O Concorso Italiano de Monterey, California, é um dos vários eventos que acontecem todo ano nessa parte do paraíso terrestre, principalmente para quem gosta de carros. Vejam os posts do Milton Belli para mais detalhes.
Nesse ano, foi comemorado o aniversário de 25 anos do Ferrari 288 GTO, e Monterey viu a reunião de nada menos de 15 exemplares, inclusive um Evoluzione, o carro que foi utilizado como mula do F40. Vejam que não é nenhum primor de estilo e beleza, mas tem uma presença ameaçadora, sem dúvida.
Esse monstro é um dos meus Ferrari preferidos, entre vários outros.
Qualquer dia faço uma lista "tipo Marco Antonio Oliveira" com as dez mais.
JJ
A GTO 288 para sempre será bela e desafiadora, segundo alguns, ela precisava de um tipo especial de condutor que deveria unir força física e reflexos para "mostrar quem manda", uma equação onde o condutor ainda dava as cartas, sem ajudas eletrônicas ou facilidades que começaram a surgir com o seu oponente Porsche 959 que traduzia velocidade sem cobrar tanto empenho ou concentração.
ResponderExcluirUm verdadeiro Clássico, hoje para os menos esclarecidos, seus 400 cavalos devem soar como dieta macrobiótica já que existem uma infinidade de preparadoras que tiram quase uma vez e meia isso de SUV's alterando pouco coisa...aliás, muitas arquiteturas barrocas sobre rodas apresentam cifras mais altas de potência para mover toda aquela massa obscena!
A F-40 está ali na evoluzione, mal escondida pela frente (acredito) propositalmente mal desenhada e o aerofólio de última hora atrás, uma estirpe que começou muito bem.
Se eu fosse escolher apenas duas ou três dos modelos de Maranello para dirigir em um dia ensolarado, com certeza a 288 e a F40 estariam entre elas...por mais que a inexperiência fosse um fardo para o correto aproveitamento - ao menos razoável - dos carros, seria interessante sentir o poder intimidatório de carros que já alimentam lendas há muito tempo.
Longa vida a GTO, para muitos a definição exata do que deve ser uma "rossa"!
O GTO 288 e belissimo, um dos meus carros preferidos e tambem a Ferrari preferida. Baseado no carro inicial do Pininfarina porem com chassi aumentado. Eddie Irvine tem 1.
ResponderExcluirForam produzidos menos de 280 carros ja os Evos foram feitos mais de 3 porem apenas 3 sobreviveram.
Otimo post!
Belissimo carro!
Não tem como não ver a F40 ali...
ResponderExcluirEsse post é de tirar o fôlego!!! Não há palavras para descrever, a não ser um sonoro palavrão impublicável neste espaço...
ResponderExcluirO 288 GTO é o segundo Ferrari mais "selvagem" de todos os tempos, em minha humilde opinião. O primeiro posto vai para o 250 GTO de 1962, e o terceiro para o F40 de 1987 (o F40 não ganhou o segundo posto por ser mais, digamos, sociável...)
Em uma edição especial sobre o Ferrari Enzo, publicada pela Quatro Patas, em um texto sobre a tradição dos Ferraris especiais até chegar no Enzo, o repórter (Andrew Frankel) escreveu o seguinte sobre a idade e agressividade do 288 GTO:
"Há outra razão para respeitar sua idade. Dirija uma GTO como uma Ferrari moderna e você vai contribuir para reduzir a população mundial."
É o verdadeiro carro de macho! Bobeou, rodou...
Mesmo modesto para os padrões atuais, 400 cv são muito respeitáveis, ainda mais em se tratando de um motor de apenas 2,85-litros de deslocamento.
O 288 GTO Evoluzione é praticamente um F40 com outra "roupa"...
Nem preciso falar nada né? 288 GTO sempre será a minha favorita dos anos 80...=)
ResponderExcluirBelíssimo carro. Foi o primeiro Ferrari que soube soube que era "Ferrari". Isso há 17 anos quando eu tinha apenas 7.
ResponderExcluirEsse não é carro pra quem tem síndrome de pavão.
Simplesmente demais, depois da F-40, a minha preferida.
ResponderExcluirDe perfil lembra um tubarão...agressividade máxima.
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ResponderExcluirConheço demais esse carro !
ResponderExcluirNa década de 80 eu montei uma miniatura dele, plastimodelo da Revell, em escala 1/24, o kit vinha na cor preta... linda, linda...
Amei cada detalhe do carro ! E ficava imaginando o carro real !
Ainda tenho ele (o modelo) guardado dentro da caixa original, montado.
É uma pintura sem dúvida!
ResponderExcluirA Koeing, preparadora (hoje, "tunadora") de Ferrari alemã montava um kit "288 EVO" para as magrinhas, e também belíssimas por isso, 308GTB. Eu achava um sacrilégio, assim como acho a 288EVO, prefiro um original.
A F40 é uma 288EVO que passou mais tempo no tunel de vento.
fico loco quando vejo estes carros de corridas ! adoro eles!
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