Semana passada meu pai ligou:
- Estou limpando a casa aqui. Encontrei um bloco B18 (Volvo PV 544). É seu? Posso jogar fora?
Eu lembrei daquele bloco, e do carro também.
Eu tinha 13 anos e um amigo do meu pai tinha um Volvo 544 de 1962. Cheio de corrosão. Andava, mas era para jogar no lixo. Posso comprar? -- perguntei. E o meu pai disse que sim! Colocamos o carro no jardim e eu brinquei um pouco com ele.
Depois de um tempo comecei a desmontar o carro, totalmente. Não lembro por que, mas acho que sonhei fazer algo com ele. O carro estava podre mesmo.
Na verdade nada foi feito, mas desmontar um carro inteiro foi uma boa escola para aprender como um carro é feito e como funciona, e às vezes meu pai me mostrava como e por que funcionava isso e aquilo.
Agora, uns 30 anos depois, ele encontrou o bloco do motor, e eu pensei: dá para fazer algo com um bloco velh? Ah, o barquinho que fica no lago, seria bom ter um peso maior na boia onde o barco fica preso.
Aqui na Suécia é normal prender os barcos a uma boia, presa ao fundo do lago com algo pesado. Agora tem gelo no lago. Será que dá para entrar no lago, de carro, com o bloco no porta-malas? Então é só fazer um buraco no gelo e o bloco está no lugar certo, bem fácil.
Mas, pode ser que o bloco pode sujar a água no lago? Meu pai fisse que o bloco estava totalmente nu, sem cárter, e seco, não poderia ter problema.
Eu já sabia que tinha mais de 20 centímetros de espessura de gelo no lago, e isso significa que dá para andar de carro por cima.
Só que havia nevado bastante, e fica meio dificil conduzir com uns 15 ou 20 centimetros de neve por cima do gelo. Mas eu consegui entrar no lago, e com boa velocidade, cheguei no ponto certo sem ficar parado.
Começamos a fazer um buracão com barras de ferro duro, deu bastante trabalho furar o gelo.
Mas, logo depois chegaram uns pescadores com uma broca para gelo, grande.
- Oi ! Podemos pegar a broca emprestada?
- Sim, sim, sem problema.
Os pescadores nos ajudaram, achando legal furar o gelo para um motor velho.
Tudo ficou muito mas fácil do que usando as barras de ferro. Dali a pouco o gelo se quebrou e o bloco afundou como o Titanic.
Espero que o bloco descanse em paz.
HJ
Final bacana pra algo que tem historia na sua vida. Agora sempre q vc ver a boia vai lembrar do bloco, e do carro, e das suas historias com o carro. Parabens!
ResponderExcluirHistória maneira!
ResponderExcluirDeu dó do bloco afundando... hehehe
poluição do meio-ambiente.
ResponderExcluirHJ,
ResponderExcluirmuito interessante essa história.
Vai ser legal saber como estará esse bloco daqui mais 30 anos. Fotos subaquáticas serão legais de ver.
HEHE que historia hiem ! e que frio nessas fotos ! rs
ResponderExcluirabraços
Fernando Gennaro
Hans,
ResponderExcluirGrande fim para e seu Volvo...ô treco útil, ein?
MAO
A pergunta que não quer calar... Conseguistes sair sem problema do lago congelado e com uma camada grossa de neve depois???
ResponderExcluirPuxa...
ResponderExcluirSe fosse em Portugal, primeiro jogaria o bloco no fundo do lago, normalmente.
Depois é que você iria mergulhar lá ebaixo para poder amarrar a bóia.
Ha, ha, ha...
Agora,
Faço minhas as palavras do Galto aí em cima...
Tallwang
Galto e Talles,
ResponderExcluirSair sem problema? Saimos sim mais foi um bom esporte. Como o carro só é FWD e não 4WD, as rodas traseiras ficam meio grudadas na neve funda. Girar o carro com velocidade baixa era dificil, tive que balancar para frente e para tras muitas vezes. Quando o carro entrou nas marcas das rodas de quando entramos no lago, consegui aumentar um pouco de velocidade e eu consegui subir pela rua de novo.