O Ariel Atom V-8 foi anunciado no começo de 2008, mas o lançamento deve ocorrer agora em março.
O Ariel é um carro entusiástico radical por definição. Não serve para nada além de transportar duas pessoas, e ser dirigido ou pilotado. Estrutura tubular, trem-de-força e comandos básicos. Sem nada que signifique peso considerável para atrapalhar. O próprio nome, átomo, deixa claro que é o que há de mais básico nos dias de hoje. Não tem vidros, portas, carroceria fechada, nada. Parece muito com um kart desenvolvido.
O motor V-8 que será montado nessa cadeira elétrica é de projeto da empresa de Russell Savory e feito especificamente para o Atom, tem 3 litros de cilindrada e gera cerca de 500 bhp sem sobrealimentação. Em 2008, o motor anunciado era de 2,4 litros e teria um compressor, mas a configuração final de produção será a de 3 litros, com bloco e cabeçote em liga de alumínio, câmbio sequencial de 6 marchas e montagem transversal na traseira.
Se o Atom 300 com o motor Honda, básico, vai a 60 mph em 2,7 segundos, estima-se ao menos uma melhora de 0,2 segundo para essa versão.
Com aproximadamente 500 kg de massa para os 500 bhp (507 cv), temos a mágica relação potência-massa valendo 1, ou seja, 1.000 bhp por tonelada.
Sem nenhum comentário adicional, o Bugatti Veyron tem essa relação valendo 2,02.
De minha parte, penso que o Atom é um exemplo do tipo de carro que precisamos em nossas garagens para servir como terapia. Desde que tenha espaço para andar, e não ficar parado em congestionamentos, deve ser mais eficiente que qualquer tratamento anti-stress ou anti-depressão, e que, mesmo custando 120.000 libras esterlinas, deve ficar mais barato que um tratamento com um psicólogo de renome.
Realmente, o Reino Unido poderia trocar o nome para Reino dos Entusiastas.
JJ
O Ariel é um carro entusiástico radical por definição. Não serve para nada além de transportar duas pessoas, e ser dirigido ou pilotado. Estrutura tubular, trem-de-força e comandos básicos. Sem nada que signifique peso considerável para atrapalhar. O próprio nome, átomo, deixa claro que é o que há de mais básico nos dias de hoje. Não tem vidros, portas, carroceria fechada, nada. Parece muito com um kart desenvolvido.
O motor V-8 que será montado nessa cadeira elétrica é de projeto da empresa de Russell Savory e feito especificamente para o Atom, tem 3 litros de cilindrada e gera cerca de 500 bhp sem sobrealimentação. Em 2008, o motor anunciado era de 2,4 litros e teria um compressor, mas a configuração final de produção será a de 3 litros, com bloco e cabeçote em liga de alumínio, câmbio sequencial de 6 marchas e montagem transversal na traseira.
Se o Atom 300 com o motor Honda, básico, vai a 60 mph em 2,7 segundos, estima-se ao menos uma melhora de 0,2 segundo para essa versão.
Com aproximadamente 500 kg de massa para os 500 bhp (507 cv), temos a mágica relação potência-massa valendo 1, ou seja, 1.000 bhp por tonelada.
Sem nenhum comentário adicional, o Bugatti Veyron tem essa relação valendo 2,02.
De minha parte, penso que o Atom é um exemplo do tipo de carro que precisamos em nossas garagens para servir como terapia. Desde que tenha espaço para andar, e não ficar parado em congestionamentos, deve ser mais eficiente que qualquer tratamento anti-stress ou anti-depressão, e que, mesmo custando 120.000 libras esterlinas, deve ficar mais barato que um tratamento com um psicólogo de renome.
Realmente, o Reino Unido poderia trocar o nome para Reino dos Entusiastas.
JJ
Veja outros discípulos do Seven: 7 x Seven = 49%
Realmente é carro de MUITO entusiasta.
ResponderExcluirMas 120k libras? Bem mais caro que um Corvette ZR1? Hummm... acho que viajaram no preço.
Mas tudo bem, nada é perfeito. Falando em imperfeito, 500HP com 3 litros de cilindrada? Se for verdade, tenho sérias dúvidas da durabilidade desse motor.
JJ,
ResponderExcluirGosto dele mas prefiro o X-bow da KTM e o triciclo com motor de Hayabusa fabricado no Canada.
Bem bacana um Kart grande desses.
JJ,
ResponderExcluirFogo na cueca esse treco!
Porca pipa!
MAO
JJ
ResponderExcluir169 cv/litro, aspiração atmosférica, certificado para rua?
Como diría o MAO, "tem potência suficiente pra morrer gloriosamente envolto numa grande bola de fogo".
ResponderExcluirbussoranga
Um carro desses é caro por ter produção limitadíssima, não dá pra comparar.
Esse carro deve ser um veneno de se pilotar, com essa relação de 1 kg/bhp. A aceleração deve ser simplesmente obscena!
ResponderExcluirMas já ficaria feliz com um Caterham 7 Superlight R500, mesmo tendo "apenas" 263 bhp para 506 kg. Além de ser mais em conta, "módicas" 40200 libras esterlinas.
JJ,
ResponderExcluirTecnologia contemporânea unida à simplicidade e ao "foco na tarefa" dos carros esporte de outrora.
Abraços,
Fernando Silva
Imediatamente me veio à cabeça uma expressão em inglês, mas pra não ofender ninguém começo pela tradução: "Cachorros loucos e inglêses". (Mad dogs and Englishmen.)
ResponderExcluirAgora, que fica bem melhor no original, isso fica...
Esse carro deve ser o mais próximo de um F1 que você pode por as mãos sem entrar num pista.
ResponderExcluirE cutucando o Bob, com a fenomenal aceleração desse bixinho, é bem provável que ele se convença da lógica em marchas ascendentes para trás, já que as costas e a cabeça vão estar pregadas no assento do piloto durante as acelerações...
Clésio Luiz,
ResponderExcluirDei cada errada na Palio Adventure Dualogic...Ainda bem que é impossível excesso de rotação nas reduções. Era esticar a segunda e passar a primeira, um horror só!
Esses caras foram muito inteligentes ao montar o motor na transversal.
ResponderExcluirIsso resolve completamente aquele problema que citei noutro post (o post do AG sobre o AMC, drag racing e wheeling): o problema da distribuição assimétrica de torque devido ao diferencial hipóide.
Mas já que falaram sobre posições de marchas, tenho que concordar com o Clesio Luiz: marchas ascendentes para trás, lógico! Quando voce faz uma arrancada brusca, a etapa mais crítica, fora o "launch", é a passagem da 1a para 2a, ou seja, movimento para trás. Os movimentos de 2a para 3a e de 4a para 5a são anti-naturais (devido ao deslocamento horizontal intermediário).
Motor demais. Tudo na vida tem que ser balanceado. Isto é só pra mostrar pros amigos. É um carro pra ser leve, leve, leve, com motor pequeno e alto giro.
ResponderExcluirO tempo continua ruim na Inglaterra e as inglesas continuam feias. Por isso nascem essas coisas bizarras e caras. Não curto.
Senhor Leveza
Bob,
ResponderExcluiresses são os dados do fabricante. realmente incríveis e de se esperar os testes das revistas decentes para confirmar.
Sr. leveza,
ResponderExcluirnem todas as inglesas são feias, assim como nem todas as brasileiras são bonitas.
Se a VW pode fazer um Veyron só para aparecer, porque não um pequeno fabricante fazer algo mais extremo ? os ingleses merecem congratulações.
Bussoranga,
ResponderExcluirserão 25 exemplares apenas, bem mais exclusivo e raro que um ZR1, concorda ? Exclusividade também tem preço. Se existem relógios de 5 mil dólares, tão úteis quanto um de 30 dólares, porque não um carro pelado mais caro que um ZR1 ?
Bob,
ResponderExcluirEsse motor V8 foi construindo a partir de dois 4-cilindros de motocicleta (se não me falha a memória, de Suzuki Hayabusa, com aumento de deslocamento). Como hoje essas motos superesportivas já estão na casa de 180 cv/l certificadas para rua, os 169 cv/l desse motor não soam tão estranhos se levar isso em consideração.
De qualquer forma, é uma potência específica alta até mesmo para motores sobrealimentados (considerando apenas motores originais).
Se o 4 cilindros já seria um ótimo brinquedo pro fim de semana, imagina esse 8 cilindros?! Gostaria muito de ter uma conta bancária gorda pra colocar um desse na minha garagem e poder brincar em estradas e track days. Como disseo o JJ, um excelente anti-stress pra quem vive numa cidade como São Paulo. Se alguém souber, gostaria de saber se esse motor tem o corte de giro alto pra alcançar essa potencia.
ResponderExcluirMaravilhoso!! Aguardo ansioso o teste do Topgear... E imagino o belíssimo ronco que deve ter o bicho!
ResponderExcluirFalando em rotação, pelo valor da potência e cilindrada, deve girar algo entre 12 e 14 mil rpm.
Juvenal, concordo com vc! Pena q eu nao posso comprar um... se o carro mantem os 500cv no chão, nao vejo problemas, quanto mais forte melhor!
ResponderExcluirResta por pra andar com o Veyron e tirar a prova.
Creio que velocidade final, não vai ter ninguém pra testar...
No caso do Bugatti, mais um, mais um, mais um... pii... 407! rs*
Neste link fica mais claro como o Russell Savory construiu o RS V8. Aliás, acho que ele vende um motor desse a quem estiver disposto a pagar o preço que ele pedir.
ResponderExcluirhttp://ralphbossino.com/blog/2008/10/v8-ariel-atom-500/
Reparem que os 2 motores de hayabusa foram montados cada um com a frente apontada para um lado. Isso deve envolver uma baita complexidade para acionar os comandos de válvulas, já que, aparentemente, isso é feito antes do 1° cilindro, e não entre o 2° e 3°, como em várias outras motos com 4 cilindros em linha.
provavelmente a preocupação foi com o balanceamento do motor, conforme método descrito num post anterior, não?
ResponderExcluirVi alguma coisa igual em um ferro velho na zona leste de Sampa. Feito de restos de um circo e de um Doddge Dart...
ResponderExcluirCom um canhão desse o camarada vai no inferno, dá uma tapa no tinhoso , volta e o coisa ruim nem vai ver, hahahahahaha, o caboclo se vier chapado e for freiar forte os testículos vão virar gravata borboleta,hahahahahahah........
ResponderExcluirAcho que, para completar a sensação de F-1, só faltava esse monstrinho ter uma boa carga de downforce, para fazer aquelas curvas de 3 ou 4 Gs que os carros de F-1 fazem.
ResponderExcluirAcho que, para completar a sensação de F-1, só faltava esse monstrinho ter uma boa carga de downforce, para fazer aquelas curvas de 3 ou 4 Gs que os carros de F-1 fazem.
ResponderExcluirCarlos Eduardo,
ResponderExcluirobrigado pelo link.
Ôpa! Por nada!!
ResponderExcluir