Estive almoçando hoje com o amigo Renato, aquele do Ferrari 308 GTB da subida de serra, e conversávamos sobre o problema que o Focus Ghia dele, com aproximadamente 50 mil km rodados e pouco menos de dois anos, apresentou recentemente e o atendimento dado pelo concessionário, já que o carro ainda goza de garantia de fábrica.
O carro começou a apresentar um forte barulho na parte da frente, que ele acreditava ser algum componente da suspensão, talvez uma bieleta. Assim que pôde, levou o carro ao serviço autorizado e o deixou para que fosse examinado. Dias depois, o diagnóstico deles: amortecedor estragado.
Ele avisou ao consultor técnico da oficina autorizada que não notava perda de ação de amortecedor, que o carro continuava com o mesmo bom comportamento em curvas que sempre teve. Não deram muita bola. Ele então questionou sobre a troca de apenas um amortecedor, em um carro que já tinha rodado 50 mil km, mas a resposta da oficina foi de que o outro amortecedor estava perfeito.
Passaram-se duas semanas até que a peça chegasse, uma eternidade para um componente que se desgasta com o uso e que por essa razão deveria estar sempre disponível no estoque da oficina autorizada, sem contar que o carro em questão não é nenhum modelo exótico ou de venda muito limitada. E uma chateação para quem se propõe a pagar 70 mil reais em um carro que se julga de fácil manutenção.
Mas o pior ainda estaria por vir, pois depois da troca da peça supostamente danificada, o barulho continuava exatamente como antes. Ao que ele questionou "E o amortecedor que foi trocado desnecessariamente?" E ouviu a respostinha clássica "Ah, doutor, mas ele estava realmente danificado!"
Mais alguns dias na oficina, até o veredito final (?), calço do motor. Ele continua usando um carro emprestado, já que os concessionários também não tem essa peça em estoque. E morre de saudades do Peugeot 307 que teve antes, carro que lhe que deu menos problemas. E quando precisou de peças em algumas ocasiões, recorreu ao serviço 48 horas da Peugeot, que funcionou todas as vezes respeitando o prazo de dois dias.
Produto bom é importantíssimo, e o Focus é ótimo, mas pós-venda deficiente acaba colocando tudo a perder. Que seja apenas um caso isolado. Tomara.
AC
Olá Alexandre
ResponderExcluirVoce poderia informar o nome da "Autorizada"? Sou de Santos, S.P. e aqui a Rede Ford Costa Sul é a mesma lástima para atendimento na garantia. Fora dela não sei pq nunca mais voltei lá.
Esse assunto é muito relativo. Pra quem tem carro novo e ainda na garantia, talvez valha a pena e olhe lá...
ResponderExcluirMas pra quem tem um carro seminono/usado, só se o dono for trouxa. Não confio nessas oficinas limpinhas, com mecânicos uniformizados. São bons paa trocar peças, mas não sabem o que é um torno.
Pra falar a verdade, por mais que a economia esteja em alta, que os carros estejam melhores, nada mais vantajoso do que você saber (e se interessar)um pouco de mecânica, elétrica, marcenaria, hidráulica. O mundo de hoje está nos deixando muiito alienados. Todo mundo só que saber de consumir. Vai chegar um tempo em que pneu furado será motivo de troca de automóvel.
Alexandre e demais,
ResponderExcluirSoube também de um caso de um Fiesta que está há dois meses esperando peças de funilaria. Há falta de peças, certamente devido ao fornecimento às fábricas nesse período de vacas gordas nas vendas de automóveis, ficando o pobre do consumidor em segundo plano. Isso com carros nacionais e que existem em grande quantidade! Quanto à falta de preparo do mecânicos/consultores, parece ser geral, dado a alta rotatividade dos mesmos e a contratação de mecânicos novos e inexperientes para trabalhar em concessionárias. Sabem fazer o básico das revisões(óleo/filtros e pastilhas) e qualquer problema mais intrigante começa o método tentativa e erro de troca de peças. Há falta de cultura técnica atomotiva e sorte quando há mecânicos experientes e mais velhos nas autorizadas, que são a salvação dos clientes(há exceções). Melhor após a garantia pegar o mecânico de confiança, certamente alguém experiente e egresso de uma carreira em alguma autorizada de uma das marcas.
Se as concessionárias não conseguem resolver problema, imaginem as oficinas mecânicas não autorizadas - sem acesso a informações, não obrigadas a manter os técnicos treinados, não obrigadas a ter as ferramentas especiais e equipamentos de diagnóstico, sem receber boletins da fábrica com os defeitos recorrentes e/ou recalls, sem 0800?
ResponderExcluirExistem casos e casos, realmente. Mas para defeitos que fogem do básico, especialmente hoje em dia com a eletrônica embarcada correndo solta, pessoalmente não tenho coragem de entregar meu carro para o mecânico de confiança.
E, considerando a política de preços fixos e se sabendo selecionar o que é realmente necessário, creio que muitas vezes sai mais barato fazer revisão na concessionária.
Antigamente só fazia manutenção no mecânico de confiança. Hoje em dia após fazer as contas, só levo na autorizada até mesmo uma simples troca de óleo. Se a autorizada não prestar, é o indicativo para mudar de marac quando trocar de carro.
Infelizmente, muitas vezes o serviço da autorizada só é bom na teoria. Meu carro atual que comprei zero quilômetro já na primeira revisão voltou pior que quando levei. Na segunda eu levei em uma concessionária diferente e foi a mesma dor de cabeça. Tenho um carro da mesma marca do autor do post e levei várias vezes de volta a autorizada para reclamar do serviço feito (já que eles não souberam nem trocar direito o óleo do motor). Também liguei várias vezes para o 0800 da marca reclamando e nunca tive uma resposta que resolvesse o problema. Infelizmente isto acontece com outras marcas também (sobre isto, sugiro que olhe o canal do ADG no youtube).
ExcluirTambém tenho um Focus, e a Ford vive me dando dor de cabeça. Sofri um aidente com ele em maio, danificando toda a frente, tendo inclusive acontecido a abertura de airbags, por falta de peças o conserto na concessionária levou 3 meses. Tive de trocar as pastiçhas de freio, e nenhuma concessionária no RJ tinha as mesmas em estoque, resultado comprei na Volvo as pastilhas do C30 2.0 por um preço bem menor.. O ápice foi esta semana na revisão de 40 mil km onde se trocam as velas do carro, e adivinhem? Não haviam velas em estoque na Concessionária, agora terei de esperar mais alguns dias e voltar lá para terminar o serviço. Não é uma falha pontual, essas coisas aconteceram em concessionárias diferentes. O Novo Focus é um carro simplesmente maravilhoso, porém o pós venda da Ford é lamentável... se um carro não muito caro como o Focus sofre assim omaginem os donos de Fusion e Edge?
ResponderExcluirMark Ferraz
Um colega aqui do trabalho está com um problema bizarro com um Focus 2010/2011: Ao esterçar o volante, eventualmente as luzes do painel e seus respectivos relógios/marcadores param de funcionar. O carro já foi inúmeras vezes para diferentes autorizadas de Belo Horizonte, sempre dizem que o problema está resolvido, mas a verdade é que o problema volta dias depois.
ResponderExcluirNão tenho experiência pessoal com autorizadas. O primeiro e único carro 0km da minha casa foi o Chevette e ele nunca foi ao concessionário, nem para a primeira revisão.
Concordo com o Júlio, se nas autorizadas já é essa bagunça, o que dirá nessas oficinas de fundo de quintal, sem várias ferramentas importantes e com mecânicos despreparados?
ResponderExcluirFord sabe fazer carros mas não sabe vender, eu tenho um Ford mas passo longe das concessionárias.
ResponderExcluirA qualidade de atendimento de concessionária é a mesma da companhia telefônica, tv à cabo, cartão de crédito, etc... niveladas por baixo ou pior.
ResponderExcluirJá repararam como é difícil encontrar um mecânico realmente bom? Ou um pintor? Ou um pedreiro, marceneiro?
Ninguém assume responsabilidade, ninguém se preocupa em estudar... muitos "profissionais" querem o ordenado no final do mês... e se der algum problema ainda tem o seguro desemprego...
País que quer crescer desse jeito só aumenta os problemas que já tem.
Cruvinel, mas esse é o grande mal da Ford !!! Os malditos nunca tem peça nenhuma em estoque.
ResponderExcluirMeu pai tem uma Courier 1.6 Zetec, que é exatamente a mesma, sei lá, desde 2003, 2004, mesmo motor, mesma carroceria, mesmo tudo, e cada vez que precisa de uma peça, ele SOFRE, tem que pesquisar em trocentas concessionárias (aparentemente elas não são tão bem integradas como as VW), e os preços sempre são absurdamente altos.
A Ford é realmente uma lástima.
A VW me surpreendeu com algumas peças do Bora. Vieram da Alemanha, do México, da Hungria (sério), mas consegui tudo.
O pós-vendas da Ford é uma enorme desgraça e isso vem ocorrendo já há exatos 15 anos.
ResponderExcluirComo é que a Ford até hoje não tomou vergonha na cara ainda não sei, só sei que tenho muita pena de quem compra Fusion, pois esse sim está fuuuuuuuuuu........
Felizmente ou não, quem quer peças com disponibilidade imediata tem que partir para um Chevrolet. VW chega perto, mas ainda não supera.
Infelizmente o problema, não é so da Ford, um amigo tem um i30, que estalou o parabrisa dianteiro, resultado 30 dias de espera,meu primo bateu com um agile, que bateu de frente, para trocar paralamas, farois, capo e parachoque demorou 60 dias de espera na autorizada
ResponderExcluirRealmente, estão faltando peças para reposição. Estão vendendo tanto carro 0km que não sobra quase nada pra suprir o concessionário. E são todas as marcas, umas com mais ou menos intensidade. Quem sofre somos nós.
ResponderExcluirQuanto a manutenção ser feita em concessionária ou não, acho que enquanto vigorar a garantia, deve-se realizá-la na autorizada. Mas apenas os itens básicos; já as intervenções mais simples, como alinhamento, troca de amortecedores, e outras que não necessitam de conhecimento técnico ou ferramental exclusivo, faço em oficina comum, e com a minha supervisão.
Comprar carro 0km e ter que aguentar concessionárias com mal vontade, demora e enrolação, ou comprar usados mal cuidados pelos ex-donos a ponto de quebrar em qualquer esquina?
ResponderExcluirNosso país é complicado, o povo reclama mas todo mundo quer tirar uma casquinha.
Olha, a lógica me leva a optar por um carro usado, movido a gasolina, sem GNV. Manutenção e preço honestos, sem enrolação.
ResponderExcluirE, claro, após uma pesquisa rigorosa sobre o histórico do veículo e, especialmente, do estilo do antigo proprietário.
Posso parecer um pouco radical, extremista, mas a ideia é fugir dessa política de exploração da indústria nacional.
Olha, com os 32k que pedem num 1,0-L completo eu pegaria um Astra Gsi 2004. Kct!
Alexandre, teus posts são empolgantes!
Abraço!
já tive boas experiencias com os serviços toyota, com preços e serviços relativamente honestos.
ResponderExcluirrecentemente precisei trocar o filtro de combustível de um corolla, que é pouco chato de acessar pois fica junto à bomba de combustível.
resolvi cotar a troca na concessionária, e surpreendentemente, o valor saiu cerca de 30% mais em conta do que nas 3 oficinas particulares que consultei.
além disso o serviço foi feito na hora.
abs
Caramba, e eu que reclamava quando ia comprar peças para os Fiat que tive (Prêmio, 2 Elbas, Uno e Fiorino), e que eu tinha que saber a data de "nascimento" do carro, porque no mesmo ano poderia haver 2 peças diferentes, de fornecedores diferentes.....mas normalmente eu encontrava.
ResponderExcluirMe surpreendi no final do ano passado, quando nas férias tirei uns dias para "levantar" o Celta da minha esposa, e encontrei todas as peças que procurava, inclusive de tapeçaria, plásticos, mangueiras e tampas dos reservatórios, tudo na mesma concessionária.
Porém, vejo que isso não é regra: algo que me deixa revoltado é ver carros novos, semi-novos, rodando esperando vidros novos para reporem os danificados - tenho a impressão que a espera por vidros é maior ainda que peças que funilaria. E não é privilégio de importados: fico inconformado vendo Gol, Corsa, Palio, Saveiro, enfim, carros que estão no Top 10 dos mais vendidos mas não tem peça de reposição.
Outra coisa: depois que amigos chegaram a pagar mais de R$ 800,00 na primeira revisão apenas para trocar o óleo e filtro - o ápice foi uma amiga trocar o Classe A por um Citroen C3 e na primeira revisão - claro, só trocaram o óleo e o filtro - teve de engolir a conta de R$ 3.000,00.
Sinceramente, tendo em vista que é só tirar o veículo de dentro da concecionária e ele já desvaloriza em média 20%, tenho minhas dúvidas se ainda vale a pena desembolsar tanto dinheiro por carros de tão questionadas virtudes comparados ao que se compra lá fora com o mesmo dinheiro. ´Só mesmo quem quer sentir o cheiro do novo, dos esmaltes, tintas e tecidos novos.
Para mim é muito fácil.
ResponderExcluirSigo estritamente o plano de revisões, porém faço por conta própria em estabelecimentos independentes. "Manutenção" que custa R$500 na concessionária, faço por menos de R$200 fora dela.
O pós venda da Ford é meia boca mesmo.
ResponderExcluirMinha irmã tem um Ghia igual ao da foto aí. Primeiro que para entregar o carro foi um parto, quase 80 dias. Mas, pelo menos até agora, nenhum problema. Também pudera, o carro é novo.
Eu tenho um GL do modelo anterior. Única peça que deu problema e não tinha a pronta entrega foi o módulo que controla a trava das portas. O carro só trancava quando bem entedia...hehe...
Por outro lado, tive um Escort RS que uma vez fui à concessionária com ele, sendo que apresentava um vazamento em uma das mangueiras. O consultor me disse para colocar o carro no elevador e que o mecanico daria uma olhada.
Sei que o cara fuçou no carro por quase uma hora e meia e eu "morrendo de medo" do valor da mão de obra...
Ao final, perguntei quanto era e o Valter, que era o consultor da Sandrecar (santo andré), disse que o serviço não tinha custo algum....
detalhe: isso foi em 2008 ou 2009. Meu carro era 1998.
Marco
Estou com um vídeo pronto sobre esse assunto, onde mostro as diferenças de preços, a diferença de mão de obra e equipamentos.
ResponderExcluirAssim que eu terminar de editar o mesmo, coloco o link do meu canal.
Peugeot com serviço de garantia melhor que a Ford?
ResponderExcluirEntão eu era feliz e não sabia!
E Ford... depois dessa não quero nem de graça!
E outra, o 307 é muito mais carro que esse queridinho da mídia. Ainda bem, pois sobra mais, e mais barato!
Ao meu ver, todas autorizadas são ruins. É mais pela expectativa que seja oficial, treinada, cara, etc. Falam bem das japonesas, mas tenho lá minhas dúvidas. O problema é mais abrangente e reflete o comportamento de nosso povo.
ResponderExcluirrevisao do tucson na CAOA, "para garantir" a garantia de 5 anos:
ResponderExcluirraramente a revisao saía por menos de R$1000-1200, a muito custo p conseguir eliminar as "gorduras"...
Final das contas, vendi o carro com50000km, com um buraco de uns R$5000 gastos nas revisoes!
A questao nao é ter ou nao ter condiçao de ter o carro, é questao de se sentir descaradamante enganado, e a cara de pau deste representante.
hyundai, enquanto caoa? nao, obrigado.
A questão de se vender muitos carros e faltar peças para se fazer reparações corretivas,não serve com justificativa para que uma carro fique 10...20....30...60...80... dias em uma autorizada ,isso e uma vergonha!
ResponderExcluirConsultores técnicos deveriam ter conhecimento de mecânica e dinâmica, mas grande parte não tem. Digo por experiência própria, quando fui designado a tal função, sem ser questionado se possuia algum conhecimento sobre carros.
ResponderExcluirEm relação ao estoque de peças, não existe nenhuma política com critérios da fábrica sobre quantidade mínima da peça "X", se existe concerteza não é fiscalizada.
Todas Oficinas, tanto autorizadas quando particulares podem compartilhar desses mesmos problemas. A solução vem de cima, digo, do administrador que dita como a empresa deve proceder.
Gerentes e Proprietários 171= oficina de pilantras!
Autorizada, só enquanto o carro estiver na garantia, depois, tchau.
ResponderExcluirEstes estabelecimentos se transformaram em centros de empurroterapia, uma picaretagem sem tamanho. Ainda assim, dentro da garatia, deve-se ficar de olho bem grande no camarada que está fazendo o orçamento. Você pode, sem dó, cortar, no mínimo, 80% dos ítens ali apresentados e ficará surpreso com a redução na conta à pagar. Falo por experiência própria. Outra coisa: Além da falta de peças, outro flagelo é a qualidade das mesmas e exemplos não faltam. Amortecedores que em pouco tempo já apresentam folga nas hastes, discos de freio que empenam ao menor esforço extra dos freios, buchas de suspensão, bem, estas nem se falam, rolamentos e por aí vai. De fato a GM ainda é a melhorzinha, porém, acabaram com uma coisa que eu gostava que era o representante autorizado que só vendia peças originais da marca, uma espécie de auto-peças só da GM.
Tenho um Focus Ghia Hatch 2006, completo, comprado zero, que tem agora cerca de 40.000 km. Apesar de ser forrado em couro de fábrica, a forração interna da porta traseira direita, sem nunca ter sido mexida, se deformou e precisei comprar apenas um perfil de acabamento, que imita mogno escurecido (ebony) que é fixado na mesma.
ResponderExcluirComo primeira surpresa a Ford, através da Barrafor, o vendedor André, tel 021 35278203, informou não vendiam o perfil em separado, ou seja teria que comprar o conjunto completo!
Com isso, seria obrigado a comprar a lateral inteira, identificada por PN 2M55/A27406/BB1C7.
Como topei o negócio para manter o carro original, houve a segunda surpresa,... tal part number havia sido cancelado, ou melhor, descontinuado , e após consultar outros revendedores na tentativa de localizar um remanescente, o mesmo disse que não havia nenhum nos demais concessionários da marca.
Como terceira e última surpresa, liguei para o DDD da Ford 0800 7033673 e após uma peregrinação, consegui falar com a atendente por volta da 11:30, para explicar o problema.
Após várias interrupções para fazer consultas internas, tive a confirmação do veredicto da revenda Barraford.
Ao indagar o que eu poderia fazer, a mesma, após novo intervalo disse que o revendedor deveria dar uma alternativa e a Ford não poderia fazer nada!!!
Nota: Tal resposta poderá ser confirmada, pois informaram que a ligação estaria sendo gravada.
Agora fica a pergunta:
Como pode uma montadora nacional, apesar de trazer o veículo da Argentina, cancela um item de acabamento de um produto que esteve em linha até 2008, e teve algumas unidades comercializadas em 2009???
jopamacedo, trouxa é você, que leva carro em oficina de fundo de quintal, achando que tá levando vantagem. É o barato que sai caro. Para fazer manutenção nos carros modernos, só mesmo com pessoas qualificadas e ferramental específico. Reparar carro no "achometro" sóa na época dos fusquinhas.
ResponderExcluirExistem oficinas e oficinas... pode se fugir das autorizadas sim, mas é preciso procurar bem um bom mecânico. Que afinal, é uma coisa meio difícil ultimamente.
ResponderExcluirDe nada adianta a Ford importar o Focus da Argentina e sofrer por falta de peças. Muito menos adianta ter o carro médio à ser superado e ter um pós venda deplorável. É por isso mesmo que o Focus é o campeão só nas revistas e na crítica, mas passa longe de ser campeão de vendas. Talvez se fosse-mos Argentinos, teríamos peças mais facilmente, ou não.
ResponderExcluirRenan Veronezzi
Assino embaixo do que disse jopamacedo. E por favor, não colocar oficinas independentes todas no mesmo saco. Há oficinas e oficinas. A maior parte da manutenção do meu carro faço eu mesmo, há anos que não piso em uma oficina. Virou um dos meus hobbies.
ResponderExcluirRaphael Hagi disse...
ResponderExcluir"Um colega aqui do trabalho está com um problema bizarro com um Focus 2010/2011: Ao esterçar o volante, eventualmente as luzes do painel e seus respectivos relógios/marcadores param de funcionar."
Diga ao seu colega que concessionária nenhuma dará solução a esse problema.
Este problema tem duas origens : Chave de seta da direção e componentes do painel. Pode ser algo bem simples, como um conector mal posicionado, ou algo um pouco mais complexo. Terá de ser levado a um especialista em relógios e componentes de painel.
ano passado sofri um pequeno acidente com meu gol.
ResponderExcluirlevei o meu carro a autorizada vw e lá me passaram um orçamento absurdamente alto. assim, preferi comprar as peças em outro lugar e utilizar somente os serviços da ofcina, onde iria gastar cerca d 1/3 do valor na autorizada vw com as msm's peças, do msm fabricante, porém sem a 'grife vw'.
entre as peças q seria necessário trocar pois ñ havia como reaproveitá-la, estava o painel dianteiro. dpois d 1 mês prá trocar meia dúzia d peças (tds já devidamente entregues a oficina) meu carro foi entregue, td torto com um serviço mal feito prá caramba, com o painel dianteiro q eu havia comprado, pois 'milagrosamente' eles reutilizaram a peça q antes diziam ñ ter como reutilizar e com algumas coisas feitas q estava fora do orçamento inicial.
resultado, nunca mais entro lá, por nd nesse mundo. perderam um cliente em potencial.
a concessionária fiat d minha cidade tbm, por má vtd d atendimento e péssimos serviços, conheço gente q prefere ir na fiat da cidade vizinha, distante 70km a ir na concessionária da cidade...
O 307 é um carrão, não estou aqui p/ contestar. Mas vai lá na Champion Peugeot e confere quantos 307 estão no pátio, parados há um bom tempo, enquanto não chegam as peças de reposição. Qual seria a solução desse problema, que aflige donos de carros de várias marcas e modelos? É o governo estimular a concorrência no setor de peças de reposição, acabando com os catéis e, quem sabe, facilitando a importação desses produtos (= sonho).
ResponderExcluirSolução do problema é o povo parar de comprar carro zero e começar a dar calote nas concessionárias, como forma de protesto.
ResponderExcluirReduz venda de zero = reduzir produção = aumentar oferta de peças e baixar preço de carros zero.
[]s
Concessionária, somente enquanto está na garantia e logicamente eu risco praticamente toda a listinha do orçamento das revisões, restando um valor em torno de 25% do total.
ResponderExcluirTanto concessionária, como a maioria das oficinas... A prestação de serviços é muito triste! Não vou falar no Brasil, porque não sei como é lá fora, mas acredito que não sejamos a regra.
Sds
O meu F1, atualmente com 22k rodados, apresenta um irritante barulho na tampa traseira. Pedi para verificarem na revisão de 10. Nada. Pedi para verificar na revisão de 20. Nada. Pedi para verificar barulho na porta do passageiro, que parece que vai desmanchar quando fecha com o vidro totalmente baixado. Nada. Instalei a película ( a autorizada por lei ), assim que comprei o carro: Serviço de péssima qualidade.
ResponderExcluirOu seja: Concessionário não serve pra nada!!
Fazer revisão em concessionária é pagar um seguro, pois caso você tenha sido premiado com alguma "cagada de engenharia" e o motor do carro trave, você tem a quem recorrer, logicamente com o maldito livrete de manutenção em mãos.
ResponderExcluirAgora resolver problemas como, por exemplo, barulho na suspensão... Esqueça! Você só irá passar nervoso!
Boas mesmo é uma conhecida autorizada Fiat aqui de Porto Alegre, que ou compra peça recondicionada (ou até mesmo usada) ou retira de outro carro que está lá por outro motivo... é triste. Não deixo o meu carro sozinho nem f&*%$ndo.
ResponderExcluirJopamacedo, para trocar de carro ainda não é, mas para trocar de pneu, sim... se for um Run-Flat.
ResponderExcluirPelo menos os da BMW são assim: furou, pode rodar até a oficina, mas lá chegando joga no lixo (ops, reciclagem) e compra outro pneu. Não pode ser reparado.
Resta saber se, com uma vulcanização, o belo Michelin de 18 pol pode ganhar uma segunda vida em um carro tunado que usava BS Colway até então...
Mauro, acho que poderia reclamar por uma seção na imprensa como Canal Direto do Best Cars. Às vezes, casos insolucionáveis ganham uma solução quando a imprensa intercede...
ResponderExcluirComprei um uno economy zero em outubro de 2009 e após alguns dias de uso senti o carro falhar principalmente em situação de carga. 2 semanas depois deixei o carro na autorizada e ainda recomendei que eles verificassem as velas. Depois de um dia de serviço me develveram o carro dizendo que tinha um erro na central que foi causado provavelmente por combustível ruim eles zeraram a memória de erros. Ao sair de lá já sabia que não tinha resolvido e ainda tentei argumentar com o chefe da oficina que me falou um monte de baboseiras. Isso foi na Esave aeroporto em Brasília. Já no caminho de casa abasteci e antes de chegar em casa já sentia de novo o problema aparecendo. Me aborreci e tirei os cabos de vela para fazer o que eles não fizeram e logo de cara achei o problema. Encheram de talco na montagem dos cabos. Usei um jato de ar para limpar o talco e um spray limpa contatos. Hoje o carro tem 48000 km rodados e nunca mais voltou a concessionária nem para a primeira revisão. Dane-se a garantia. Com um serviço desses quem precisa de garantia.
ResponderExcluirFalou tudo Giovanni! Recomendei a verificação das velas numa situação também (no caso o carro apresentou perda de potência) a um "chefe de oficina" ele me respondeu como se eu estivesse falando a maior bobagem do ano... É dose! Hoje em dia esse pessoal só sabe conectar aquele aparelho de diagnóstico eletrônico... Agora fica a pergunta: Será que este aparelho realmente faz um check up confiável? Eu não acredito!
ResponderExcluirAliás, na situação que falei, o carro voltou com um ronco xôxo... Tenho certeza que algum problema que ocorreu no carro eu entubei.
Pela explicação que e ele me deu pude deduzir que o mecânico se limitou a entrar no carro esquentar o motor ligar o scanner e verificou o código de erro que provavelmente acusava sonda justamente pelo O2 não queimado devido a falha da ignição em algum momento. como ele viu que a sonda estava trabalhando normalmente, colocou a culpa no combustível e zerou os códigos de falha. Não ví a luz de anomalias acender por nenhum momento. Niguém quer mais sujar as mãos.
ResponderExcluirCarro novo não é sinônimo de carro sem problemas.
ResponderExcluirA Ford sempre foi esquisita neste ponto, depois que vende o carro ela esquece o pós venda. Como ela mesmo diz: Viva o novo! E dane-se o velho... (está implícito)
Mas quer saber, todas as quatro grandes fazem isto.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ pessoal... uma pena que o Focus, um EXCELENTE carro consiga ser sabotado pela própria empresa que o fabrica.
ResponderExcluirTenho um Ghia 09/10 com 17mil km e ate agora ninguem acha o maldito barulho que ocorre na susp DE. Sempre um "clok" quando se passa em um quebra-molas quando tem pessoas sentadas atrás. O carro ja foi 4x para ver esse problema, da ultima vez juraram que desceram a suspensao e... o problema ainda está lá, diminuiu mas ainda persiste.
Outro problema era barulho dos bancos. Levei 2x reclamando e... nada. Fiquei louco e eu mesmo arranquei os benditos bancos em casa, usei desengripante e... consegui o que os mecanicos certificados especialistas nao conseguiram...
Problemas atuais: Ruido de motorzinho eletrico no painel. Aguardando chamada para troca, pois peca foi encomendada.
Iluminacao do radio do carro quando se liga sinaleira/farois permanece no maximo sendo que no reostato esta ajustado para minimo ou médio. Quando mexo no reostato... ai ajusta o nivel de luminosidade no mesmo nivel dos demais acessorios.
Eu gosto muito desse carro... mas está sendo muito dificil manter o bom humor com esses detalhes.
POssuo um Novo Focus 09/09 gasolina. Antes dos 500 km meu carro ja foi guinchado para a concessionária, motivo: mensagem no computador de bordo: motor avariado.Emocionante, não?
ResponderExcluirEntre indas e vindas, foram umas 4 até que tiveram que solicitar a troca do chicote e caixa de fusíveis toda, pq nenhum técnico conseguiu resolver, inclusive aquele da fábrica. Resultado, 3 semanas de espera para o serviço, além de troca do parabrisas devido a manchas q nao saiam, troca do jogo de amortecedores traseiros e buchas dianteiras, além de diversos outros probleminhas irritantes...resultado? Ford Nunca Mais. e...Viva o Novo!
O meu é um 09/09 também. Meus problemas não são tão graves, mas realmente desanima e penso da mesma forma, ou seja, ford zero, nunca mais!
ResponderExcluirAssis, desce a lenha naquele Focus Comments...
ResponderExcluirPessoal, lendo esse tópico peço a ajuda de vcs, se alguém puder me recomendar uma oficina de confiança perto do centro de são paulo, que seja boa com GM, agradeço.
ResponderExcluirjaquinofreitas@gmail.com
preciso urgente galera de uma ofina boa para arrumr meu ford KA
ResponderExcluirja levei em varios mecânicos e nenhum é bom...não sabem nem o problema q o carro tem se puder3em me endicar uma mecanica boa em são paulo..por favor eu agradeço
paulinha_jlm@hotmail.com
preciso urgente galera de uma ofina boa para arrumr meu ford KA
ResponderExcluirja levei em varios mecânicos e nenhum é bom...não sabem nem o problema q o carro tem se puder3em me endicar uma mecanica boa em são paulo..por favor eu agradeço
paulinha_jlm@hotmail.com
Paulinha, na dúvida leve na concessionária. Em qual região vc mora?
ResponderExcluir