SUPERENCONTRO DE FUSCAS

Fotos: Ervin Moretti, salvo outra indicação

Estacionamento lotado desde cedo (foto Alan Freitas)
A foto acima dá boa ideia do que foi o encontro VW em comemoração ao Dia Nacional do Fusca,  20 de janeiro, celebrado ontem.. A Volkswagen colaborou  soberbamente com o evento abrindo seus portões da Fábrica  1 na Via Anchieta, km 23,5 para que fãs do besouro pudessem se reunir e festejar a data no ambiente o mais propício imaginável.

O amigo e conselheiro do Fusca Clube do Brasil, Ervin Moretti, engenheiro mecânico e administrador de empresas, e dono de um Fusca 1300 ano 1974 que batizou de "Horácio", descreveu especialmente para o AUTOentusiastas o memorável encontro:

"Afinal, onde foi o Encontro organizado pelo Fusca Clube do Brasil, em comemoração ao Dia Nacional do Fusca? No pátio de um dos estacionamentos da fábrica ou ao longo do acostamento do km 23,5 da Via Anchieta?
Fila no acostamento da Via Anchieta para entrar na fábrica
Programado para as 9h00, os portões tiveram de ser abertos antes das oito, pois todos queriam garantir um lugar no evento e o acostamento da Via Anchieta começou a ficar lotado. Mas a liberação da entrada pouco adiantou, pois o congestionamento do acostamento foi inevitável.

Lotou tanto o local destinado aos Fuscas e seus derivados, como também o estacionamento de visitantes, pois foi enorme o afluxo de fãs do Fusca que foram prestar sua homenagem ao carro mais querido do mundo.

Uma visão empolgante que bem mostra a paixão pelo Volkswagen. Em primeiro plano, no centro, um Schwimmwagen
Famílias inteiras se dispuseram a enfrentar o sol escaldante. Mais de uma tonelada de alimentos se acumulou no ponto de entrega, pois quem veio sem o seu Fusca também trouxe a sua contribuição, demonstrando assim o grande espírito de solidariedade que reina no mundo dos fuscamaníacos. Este alimentos foram doados às vítimas da tragédia na região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Carros da família VW a ar, das mais diferentes épocas e modelos, encheram os olhos dos participantes e visitantes, sendo que a integração dos diversos clubes de Fusca foi o ponto alto do evento.

Aqui e ali, grupos uniformizados dividiam o espaço (que ficou pequeno) com os demais participantes, promovendo a troca de informações, com direito a fotos e toda a emoção que é parte integrante de um evento desta magnitude.

Toda a família VW esteve representada, até com um raro conversível Hebmüller e uma Kombi Safári. As barracas de peças e de diversos itens relacionados com o Fusca fizeram a alegria de todos, pois sempre é gostoso levar alguma recordação ou aquela peça que faltava e não se encontrava em lugar nenhum.

Um ótima réplica do Hebmüller participou do encontro de ontem
 Aos poucos o evento foi terminando, sempre alegre e colorido, com aquela sensação de “quero mais”, com pessoas já perguntando quando será o próximo.

A diretoria do Fusca Clube do Brasil agradece a todos que lá compareceram e, em especial, à Volkswagen do Brasil por ter liberado o local para a realização deste importante encontro que visa preservar a memória deste querido besouro.

Ervin Moretti"

Ao fundo, a Ala 1, de onde muitos VW saíram
Quando cheguei à fábrica, às 11h00, um funcionário avisava que não era mais possível entrar. As 500 vagas do estacionamento de funcionários não foram suficientes: mais de 2.000 carros entraram e se espalharam pelo estacionamento de visitantes e outras áreas da fábrica.

No ano vem vou chegar às 6h00. É o jeito.




BS

33 comentários :

  1. Parabéns a todos os donos de Fusca e similares. E parabéns para a Volkswagen por respeitar sua história.

    Eu não consigo imaginar algo mais simpático do que uma Kombi Karmann Safári.

    Pedro Bergamaschi

    ResponderExcluir
  2. Fusca não é um carro. É uma paixão.
    E só as paixões conseguem mobilizar tantos corações.
    Parabens!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns não só aos "fuscamaníacos", mas também a Volkswagen por apoiar este evento maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Quantos Fuscas estavam lá? Pelas fotos, esse encontro foi coisa para entrar pro Guinness.

    ResponderExcluir
  5. Francisco Neto24/01/11 20:27

    Belíssimo de ver!!

    Se a todos colaborarem com comportamento exemplar visto, relatado e registrado em fotos a tendencia é a Fàbrica ficar pequena! :D

    Que venha 2012!

    Belo registro Bob. Não poderia deixar passar em branco ;)

    ResponderExcluir
  6. Carlos Eduardo24/01/11 20:43

    Bob, eu cheguei as 10:00 e achei uma vaga boa.

    O evento foi muito legal, pena que não passei um protetor solar antes de sair de casa uhuhasuhuashuhasauhuhas.

    Destaque também para alguns VW watercooleds no estacionamento de visitantes, principalmente para um Golf mk3 cabrio, um Corrado VR6 e um Passat Pointer que parecia 0km.

    ResponderExcluir
  7. Carlos Eduardo24/01/11 20:46

    Paulo Levi, em torno de 750 fuscas.

    ResponderExcluir
  8. Belíssimo encontro. Voltei a sentir a tristeza por ter vendido meu Fuca 76 quase todo original.
    Espero comprar outro em breve, já estou a procura.
    Os encontros são um prazer a parte.
    Fiquei mmuito alegre pela colaboração da VW. Faltava esse reconhecimento aos fãs que mantêm vivos e impecáveis esses carrinhos que são parte da história do automobilismo brasileiro, em especial. Obrigado Bob!
    AE é mesmo tudo de bom.

    ResponderExcluir
  9. Caio Cavalcante24/01/11 21:30

    Parabéns ao Fusca, parabéns ao Fusca Clube e demais clubes, parabéns à VW do Brasil! Eventos como esse são pura alegria, reforçam a paixão por esse carrinho tão carismático e pela marca. Pena que moro no Rio e não pude ir...
    Estou lendo o livro "A Verdadeira História do Fusca" de Paul Schilperoord e cada vez mais tenho vontade de adquirir um.
    Um grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  10. Estive lá com meu 64...cheguei as 8:30 hs e entrei até que rápido...

    Lindos Fuscas no geral, desde um 50 maravilhoso até ums transformers com motor Subaru boxer...

    Em uma contagem baixa com meus amigos, eram mais de 800 Fuscas e derivados por lá.

    O que me deixou triste de verdade, foi a quantidade de "placas pretas" sem qualquer tipo de requisito...virou maneira de se burlar inspeção...como que Fusca Oval com rodas aro 17 e enterrado no chão tem placa preta???E Fusca com motor 2.0 a ar com Webers???
    O "Hebmuller"da foto nunca vai ser porque é replica...outro abuso de poder...

    Mas se pergunta e fica fácil saber...alguns "clubes" cobram no total para se colocar as "pretas" R$ 1800,00...legitimo absurdo, pois se filiar a um clube(Outro absurdo) custa 100,00 ou 200,00 e a placa só requer outra transferencia no Detran, ou seja, mais 200,00 e olhe lá...

    O Brasil é uma merda mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Coisa linda o evento! Havia também no estacionamento para visitantes um Gol GTS prata, talvez 88, maravilhoso!

    ResponderExcluir
  12. Flavia Franco24/01/11 22:27

    Belissimo evento, e parabenizo tanto os que levaram os seus carros, como todos que lá foram, dando um exemplo de solidariedade, que merece toda a nossa admiração. Um parabéns especial à Volkswagen do Brasil, por tornar possivel este maravilhoso encontro.

    ResponderExcluir
  13. O filho de um "Fuscaman" fez uma citação sabia para a sua pequena idade, certa vez ao sair com o pai para um passeio ele disse:
    "Pai, nós vamos de carro ou de Fusca".
    Minha homenagem ao Pequeno Cris filho de Paulo Fuscaman.

    ResponderExcluir
  14. Carlos Eduardo
    Estava um sol de rachar mesmo. No ano que vem vou chegar mais cedo.

    ResponderExcluir
  15. Bob, essa placa alemã é enfeite ou teve mesmo um Tedesco no encontro?

    ResponderExcluir
  16. Muito bacana. Em Curitiba foram 719 Fuscas e derivados no encontro realizado no estacionamento da PUC.

    ResponderExcluir
  17. Fantasma
    Legal, essa do pequeno Cris.

    ResponderExcluir
  18. Henrique
    Não sei dizer. Não estive lá, lembre-se. Pode ser enfeite como pode não ser.

    ResponderExcluir
  19. Eu estava descendo para a praia e vi o maravilhoso encontro.

    Tinha no mínimo uns 70 fuscas e derivados no acostamento, prontos para entrarem no estacionamento de visitantes.

    Muito legal de se ver.

    Imaginei a época em que ainda não era nascido.

    Dizem que a Achienta, sentido litoral, era dominada por Fuscas de todas as cores, descendo para a praia!

    Deve ter sido um bom tempo!

    ResponderExcluir
  20. Ervin Moretti25/01/11 12:27

    Agradeço a todos que puderam participar, também aos que não conseguiram entrar (no ano que vem precisaremos de mais espaço), e principamente agradeço à Volkswagen do Brasil, que nos apoiou de todas as maneiras. E um agradecimento especial ao Bob Sharp, por esta oportunidade no seu maravilhoso Blog.

    ResponderExcluir
  21. Só mesmo estes adoráveis 'besourinhos' para proporcionar tamanho espetáculo!
    Parabéns a todos organizadores e participantes!
    Grande abraço, Elisa

    ResponderExcluir
  22. Alan Freitas25/01/11 13:45

    Parabéns a VW e ao Fusca Clube, pelo maravilhoso evento realizado, adorei que vcs. se uniram para arrecadar alimentos para as vítimas das tragédias das enchentes. E parabéns por reunirem uma enorme gama de veículos (alguns eu nem conhecia). Pretendo ir todo o ano desde agora.
    Muito linda a festa. Abraços a todos

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde a todos!

    O encontro foi realmente fantástico. Parabéns a todos os envolvidos.

    Abraço,
    Marcelo Monegato
    Repórter de Automóveis do Diário do Grande ABC e responsável pelo blog Antigomóvel (www.antigomovel.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  24. Aos amigos antigomobilistas meus parabéns pelo evento,aos fuscamaniacos parabéns pelo show!!!

    "Quando viajo de carro aprecio a paisagem, quando viajo de fusca faço parte dela."

    Com carinho,
    "GUGA"
    (ó\ ! /ò) [ò\ w /ó]
    Amigos do Carro Antigo de Jaguariúna-SP

    ResponderExcluir
  25. Fusca não é um carro. É uma entidade! Parabéns aos organizadores deste magnífico evento, aos possuidores dessas raridades e ao Bob por ter publicado esse excelente post.

    abraços

    Silvia Linhares

    ResponderExcluir
  26. AMANTES E AMIGOS DO "FUSCA", Parabens a todos os que puderam estar nesse MARAVILHOSO ENCONTRO DE AMIGOS. O que vimos na VW ( que merece nossos mais sinceros parabens)foi uma mostra da força que existe na amizade entre todos os amantes do antigomobilismo, e que prestigiam de forma principal aos veiculos NACIONAIS. Parabens ao FUSCA CLUBE DO BRASIL pela organização e parabens a todos os Clubes de Fuscas espalhados por todo esse nosso grande País, em especial aos FUSCAS DA BAIXADA (de Santos). Abraços a todos
    JOAO ANTONIO RECHTENWALD
    Clube de Automoveis Antigos de Santos

    ResponderExcluir
  27. beachmans
    Certamente que era. Houve um tempo em que da cada dois carros nas duas, um era Fusca. 50% do mercado.

    ResponderExcluir
  28. Alan Freitas
    Seu nome foi grafado no crédito da foto com um "de" que não tem. Já foi corrigido. Desculpa.

    ResponderExcluir
  29. Silvia Linhares
    Gostei da sua definição de Fusca, parabens!

    ResponderExcluir
  30. O evento foi de grande sucesso! Eu que acredito que o Fusca tem alma, e está sempre sorrindo para vc! Por isso que larguei minha profissão, para me dedicar ao trabalho com as miniaturas de Fusca. Ervin, belo texto e bacana que o Bob Sharp colabore para ter espaço no blog.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  31. Bob.
    Estive lá com meu Itamar... estava mesmo lindo. Fuscas diferentes, detonados, maravilhosos, sem contar kombis e outros derivados.
    Alguem falou sobre a placa preta e está coberto de razão; foi completamente desvirtuada pela ação de pessoas inescrupulosas que só querem ganhar dinheiro fácil. Hoje em dia, ter a placa não valoriza o carro como há alguns anos, quando havia mais critério e honestidade para a obtenção do certificado de originalidade.

    Fantasma
    O garoto sintetizou bem o que acontece com o fusca. Ele é um fusca, e ponto final.

    Silvia Linhares
    Entidade onipresente, né?

    ResponderExcluir
  32. nrporto
    A banalização da placa preta é mesmo lamentável sob todos os pontos de vista.

    ResponderExcluir
  33. Parabens a todos , o evento foi maravilhoso .Não temos que se preocupar com veiculos alheios , se está certo , se esta errado , se pode , se não pode . Cada um tem um gosto diferenciado ! Temos que respeitar a divercidade e aproveitar o momento para confraternizar-mos e ampliarmos os laços de amizade . Palavras de um sábio amigo : "O carro tem a cara do dono"
    Valdeci Arrais de Lima

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.