No post sobre a Av. Europa eu mencionei brevemente o fim do Lamborghini Murciélago. Na verdade ele será reencarnado em um touro totalmente novo, e V-12! Talvez um LP700-4, longitudinale posteriore, ou seja, longitudinal traseiro de 700 hp. O "4" representa tração nas quatro rodas.
Um LP640 mais normalzinho perto do que vem abaixo
O Murciélago, que não é um morcego (murciélago em espanhol), e sim um touro que sobreviveu a 28 golpes de espada em seu dorso, foi o primeiro Lambo feito depois que a VW comprou a marca e a colocou sob a engenharia da Audi.
Ele substituiu o demoníaco Diablo que ficou 11 anos em produção. Foram feitas apenas 2.900 unidades do Diablo, ou seja, pouco mais que 260 unidades por ano ou aproximadamente 20 por mês. Isso o torna algo raro de se ver nas ruas. Eu mesmo só me lembro de ter visto um, e roxo, no Guarujá. Me lembro bem que ele ocupava quase que totalmente a largura da faixa.
Apesar do sucesso do Murciélago, ele continua sendo raro. De 2001 até fevereiro de 2010 foram fabricados apenas 4.000 unidades. A unidade de número 4.000 foi comemorada como um importante marco. O modelo produzido foi um LP-670 SuperVeloce para um dos sete concessionários da China. Lembrando que no Brasil só existe um concessionário, que foi inaugurado no final de 2009.
Incrível ver um LP670-4 SV na Platinuss da Av. Europa
O SuperVeloce é uma série especial de 350 unidades. Teve a potência do V-12 de 6,5 litros elevada de 640 para 670 hp (daí o LP670-4), quase 680 cv! Seu peso foi reduzido em 100 kg para atingir 1.565 kg. Ele atinge a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e velocidade máxima de 342 km/h, segundo a Lamborghini. Também recebeu retoques no desenho com clara inspiração no conceito Reventón.
LP670-4 SV em ação (foto: divulgação - pena que não é minha!)
Com o fim da produção do Murciélago programado para 2011, o seu substituto já pode ser visto em testes. Especula-se que se chamará Jota e terá estrutura espacial de alumínio como no Audi R8 com painéis de compósito de fibra de carbono.
"Jota" já em testes (foto: Winding Road)
Mas enquanto o Jota não chega, dá para nos divertirmos bastante com o SuperVeloce. Abaixo está o vídeo do extinto 5th Gear..
Olá Paulo, muito obrigado por ter respondido minha pergunta sobre o fim do murcielago com esse belo post!
ResponderExcluirA lambo não poderia mesmo ficar sem um V12 não é?
Abraço,
Flávio.
Assistindo essas reportagens vemos o quanto os programas sobre carros da tv brasileira precisam caminhar. A forma como áudio,com efeitos sonoros e musicais, mais um texto enxuto porém com emoção na medida tornam a tarefa de assistir muito prazerosa.
ResponderExcluirBelo post.
PK...o Lambo - por definição "teria" que ser V12 - são bichos muito raros mesmo.
ResponderExcluirÉ a escola dos supercarros por excelência: cabine ultra exótica, motor intratável em baixa, seis carburadores querendo sorver o mundo em cada acelerada, alavanca de marchas ruim de ser conduzida e cambiada rapidamente, pavor sob pista molhada pois o carro reage e morde sem prévio aviso, velocidades insanas que deveriam ser experimentadas uma vez ao menos na vida (mesmo sob o risco de perder a mesma), o urro bestial capaz de pretrificar a "fauna" local como a passagem de um Vendigo pelas noites imemoriais,
o cheiro do suave couro caramelo forrando todo o infernal habitáculo...
Enfim, para mim Lambo é isto, a perfeita definição do que foi nas décadas passadas pois os últimos com certeza não juntam metade das "qualidades" acima descritas, o que não quer dizer que é mau negócio, pelo contrário.
Claro que nunca pude atestar o que escrevi, e nunca vou poder penso eu, mas é o que me diz a memória emotiva de tudo que li ou acompanhei sobre a linhagem mais nobre dos Touros.
Para mim, meu Lambo de definição (de novo a expressão) seria o Countach Anniversary 24th, um dos que povoarão meus pesadelos para todo o sempre.
Abraço!
Ainda bem que já existe um substituto em testes para o Murciélago. Fiquei preocupado com a possibilidade de não mais existir um Lamborghini V12. Vídeos ótimos!
ResponderExcluirO Lambo que mais me impressionou, foi uma Espada 1971 vermelha que andei quando era de meu amigo.
ResponderExcluirSensacional...V12 com suas Webers sugando ar...hoje repousa em umsa coleção de babar pelo interior.
Quem tinha uma Diablo vermelha era o Leonardo Senna...me lembro bem dele andando um dia a noite na Oscar Freire.
Mister Formula Finesse, eu também fico com o Countach Anniversary 24th, eu tinha um quadro do Countach no meu quadro quando pequeno, sempre foi meu favorito.
ResponderExcluirMas o Miura também é fantastico, mesmo com seus problemas um V12 transversal não se ve todo dia, e aquele design é único.
Fla3D....eu me enganei, é o 25 Th, comemorando os 25 anos do Countach, o 24 (não me entendam mal hein?) só saiu na minha cabeça mesmo.
ResponderExcluir455 cavalos, seis webers - injeção na versão americana - e aquela atmosfera que a gente pode perceber até nas fotos, imagine ao vivo!
Eu tinha o pôster da F-40, figurinha carimbada em qualquer quarto de adolescente do final dos anos 80 e ínicio dos 90.
Ambas, máquinas atemporais que vulgarizam qualquer grande esportivo atual em termos de charme puro e bruto, ao menos até esses também atingirem uma certa maturidade saudosista - apenas alguns poucos - que os farão surgir do limpo a cada vinte anos...como tudo que é modismos de revisitação.
E mais, reza a lenda que JLV (motor 3 para os entendidos) têm guardado uma matéria sobre o Countach (ele andou no dito) que parece ser algo mais bem guardado que a pedra filosofal ou a fonte da juventude...
ResponderExcluirInfelizmente ele não pode continuar com a sua colaboração para o blog - ignoro o motivo - mas pode apostar que seria uma grande matéria sobre um grande carro.
Correto Finesse, e eu ainda escrevi errado também... afinal, quem iria lançar um carro comemorativo aos 24 anos de produção? :D
ResponderExcluirFlavio, eu que agradeço pela dica do post.
ResponderExcluirPK
Mauricio Morais,
ResponderExcluirRealmente esse programas inglêses são a referência em produção.
Escutar o ronco do V12 esticando a mais de 320 km/h é fantástico.
Abraço
PK
Mister Fórmula Finesse,
ResponderExcluirBela descrição dos Lambos antigos. Mas agora, apesar da alma italiana, elest tem eficiência germânica.
No primeiro vídeo podemos ver que esse SuperVeloce é incrivelmente civilizado. O apresentador pode ser visto como se estivesse em um carro de passeio qualquer.
PK
Road Runner,
ResponderExcluirRealmente não dá para imaginar o mundo sem um Lambo V12! Esse novo será bem high tech com injeção direta. Deve ser um pouco mais compacto e tomara que urre mais que o Murciélago.
PK
911 Turbo,
ResponderExcluirEu também acho o Espada muito bacana. Mas não exala nem um terça da fúria de um Murciélago.
O MAO já fez um post sobre o Espada: http://autoentusiastas.blogspot.com/2009/12/um-lambo-bege-para-sonhar.html
PK
Mr. Fórmula,
ResponderExcluirNa minha infância havia três carros fantásticos (no jogo Super Trunfo), o Countach, o Ferrari 512 BB e o 911 Turbo.
Qualquer dia faço um port sobre isso!
Abraço
PK
Mister Formula Finesse,
ResponderExcluirBem lembrado sobre os maravilhosos V12 Lamborghini bem alimentados por meia dúzia de Weber duplos. Deixavam o motor com um ronco deliciosamente assustador, pronto para devorar os desavisados! O mais bonito de se ouvir era a limpada de garganta nas subidas de giro.
Aliás, taí um carburador que era porreta: Weber duplos italianos. Quando usados em "abundância" (um para cada dois cilindros), deixavam qualquer motor com um ronco único.
hahahaha PK, bem lembrado o supertrunfo, conheci muito carro que nunca tinha ouvido falar por eles. Claro que nessa época não tinha internet...
ResponderExcluirPra mim o Countach e o Miura são os carros com o design mais intrigante, é diferente de tudo, genial e nunca puderam ser imitados. Pena que hoje os carros vão ficando cada vez com a mesma cara, mas a Lambo ainda consegue ter algo de diferente, mesmo estando no grupo VW.
Que loucura o racha do LP contra o SLR... Lembrei dos meus rachas de Passat Pointer contra o Monza S/R de um amigo no retão do Riocentro nos inícios dos anos 1990...
ResponderExcluirPK, esse Super Trunfo era obrigatório na gaveta de todo garoto na virada dos anos 70 para os 80!! Ainda tinha o Bizzarini, Pantera, Monteverdi! E pensar que o primeiro 911 Turbo tinha 250cv...
Countach, Berlinetta Boxer, caraca me vi agora sentado na garagem do prédio vizinho jogando com os amigos!!
PK, solta esse post, seja sobre os esportivos antigos ou sobre o sensacional super trunfo de carros, aviões, navios, tanques de guerra.
Cara, deu um aperto no peito agora...
Mister Fórmula,
ResponderExcluirAinda há esperança. Veja a resposta do JLV sobre a matéria do Countach.
"Caro Paulo,
Não sei onde possa estar a matéria sobre o Lamborghini Countach. Procurei bastante por aqui, não achei, talvez tenha ido com o resto da biblioteca quando a doei à FEI. Só o que poderia fazer seria tentar lembrar dela (altamente improvável, tendo em vista minha péssima memória), reescrevê-la e mandá-la via e-mail. Se interessante, poderia mandar junto algumas fotos (slides) dele.
Por falar nisso, pode dizer ao leitor em questão que só não fiz algumas matérias para o AUTOentusiastas por simples falta de tempo. Os livros foram sugadores de tempo, o Tech Talk continua vivo, a revista também, y otras cositas mas.
Um forte abraço do
José Luiz"
É claro que eu pedí pelo menos um texto pequeno.
E também é claro que se a caixa de mensagens do AE ficar lotada com mensagens para o JLV clamando por esse texto vai ajudar bastante.
Vamos aguardar.
Abraço
PK.