Isso é um brinquedão do Hans Stuck criado pela BMW: X5 com um BMW V12 utilizado no McLaren F1 de Le Mans, só que ainda mais potente.
700hp, transmissão manual. Foi desenvolvido para demonstrar os limites dinâmicos do X5. O monstrengo de 2 toneladas vira o Nordschleife antigo (20,832Km) em 7:49.9.
Ponham essa mecânica em um Serie 7 perua (pena que não existe...) e ficaria infinitamente mais feliz. Não faz sentido ter um SUV de alto desempenho se os dotes fora-de-estrada se perdem...
Não sei, não consigo me sentir muito atraído por SUVs, a não ser que seja para uso em estradas não pavimentadas. Um veículo na configuração perua é mais lógico, a começar pelo centro de gravidade mais baixo.
Desculpe-me, mas não consigo entender como um carro com centro de gravidade tão alto por ter um comportamento dinâmico que possa agradar um entusiasta. SUV e Picapes são carros de carga e devem ser tratados assim até última instância.
João, esse X5 de X5 não tem nada. É quase um carro de corrida, com suspensão, freios, pneus, motor e transmissão preparados. O CG alto não faz muita diferença.
Ainda que tivesse 800 cavalos e fizesse Nurburgring em 6:30.. Ainda iria ser um SUV que não serve mais ao seu propósito. E se todo esse conjunto fosse para um série 5 ? Imaginem o estrago que iria fazer...
Minha visão de SUV é semelhante ao do Road Runner. São para estradas não pavimentadas e afins. Não para ficar desfilando por aí com pneu de perfil baixo.
O propósito do Fiesta 100 publicado na última quarta é a de ser um meio de transporte simples e barato.
Saí hoje de manhã com ele para comprar pão e cigarros. Em Santo André (tem uma padaria na esquina da minha casa). Quase capotei o carro, fora do seu propósito.
Quer coisa mais legal do que alterar o propósito das coisas? O Porsche 911 teve seu motor colocado na traseira para poder ter um banco traseiro, mas a proposta original do projeto era ser o que o Cayman é hoje. Qual dos dois é mais controverso e legal?
Road Runner, Voce tem toda razão. Um motor desses num 760Li deve ficar fenomenal e incomparavelmente melhor.
Milton Belli, O CG alto, ainda assim, faz muita diferença. Essa X5 com todo esse preparo ficou excelente para se pilotar, um verdadeiro carro de corrida. Mas com CG baixo reduz-se o efeito de transferência de peso lateral e tem-se o carro com melhor distribuição de forças entre as rodas, o que o fará curvar mais rapidamente ainda.
FB, Qualquer coisa pode ser preparada e se tornar uma máquina extremamente divertida. Mas isso não invalida uma análise bem criteriosa para escolha da plataforma a ser preparada. Dava pra fazer coisa melhor com custo similar!
Eis o "X" da questão: o objetivo era mostrar ao público o limite dinâmico do X5.
A BMW simplesmente não precisa justificar a ninguém a excelência dinâmica em sua linha "de passeio", apenas mostrou ao mundo que é possível fazer um monstro desses ser rápido.
Custo é uma coisa irrelevante em brinquedos. A BMW nunca expressou o desejo de comercializar o X5 Le Mans.
Agora vou mandar aquele pitaco maldito para bagunçar de vez o coreto: eu pessoalmente não achei muito legal fazerem isso nesse carro, claro que o conjunto mecanico ficaria melhor em outro carro, mas podem e fazem e isso é o que conta e o resultado é sensacional. Agora deixo aqui um desafio: BMW velha, mesmo aqui no Brasil está valendo pouco. É possivel comprar uma 316/318/325 inicio dos anos 90 por menos de 15 mil reais andando numa boa. Peguem uma, catem um motor de 540 por exemplo, ou de 750 (bem mais dificil de achar), e boa, catem o kit 3M do entusiasta moderninho e descolado que é composto por maçarico, marreta e multimetro além das ferramentas normais de sempre e mãos a obra! Façam em casa seu brinquedinho bacana e deliciem-se com ele. nada mais legal que isso. Ah. antes que comecema perguntar: sim, o V12 da 750 cabe nos serie 3 sim, já fizeram. Tá não é assim tão facil quanto um 350 sbc num opala mas é fazivel. Simbora trabaiá, moçada.
Essa camionete só demonstra cabalmente o efeito das barras estabilizadoras ativas do Serie 7 atual. Não transfere tanto o peso pro lado de fora da curva e boa, tá curveando igual a um Serie 5 bão. m
Milton, essa X5 pode ser um carro rápido, mas repleto de poréns. Ele de fato tem um tempo de volta equivalente ao do 911 GT2, mas a marca fica menos impressionante quando se nota que o Porsche tem "apenas" 520cv, enquanto o X5 tira 700cv de seu V12. Carros de verdade com potência equivalente andam pelo menos 15 segundos mais rápidos que essa coisa em Nordschleife. Num sedã ou cupê apropriado, esse motor faria um belo estrago.
Sim, é perfeitamente possivel por um sbcneles, mas veja a sofisticação e o não estupro do veiculo, BMW com motor BMW, só que aior um pouco. E com toda a eletronica embarcada, tudo funcionando.
A BMW é fera mesmo, fez uma X5 andar igual GT2! Mesmo protótipo, tem DNA BMW mesmo, queria ver uma Cayenne fazer o mesmo! E uma X5 de rua tem comportamento de sedã em estrada e pista, só que obviamente um sedã ficaria melhor!
E quem for colocar motorzão em carro menor, não esqueçam de melhorar freios, suspensão e pneus, senão vira cadeira elétrica!
Agora, querem carro pequeno que humilha muito gigante (para verdadeiros entusiastas)? Lotus Seven (agora feito pela Caterham). Foi publicado na matéria "Davi x Golias" a um tempo atrás aqui no AE. Vale a pena ler!
Alterar mecanicamente nossos objetos de paixão é legal, mas desde que respeitando as funcionalidades destas. Será que um BMW 550 com suspensão levantada, tração 4x4, escapamento na altura do teto e outras traquimonhas daria certo na trilha ?
Já o Fiesta 100 com um Duratec 2.0 iria virar o cão, com os up´s necessários de suspensão e freios. Ou seja, cada macaco no seu galho. Minha singela opinião.
Garcia,
Muito me agradou a sua sugestão, inclusive ando pensando, num futuro distante, encaixar um 350 pra dentro do cofre do meu Omega, usando o kit 3M sugerido por você.
Pra mim, SUVs de alta performance - quem não gostaria de ter um M X6 - estão no mesmo nível dos Monter Trucks americanos. Muito legais de se olhar, mas totalmente dispensáveis.
Altas velocidades, curvas no limite, frenagens absurdas não combinam com família.
É claro que gosto do Cayenne, dos X e etc. São bem melhores que meu people mover.
Se já tivesse um 911 ou um DBS, ou qualquer coisa assim, simplesmente compraria mais um, mas nunca um SUV. Talvez até um Panamera.
Será que é tão difícil perceber que esse X5 não passa de masturbação mental de engenheiro com muito tempo livre? Obvio que em outro carro essa mecânica fica melhor. Obvio que não serve pra mais nada além de fazer graça.
Alguém na BMW teve a idéia e o Stuck falou "beleza, eu quero!", e pronto. Não é pra virar a discussão do fim do mundo.
Um ótimo exercício de engenharia, para quem já tem outros esportivos na garagem, essa SUV do capeta seria um tipo diferente de diversão ou de auto afirmação.
Eu gostei, gosto de carros inusitados tanto como os seriados de boa qualidade.
Não entendi nada do que foi falado, mas o ronco do motor disse tudo. Legal, mas ainda prefiro uma M5 Touring.
ResponderExcluirSim, é um carro de entusiasta.
ResponderExcluirPorém eu ia preferir um conjunto mecânico desses em um carro menor
mlucchezi
ResponderExcluirIsso é um brinquedão do Hans Stuck criado pela BMW: X5 com um BMW V12 utilizado no McLaren F1 de Le Mans, só que ainda mais potente.
700hp, transmissão manual. Foi desenvolvido para demonstrar os limites dinâmicos do X5. O monstrengo de 2 toneladas vira o Nordschleife antigo (20,832Km) em 7:49.9.
FB
Ponham essa mecânica em um Serie 7 perua (pena que não existe...) e ficaria infinitamente mais feliz. Não faz sentido ter um SUV de alto desempenho se os dotes fora-de-estrada se perdem...
ResponderExcluirNão sei, não consigo me sentir muito atraído por SUVs, a não ser que seja para uso em estradas não pavimentadas. Um veículo na configuração perua é mais lógico, a começar pelo centro de gravidade mais baixo.
Desculpe-me, mas não consigo entender como um carro com centro de gravidade tão alto por ter um comportamento dinâmico que possa agradar um entusiasta. SUV e Picapes são carros de carga e devem ser tratados assim até última instância.
ResponderExcluirJoão, esse X5 de X5 não tem nada. É quase um carro de corrida, com suspensão, freios, pneus, motor e transmissão preparados. O CG alto não faz muita diferença.
ResponderExcluirAlias, completando para mostrar que esse X5 é o demo, fez 7:50 em Nurburgring, praticamente a mesma coisa que um 911 GT2.
ResponderExcluiralemães fazem ate carrinho de pipoca entusiasta
ResponderExcluirAinda que tivesse 800 cavalos e fizesse Nurburgring em 6:30.. Ainda iria ser um SUV que não serve mais ao seu propósito. E se todo esse conjunto fosse para um série 5 ? Imaginem o estrago que iria fazer...
ResponderExcluirMinha visão de SUV é semelhante ao do Road Runner. São para estradas não pavimentadas e afins. Não para ficar desfilando por aí com pneu de perfil baixo.
mlucchezi
ResponderExcluirO propósito do Fiesta 100 publicado na última quarta é a de ser um meio de transporte simples e barato.
Saí hoje de manhã com ele para comprar pão e cigarros. Em Santo André (tem uma padaria na esquina da minha casa). Quase capotei o carro, fora do seu propósito.
Quer coisa mais legal do que alterar o propósito das coisas? O Porsche 911 teve seu motor colocado na traseira para poder ter um banco traseiro, mas a proposta original do projeto era ser o que o Cayman é hoje. Qual dos dois é mais controverso e legal?
Impossible is nothing!
FB
Pilotasso o Hans Stuck Jr,
ResponderExcluir...mas o carro, que para ser dirigido precisa do piloto usar protetores auriculares, não é tão atrativo.
Faltou osquestrar o som da ' desgasga' rs
Pode fazer o tempo em nurburgring que for, ter a potencia que for...
ResponderExcluirneeeemmmmm...
Bmw por Bmw prefiro a Z4 ou o série 1 coupé.
Road Runner,
ResponderExcluirVoce tem toda razão. Um motor desses num 760Li deve ficar fenomenal e incomparavelmente melhor.
Milton Belli,
O CG alto, ainda assim, faz muita diferença. Essa X5 com todo esse preparo ficou excelente para se pilotar, um verdadeiro carro de corrida. Mas com CG baixo reduz-se o efeito de transferência de peso lateral e tem-se o carro com melhor distribuição de forças entre as rodas, o que o fará curvar mais rapidamente ainda.
FB,
Qualquer coisa pode ser preparada e se tornar uma máquina extremamente divertida. Mas isso não invalida uma análise bem criteriosa para escolha da plataforma a ser preparada. Dava pra fazer coisa melhor com custo similar!
bussoranga
ResponderExcluirEis o "X" da questão: o objetivo era mostrar ao público o limite dinâmico do X5.
A BMW simplesmente não precisa justificar a ninguém a excelência dinâmica em sua linha "de passeio", apenas mostrou ao mundo que é possível fazer um monstro desses ser rápido.
Custo é uma coisa irrelevante em brinquedos. A BMW nunca expressou o desejo de comercializar o X5 Le Mans.
FB
Bitu,
ResponderExcluirPelo visto, vais ficar com o Fiesta 100, se apaixonou pelo carrinho...
Abraço!
Agora vou mandar aquele pitaco maldito para bagunçar de vez o coreto: eu pessoalmente não achei muito legal fazerem isso nesse carro, claro que o conjunto mecanico ficaria melhor em outro carro, mas podem e fazem e isso é o que conta e o resultado é sensacional.
ResponderExcluirAgora deixo aqui um desafio: BMW velha, mesmo aqui no Brasil está valendo pouco. É possivel comprar uma 316/318/325 inicio dos anos 90 por menos de 15 mil reais andando numa boa. Peguem uma, catem um motor de 540 por exemplo, ou de 750 (bem mais dificil de achar), e boa, catem o kit 3M do entusiasta moderninho e descolado que é composto por maçarico, marreta e multimetro além das ferramentas normais de sempre e mãos a obra! Façam em casa seu brinquedinho bacana e deliciem-se com ele. nada mais legal que isso. Ah. antes que comecema perguntar: sim, o V12 da 750 cabe nos serie 3 sim, já fizeram. Tá não é assim tão facil quanto um 350 sbc num opala mas é fazivel. Simbora trabaiá, moçada.
Essa camionete só demonstra cabalmente o efeito das barras estabilizadoras ativas do Serie 7 atual. Não transfere tanto o peso pro lado de fora da curva e boa, tá curveando igual a um Serie 5 bão.
ResponderExcluirm
AG
ResponderExcluirJá que é pra entortar de vez, SBC no BMW Compact. Sr. Sérgio Pires, outro Chevy lover, fez isso num série 3, com ótimos resultados.
FB
Milton, essa X5 pode ser um carro rápido, mas repleto de poréns. Ele de fato tem um tempo de volta equivalente ao do 911 GT2, mas a marca fica menos impressionante quando se nota que o Porsche tem "apenas" 520cv, enquanto o X5 tira 700cv de seu V12. Carros de verdade com potência equivalente andam pelo menos 15 segundos mais rápidos que essa coisa em Nordschleife. Num sedã ou cupê apropriado, esse motor faria um belo estrago.
ResponderExcluirFB,
ResponderExcluirSim, é perfeitamente possivel por um sbcneles, mas veja a sofisticação e o não estupro do veiculo, BMW com motor BMW, só que aior um pouco. E com toda a eletronica embarcada, tudo funcionando.
A BMW é fera mesmo, fez uma X5 andar igual GT2! Mesmo protótipo, tem DNA BMW mesmo, queria ver uma Cayenne fazer o mesmo! E uma X5 de rua tem comportamento de sedã em estrada e pista, só que obviamente um sedã ficaria melhor!
ResponderExcluirE quem for colocar motorzão em carro menor, não esqueçam de melhorar freios, suspensão e pneus, senão vira cadeira elétrica!
Agora, querem carro pequeno que humilha muito gigante (para verdadeiros entusiastas)? Lotus Seven (agora feito pela Caterham). Foi publicado na matéria "Davi x Golias" a um tempo atrás aqui no AE. Vale a pena ler!
Abraço, Ivo Junior.
Felipe,
ResponderExcluirAlterar mecanicamente nossos objetos de paixão é legal, mas desde que respeitando as funcionalidades destas. Será que um BMW 550 com suspensão levantada, tração 4x4, escapamento na altura do teto e outras traquimonhas daria certo na trilha ?
Já o Fiesta 100 com um Duratec 2.0 iria virar o cão, com os up´s necessários de suspensão e freios. Ou seja, cada macaco no seu galho. Minha singela opinião.
Garcia,
Muito me agradou a sua sugestão, inclusive ando pensando, num futuro distante, encaixar um 350 pra dentro do cofre do meu Omega, usando o kit 3M sugerido por você.
Abraços entusiásticos a todos
Pra que tanta discussão? O X5 LM é um protótipo.
ResponderExcluirSe bem que me agradaria muito mais ver essa mecânica numa 5er Touring.
Pra mim, SUVs de alta performance - quem não gostaria de ter um M X6 - estão no mesmo nível dos Monter Trucks americanos. Muito legais de se olhar, mas totalmente dispensáveis.
ResponderExcluirAltas velocidades, curvas no limite, frenagens absurdas não combinam com família.
É claro que gosto do Cayenne, dos X e etc. São bem melhores que meu people mover.
Se já tivesse um 911 ou um DBS, ou qualquer coisa assim, simplesmente compraria mais um, mas nunca um SUV. Talvez até um Panamera.
Será que é tão difícil perceber que esse X5 não passa de masturbação mental de engenheiro com muito tempo livre? Obvio que em outro carro essa mecânica fica melhor. Obvio que não serve pra mais nada além de fazer graça.
ResponderExcluirAlguém na BMW teve a idéia e o Stuck falou "beleza, eu quero!", e pronto. Não é pra virar a discussão do fim do mundo.
prefiro ver o pouca telha guiando essa bmw aqui: http://www.youtube.com/watch?v=E_zADO-qfp0
ResponderExcluirou esse 4x4: http://www.youtube.com/watch?v=GSHIvF0GYt4
X5M e X6M são o fim da BMW Motorsport em sua forma mais pura.
ResponderExcluirO independente do tamanho, independente do peso, independente da aplicacao.
A X5 e 6 M são carros automaticos, turbo e com tração integral.
Tres coisas que um carro M de verdade não poderia ser.
Fim dos tempos.
Um ótimo exercício de engenharia, para quem já tem outros esportivos na garagem, essa SUV do capeta seria um tipo diferente de diversão ou de auto afirmação.
ResponderExcluirEu gostei, gosto de carros inusitados tanto como os seriados de boa qualidade.