google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Descobrindo pequenos entusiastas - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Descobrindo pequenos entusiastas

Sob certo aspecto, fui um grande privilegiado pela vida. Nasci em uma família que sempre teve o hábito de mexer com todo tipo de coisas, cresci na oficina familiar, sujo de graxa, e quando tive de escolher meu caminho profissional, não tive dúvidas. Hoje sou, literal e orgulhosamente, o primeiro engenheiro de uma família de “engenhoqueiros”.

Durante minha vida de estudante e, depois já formado, me deparei com muitos jovens fazendo testes vocacionais seguidos, sem a menor noção do que fariam o resto de suas vida.

Ainda outro dia, perguntei às minhas afilhadas de 10 e 8 anos o que queriam ser, e uma disse “ser médica” e a outra “ser veterinária”. Quando contei a elas o que estas profissões faziam e o tanto que teriam que estudar, de imediato mudaram de opinião, dizendo que preferiam ser modelos.

É uma tristeza.

Infância é tempo de se maravilhar, de ver o lado mágico da vida, de se imaginar como um herói galante, em sua armadura de prata e sobre o fiel cavalo branco.

Para mim e muitos da minha idade, tínhamos sonhos em mundos imaginários, mas também tínhamos outros focados num mundo mais realizável.

Em contraste, numa pesquisa recente feita no Japão, as crianças não pensam mais em serem engenheiros, médicos ou pilotos. Segundo esta pesquisa, a grande maioria das meninas pensa em ser modelo, enquanto os meninos pensam em ser astros do esporte ou do rock.

Estas crianças estão apenas negando as profissões de seus pais, cheias de responsabilidades, complicações e tristezas diárias, e escolhendo aquelas ilusórias, cheias de fantasia e glamour, sem ter a noção de que outras profissões podem ser tão maravilhosas quanto estas. E muito mais próximas de se realizarem.

Vivemos tanto querendo dar o melhor para nossos filhos, desejando que eles cresçam com uma infância feliz, que os isolamos em um mundo distante da realidade. E é claro que as expectativas que eles podem ter do futuro sejam tão distantes da realidade. Terão uma infância feliz sim, mas uma realidade adulta frustrante, já que modelo e cantor de rock de sucesso é uma opção viável para muito poucos.

Se quisermos que nossos filhos sejam adultos felizes por escolherem certo seu futuro, precisamos oferecer a eles desde cedo todo tipo de informação sobre todos os possíveis tipos de profissões, e deixar que eles se fixem em uma por afinidade. Mas precisamos oferecer esse tipo de informação de uma forma lúdica, dentro do mundo mágico, característico da infância.

Este é o grande mérito do livro ilustrado “Autorama – Manual do Automóvel”, editado pela Editora Abril em 1976.

Ele traz os personagens de Disney em situações que justificam os temas abordados, dentro de uma linguagem simples para as crianças entenderem o mundo do automóvel e do automobilismo.

Pena que, passados mais de 30 anos da publicação, tão pouco neste sentido tenha sido feito. Sem materiais como este, talentos infantis adormecidos talvez jamais despertem.

Apreciem agora um pouco mais do conteúdo deste livro entusiástico para crianças. Pequenas e grandes.

Aproveite e leve-os para seu filho ler. Talvez ele descubra um novo mundo mágico onde ele pode materializar os seus sonhos, e você, caro leitor, descubra um talento insuspeito embaixo do seu nariz.

Boa leitura.



AAD

18 comentários :

  1. André,
    este foi um dos primeiros livros que li repetidas vezes. Tenho-o até hoje, e acho muito bom, com explicações ótimas. Vale mesmo mostrar às crianças de hoje e de amanhã.
    Muito bem lembrado.

    ResponderExcluir
  2. Nas aulinhas do CFC na auto-escola eles passavam um monte de videos com os personagens da disney. Mas em situaçoes do cotidiano do transito. O que mais apareceia era o pateta.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, André, por este post. Me fêz lembrar lá dos anos 70, quando eu era uma criança, devorando este manual, que, infelizmente, já não o tenho mais. Vendo isto e comparando-se com o que vêmos hoje em dia é que penso o quanto a infância evoluiu negativamente em certos aspectos. Uma tristeza.

    ResponderExcluir
  4. Eu tive esse livro! Fantástico! Lembro-me até hoje do dia em que minha mãe e eu o compramos, num longínquo 1978! É uma das recordações antigas que tenho.
    Abraços

    Lucas

    ResponderExcluir
  5. quando eu fiz auto-escola tambem passaram um video do pateta, que ele entra no carro e se transforma, xinga todo mundo, esbraveja, e depois que sai do carro volta a ser um cara normal, simpático e educado... hehehe

    ResponderExcluir
  6. The Hummer H2 is an SUV and SUT manufactured by General Motors under the Hummer brand. Hummer H2 is a large truck (lighter and slightly slimmer than the Hummer H1, while slightly longer and slightly taller) with room for six passengers (including driver). The Hummer H2 has a massive truck frame and has a wider-than-average track firm that may offer stability against overturning. Hummer H2

    ResponderExcluir
  7. No mesmo ano foi lançado O Livro do Automóvel de Selecções do Reader's Digest. Este foi o primeiro livro que li na minha vida por iniciativa própria. Tenho o livro até hoje e ao abrir o livro em uma certa página, posso ver uma pequena mancha de sangue deixei lá ao folear as páginas afiadas como uma lâmina do livro. Foi também o primeiro de muitos cortes que as minha mãos ainda de pele fina iriam sofrer depois que me apaixonei pelos carros e pela mecânica.

    ResponderExcluir
  8. hoje em dia é só desentusiastas!

    ResponderExcluir
  9. hoje em dia é só desentusiastas!

    ResponderExcluir
  10. hoje em dia é só desentusiastas!

    ResponderExcluir
  11. André,

    Muitas saudades desse manual...
    Perdi o meu com o tempo,mas sei que meu primo ainda conserva o dele...Vou pedir emprestado o dele,e escanear,de ponta a ponta...Lindos textos,que a pátina do tempo só fez crescer e melhorar...

    ResponderExcluir
  12. o lucas ainda tem esse livro. acabei de achá-lo, sem a capa de trás, mas o resto está perfeito.

    vera, mãe do lucas

    ResponderExcluir
  13. Tb tenho o manual e achomo máximo as fichas dos "carrões" da época e dos pilotos. Hilária a explicação do vácuo em corridas com o prof. Pardal sendo "empurrado"

    Matadora postagem!!!

    Romildo

    ResponderExcluir
  14. Também tenho esse livro, MUITO BOM, depois de ganhar esse livro pedi ao "Papai Noel" um autorama e fui atendido com um da Estrela com a pista em forma de "8" com um Copersucar cinza nº 30 e uma Ferrari nº 12.

    ResponderExcluir
  15. Realmente esse livro deve ser bem interessante (e didático). Acho que na minha época (1986) já não era mais publicado. Vou dar uma olhada em algum sebo por aqui.

    Sobre o antigo post das peruas transformadas em pick-up:
    http://www.balcao.com/anuncio-veiculos-volkswagen_fusca_variant_pickup-rio_de_janeiro-det-1730627.aspx

    E uma mosca branca
    http://www.balcao.com/anuncio-veiculos-pick-up_em_fibra_formigao-rio_de_janeiro-det-1962621.aspx

    ResponderExcluir
  16. mamacita! me traz a mamadeira, huahauahauhaua

    ResponderExcluir
  17. Caramba,
    sabia que iria virar avacalhação...
    Sem problemas, hehehehe. Fazer o que se minha mãe também é auto entusiasta?

    Abraços

    Lucas, o verdadeiro, não o falso.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.