VOLANTE


Como mencionei no fim de meu post "O SANTO GRAAL", o Focus tem o melhor volante que experimentei até hoje.

E tenho alguma experiência para julgar; há muito tempo atrás fui engenheiro de volante em um grande fabricante de automóveis. Se ainda tivesse esta ocupação, arrumava um volante do Focus e pendurava na baia como exemplo. Ele é simplesmente perfeito.
E porque? Bem, não é revestido de couro, mas a sua textura é perfeita, ainda melhor ao toque que pele de vaca. O diâmetro não é grande demais, nem pequeno demais. A espessura da pega é também na medida certa.

Além disso, se você gosta de descansar os braços apoiando-os no colo, o volante tem lugar perfeito para sua mão: pegue o volante na posição 4:30 e 7:30h, com o polegar encostado nos raios, e sinta como é totalmente natural.
Se vc quer dirigir com seriedade, as posições mais altas são também perfeitas, com uma pega posicionada entre 9 e 10h, e 2 e 3h.

Sem nenhum comando de rádio, computador ou o que valha; sem aquecedor; sem acabamentos pintados e apliques quaisquer. É uma coisa simples, barata, mas muito bem feita e que dá satisfação sempre que se usa.

Apenas mais um detalhe de um carro bem pensado, como um todo.

MAO

20 comentários :

  1. A Ford sempre fez ótimos volantes, também gosto do volante do Mondeo e Fiesta.

    ResponderExcluir
  2. Paulo Keller22/09/09 00:41

    MAO,

    Me diz aí porque a Ford vende tão pouco Focus.

    Realmente não dá pra entender.

    PK

    ResponderExcluir
  3. Esse volante é, realmente, perfeito, inclusive em beleza.
    Outro volante que gosto, apesar de ter apenas dois raios, é o do Escort XR3 MK4. Ele um pouco pequeno, com locais “autoexplicativos” para pega e de espessura correta. O formato do aro lembra um pouco o volante esportivo (com furinhos no local de pega) do Ford Ka.
    Esse painel da foto é mais bonito e criativo que o do Focus atual...

    MAO,
    E os volantes de aro de madeira? Seriam tão perigosos, num acidente, quanto se fala por aí?
    O que você acha desses volantes modernos(os) de base achatada?

    ResponderExcluir
  4. Mister Fórmula Finesse22/09/09 08:35

    MAO, você está certo! Eu também considero o volante do Ford Focus o melhor que já pude experimentar. Suas proporções são perfeitas, o toque é extremamente agradável como mencionou, seu desenho é bem particular e casa bem que é uma maravilha com o famoso painel da geração passada que tinha muito mais personalidade que o conjunto atual.

    Eis um volante que dá sempre prazer em manejar, uma verdadeira ferramenta de precisão que faz a alegria de muitos motoristas interessados e até cativa os mais desligados.

    Alguns poucos exemplos de volantes que lembro que gostei também, sem contar carros antigos (+ 25 anos):
    - volante da Ford Ranger STX americana;
    - Linha Passat alemã e o atual CC )mesmo do Polo Motion);
    - Fiat Tipo;
    - Opala Diplomata SE 91 (o mesmo usado depois na D20 Conquest);
    - Passat TS;
    - Gol Gti antiga geração (o couro dava um destaque a mais em relação aos volentes dos Gts e Santanas);
    - Parati Surf e seu estranho volante bicolor vintage;
    - L200 Triton (desenho soberbo, mas um pouco grande);
    - Citroen C3;

    e vários outros que não lembro no momento.

    Decididamente não gosto:
    - Linha Citroen de cubo fixo, volante ficou grande e estranho de pegar;
    - Linha Chevette, Linha Del Rey;
    - Blazer e S10 após a primeira geração;
    - Peugeot 206 1.geração sem air-bag;
    e vários outros que levariam uma manhã em imaginar uma lista um pouco mais decente.
    -
    -

    ResponderExcluir
  5. MAO,
    Há dois tipos de volante: o do motorista e o do estilista. Os dos Fords são exemplos perfeitos, ou os melhores, do primeiro tipo. O único que rivaliza é o 4-raios/4-botões do Passat TS, de 360 mm de diâmetro, clone do do Golf da época, que sempre apreciei. Se não me engano, o do Focus é de 370 mm.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo Laranjo22/09/09 09:42

    Bob tirou as palavras da minha boca. Acho que um dos mais marcantes volates dos últimos tempos foi o famoso "quatro bolas" da VW.

    Meu pai que ainda anda com a boa e velha Parati GLS 1.8 de 1990 também é fã desse volante. E eu de vez em quando guio a "Paratosa" e me delicio com esse ícone dos anos 80/90 que é o "quatro bolas".

    ResponderExcluir
  7. Tenho um Focus 2006, com o volante igual ao da foto, não precisava, mas vou frisar que concordo com o MAO e todos que apreciam o carro e como especificamente neste tópico, o volante. Agora, cá entre nós, como que a FORD me sai desse modelo e faz o do novo daquele jeito? Fora o formato, o acabamento parece uma lixa! Alias, o acabamento do novo, não sei se implicancia minha é inferior ao do antigo e olha que o meu não é o Ghia, é o GL mesmo... Bom, coisas da indústria automobilóstioca "moderna" eu imagino. Antes me incomodava ver o quanto as pessoas menosprezavam o Focus, e assim suas vendas eram aquem do que ele merecia, hoje percebo que antes assim, pelo menos as pessoas que tem o carro adoram o modelo e essas sim o defendem sob qualquer ótica em relação aos rivais sem falar uma mentirinha se quer. Assim é melhor, donos que fazem por merecer o carro que tem.


    Luís F.

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo Laranjo22/09/09 12:19

    É por isso que eu gosto desse site. O povo se empolga pra falar de VOLANTE!!!

    É bom saber que não estou sozinho nesse mundo.

    ResponderExcluir
  9. Clésio Luiz22/09/09 12:50

    Na linha GM o único que eu gostava de usar era aquele de 3 raios de aro "gordinho" que saiu junto do Vectra A em 92 e no primeiro Astra importado, depois adotado pelo Omega e alguns modelos do Corsa, inclusive o Classic. Nem é tão bom de pegada assim, mas melhor que a maioria dos outros modelos da GM.

    Já a Ford pisou na bola com o novo Fiesta. O modelo antigo tinha um volante muito bom, compartilhado com o Escort "Zetec". O atua é feito de um material muito ruim ao toque, e seu formato está longe de empolgar.

    ResponderExcluir
  10. De fato, esse volante é muito bom e acredito (não tenho certeza) que pode vir revestido em couro na versão GLX.

    Gosto de volantes grandes, 380mm no mínimo. Até 400mm vai muito bem, como no Omega 3.0 da primeira fornada.

    FB

    ResponderExcluir
  11. Mister Fórmula Finesse22/09/09 14:52

    Outro prisma do assunto:

    http://jeremiasclarkson.blogspot.com/2008/12/no-h-necessidade-de-reinventar-roda.html

    ResponderExcluir
  12. PK,

    Sei lá, a Ford que se preocupe com isso.

    Eu acho até bom porque eles tem que vender ele baratinho, e eu posso comprá-los então, kkkkkkk

    MAO

    ResponderExcluir
  13. Realmente o volante é muito bom de manusear. Lembro perfeitamente quando o meu pai comprou um GLX 2.0 16V Sedan em 2004 e fui dirigi-lo pela 1ª vez. Raramente tinha que tirar as duas mãos do volante para fazer uma curva. E ao fazer uma curva numa tocada mais esportiva então...
    Agora ele comprou um Sedan do modelo novo e concordo com o que o Fmarannelo disse. Até o volante parece uma lixa, e a pega muito pior que o modelo antigo.

    ResponderExcluir
  14. Achei muito legal essa postagem, é incrível do que essa peça é capaz, eu recomendo tambem esses sites, mas ñ saia desse site ok.

    Mulheres na Formula 1  Volante
    ferraris

    ResponderExcluir
  15. Olá pessoal. Tive uma Parati GLS com esse volante de quatro raios / quatro botões. Realmente muito bom na pegada e muito confortável para posições variadas. Tinha uma versão do Gol GTI para esse mesmo volante, que era forrada em couro. Mas esse eu nunca experimentei.
    Eu também gostava do volante da Uno ELX/EP, também de quatro raios. Achava muito bom e, se eu não estiver enganado, é um pouquinho menor que o da Parati. O toque do volante da Uno também era mais macio.
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  16. o focus da foto é um 2.0 GLX, provavelmente fabricado até 2005 (não é Ghia pq não tem ar digital e não foi fabricado depois de 2005 pq ainda usa o cdplayer antigo da FIC, modelo CDR4600).

    é 2.0 pq tem airbag, coisa que o 1.6 não tem e o 1.8 16v só tinha como opcional

    se for até 2004, usa o 2.0 zetec, de até 130cv dependendo do ano, se for 2005 já entra o duratec, de 147cv

    na minha humilde opniao, o focus hatch mk1.5 GLX 2.0 (fabricado entre 2006 e 2008) é um dos melhores nacionais... leve (segundo o manual ele pesa 1231kg), tem motor de praticamente 150cv com quase 19kg de torque e suspensão multilink... a unica falha é a falta dos freios ABS, mas tem airbag duplo de serie... como se isso não bastasse, seus 340l de portamalas são maiores que os 320l do "new" civic

    se fosse o Ghia, seria mais pesado por conta das firulas (sensores do computador de bordo, freio a disco atrás, teto solar eletrico, etc...) e com isso andaria menos...

    sou o feliz proprietário de um 2.0 GLX 06/07 hatch e me apaixono ainda mais pelo carro cada vez que o dirijo...se não é um monstro em linha reta (meu antigo carro era um marea turbo), é um devorador de curvas, não interessa a velocidade!

    ResponderExcluir
  17. O botão de buzina do Fiesta atual é horroroso. É feito de um plástico duro, muito ruim mesmo.

    O meu Omega é modelo 97 e portanto tem o volante de três raios, gosto da pegada dele, porém a buzina não é lá muito fácil de acionar, é o maior defeito desse modelo.

    O volante do Chevette DL é meio fino demais no aro, mas não compromete não. Mas sou suspeito pra falar do Chevette, confesso. hehehe.

    ResponderExcluir
  18. O Volante do Vectra GSI/Calibra é excelente , mas pilotem uma Mercedes antiga com um Nardi.....o Motolita tb é show......Focus não vende por culpa da Ford , vai procurar peças dele a pronta entrega....

    ResponderExcluir
  19. O volante dos Fiat 150 Rallye tb eram bons de tocada....

    ResponderExcluir
  20. Em casa, temos um Focus e um Marea. O volante do Focus é o mesmo da foto. O volante do Marea tem airbag e é revestido em couro.
    Só pra ser do contra: gosto mais do volante do Marea. Não gosto da maciez excessiva do volante do Focus, nem dos "calombos" em que o aro é mais grosso na parte superior.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.