google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Fiat 2010 com preços mais baixos - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Fiat 2010 com preços mais baixos

Após lançar a linha 2010 do Palio no início de janeiro de 2009 (!) a Fiat acaba de anunciar o lançamento da linha 2010 do Siena e Idea com considerável redução de preços, entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00, dependendo do modelo/versão.

Achei esse movimento um pouco estranho, principalmente a redução de preços. Discuti o assunto com alguns AUTOentusiastas e observamos que a Fiat, líder de vendas desde 2002, está perdendo participação de mercado em 2009.

No acumulado do ano (janeiro e fevereiro) a Volkswagen assumiu a liderança e está com 25,57% de participação de mercado contra 23,61% da Fiat.

O Gol segue como consagrado líder de mercado com 38.949 unidades emplacadas em 2009, enquanto o Palio segue em segundo com 23.520 unidades emplacadas, com uma diferença de 15.429 unidades.

No mesmo período de 2008 o Gol emplacou 40.948 unidades contra 32.964 do Palio, com um diferença bem menor, de 7.984 veículos.

Como a Fiat é reconhecida pela agilidade nas ações e correções de curso, tanto o lançamento antecipado da linha 2010 quanto as reduções de preços são claras ações para recuperar a liderança roubada da própria Volkswagen em 2002.

11 comentários :

  1. A VW acertou em cheio com o novo Gol (e Voyage também), desequilibrando a briga na casa dos pequenos. Tinha dado um tiro n'água com o "overpriced" Fox, mas até que enfim conseguiu emplacar um substituto à altura para seu jurássico Gol (cujas origens remontam à longínqua decada de 70).

    A FIAT vinha nadando de braçada nesse mercado, tripudiando em cima da obsolescência do seu maior concorrente, mas deitou muito em cima dos louros e não atualizou seu Palio, de 1996, da forma como deveria (não vou nem falar do Uno, que já assumiu a posição de Fusca da atualidade, uma lenda viva no mercado), ficou só fazendo face-lift, envez de criar algo novo, o resultado é que foi pega de surpresa com a coisa se invertendo, agora quem tem um prejuízo para correr atrás é ela.

    Baixar o preço é uma forma da FIAT tentar manter a competitividade do velho Palio para fazer frente ao novo Gol, não tem sentido um carro com 13 anos de mercado custar o mesmo que o novinho recém-lançado e queridinho do mercado.

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  2. e o povo ainda compra gol, a ignorância não tem limites

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  3. Vamos combinar, a Fiat fez muita cagada:

    Primeiro nos desenhos: O Palio G3 era lindo, e estragaram toda harmonia do carro no G4 na tentativa de parecer um carro completamente novo. O Peter Fassbender só deu mancada. Com o Uno, adotou o visual "bunda caida", que não agradou. Sorte que o Uno não é carro que vende por estética, senão...
    Sei que gosto é relativo, mas um desenho tem que agradar à maioria e não foi isso que aconteceu com o Palio. Eles vêm com esse papo de que o desenho é "robusto", "moderno" e bla bla bla mas esquecem que tem que ser BONITO. A reestilização do Stilo também não foi das mais felizes, sorte que foi discreta.

    Na parte de carroceria, o carro chefe da Fiat amarga com um projeto antigo, com pouco espaço interno, principalmente em altura. Os mais altos tem que untar o carro antes de entrar.

    Nos motores, só o Fire 1.0 presta. É potente e econômico. O 1.4 tem potência e torque ridículos se comparados com o GM, além de perder em consumo até mesmo para os 1.6 do mercado da Ford e VW. O 1.8 é bom, mas o consumo é alto e a Fiat cobra muito caro por ele. O 1.9 16V prometeu e não cumpriu. O torque abundante em baixas rotações não veio, a reclamação da falta de força no Linea abaixo dos 2000RPM é recorrente. Esse comportamento é péssimo para um carro "de tiozão". Ninguém quer comprar um carro de motor grande para ter que ficar esticando marcha como se fosse 1.0.

    Na suspensão, a Fiat precisa perder essa mania de suspensões extremamente macias. O Palio é molenga demais, inclina muito nas curvas e dá medo andar forte com ele. Não sei se a barra estabilizadora compensa mas, a sensação que tenho é que se numa estrada eu precisar dar uma tirada rápida, vou perder o carro.

    Como disseram, a Fiat deitou em berço esplêndido enquanto a VW tinha produtos defasados em linha. Chegou até a colocar o Palio (G3) na frente do Gol (g4) em vendas. Foi só reestilizar para G4 e o Gol, mesmo ultrapassado, voltou a vender mais e tomar distância. Quando a VW lançou o G5, foi o tiro de misericórdia. No lançamento o Gol vendeu 30mil unidades no mês enquanto o Palio vendia 15-16mil. Uma vergonha.

    Na minha opnião, a Fiat vai ter que comer muito feijão com arroz. Primeiro atualizar sua linha de motores, e fazê-los bem, para não ter problemas de borra como teve nos primeiros Fire. Fazer algo que seja confiável e de pouca manutenção, que não tenha que ficar regulando folga de válvula com 45mil km como os Fires atuais.
    Depois, colocar carros com bom espaço interno, principalmente para a cabeça, Deixar a suspensão bem acertada e oferecer de série coisas que a concorrência cobra como opcional, como PC de Bordo, D.H....

    Ou podem jogar sujo e despencar o preço dos produtos assim podem continuar vendendo lixo.

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  4. A Fiat também vacilou e caiu na conversa da Miriam Leitão, fui numa grande consecionaria e não existia nenhum Palio com qualquer configuração, versão, motor ou opcional para vender. Se não tém o carro chefe para vender é logico que as vendas despencam.

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  5. CMF, disse tudo. Carro a VW parece ter acertado no preço do Gol/Voyage o que deixou a Fiat numa posição enfraquecida.
    PK

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  6. Caio Ferrari,

    Muito bons seus comentários. Eu acho que a Fiat não foi feliz na última mexida da linha pálio. Trocar o faról também não adiantou muito. A VW demorou muito com esse novo Gol o que deu espaço para a Fiat. Por isso eu sempre digo que a competição é muito saudável para nós consumidores.

    Abraço

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  7. Anônimo,

    Todo mundo caiu na conversa da Miriam Leitão. A VW conseguiu reagir mais rápido, embalada pelo lançamento do Gol.

    Curioso é que a Fiat está mal na matriz, mas a VW anunciou um grande lucro em 2008. De alguma maneira isso deu fôlego para VW se arriscar um pouco e apostando numa recuperação mais rápida com a queda do IPI.

    Interessante também qua a VW está aproveitando o momento para fazer propaganda da marca, destacando os atributos da engenharia alemâ.

    Obrigado pela visita.

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  8. mas os carros da VW são uma porcaria, IE mais velha que um "pensebem" não tem segurança nenhuma, e os uno da vida com a carroceria feita de latinhas de cerveja, para um ótima relação de peso x potencia, sem contar os pneus de bicicleta

    carro bom é FORD e tenho dito!

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  9. ...sem contar os pneus de bicicleta...

    Os Unos tém o pneu do tamanho dos outros carros de entrada e o Way tem pneus até maiores

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  10. O novo VW Gol é interessante, mas o valor cobrado pelo modelo 1,6 litro completo ainda é muito alto para um carro "popular", acaba invadindo o nicho dos "compactos premium" e de alguns modelos médios.

    De fato a Fiat deu um tiro no pé em não pôr outra plataforma para o Palio, mesmo que fosse uma já conhecida mesmo, como a VW fez com o Gol, de plataforma Polo. Pecou também naquela remodelação tosca do Palio 3 que era o mais bonito da série e isso foi um impacto maior que a continuação da plataforma antiga, visto que o consumidor (comum) se baseia muito na estética. Porém, o Palio ainda tem um acabamento um pouco melhor que o do Gol que exagera nos plásticos. E aquela “janelinha” com a chapa exposta nas portas traseiras no novo Gol? Ridículo, parecem que se esqueceram de revestir!

    Como já foi dito a plástica nos faróis, agora, não dá resultado. A Fiat deveria, quando lançasse o Palio com outra plataforma, estudar a possibilidade de uma suspensãozinha traseira independente. Eles até podem alegar que encareceria/dificultaria o projeto, mas faria uma tremenda diferença frente à concorrência. Além disso, a linha Fire deveria ser do mesmo modelo das outras versões e não do modelo anterior.

    Por esses dias vi um Fusion, usado, com onze mil e poucos quilômetros rodados por R$ 45 mil, na faixa de Polo sedan e Siena 0 Km completos!

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  11. PK,
    Me desculpe fugir do tema do post, mas, em breve, gostaria que você fizesse um post também sobre mercado, porém se tratando de dois modelos específicos de usados que poluem minha mente para o pessoal opinar. Ajudando assim uma pobre mente indecisa...
    Um abraço.

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