google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 UMA DÚVIDA QUASE ETERNA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

UMA DÚVIDA QUASE ETERNA

O mestre Mahar acabou de nos enviar algumas fotos da reunião do Veteran Car Club de Alphaville e essa foto do Cutlass azul me fez recordar uma dúvida nunca esclarecida: os Opalas utililizavam a mesma roda de aço estampado dos Oldsmobiles?

Com a palavra os especialistas!

FB

9 comentários :

  1. Oi Felipe,

    O modelo é bem parecido, mas a furação é diferente - enquanto o Opala é 4,5" x 5 furos, o Cutlass (tal qual toda a linha GM 5 furos da época) é 4.75" x 5 furos.
    Aliás, lindos carros esses (tanto o Cutlass 68/69 quanto o Biscayne 65 do post abaixo).
    Um abraço!

    Luciano

    ResponderExcluir
  2. Bitu,
    Um detalhe interessante do Opala é que, apesar do projeto europeu, a furação de suas rodas - 5 x 114,3 mm - é típica de carros norteamericanos, definida em polegadas (5 x 4,5", como lembrou o Luciano).
    E, ao contrário do que se poderia supor, isso não tem a ver com o fato do Opala utilizar motores ianques. O Opel Commodore B alemão (1972/1977), que nunca empregou tais motores, usava a mesma roda:
    http://en.wikipedia.org/wiki/File:Opel_Commodore_vr_orange_TCE.jpgc

    ResponderExcluir
  3. As rodas "gama" (não lembro se é esse o nome das rodas) eram usadas nos carros da linha Opel nos anos 70. O Opel Record 72 vinha com rodas exatamente iguais às do Opala. Interessante que a Audi nos anos 80 usou uma roda parecida nos Audi quattro.

    ResponderExcluir
  4. Para mim, são beeeem parecidas no desenho, mas não são a "mesmíssima" roda. E por falar em rodas de ferro, gostaria de deixar sugestão de um título para algum colunista que se interesse em desenvolver o tema: "Rodas de ferro também podem ser belas".

    ResponderExcluir
  5. Verdade , adoro rodas de aço , (com sobrearos Cromados) , classico demais

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião não são iguais, olhando a foto parece que esta do Cutlasse tem um furo central que recebe uma calota no formato de 'copo', enquanto que na roda do Opala a cobertura do cubo é no próprio estampo.

    ResponderExcluir
  7. belo exemplar....puro V8

    abraços

    Fernando Gennaro

    ResponderExcluir
  8. São as Repolho mas com o miolo preto...

    A roda do Opala SS é igual as usadas nos Firebirds tb:

    http://www.ozfbody.com/images/e6f8_3.JPG

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Uma pena que o estilo fastback não seja mais usado, sou fã desse tipo de carroceria! Mas o que "matou" mesmo foram os pneus Firestone Firehawk em volta dessas belas rodas...

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.