
Assim como os carros sem pedal de embreagem (até o Fusca teve um modelo assim), o sistema de dupla embreagem não é novidade do século 21 coisa nenhuma. A Porsche trabalha neste sistema em que há um conjunto de embreagem para as marchas pares e outro para as marchas ímpares desde os anos 80.
Os desenvolvimentos foram feitos para competição, simultaneamente para os Porsches 956 do Grupo C do Campeonato Mundial de Esporte Protótipo como para os Audi Quattro S1 do Mundial de Rally, Grupo B. Na época, Porsche e Audi dividiam desenvolvimentos tecnológicos para os carros de competição.

O piloto Derek Bell foi o grande responsável pelo desenvolvimento no 956, junto com Hans Stuck. Bell conta que "... o sistema era uma vantagem sim, mas era necessário se adaptar ao enorme peso extra que o carro carregava. Era como carregar um trailer atrás do carro." Mas o sistema não era confiável para provas longas, como as corridas de 1000 km. Bell quase perdeu o campeonato de 1986 por causa do uso de uma caixa PDK que quebrou na última corrida do ano. Curiosamente no mesmo ano, o 956 testava sistemas novos de ABS.
Pela Audi, o grande Walter Röhr foi um dos principais responsáveis pelos trabalhos. O sistema ainda era caro e não muito confiável como deve ser em um carro de competição, então ele foi deixado em segundo plano, mesmo mostrando ganhos significativos. Mas como só vence quem chega no final...

A eletrônica tornou possível algumas "impossibilidades" do passado.
ResponderExcluirEletrônico ou mecânico?
ResponderExcluirEu ainda prefiro um sistema mecânico...
Carlos, era um sistema bem similiar ao moderno, com controle eletro-mecânico.
ResponderExcluirOs carros tinham pedal de embreagem apenas para sair da inércia ou para parar nos boxes, e o acionamento de troca de marchas era primeiramente por alavanca como em um sequencial comum, depois com botões no volante.
abs,
E a evolução continua...
ResponderExcluirBelo texto.
Uma história curiosa é sobre a criação da primeira caixa automática por Sensaud de Lavaud, no Rio de Janeiro, para ser usada no Citroën Traction Avant. Sugeriria que alguém - se por acaso - com mais informações sobre isso informasse em alguma postagem futura.
ResponderExcluirÉ uma tecnologia avançadississísima com requintes tecnológicos muito avançados e com engenharia inversa e reversa muito bem desenvolvida e aplicada de acordo com a diferença de potêncial do avanço referente a nanotecologia especializada.
ResponderExcluirTaí uma coisa que a eletrônica veio para melhorar, ao reduzir o peso das caixas PDK. Fico imaginando o peso e complexidade do sistema pioneiro, de funcionamento somente eletro-mecânico...
ResponderExcluirAs transmissões automaticas com embreagem de fricção tem mais de 80 anos. Em 1925 o engenheiro frances Dimitri (ou Démètre) Sensaud de Lavaud patenteou um sistema semelhante ao Porsche que não se difundiu devido as limitações técnicas da época. Por volta de 1930, o mesmo inventor já registrava uma caixa automática com conversor de torque, inclusive com patente estadounidense; esta foi motivo de disputa judicial com a GM em 1948, quando foi lançada a Dynaflow da Buick. E para a pequena história, de Lavaud viveu no Brasil dos 12 aos 30 anos, em Osasco. Em 1910, ele construiu e fez voar o 1º avião da América do Sul; ainda conseguiu enriquecer com a invenção de um processo para produzir tubos sem costura. AGB
ResponderExcluirAnônimo,
ResponderExcluirEu sou muito curioso com está história de Lavaud e de José Braz Araripe, outro a quem se atribui a invenção da caixa automática. Até sugeri ao Paulo que alguém contasse estas passagens da história do automóvel.
a tecnologia sempre a serviço da evolução
ResponderExcluirTeste 3
ResponderExcluirteste 4
ResponderExcluirTeste 5
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