Voltinha de final de semana para esticar as pernas. Aproveitei a bela reta sem movimento para encher terceira marcha. Reparem como a pressão do turbo enche de repente.
A reta onde acelerei, quase 1 km sem nada em volta. Movimento mínimo, dá para acelerar um pouco mais sem colocar nada em risco.
O carrinho nervoso, belo exemplar dos pocket rockets que já tivemos aqui. Menos de 1.000 kg e mais (algo mais) de 100 cv.
Mudei de casa recentemente e por isso o tempo anda mais escasso do que de costume. Mas em breve postarei algo mais consistente sobre esse carrinho e outros bem legais. Promessa é dívida !
AC
Se minha memória ainda funciona - e ela ultimamente anda me traindo - isso aí é um Uno Turbo i.E que, original, tinha 118 cavalos com 0,8 kg/cm2. Parabéns, esse foi um dos que eu deixei escapar à época em que era fabricado.
ResponderExcluirO pisca alerta está ligado?
ResponderExcluirAC,
ResponderExcluirAssim vc me faz sentir raiva do meu sedan 1.0. Me empresta a botinha? heheh
Perguntinha: essa ruazinha não me é estranha, parece no sudoeste... Estou enganado?
Vejam este vídeo senhores!
ResponderExcluirA apresentação oficial do Uno turbo no Brasil. Ao volante vemos o Rubinho acelerando o pequeno pocket rocket, e depois comentando suas impressões. Vemos tambem Bob Sharp fazendo um comentário técnico a respeito do funcionamento do turbo!.
http://www.youtube.com/watch?v=7wv1DSyvYgk
Saudações a todos!
Henrique
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstou doido pra achar um desse em bom estado para comprar, mas tá bem complicado!
ResponderExcluirEm terceira marcha e só acelerou isso? Cambio muito curto...
ResponderExcluiré um uno turbo?? anda bem o bichinho hein hehe
ResponderExcluirDesce no vermelho a Turbininha hein...
ResponderExcluirParabéns pelo raro carro, A.C.
No vídeo do Clube, momentos como o 1:23 e o 1:27 são especiais, neles vem o ensino( basta um slow-motion com narração) do que estava sendo feito pelo piloto e a correspondente reação do carro. A TV e a Internet no Brasil carecem muito disso.
Meu, filma com a janela fechada!!! rsrsrsrs
ResponderExcluirEsse carrinho é uma delicia, parece um kart.
ResponderExcluir"A reta onde acelerei, quase 1 km sem nada em volta. Movimento mínimo, dá para acelerar um pouco mais sem colocar nada em risco."
ResponderExcluiré que o blog é bem conceituado, e risco sempre tem, e anda...bem ='( =
Alexandre
ResponderExcluirParabens pelo carro!
Uno turbo é uma joinha e deve ser muito bão de acelerar!
Fiquei na vontade...
Francisco,
ResponderExcluiresse está com pressão do turbo mais alta, nada mais, e no dinamômetro rendeu otimistas 160 cv. Chuto uns 140/145 cv.
Anônimo,
esqueci o alerta ligado depois da manobra na avenida.
Aléssio,
sudoeste é em Brasília, não é ? Estou no Rio, a reta é próxima a Curicica.
Carlos Eduardo,
procure com calma, tem muito carro detonado mesmo. Aí vai ser um problema atrás do outro.
Anderson,
me atrapalhei com a câmera e só filmei até 5500 rpm. Iria um pouco mais. O câmbio não é tão curto não, mas com mais pressão no turbo, ficaria melhor um pouco mais longo.
Anônimo das 20:51,
a pista é de mão-dupla, o risco é vir alguém em sentido contrário. Mas nesse caso eu tiro o pé na hora e diminuo para no máximo 80 km/h. E a brincadeira acaba na 3a. marcha.
Marcelo,
o carrinho é legal porque é leve, acelera rapidinho e é ágil nas mudanças de direção. O Bravo T-jet fica preguiçoso perto dele, por conta do peso bem maior.
postar vídeo de carro acelerando com filmagem de painel, não estou questionando esse, mas na net tá cheio, carro com velocímetro calibrado, pista em declive, esse não é blog pra esse tipo de coisa.
ResponderExcluiravaliação e teste, com carros que interessam, independente da potência, aí sim.
já pensou se cada um aqui inventar de postar no blog ou comentários o filme do seu brinquedinho, vai longe....
infeliz postagem
e nada surpreendente, uno turbo original, qual vai ser o próximo, gol 16v turbo?
AC,
ResponderExcluirSim, sudoeste é bsb.
Fiquei na dúvida, o poste de iluminação me induziu e os predios em formato de bloco me trairam...
Fiquei na dúvida entre a octogonal e o sudoeste. Lembra muito.
Conheço muito pouco do Rio. Pena.
Carlos Eduardo,
A uns 4 meses vi um turbo a venda aqui perto de casa. Passava de carro e via o bichinho. Um dia tive tempo de conversar com o dono. De longe o carro estava todo alinhado, mas quando cheguei perto, deu até medo, o carro tinha capotado, e foi feito um serviço porco. O motor tava queimando muito óleo. O cara passou uns 2 meses pra vender, e pedia 8500. Mas não valia.
noooooóóóooossaaaa como esse Uno turbo corre, vou até declamar
ResponderExcluir"Nossa Senhora me de a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida do meu destino
Nossa Senhora me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida do meu destino
Do meu caminho
Cuida de mim"
AC, não se esqueça do esquecido
ResponderExcluirSwift GTI, é um belo carro que os brasileiros não dão valor por pura falta de conhecimento ;-)
Abraços
O swift relamente voava mesmo. O problema é a manutenção do pequeno GTI.
ResponderExcluirFico bem curioso pra dar umas voltas no Uno turbo... a unica desconfiança minha em relação a modelo é se este tem a estabilidade boa ou é apenas um "uno" nesse aspecto.
ResponderExcluirAléssio Marinho:
ResponderExcluirAs porcarias que tenho encontrado pra vender têm sido bem por aí. Você vê de foto e acha uma maravilha, quando chega perto o carro tá todo esculhambado.
Esses dias achei um 94 pra vender. De fotos, lindo, mas não me animei a ir ver ao vivo. Fui comprar pão na padaria uns dias depois e vi o carro (descobri que o cara mora bem perto da minha casa). O carro estava tão desalinhado e com tantos tons de vermelho diferentes que a minha esposa comentou: "Nossa, mas esse carro tá todo torto e parece q cada parte dele foi pintado de um vermelho diferente".
Pense no estado do carro para uma mulher comentar, sendo que ela não é ligada nisso e não tem a visão treinada para achar estes defeitos.
Honestamente Douglas eu não tenho problemas com o meu, alem de não quebrar hoje existem importadores independentes onde acha-se tudo ;-)
ResponderExcluirPassarini,
ResponderExcluircomo esquecer o carrinho de motor 1300 que dava trabalho para os 2-litros ? Mas é raríssimo hoje em dia. Autêntico foguete de bolso.
Eu tento manter o meu o mais original possivel, e ele está com menos de 90.000 kms, o carrinho é mto legal ;-)
ResponderExcluirPassarini:
ResponderExcluirFico contente pelo seu. Porém a maioria dessas jóias (Swift,corsa GSI, Uno turbo, tempra turbo, Gol GTI, Golf VR6...) acabam se perdendo na mão de gente que não sabe/tem condiçoes de cuidar bem deles.
É verdade Douglas, por isso valorizo bastante o meu ;-)
ResponderExcluirÉ verdade Douglas, por isso valorizo bastante o meu ;-)
ResponderExcluirUm excelente pocket rocket mais recente que ainda pode ser encontrado no mercado de usado é o Ford Ka 1.6 dos modelos antigos. Os novos também são bos, mas os antigos vão deixar saudade.. Extremamente estáveis, e com uma boa pegada do motor, marchas próximas entre si... Um verdadeiro esportivo barato! Já estou no meu segundo!! Bem que vocês poderiam fazer uma matéria sobre eles...
ResponderExcluirAC,
ResponderExcluircuide bem dessa raridade brasileira. E que belo cluster, cheio de instrumentos originais, heim ?
Abraço.
Esses pequenos esportivos da década de 90 são muito bacanas, só não vê quem não quer.
ResponderExcluirA década de 90 foi a mais rica em termos de carros "comuns" interessantes no nosso país... uma listinha básica:
Uno, Tempra e Marea, todos Turbo.
Kadett e Corsa GSI
Gol 16V Turbo
Ka 1.6, Ka XR, Ka com supercharger...
Tigra e seu 1.6 16v num carro levíssimo
e assim vai...
Saudades dessa década. Ainda bem que guardo meu exemplar na garagem, um lindo Marea Turbo. Cuide bem do seu Uno Turbo e terá um carro divertido cada vez mais raro de se ver.
Uno Turbo.... Que saudades do meu... Carro especial que nunca deveria ter vendido. Seu video me fez lembrar dele, que uma vez travou o ponteiro do manômetro após dar 1 volta e mais 1/4 hehehe. Grande carro que me fez muito feliz. Quero ver mais posts sobre ele. Abraços.
ResponderExcluirAlan
É estranho como para quem está acostumado com motores preparados a pegada de um turbo original parece ser tão suave e progressiva. Muitos carros de rua com preparação um pouco menos leve simplesmente fariam o manômetro do turbo dar um pulo de 0 para 2,5 bar em um segundo, junto com os pneus virando fumaça até terceira marcha. Não vejo muito a lógica disso, principalmente em carros de tração traseira, mas é o que mais existe por aí (o famoso kit padaria instalado por um prepara-a-dor). Não condeno a popularização dos kit turbo, na verdade sou a favor disso, apenas defendo que o acerto dos carros seja bem-feito, da mesma forma que os donos que não tem consciência do poder que tem em mãos passem a pensar um pouco mais sobre a capacidade de seus carros.
ResponderExcluirUno turbo....hummmm.
ResponderExcluirUm dia vou te por p/ andar no carona de um Uno Turbo c/ motor Sevel 1.6 e 604 WHP.
Recomendo fralda geriátrica...rsss.
PS: Carro de rua de SP viu?
Ah....e p/ kem por ventura duvida disso:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=uDcHKTn25cE
Carrinho adorável, possuia uma potência admirável para um SOHC 1.4 turbo de época.
ResponderExcluirSe eu tivesse idade e dinheiro na época, com certeza teria comprado um. É muito difícil de encontrar um e mais ainda encontrar em bom estado.
O seu sucessor, Punto Tjet, deve ser um carro bem melhor e tal mas nunca tive o interesse de comprá-lo. Acho que falta carisma.
Marcelo, o que mais falta nos carros atuais é exatamente aquela aura que emanava dos antigos. Não importava se era esportivo ou popular, feio ou bonito, rápido ou uma tartaruga, simplesmente cada carro era diferente do outro em tudo e cada proprietário se identificava mais com um modelo ou fabricante. Hoje parece que até esse poder de escolher o tipo de carro que melhor se adapta ao motorista nos foi tirado, com excessão de uma ou outra coisa.
ResponderExcluirAC,
ResponderExcluirBelo post...hehe. Sempre é bom ver aquele manômetrozinho subindo...
A propósito, faço o convite para que participe do Uno Turbo Clube Brasil (www.unoturbo.com.br). Seria uma satisfação compartilhar da sua presença e reunirmos nossas máquinas.
Também sou propriétário de um 95/96. Dois anos de busca e consegui um com inacreditáveis 49.000 km, preto Etna, uma pena que sem teto. É minha preciosidade, um sonho realizado.
É isso aí, parabéns pelo blog. Sempre com ótimo conteúdo.
Grande abraço!
Já tive 2 pretinhos com preparação,um 94 com teto e um 96 com AR e Teto....com essa pressão o meu tinha 138 cv nas rodas, mas com escape original...se trocar o conjunto para um de 3 pol. sobe quase 16 cv...o escape original é uma rolha.Vale colocar um K&N também.
ResponderExcluirE essa subida é de turbina original mesmo, repare que dá o pico e vem voltando...no meu, fiz um T na mangueira da waste-gate com um gicle na ponta, e regulava essa queda de pressão de acordo com o tamanho do gicle.
Na Faria Lima, nos anos 2000 e poucos, NENHUM A3 ou Eclipse GST me levou de farol a farol...o carrinho foi vendido invicto....heheheheh
É meu maior arrependimento ter vendido eles.
Parabéns pelo UT! Compraria um sem pestanejar caso aparecesse a oportunidade.
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