google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 UMA DÚVIDA QUASE ETERNA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

UMA DÚVIDA QUASE ETERNA

O mestre Mahar acabou de nos enviar algumas fotos da reunião do Veteran Car Club de Alphaville e essa foto do Cutlass azul me fez recordar uma dúvida nunca esclarecida: os Opalas utililizavam a mesma roda de aço estampado dos Oldsmobiles?

Com a palavra os especialistas!

FB

9 comentários :

  1. Oi Felipe,

    O modelo é bem parecido, mas a furação é diferente - enquanto o Opala é 4,5" x 5 furos, o Cutlass (tal qual toda a linha GM 5 furos da época) é 4.75" x 5 furos.
    Aliás, lindos carros esses (tanto o Cutlass 68/69 quanto o Biscayne 65 do post abaixo).
    Um abraço!

    Luciano

    ResponderExcluir
  2. Bitu,
    Um detalhe interessante do Opala é que, apesar do projeto europeu, a furação de suas rodas - 5 x 114,3 mm - é típica de carros norteamericanos, definida em polegadas (5 x 4,5", como lembrou o Luciano).
    E, ao contrário do que se poderia supor, isso não tem a ver com o fato do Opala utilizar motores ianques. O Opel Commodore B alemão (1972/1977), que nunca empregou tais motores, usava a mesma roda:
    http://en.wikipedia.org/wiki/File:Opel_Commodore_vr_orange_TCE.jpgc

    ResponderExcluir
  3. As rodas "gama" (não lembro se é esse o nome das rodas) eram usadas nos carros da linha Opel nos anos 70. O Opel Record 72 vinha com rodas exatamente iguais às do Opala. Interessante que a Audi nos anos 80 usou uma roda parecida nos Audi quattro.

    ResponderExcluir
  4. Para mim, são beeeem parecidas no desenho, mas não são a "mesmíssima" roda. E por falar em rodas de ferro, gostaria de deixar sugestão de um título para algum colunista que se interesse em desenvolver o tema: "Rodas de ferro também podem ser belas".

    ResponderExcluir
  5. Verdade , adoro rodas de aço , (com sobrearos Cromados) , classico demais

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião não são iguais, olhando a foto parece que esta do Cutlasse tem um furo central que recebe uma calota no formato de 'copo', enquanto que na roda do Opala a cobertura do cubo é no próprio estampo.

    ResponderExcluir
  7. belo exemplar....puro V8

    abraços

    Fernando Gennaro

    ResponderExcluir
  8. São as Repolho mas com o miolo preto...

    A roda do Opala SS é igual as usadas nos Firebirds tb:

    http://www.ozfbody.com/images/e6f8_3.JPG

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Uma pena que o estilo fastback não seja mais usado, sou fã desse tipo de carroceria! Mas o que "matou" mesmo foram os pneus Firestone Firehawk em volta dessas belas rodas...

    ResponderExcluir

Consulte www.autoentusiastas.com.br.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.