontoado de clichês rasos.

    Aguardo ansiosamente!

    Abraços,
    Fernando Silva

    ResponderExcluir
  5. Fernando, nossa idéia é visitar a fábrica e andar nos carros!

    Obrigado pelo incentivo.

    Forte abraço e um 2010 de muito entusiasmo.

    PK

    ResponderExcluir
  6. PK,
    demais esse resumo, maravilhoso. Espero participar mais em 2010.

    ResponderExcluir
  7. PK,
    Espetacular essa foto do Pontiac G6!
    Infelizmente não pude participar mais ativamente em 2009, espero ter mais tempo disponível para fazê-lo em 2010.
    Continue nos brindando com essas fotografias feitas sob um ponto de vista tão peculiar.
    Um ótimo 2010!
    Abraço.

    P.S.: Aquela foto do reflexo no Aero Willys está aqui, ilustrando minha escrivaninha. Novamente, valeu!

    ResponderExcluir
  8. Lindo post.
    A melhor "retrospectiva de 2009", que vi até agora.
    Parabens pelas lindas imagens.
    Romeu.

    ResponderExcluir
  9. Mister Fórmula Finesse28/12/09 09:40

    Maravilha de resumão PK!!

    ResponderExcluir
  10. Perfeitas as imagens.Parabéns pelo trabalho e que em dezembro de 2010 nos entregue outra retrospectiva expetacular como essa.

    ResponderExcluir
  11. Espero que 2010 seja tão produtivo quanto este ano.
    Foi uma grande alegria ver mais uma vez meu carro no AUTOentusiastas,ainda mais pelas lentes do Paulo. Sucesso a todos da equipe!
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Keller, qual a lente especial que você usou no post de setembro? Seria uma Lensbabies? E se não for ser xereta demais, que equipamento você usa normalmente?

    Eu comprei uma Lensbabies para minha Canon 40D há algum tempo, mas nunca utilizei muito essa lente.

    Abs, feliz 2010!
    Ricardo Montero

    ResponderExcluir
  13. Ricardo Montero

    Exatamente,
    Nas férias de julho comprei um kit completo da lensbaby.

    Descobri que para um resultado legal é necessário muita luz.

    Outras fotos com ela podem ser vistas aqui: http://www.flickr.com/photos/paulokellerautomotivephoto/sets/72157621934046417/

    O fato é que a maioria das pessoas prefere algo mais tradicional e conservador. Em fotos de carros as pessoas gostam de ver o carro inteiro e nítido. Daí não me motivo muito a usar a lensbaby que se destina a um trabalho mais elaborado.

    Eu uso uma Nikon D300 e tenho 3 lentes básicas que cobrem bem todas as necessidades:
    18-200 com VR (Nikon)
    10-24 grande angular(Sigma)
    50 fixa f1.8 (Nikon) para detalhes e fotos com pouca luz.

    Tenho um flash SB800 que nunca usei para fotos de carros.

    Detesto flash. Talvez precise aprender melhor a técnica de utilização. Mas como não gosto de regras ou de fazer fotos produzidas, tenho alguma resistência.

    Para mim a fotografia tem que ser espontânea. Tento retratar apenas o que vejo do jeito que está, sem preparo prévio. Quando consigo isso o resultado é sempre melhor.

    Veja também minha página, que ainda não está finalizada mas já tem bastante coisas: www.paulokellercasual.blogspot.com.

    espero que no primeiro dia de sol você sai e faça lindas fotos com sua lensbaby, com o necessário desprendimento para aceitar os resultados fora do padrão.

    Abraço
    PK

    ResponderExcluir
  14. Pelo post paulo ! abração !

    Fernando Gennaro

    A materia do chamonix ta no meu blog !

    ResponderExcluir
  15. Gustavo,

    O seu carro é impecável. E esse laranja é um convite a fotografa-lo.

    A foto do capô do seu BMW 2002 é uma das minhas preferidas de todos os tempos.

    Foi uma pena não ter te encontrado no dia em que a fiz.

    Abraço.
    PK

    ResponderExcluir
  16. Olá, PK! Obrigado pela aula (desta vez, além de automobilística, também fotográfica).

    Na pressa de perguntar sobre a lensbaby, esqueci (falha imperdoável) de falar o que achei das suas fotos com essa lente. Eu fico com a metade dos leitores que apreciou esse tipo de resultado. Tem um quê de lomografia, ou ainda um ar das câmeras low-tech como a Holga chinesa. Algo que puxa para o abstrato. Mas, gosto é gosto!

    Vou olhar seu flickr. Confesso qeu também não gosto de usar flash!

    Abs, Ricardo Montero

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.