Alfa Romeo 33 Carabo



Um dos carros-conceito mais bonitos de todos os tempos é o Alfa Carabo, de 1968.

Criação de Marcello Gandini, do Studio Bertone, foi o primeiro carro a incorporar as portas com abertura do tipo tesoura, que seriam vistas em produção apenas em 1973, no Lamborghini Countach, também desenhado por esse mestre. Gandini estava realmente com a inspiração em alta quando realizou essa obra-prima. Notem o formato do emblema com o nome Carabo, refletindo a forma do carro e a abertura das portas. O formato externo, com capô e para-brisa quase no mesmo ângulo, foi usado também no Countach, com leve modificação.

O motor é um V-8 de 2 litros com 4 válvulas por cilindro, debitando 230 cv a 8.800 rpm e torque máximo de 18,6 mkgf a 7.000 rpm, que permitia aceleração da imobilidade aos 100 km/h em 6,5 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.

Uma característica marcante é a altura de apenas 990 mm, bem como uma massa reduzidíssima de apenas 1.000 kg.

Reza a história que o nome do carro foi inspirado pela abertura das portas, que lembra as asas de um besouro europeu chamado carabo. A pintura escolhida lembra bastante esse inseto.

O único exemplar desse conceito se encontra no museu da fábrica.
JJ

9 comentários :

  1. Marlos Dantas08/03/2009 22:33

    Realmente me impressiona a criatividade expressa em alguns modelos. O futuro ainda na década de 60!
    E esse motor... "V oitinho". Pena que as opções dos Vs de menor deslocamento volumétrico tem se escasseado.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito!
    Foi uma das primeiras miniaturas Matchbox que ganhei, e não sabia muito bem a estória deste modelo...!

    ResponderExcluir
  3. Lembra do Hoffstetter? Pois é, o bravo esportivo com motor VW 1.8 turbo que chegava a 200 km/h em teste da 4 Rodas era idêntico ao Carabo, só as portas é que eram diferente: abertura asas-de-gaivota.

    ResponderExcluir
  4. O besouro é bonito, mas o carro é feio que nem desastre de trem.
    Já Countach acho bonita e exótica com suas linhas poligonais. O desenho evoluiu bem de um carro para o outro, parabéns para a perseverança do designer.
    Em geral gosto da inspirações que surgem a partir da observação das formas encontradas na natureza.

    ResponderExcluir
  5. Acho o Carabo mais bonito que o Countach,que também é lindíssimo mas gosto é pessoal, eu prefiro não discutir.

    ResponderExcluir
  6. 1k2,

    O Hoffstetter é cópia do Maserati boomerang. Google it.

    MAO

    ResponderExcluir
  7. Juvenal,
    Você tem razão.
    Desculpe o mal jeito.
    Gosto é gosto, não deveria expor o meu de forma tão veemente.

    ResponderExcluir
  8. Giovanni, de forma alguma me chateio com opiniões pessoais, ainda mais em algo como desenho de carro. Pode dar sua opinião sim, esse blog é para isso mesmo.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Sou um Alfoólatra, me embebedo de Alfa Romeo.
    Como já postado, conheço o modelo Miniatura Matchbox,achjava estranho não ter simbolo característico Alfa Romeo.
    Mas agora ao buscar imagens e procurar a história, me surpreendo a cada pesquisa.
    Acho o carro lindo, mas o interior, deixa a desejar, se bem que para a época era futurista demais.
    valeu pela história e imagens.
    Marcos

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.