CANADA 2010 - CARROLL SHELBY

Americanos tem um jeito muito particular de escrever sua história. Colocar motores enormes em carros de rua parece uma tática que dá certo quase sempre pra eles. Seja no caso do famosíssimo Shelby Cobra (ou AC Cobra), seja em uma versão mais recente dessa tática nos Dodge Vipers. De qualquer forma, este é o primeiro carro que todos associam a Carroll Shelby quando ouvem o nome do corredor.

É um carro copiadíssimo por empresas de kit cars e, recentemente, Carroll perdeu uma ação contra talvez a mais famosa dessas empresas (Factory Five). Carroll, a vida é muito curta pra perder tempo e energia com isso, volte-se às versões especiais de Mustangs, por favor! Todos sabem quem você é e cada cópia é uma homenagem!

Na foto abaixo, a versão conceito atualizada do carro, feita com participação de Carroll (tem até um programa da Discovery Channel sobre isso). Sinceramente, não tem metade no charme do original.

Seguindo a história, um Daytona antigo e, novamente, o carro-conceito Ford Shelby GR-1 (de 2005), todo cromado:


A parceria com a Ford (na verdade com Lee Iacocca) levou a várias séries especias de Mustangs, que eu já publiquei no post sobre esse carro, dias atrás.

Sobraram outros Fords de corrida e versões igualmente interessantes:


Até chegar neste, talvez o carro mais interessante. Um raro exemplar barn find, unrestored (encontrado em algum celeiro de uma fazenda, em sua condição original). Muito legal mesmo:




Viajo sempre com meus amigos. Entrei no estande da RAM e logo o AG se fazia presente. Passei pela Ford e JJ estava lá apreciando o Focus. Um Jag antigo parecia ter o Arnaldo ao volante. A seção de corrida transpirava Bob Sharp. O Audi R8 me lembrou o post do MAO reclamando da perfeição germânica do carro. As motos BMW me lembram que tenho o compromisso de uma viagem ao Alaska com o amigo RP.

O PK está em cada foto boa que sai (sou um fotógrafo persistente, mas sei que é sorte mesmo). Mas essas fotos acima tinham o olhar de admiração do sumido Bill Egan, louco por essas raridades não restauradas, testemunhas de época. E, claro, imaginei meu amigo Rodolpho e seu pai, que juntos construíram uma réplica de Cobra DO ZERO (chassi inclusive), babando nesses carros, entendendo muito mais do que eu de cada detalhe. Espero que curtam as fotos.

Nenhum estava fisicamente lá, mas todos me acompanham nas viagens.




Porta-luvas com assinatura de Carroll . Já é o culto a fama, não o original.

Abraços,

MM

10 comentários :

  1. Mister Fórmula Finesse25/02/10 09:13

    Nunca gostei do Cobra, mas as fotos são muito bonitas.

    ResponderExcluir
  2. Complicado, esse negócio do Carroll Shelby querer processar fabricantes de réplicas do Cobra. Principalmente quando se leva em conta que o desenho original do Cobra é da AC Cars, e não dele.

    ResponderExcluir
  3. Ficaram muito boas as fotos. Tenho que admitir, sou grande adepto de carros leves com motores enormes...

    Embora eu, particularmente, não seja muito fã de manter carros antigos sem restauração, confesso que dá uma certa pena em saber que o modelo 1964 das fotos passará por uma restauração completa, como escrito na placa explicativa. Não sei exatamente o porquê, mas no caso desse Cobra 1964, o carro em estado original impressiona mais que os vários modelos restaurados.

    Gostei também da menção no texto aos outros membros do blog, de acordo com as características mais marcantes de cada um. Deu um toque de poesia ao post.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal as fotos e os cobras.

    Mas confesso que tenho uma queda especial pelo ford GT40, que bom que eles foram incluídos nas fotos.

    ResponderExcluir
  5. difíci entender que algo que é perfeito não pode ficar melhor? os conceitos teriam dado mais certo se tivessem mantido o desenho original, agregando apenas as tecnologias criadas nesses vários anos de evolução desde a criação dos originais.

    ResponderExcluir
  6. Dener,

    nosso mundo é imagem acima de tudo. Infelizmente.

    Mas você deve ter gostado do Ford GT, então! Visualmente muito parecido com o original GT 40, mas atualizado na tecnologia.

    Abraço,

    MM

    ResponderExcluir
  7. que maravilha de post amigo ! muito legal ver colegas compartilhando este tipo de informação.

    grande abraço

    Fernando Gennaro

    ResponderExcluir
  8. Bem lembrado Marco, o Ford GT é pra mim uma das melhores "recriações".

    ResponderExcluir
  9. MM,

    Os Amigos são a familia que Deus nos deixa escolher!

    ResponderExcluir
  10. AG, tem amigo que faz por vc coisas que parente não faz,bacana o post!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.