google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Mercedão - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Mercedão

Autor do post: Arnaldo Keller


Outro dia me mandaram um e-mail com fotos de um protótipo, o Mercedes F700. Só fotos, sem texto. Pra começar, ele não é só um Mercedes, ele é um baita Mercedes. É dos grandões; Mercedão de magnata, para os tubarões de Wall Street que escaparam de virar sardinha. Suas linhas onduladas, modernas, aerodinâmicas, diferentes, prenderam minha atenção, coisa que não costuma acontecer, já que não dou muita bola para esse tipo de carrão que é feito para o dono ir afundado no banco de trás falando no celular e com uma secretária séria e eficiente ao lado, tomando notas. Acho o lance tedioso. Prefiro ir dirigindo um esportivo com outra secretária mais alegrinha ao lado.



E aí reparei que o Mercedão tinha saias cobrindo as rodas traseiras. Eram saias de acrílico transparente, daí que pouco se nota sua presença. Ora, essas saias têm a função de melhorar a penetração aerodinâmica do carro, pois evitam a turbulência provocada pela caixa de roda. Esse era um opcional muito usado em carros esporte na década de 1950, como o Jaguar XK 120, porque lhe dava maior velocidade máxima. Mas será que foi pra isso que colocaram a saia no Mercedão? Certamente não, já que esses carros têm sua velocidade máxima limitada eletronicamente e abaixo do que sua potência permite. Isso já me encafifou.


Daí que em uma foto da traseira reparei que os pneus eram finos, com quase a metade da largura que um Mercedão desses costuma ter. E aí não tive mais dúvidas. O objetivo é mesmo a economia de combustível. Pneus mais finos provocam menos atrito com o solo, portanto, menos energia gasta para o deslocamento.

Daí, googlei e vi que era realmente um carro econômico e "ecológico". Motor Diesotto, que combina os ciclos Diesel e Otto para obter melhor aproveitamento do combustível. Só 4 cilindros, turbo, com 238 cv (pouco para um carrão que se espera ter um V12), mas que roda mais de 20 km/l de combustível.

Ora bolas! Quando é que um magnata desses, que pode comprar um carrão topo do topo, iria se preocupar com economia de combustível? Até há pouco, nunca, pois essa despesa lhe é totalmente irrelevante.

Daí, concluí que ter um carro gastão passou a ser ruim para a imagem de alguns, e para alguns a imagem é vital. Hoje, e no futuro mais ainda, pega mal pro sujeito parar num restaurante e as pessoas o verem descer de um carro cuja imagem é de poluidor, de estragador de ar, de lançador de CO2 e despejador de partículas danosas à atmosfera. A opinião pública está meio neurótica com isso. Não vou entrar no mérito se o carrão é o grande vilão, pois não vem ao caso, mas que a imagem é essa, é.

E se o magnata cinquentão ficar perdidamente apaixonado por uma gatinha que anda de Prius e contribui com o Greenpeace? Como é que ele vai baixar na casa dela com um carrão cuja imagem é de “Não estou nem aí com essa lorota de aquecimento global! Sou tão poderoso que quando dou baforadas de fumaça de charuto numa sala fechada ninguém chia!”

E se ele for um estadista e tiver que chegar a uma reunião pra discutir providências para evitar o aquecimento da atmosfera etc. e tal? Seria o mesmo que a Princesa Isabel descer de Petrópolis para assinar a revogação da escravatura tendo sua carruagem puxada por escravos com o lombo lanhado de açoite.Sacou?

E por aí afora. Quem depende da imagem está se preocupando com esse aspecto. Agora e daqui pra frente mais, a imagem bacana, a que dá status, a que traz mais proveito, é outra; é a do sujeito ecologicamente consciente e limpinho.

Acho isso muito bonitinho. Uma linda imagem que vai pegar muita gente.

E como a minha imagem é a do viralatas que passa fome e anda alegre, esse negócio todo não é problema meu. Mas que estou observando, estou.

12 comentários :

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  2. é meu amigo, a moda agora são carros aerodinamicos, feios, com pneus de bicicleta e economicos, estamos voltando ao passado....

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  3. Se cavalos (assim como demais ruminantes), também, não fossem os vilões do aquecimento global, certamente abandonaríamos os carros e voltaríamos aos tempos do "oeste". Já que hoje o carro é o grande vilão da poluição.

    De todo, não seria tão mal... Ao menos teríamos de ter mais verde na cidade, menos asfalto, reduziria a temperatura nas cidades, acabariam os problemas de enchente e não teríamos de gastar com gasolina, pneu e, nem, IPVA.

    Provavelmente pagaríamos o IPCJ-D (Imposto sobre Propriedade de Cavalos, Jegues e Derivados).

    Poderíamos até classicá-los em populares e econômicos (Jegue), de carga/tração (Bretão), esportivos (Puro Sangue Inglês) e Top (Árabe).

    O problema seria onde enfiar a placa...

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  4. É, até nos carros a poesia anda levando da hipocrisia,Arnaldo. Última moda entre os artistas,esse " carrão" vai ter seu nicho com certeza...

    Sérgio,sugiro o texto " A Londres do século XXI", onde o JLVieira descreve como era Londres no século XIX e ri da projeção para nossos dias. Se tiver estômago, leia e divirta-se.

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  5. Se for pra escolher entre desempenhos semelhantes gastando pouco e gastando muito combustível eu prefiro gastar pouco... Ultimamente os fabricantes têm mostrado a proporção potência-desempenho-consumo tem como ser burlada.
    Sobre os pneus finos, eles podem ser realmente estranhos, porém, nos últimos anos a largura dos pneus aumentou muito e, muita das vezes, não acompanhando o desempenho e proposta dos carros, simplesmente por mera estética. Sem contar o tamanho dos aros, que aumentaram muito ultimamente. Rodas de liga de 15” já não são mais sinônimos de esportividade, já aquelas rodas enormes circundadas de “folhas” de borracha o são.
    Nesse modelo abordado no post, o console central que divide o carro deixa o magnata muito longe da secretária...
    Caso tenha algum magnata que queira se livrar de um vil, gastão e poluidor esportivo eu faço a boa ação de aceitar, pois não me preocupo com a imagem que vão ter de mim a bordo dele.
    Abraços a todos.

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  6. Arnaldo, concordo com seu comentário, mas acredito que em alguns casos (poucos, talvez), a questão ultrapasse a imagem.

    Imagino que alguns magnatas venham a se importar, de fato, com questões ambientais. Claro, provavelmente não estarão entre a maioria nesta classe, mas terão papel importante -- até mesmo pela imagem que passarão.

    De qualquer forma, este Mercedes provavelmente nunca chegará à produção. Como de costume, as várias "façanhas" do protótipo influenciarão outros produtos da marca.

    Suponho, por exemplo, que o estilo antevenha as próximas gerações do Maybach; as tecnologias voltadas para a economia serão úteis a todos os produtos do conglomerado; e o conjunto de pneus finos e saias em acrílico mais combina com a proposta do Smart.

    Finalmente, nada impede que o proprietário de um desses "castelos sobre rodas" possa, ao chegar em casa, trocar de carro, por um mais esportivo. Com outra secretária ao lado, lógico...

    Sds,

    Der Wolff

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  7. Sinceramente, achei essa Merça feia "pra daná". Ainda bem que todo protótipo recebe formas menos exageradas antes de ganhar as ruas. Mas as tecnologias presentes são bacanas, embora ache que a grande economia de combustível, e de poluentes, está em nossas cabeças.

    Abraços a todos


    Lucas

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  8. o novo Polo blue motion tambem é feio, e com varios apêndices aérodinamicos para diminuir o cx

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  9. Alexei,

    Onde consigo esse texto?

    Abraços

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  10. Não se desesperem, enquanto a Ferrari & Cia não aprendem a fazer carros econômicos e menos poluidores, temos Lotus e Golf GTI, que andam como carro de gente grande e gastam tanto quanto um popular europeu, e acho que com o novo GTI com injeção direta o consumo baixou mais ainda. Daqui a dez anos será a vez dos híbridos nas terras tupiniquins e se conseguirem popularizar essa bateria de lítio que se recarrega em 10 segundos, talvez o elétrico seja o carro para ir ao trabalho, deixando o a gasolina para os fins de semana, se ele não for híbrido...

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  11. Sérgio, esse texto foi publicado no site Webmotors e no Site Techtalk, acho que em 2007.

    Mas se quiser, basta me passar o email que eu tenho ele salvo.

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  12. Opa Alexei, se puder mandar, agradeço.

    streetrace21@yahoo.com.br

    Valeu.

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