google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Biela fraturada - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Biela fraturada


Acho que quase todos os motores modernos de alta performance usam bielas fraturadas. Todo mundo fala mas nem todos sabem o que é e quais as vantagens. Vamos a uma breve explicação.

As bielas comuns são forjadas em duas partes. Então as superfícies de contato da biela e da capa são usinadas e recebem dois pinos localizadores para garantir a montagem perfeita.

As fraturadas são forjadas numa peça única e depois são fraturadas separando-se a biela da capa. Com isso cria-se uma superfície de encaixe perfeito entre biela e capa correspondente eliminando-se a necessidade dos pinos e diminuindo sua massa.

Na ilustração abaixo, da Honda, além de fraturada, a biela da direita usa uma liga mais resistente que proporciona maior resistência à fadiga com uma seção mais estreita e considerável redução de massa. No exemplo, a resistência à fadiga aumenta em 50% e a redução de massa é de 13% devido à seção menor e à eliminação dos pinos. Assim se reduz a massa em rotação e se ocupa um espaço menorm contribuindo para que o motor seja mais eficiente e compacto.


Dados referentes ao motor 1.8 do Honda Civic

8 comentários :

  1. Excelente!!!
    É esse tipo de material técnico simples que faz falta para o público.

    Pode mandar mais!!!

    ResponderExcluir
  2. A biela fraturada também é mais barata para ser produzida, acho que esse foi o grande pulo do gato para sua aceitação e implantação. Todos os grandes fabricantes hoje a usam, bielas forjadas e usinadas como antes cada vez mais são peças de museu.

    ResponderExcluir
  3. Mais ou menos né AG...

    Para motor original isso é ótimo, acabam fazendo peças mais leves e motores mais eficientes.

    Mas pra gente que gosta de apimentar a coisa, cada vez mais o uso de bielas forjadas se torna uma obrigação em motores modernos pq as originais não aguentam muito torque extra...

    O Ford Duratec é um motor fantástico, mas pra qualquer aplicação acima dos 200hp é obrigatório trocar as benditas!

    ResponderExcluir
  4. pior se fosse costela fraturada

    ResponderExcluir
  5. Villa, as bielas forjadas a que você se refere são mais parrudas, certo? Imagino que sejam feitas em baixa escala. O AG dissse que as fraturadas são mais baratas. Acredito que sim. Mas para uma larga escala de produção e com controle de processo bem implementado. Portanto acho que a necessidade de se utilizar bielas forjadas em motores trabalhados não está riretamente relacionada ao fato de ser fraturada ou não , e sim a disponibilidade.

    ResponderExcluir
  6. Villa e PK,
    Eu vivo em retifica e cada vez mais fico impressionado com as dietas pelas quais as peças passam. Compara uma biela sinterizada de cherokee 5.2/5.9 com as de cherokee 4.7 powertech, ou as dos omegas V6 primeira série com as dos novos com ohc, a diferença é impressionante. Claro, menos massa, maior aceleração com a mesma força e como tudo é eletronico, até o acelerador, fica facil de se deixar o motor como uso perfeitamente controlado para evitar sobrecargas, mas também com pouca margem de se fazer alguma melhora.

    ResponderExcluir
  7. Olá trabalho com motores.
    Gostaria de saber o porque que algumas bielas fraturadas vem desalinhadas para montagem. Quando monto elas trava no virabrequim, em qual parte do processo deusinagem pode estar acontecendo algum erro?

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.