O primeiro mês de 2010 mal terminou e a Ford apresentou o modelo "2011" do Ford Ecosport, com discretas alterações estéticas, quase imperceptíveis. Uma estratégia comercial que não justifica toda a pompa e circunstância envolvida e que abrevia a vida do modelo 2010 a apenas 3 meses.
Sem entrar no mérito do respeito ao consumidor que adquiriu o modelo 2010 (lembrem-se, o fabricante se reserva o direito de efetuar qualquer alteração no produto quando bem entender), essa estratégia indica que a nova geração do pequeno SUV logo chegará às ruas, provavelmente apresentada como "novo Ecosport" e não como "modelo 2012" (seria mesmo o cúmulo do absurdo). Enquanto o modelo novo não chega, vende-se o velho com um falso ar de novidade.
Até aí, nada de novo (literalmente): a Ford se utilizou da mesma artimanha para apresentar o "Fiesta 2008" em janeiro de 2007, mas apresentando mudanças drásticas no produto, como uma leve reestilização dianteira e uma boa revisão geral no acabamento interno; alterações substanciais, bem mais extensas do que as apresentadas no Ecosport "2011".
O conceito de "model year" criado por Alfred P. Sloan quando à frente da General Motors e adotado como padrão pela indústria merece todo crédito quando faz parte da organização interna da empresa e quando chama a atenção dos consumidores para produtos realmente novos, quase sempre a partir de meados do segundo semestre. Qualquer desobediência a este padrão já enraizado na cultura automobilística soa como uma vazia tentativa de antecipação cronológica sem sentido algum.
É o tipo de atitude que faz com que eu me lembre de um velho ditado norte-americano que diz "No matter how early you get up, you can't make the sun rise any sooner"(não importa quão cedo você levante, você não fará com que o sol nasça mais cedo).
FB
Deveria ser proibido por lei essa palhaçada de ano-modelo. Ou é do ano em questão ou não é.
ResponderExcluirRidículo.
Lamentavel.... Isso é só para desvalorizar ainda mais os "modelos anteriores".
ResponderExcluirDe mais a mais, quero que todos os que compram Ecosport e carros do tipo, vão para o meio do limbo.
Lançar modelo 2011 (fajuto como esse aí, ou não) em janeiro de 2010 é querer fazer todo mundo de bobo.
ResponderExcluirEstratégia arriscada....será que ganham tantos consumidores assim em escala apesar do evidente prejuízo de imagem que terão com os "antigos" ( de dias atrás praticamente) compradores da Eco 2010?
ResponderExcluirSe me fizessem uma dessas, perderiam um - e vários - clientes para todo o sempre!
Estratégia de venda é algo que a Ford não sabe o que significa... whatever...
ResponderExcluirEste negócio de ano/mod. deveria ser regulamentado, assim acabaria a palhaçada!
Quando ouvi esta matéria no rádio hoje... pensei... não estava tramitando um projeto de lei pra acabar com essa palhaçada?
Olha aí uma matéria de 2008 sobre ano-mod. envolvendo a Ford também... Parece que a Ford sempre foi sem-vergonha neste sentido mesmo!
http://www.noticiasautomotivas.com.br/montadoras-e-suas-confusoes-de-ano-modelo/
ResponderExcluirA Honda, amada por tantos, mesmo com seu custo benefício discutível, já aprontou uma dessa com o Fit, cujo modelo 06-06, não durou mais que dias, para dar lugar ao 06-07.
ResponderExcluirAbraço
Lucas
A Ford fez isso para beneficiar os consumidores fiéis, que vão ficar com uma valiosíssima raridade daqui a 30, 40 anos!
ResponderExcluirAh, esqueci, ninguém vai segurar esse limão esse tempo todo. Nesse caso esquece o que eu falei, é uma sacanagem da Ford mesmo!
Falando sério, a única coisa que podemos fazer e espalhar o "evangelho" de que o carro vale pelo que é, e não pelo que o departamento de marketing quer te fazer acreditar, dane-se se é 06-06 ou 06-09. E claro, além disso, ninguém precisa comprar um carro pensando em vendê-lo antes de precisar da primeira revisão! Carro não é bem perecível!
Detalhe mais absurdo é o fato do Ecosport 2010 ter sido liberado em Dezembro. Com isso, o modelo teve apenas 1 mês de comercialização. Outros q tiveram seu Model Year alterado para 2011 foram Scenic e Megane. Pior, sem mudança nenhuma!!!
ResponderExcluirLa na Argentina tem uma lei que permite que o carro do próximo ano modelo só saia em julho. Não recordo em que ano aconteceu, mas toda a linha Fox foi lançada no novo ano modelo e o Space Fox que vem de la´foi alterado só em julho.
ResponderExcluir**Na dança do ano modelo que comprei meu carro. Em junho de 2006 haviam acabado de lançar o 2007 e ainda tinha 2006 aos montes e com preço melhor. Não tive dúvida: 2006/2006.
Como para a maioria carro é investimento e não prazer, vai ter muita gente que nem está muito interessado no Eco, mais vai comprá-lo somente pela vantagem de se usar um carro por dois anos e ainda ser considerado "do ano". Ganha a Ford e ganha o consumidor.
ResponderExcluirComo para a maioria carro é investimento e não prazer, vai ter muita gente que nem está muito interessado no Eco, mais vai comprá-lo somente pela vantagem de se usar um carro por dois anos e ainda ser considerado "do ano". Ganha a Ford e ganha o consumidor.
ResponderExcluirBom, eu penso assim:
ResponderExcluirDono de Ecosport = IDIOTA (sem exceção)
É a lei de Gerson, o bonitão que comprou um 2011 vai ficar com um carro do ano por dois anos e o próximo trouxa que comprar dele vai comprar o carro em 2012pensando que é um carro seminovo, quase do ano, mas o mesmo já rodou bons 3 anos...
ResponderExcluirA Ford adora fazer isso. Em Janeiro de 2008 eu testei o novo Ford Ká para o Programa A BIELA, o carro chegou as lojas no dia 03 de janeiro, a plaqueta na porta trazia ano de fabricação "2007", mas o modelo já era vendido como 2009 !!!!. Absurdo !!!!
ResponderExcluirEsses caras da indústria automobilística não batem mesmo bem. Uma vez Lee Iaccoca disse que a cadeira que mais lhe foi útil na Universidad de Lehigh foi Psicologia, "pois isso me ajudou muito a entender os malucos da indústria automobilística". Como venho dizendo, a holeritite -- a doença do "olha o meu aí no fim do mês" -- é uma pandemia. É só no que esses executivos pensam. Essa do Ecosport 2011, só prendendo.
ResponderExcluirMeu irmão é vendedor em uma Revenda Ford em Campinas. A venda da ECO caiu bem nos ultimos meses.
ResponderExcluirAbraços
Fernando Gennaro
Hoje uma ecosport encostou no meu pára-choque traseiro, desci para ver, a moça que dirigia falou que "ah, estava conversando e não vi", rapaz então, machão, desceu e olhou o pára-choque, como a eco tinha aquela #$%#$% de quebra-mato na frente, não marcou ela, mas marcou o para-choque. Fiquei tão nervoso que deixei pra lá. Até quando vão liberar pessoas tão esdrúxulas e incapazes para dirigir? Se fosse um pedestre, ela atropelaria então? Não sei o que foi mais certo, deixar pra lá ou arrumar briga. Bom, já foi mesmo. Desculpem o desabafo, mas essa @#$@#$ de carro só tem dona imbecil incapaz de pensar. Não aguento mais só levar a pior no trânsito, tentando ser o cara correto.
ResponderExcluirEsse negócio de quebra-mato pra cidade eu acho totalmente sem noção. Qual será a próxima moda? Guincho elétrico na frente pra andar na cidade?
ResponderExcluirPara mim, tem muitos donos de ecosport que tem a infinita certeza de terem uma eGosport. Não posso dizer que são todos, mas alguns com certeza.
ResponderExcluirSds,
Cristiano.
O mais engraçado é o cara de Ecosport achar que está de SUV, quando na verdade está com mais de 50% de Fiesta. Quá quá quá ! toma tonto !
ResponderExcluirO divertido mesmo é ver a batalha dos donos de EcaSport contra os donos do imponente "melhor do mundo".
ResponderExcluirPior que todos com carro altinho, incluído aí até o Fox e a aberração do Sandero Stepway, sempre estão com a razão e a preferência é sempre deles. Já que seus carros são altos, chiques e imponentes.
Mesmo quando dividem ou disputam espaço com um carro maior e mais caro, algo como Fox versus Fusion. Ou Tucson versus Camry.
Aliás, é meu problema ou mais alguém acha o novo Adventure uma espécie de Big Foot da Weekend?
Olha só, tem mais alguns com o mesmo ponto de vista que eu!
ResponderExcluirEu disse que são idiotas por isso mesmo, eles querem dirigir o mais alto possível, não sei, parece que isso os transforma em "alta sociedade" rs
Como se o ecosport fosse uma mistura de um "Jipão" com algum SUV de luxo, quando na verdade não passa de uma merda de um carro popular / engana trouxa.
Fora que toda essa "imponência" do carro dá o direito de o dono fazer todo tipo de cagada, parar no meio da rua, não dar seta e por aí vai...
Pessoal... não esquentem... eles não gostam de carro, eles só querem aparecer!
ResponderExcluirEm relação ao quebra-mato, devia ser proibido! imagina se pega um pedestre com uma M**** daquela!
Olá amigos AutoEntusiastas! Eu tenho uma EcoSport 4wd com o fantástico Duratec e a uso para meu objetivo, que é alcançar praias de difícil acesso e fugir da multidão que anda infestando as praias de acesso fácil. Quem conhece a estrada das galhetas em Caraguatatuba sabe do que estou falando. E para este fim ela é suficiente e de acordo com o que propõe. Tenho um esportivinho dos anos 80 para meus momentos AutoEntusiasta e mato minha sede de curvas estando bem perto do chão. Infelizmente adoraria manter a Eco e meu antigo Focus para andar no dia a dia, mas por razões de espaço eu tive que escolher entre eles. A Eco venceu pela praticidade de encarar um fora de estrada leve sem ficar com remorsos de lama, suspensão batendo ou pedras chocando-se com o assoalho.
ResponderExcluirAgora... taxar TODOS os donos de EcoSport pelas atitudes de alguns poucos é reduzir-se ao nível deles. Sr. Marcelo, não sou idiota e ao contrário de você, sei reconhecer qualidades específicas deste carro e adequa-las as minhas necessidades.
Sobre o texto, concordo com o Bitu, é no mínimo má-fé da Ford com os proprietários dos modelos 2009/2010. Isso chega a lembrar a época da Autolatrina, onde os clones duravam poucos anos - Pointer, Apollo, Versailles e por aí vai...
Abraços!
Daniel, se você não é idiota você é uma grande exceção. Mas isso não faz do Ecosport um carro digno, desculpe...
ResponderExcluirSe o seu maior objetivo é usá-lo pra alcançar praias de difícil acesso, ou você não manja muito, ou não pesquisou direito, ou você se enquadra naquela classe que eu citei anteriormente.
Com o preço de um eco 4x4 que nem tração 4x4 de verdade é (é aquela tralha eletrônica) você compra um Troller que chega bem mais longe. Não entendo a lógica. Sobre o comportamento do amigo Daniel, acredite, ou você é exceção à regra, ou está mentindo. Quase todos os "mini SUVs" que vejo por aí está barberando e tem uma "jovem senhora" atrás do volante que, condizente com o carnê de 60 parcelas, está ignorando o resto do mundo, por conta do seu umbigo. A ecosport é nada mais que uma bela e admirável jogada de marketing da Ford.
ResponderExcluirAnônimo,
ResponderExcluirme desculpe, mas comparar troller com ecosport? São proposta bem diferentes. Ja andou de troller? Putz, o desconforto daquilo é absurdo. Sobe até parede, mas vai usar no dia-a-dia.... Já o ecosport 4wd é relativamente confortável, e aguenta um leve offroad. Para quem não é um verdadeiro offroader, como o Daniel acima, acho o Eco bem mais sensato.
Abraço
Lucas
Troller...
ResponderExcluirPior mesmo é ver gente engravatada rodando de Troller como carro diário em São Paulo.
Anônimo
ResponderExcluirEcoSport AWD e Troller estão no mesmo barco: nenhum dos dois possui bloqueio de diferencial, basta um simples barranco ou vala para que o 4x4 se torne um 4x2.
Sou adepto dos 4x4 "puros e duros" (Defender, Engesa, Bandeirante, Samurai, etc), mas tive uma boa impressão com a Eco 4x4. Não é carro de trilha, mas permite sim ir um pouco mais longe.
FB
Se bem que em São Paulo...
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=YUp9_FnFv1s
Bitu, será que a 4x4 reduzida do troller não bloqueia automaticamente o diferencial? Além disso, ele tem diferencial de escorregamento limitado. Acho que ajuda bastante, pois o bicho é muito bem conceituado nas trilhas.
ResponderExcluirAbraço
Lucas
Marcelo, meu MAIOR objetivo não é só alcançar praias de difícil acesso. Gostaria muito de ter uma Camper 4x4 ou uma Discovery somente para trilhas, mas por questões de espaço tive que escolher um carro que fosse adequado ao fora de estrada leve (difícil acesso geralmente não se relaciona com trilha leve, correto?) e que pudesse suportar o dia a dia de São Paulo com um mínimo de conforto. E encontrei na Eco 4wd um bom compromisso entre estes dois itens. Ela não tem blocante muito menos reduzida, porem consegue distribuir a força do motor nos dois eixos de forma a evitar patinação. É o suficiente para chegar a bons lugares. Concordo que existem maus motoristas e alguns donos(as) de Eco não fogem a regra, mas nivelar todos ao nível merdíocre, repito, é se igualar a eles.
ResponderExcluirA minha Eco é 2009 e o acabamento é bom, não se compara ao Focus, mas o que mais me agrada é a robustez mecanica e a pegada do motor Duratec. Meu Focus anterior já contava com este motor e quem já dirigiu um sabe do que estou falando.
Anonimo, não preciso mentir camarada. E sugiro aos administradores deste fantastico blog que poderiam bloquear posts anonimos, já que muitos usam deste expediente para defender posições fracas de argumentação e normalmente ortodoxas. Abraços!
Imbecil atrás do volante não tem nada a ver com marca de carro.....
ResponderExcluirDaniel, me desculpe então. Se o carro te atende perfeitamente e você está satisfeito é isso que importa.
ResponderExcluirEsse negócio de ligar perfil do dono ao carro pode ser meio radical, mas na maioria das vezes faz sentido. Podem prestar atenção em alguns carros como Captiva, Smart, crossfox... São carros que eu relaciono direto cada um a um determinado perfil de motorista.
Lucas
ResponderExcluirReduzida nada tem a ver com bloqueio, é apenas o mecanismo da caixa de transferência.
O Defender, o Engesa, o Bandairante e o Samurai também têm boa reputação nas trilhas, mas nenhum deles apresenta o bloqueio do diferencial, alguns contam apenas com o escorregamento limitado, nem sempre funcionam a contento.
O ideal é o bloqueio total (full-lock), com acionamento elétrico (similar ao Locker da Fiat) ou por ar comprimido. Tão bom que todo 4x4 sério deveria ter.
FB
OK, Bitu, perguntei se a reduzida não bloqueia o diferencial pelo fato de haver alguns veículos que a reduzida e bloqueio de diferencial poderem ser feitos juntos como o TR4.
ResponderExcluirabraço
Lucas
Uma vez minha esposa falou que gostou do A Klasse, que era um carro alto e tal (argh!), aí eu falei,gosta de carro alto?então escolhe,uma 608 ou uma Kombi,hahahahahaha...falando em bloqueio de diferencial, muita gente tem bloqueio é no cérebro,ahahahahaha,e a maioria está nas montadoras,hahahahah, esse negócio de lançar um carro do ano que vem no início do ano anterior é uma brincadeira bem sem graça,antigamente, até o Salão tinha sentido,lançava-se modelos novos ,cercados de segredos (qdo a 4R não furava o olho deles) , agora não tem mais graça , como a 4R tb não tem......
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